Educação

Sisu: MEC divulgou lista errada de aprovados porque não havia terminado de analisar todas as categorias de cotas

Foto: divulgação

As primeiras listas de aprovados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgadas em 30 de janeiro, estavam erradas porque não haviam sido finalizadas pela pasta. Os resultados ainda estavam “rodando” internamente, para que todas as regras de cotas fossem aplicadas, quando o site do Sisu passou a exibir as classificações precocemente. A notícia é do portal g1.

A cada vez que o sistema analisa uma nova categoria de cotas, a lista de aprovados é modificada, e os candidatos são remanejados. O que aconteceu: o MEC divulgou a relação de classificados no meio do processo, antes de chegar ao último degrau.

Depois de cerca de 25 minutos, a página com as informações equivocadas foi tirada do ar. No dia seguinte, os resultados definitivos e corretos foram divulgados, e alunos que já haviam comemorado a aprovação na universidade descobriram que estavam fora da lista de classificados.

Publicamente, o MEC admitiu apenas que houve “uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados”. Segundo a pasta, o episódio está sendo rigorosamente investigado. No meio do cálculo das cotas, a lista foi publicada.

Em 2024, pela primeira vez, o Sisu passou a seguir um novo critério na distribuição de vagas:

➡️Todos os candidatos concorreram, primeiramente, às vagas de ampla concorrência (mesmo aqueles inscritos como cotistas). Se a universidade X ofereceu 10 vagas nessa modalidade, os 10 alunos com notas mais altas já foram selecionados aqui.

➡️Os cotistas que não conseguiram se classificar na ampla concorrência passaram, aí sim, a ser considerados para as vagas de políticas afirmativas.

🪜Entra aqui uma “escadinha” de tipos de cotas: primeiro, todos os inscritos (sejam cotistas por renda, por raça ou por escola pública) foram avaliados para as vagas de “alunos que estudaram integralmente em escola pública, independentemente da renda”.

Eram 10 vagas? Então, os dez candidatos com notas mais altas já ficaram garantidos aqui, mesmo que tivessem se inscrito na modalidade de quilombolas, de indígenas ou de pessoas com renda menor do que 1 salário mínimo, por exemplo.

➡️Quem ficou de fora desse primeiro “degrau” passa para o segundo: pessoas que tenham estudado “integralmente em escola pública, independentemente de renda, e que tenha uma deficiência”. O candidato se encaixa nesse critério? Sua nota está entre as mais altas? Ele já é classificado aqui.

➡️Depois, o terceiro degrau: vêm os alunos que estudaram “integralmente em escola pública, independentemente de renda, e que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas”. Eram 5 vagas? Ficam as 5 maiores notas aqui, mesmo que os alunos tivessem se inscrito em modalidades mais específicas de cota, como pretos, pardos e indígenas E de baixa renda. São, ao todo, 8 “degraus” considerados.

4º degrau: integralmente em escola pública, independentemente de renda, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas;

5º degrau: integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita;

6º degrau: integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita, que sejam pessoas com deficiência;

7º degrau: integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita, que se autodeclarem quilombolas; e

8º degrau: integralmente em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1 (um) salário-mínimo per capita, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.”

Para que há a nova regra de cotas?

Até 2023, os candidatos só eram considerados para a categoria de cotas no qual haviam se inscrito, sem esse remanejamento.

A ideia da nova política de ações afirmativas, definida pela portaria nº 2.027, de 16 de novembro de 2023, é possibilitar o acesso à universidade a mais cotistas.

Uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, que tirar uma nota mais alta do que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na “lista geral” e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

Opinião dos leitores

  1. As cptS foram a melhor desculpa que o PT inventou para presentar com vagas de estudo e emprego ps jovens que não conseguem nivel para qualificação. Claro, muitos, em maioria vítimas das suas desastrosas politicas educacionais. Ai graças ao pactp da mrdiocrodade e da auto vitimização, nenhim reclama.

  2. Esse PT e ladrao de tudo, até de vagas nas UFs. Tudo isso p aparelhar ainda mais essas entidades. Absurdo!

  3. é um desrespeito que lula esta fazendo com a educação do brasil,salarios congelados,corte em pesquisa e nas universidade,e ´ele falava que a educação era prioridade.junto com a saúde.

    1. E tem mais! Isso é grave. Pode provocar até suicídio num jovem que comemorou a aprovação num dia, e no outro desaprovado! Tem que entrar na justiça. Resultado de concurso público é coisa séria, não pode ter amadorismo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Motorista bate carro em poste e mureta na av. Salgado Filho

Foto: cedida

Um motorista bateu forte em um poste, o veículo rodou e em seguida se chocou contra uma mureta, na av. Salgado Filho, em Natal.

O acidente ocorreu na madrugada deste sábado (25) e ainda pela manhã agentes da STTU isolavam a área.

Não há informações até o momento sobre quantas pessoas estavam no veículo além do motorista, nem sobre o estado de saúde do condutor do veículo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Com 18,9 mil vítimas de estupro entre janeiro e abril de 2024, Brasil tem média de 157 casos por dia

Foto: Elza Fiuza/Arquivo Agência Brasil

O Brasil registrou uma média de 157 vítimas de estupro por dia entre janeiro e abril deste ano. Ao todo, foram 18.975 casos nos meses analisados, sendo março o período com o maior número de ocorrências (5.477), segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na comparação com o mesmo quadrimestre do ano passado, houve uma queda de 19,11%.

As informações estão disponíveis no painel “Mulheres e Segurança Pública”, mantido pela pasta ministerial, que também disponibiliza as estatísticas por estados. São Paulo ocupa a primeira colocação, com 3.234 casos, ou seja, 17% de todas as ocorrências já registradas no ano. Em seguida, aparecem Paraná, com 1.952, e Minas Gerais, com 1.388.

Veja lista dos 10 estados com mais vítimas registradas:

  • São Paulo – 3.234 casos
  • Paraná – 1.952 casos
  • Minas Gerais – 1.388 casos
  • Rio de Janeiro – 1.264 casos
  • Pará – 1.243 casos
  • Santa Catarina – 1.107 casos
  • Bahia – 1.099 casos
  • Rio Grande do Sul – 988 casos
  • Goiás – 965 casos
  • Mato Grosso – 647 casos

Feminicídios

Os dados também mostram uma diminuição de 8,60% no comparativo entre os casos de feminicídios deste ano e de 2023. Entre janeiro e abril de 2024, 425 mulheres foram vítimas do crime no país. O mês de janeiro é o que concentra a maioria dos crimes, com 130. Em média, 4 mulheres são mortas no Brasil por dia em crimes misóginos. São Paulo (73), Minas Gerais (42) e Paraná (35) lideram o ranking com o maior número de registros.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Michelle é mais popular do que Janja

Foto: Reprodução/ Instagram @michellebolsonaro @janjalula

Pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta sexta-feira, 24, aponta que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é mais popular que Janja, a atual primeira-dama.

Questionados sobre de quem mais gostam ou simpatizam entre as duas, 43,4% dos entrevistados responderam preferir a esposa de Jair Bolsonaro (PL), enquanto 34,7% indicaram simpatizar mais com a mulher de Lula (PT).

Outros 16,1% disseram não gostar de nenhuma das duas e 5,9% preferiram não opinar.

Avaliação por sexo, idade e religião

A popularidade de Michelle em relação a Janja é maior entre os homens do que entre as mulheres. Os entrevistados do sexo masculino que preferem a ex-primeira-dama são 49,1%, ante 28,8% que simpatizam mais com a atual. Entre os do sexo feminino, 38,2% gostam mais de Michelle e 39,9%, de Janja.

No recorte por idade, a única faixa etária em que Janja leva vantagem é de 16 a 24 anos. Neste grupo, 45,8% dos eleitores ouvidos pelo Instituto Paraná preferem a esposa de Lula e 33,1%, a de Bolsonaro, enquanto 14,7% não gostam de nenhuma e 5,2% não souberam responder.

Em relação às demais faixas etárias, a de maior vantagem de Michelle sobre Janja é a de pessoas entre 35 e 44 anos, em que 49,6% simpatizam mais com a ex-primeira-dama e 30,4%, com a atual.

No quesito religião, Michelle Bolsonaro leva vantagem sobre Janja tanto entre católicos (39,4% a 38%) quanto entre evangélicos (56,8% a 24,2%). Em relação aos entrevistados que se declararam praticantes de outras religiões ou sem religião, 31% disseram preferir Michelle e 43,5%, Janja.

Por região

A única região em que os eleitores gostam mais de Janja do que de Michelle é o Nordeste, onde 43,4% responderam preferir a esposa de Lula e 32,9%, a de Bolsonaro.

Nas demais, os eleitores simpatizam mais com a ex-primeira-dama.

Crusoé

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

RS tem 800 casos suspeitos de leptospirose após cheias; quatro mortes já foram confirmadas

Foto: REUTERS/DIEGO VARA

Os temporais e cheias que deixaram 163 mortos no Rio Grande do Sul agora colocam o estado sob alerta em razão da leptospirose. Até este sábado (25), a Secretaria Estadual da Saúdes (SES) havia registrado 800 casos suspeitos da doença desde o início do desastre.

A leptospirose é transmitida pela água suja, contaminada pela urina de ratos. O risco da doença foi potencializado pelas inundações que ocorrem no estado desde o fim de abril.

Segundo a Secretaria de Saúde, são 54 casos confirmados e quatro mortes identificadas. As vítimas que morreram são:

  • Eldo Gross, de 67 anos, de Travesseiro;
  • homem, de 33 anos, de Venâncio Aires;
  • homem, de 50 anos, de Porto Alegre;
  • homem, de 56 anos, de Cachoeirinha.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela Leptospira interrogans. Ela é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, principalmente roedores.

Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas pode se infectar.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinema

MAIS CARO: Netflix aumenta preço de todos os seus planos no Brasil

Foto: Divulgação

A Netflix aumentou nesta sexta-feira (24.mai.2024) os preços dos planos de assinatura do seu serviço de streaming. É o 1º reajuste de valores no Brasil desde 2021.

Diante das mudanças, os preços mensais para ter acesso ao catálogo da Netflix podem chegar até R$ 59,90 por mês. Leia abaixo:

  • plano padrão (com anúncios): de R$ 18,90 para R$ 20,90 por mês (10% de aumento);
  • plano padrão: de R$ 39,90 para R$ 44,90 por mês (12% de aumento);
  • plano premium: de R$ 55,90 para R$ 59,90 por mês (7% de aumento).

Veja abaixo os planos:

Tabela de preços para assinaturas da Netflix

Em nota, a Netflix afirmou que o reajuste dos preços foi anunciado para novos assinantes, mas que comunicaria em breve a mudança para os atuais clientes.

“Oferecemos uma variedade de preços e planos que se ajustam a diversas necessidades. Para oferecer cada vez mais opções de entretenimento aos nossos assinantes, ocasionalmente atualizamos nossos preços”, disse a empresa.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Empresários donos de lojas em Natal e presos em João Pessoa conseguem habeas corpus

Foto: Reprodução

O desembargador João Rebouças, da 7ª Vara Criminal da Comarca Natal, concedeu Habeas Corpus (HC) ao casal de empresários Paulo Gambarra e Simone Gambarra nesta sexta-feira (24). O HC foi impetrado pela advogada Liana Carine Fernandes de Queiroz. Eles foram presos por policiais civis na quinta-feira (23) em apartamento de luxo na cidade de João Pessoa, na Paraíba, suspeitos de causar um prejuízo de R$ 4 milhões ao Rio Grande do Norte.

Confira abaixo da decisão de João Rebouças:

(i) a prisão do paciente é ilegal, porque “o Juízo Deprecante (7ª Vara Criminal de Natal – RN) enviou ao Juízo Deprecado (Vara Criminal de João Pessoa – PB) a carta precatória para cumprimento dos mandados de busca e apreensão, contudo, não determinou o cumprimento da prisão.”; (ii) “uma equipe da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes Contra a Ordem Tributária do Rio Grande do Norte (DEICOT) viajou até João Pessoa – PB e, sem a participação da PCPB, compareceu à residência do Paciente, efetuando a busca e apreensão e a prisão do Paciente. Tal fato, inclusive, foi amplamente noticiado pela mídia local.”; (iii) “a equipe da Polícia Civil do RN viajou vorazmente até Natal (RN), NÃO APRESENTANDO O PACIENTE À AUTORIDADE JUDICIAL COMPETENTE, entrando em rota de colisão com o Código de Processo Penal e com os termos expressamente inseridos no próprio mandado de prisão”; (iv) “o mandado de prisão obrigatoriamente faz referência à Resolução 213/2015 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a apresentação de toda pessoa presa à autoridade judicial no prazo de 24 horas.”

Também ficou determinado as seguintes medidas cautelares:

(1) comparecimento em juízo pelo menos uma vez por mês para informar situação
domiciliar, além daquelas necessárias a instrução processual, determinadas pelo Juízo
que preside o feito;
(2) proibição de acesso físico e lógico às empresas, seus livros ou pessoas ligadas as
atividades comerciais investigadas, salvo por meio de Advogado para fins de defesa;
(3) proibição de ausentar-se da Comarca de domicílio;
(4) recolhimento domiciliar no período noturno.

Paulo Gambarra e Simone Gambarra foram presos pelas práticas de crimes de sonegação fiscal, apropriação indébita de tributos, além de outros delitos contra a Ordem Tributária, segundo as investigações do Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem De Dinheiro (DECCOR-LD). Confira mais detalhes AQUI.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes suspende processos e proíbe punição a médicos por aborto legal acima de 22 semanas

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira (24), a suspensão de todos os processos judiciais e procedimentos administrativos e disciplinares motivados pela resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que restringia o aborto legal acima de 22 semanas.

O magistrado ainda proibiu a instauração de qualquer novo procedimento contra os profissionais de saúde baseado na norma, suspensa por ele em decisão do último dia 17.

“SUSPENDO, imediatamente, até o final do julgamento da presente ADPF [Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental], todos os processos judiciais e procedimentos administrativos e disciplinares decorrentes da aplicação da Resolução CFM 2.378/2024”, afirma o ministro do Supremo.

“PROÍBO a instauração de qualquer procedimento administrativo ou disciplinar com base na referida resolução. Comunique-se ao Conselho Federal de Medicina e a todos os conselhos regionais, para ciência e imediato cumprimento desta decisão”, segue ele.

A determinação desta sexta é complementar à decisão proferida pelo magistrado na semana passada. Na ocasião, Moraes suspendeu os efeitos da norma liminarmente, até que o caso seja apreciado pelo plenário do STF.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Toda sexta-feira esse cidadão dá uma decisão para servir de holofote durante o final de semana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Chapa fechada: Taveira anuncia Homero Grec como vice de Salatiel

O prefeito Rosano Taveira (Republicanos) anunciou nesta sexta-feira (24) a chapa completa dos pré-candidatos que vão disputar a prefeitura de Parnamirim com seu apoio. “A chapa será Salatiel e Homero”.

Taveira destacou a relação de amizade e confiança com Salatiel de Souza, que chegou a fazer parte do seu primeiro ano de gestão em Parnamirim, e completou anunciando o vice da chapa como outro nome de sua confiança: Homero, atual secretário do Gabinete Civil.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Covid-19 eliminou uma década de progresso na expectativa de vida global, diz OMS

Foto: REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

A pandemia de Covid-19 inverteu a tendência de aumento da expectativa de vida e de expectativa de vida saudável, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira (24) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a agência da ONU, uma década de progresso em relação a esses indicadores foi “destruída em dois anos”.

Entre 2019 e 2021, a expectativa de vida global caiu 1,8 ano, para o índice de 71,4 anos — o mesmo nível de 2012. A expectativa de vida saudável global, por sua vez, caiu 1,5 ano, para 61,9 anos em 2021 — também de volta ao nível de 2012.

Além disso, a OMS também destacou que os impactos foram sentidos de forma desigual no mundo.

As Américas e o Sudeste Asiático foram as áreas mais afetadas neste sentido, com a expectativa de vida caindo aproximadamente 3 anos, e a expectativa de vida saudável baixando 2,5 anos entre 2019 e 2021.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Investimento de R$ 128 milhões promete restaurar 242,9 km de estradas do RN

Foto: Carmem Felix/Assecom-RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, assinou, nesta sexta-feira (24), na sede da Prefeitura de Goianinha, a ordem de serviço para restauração de 242,9 km de estradas, o que representa um investimento de R$ 128 milhões em obras rodoviárias.

As obras vão recuperar a RN-003, estrada de Pipa/RN; RN 221, que conecta a BR 101 a São Miguel do Gostoso; RN-120; RN-063; RN-317; RN-051, entre a BR-406 e o município Poço Branco; RN-403, em Macau; RN-063, que percorre 19 km no município de Nísia Floresta até alcançar a praia de Barra de Tabatinga; RN-312, Macaíba – Igreja Nova; e a rodovia de acesso entre a BR 101 e a região de Maracajaú.

Gustavo Coelho, secretário estadual da Infraestrutura, esclareceu que o governo já assinou o lote 1, e as obras já começaram. O lote 2 também foi assinado, e hoje foi assinado o lote 3, em Goianinha. Segundo o secretário, este lote corresponde à faixa do litoral e agreste do estado do Rio Grande do Norte, cobrindo três distritos rodoviários: o Distrito 3, com sede em João Câmara; o Distrito 4, com sede em Nova Cruz; e o Distrito 5, com sede em Natal.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Todas as estradas do RN estão precárias, as rodovias estaduais do seridó estão uma lastima, e esse povo vem com negocio de lote. Vai precisar de uns 50 lotes pra concluir o estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *