Software projeta pico da pandemia no Brasil entre fim de maio e começo de junho e que atualmente já temos 15 milhões de infectados

A partir de modelos matemáticos e de inteligência artificial, cientistas, matemáticos e infectologistas lançaram uma plataforma aberta, feita por voluntários, que prevê o comportamento do coronavírus no Brasil, em tempo real, e faz previsões de sua evolução.

Chamada de Spume, o software prevê que o pico do novo coronavírus no Brasil será entre o fim de maio e começo de junho, além disso, ela demonstra que, atualmente, o país já chega ao número de 15 milhões de infectados, sendo que a previsão dos pesquisadores é que 75 mil brasileiros venham a morrer em decorrência da doença. Estes dados foram feitos considerando a capacidade de leitos que temos hoje.

Mauro Jeckel, CEO da Spume, diz, que em termos estatísticos, a doença deve permanecer ainda por cerca de dois meses e meio no Brasil. Ele ressalta que seu objetivo não é apenas fazer previsões. “É também ajudar em políticas de saneamento de modo que a gente possa ter um laboratório para gestores de saúde pública”, disse. A plataforma é capaz de representar o comportamento do vírus nas diversas regiões do país.

Antes de eles colocarem a plataforma em funcionamento, Jeckel contou que realizaram um estudo considerando 25 previsões sobre quando seria o pico da pandemia, e chegaram a conclusão de que praticamente todos se equivocaram. “Os dois estudos mais famosos, citados pela mídia, no caso, Imperial College of Science ou a Universidade de Tecnologia e Design de Singapura, têm uma diferença de 900 vezes. A gente fez um software percebendo que há uma dificuldade de se fazer esse cálculo”, explicou Mauro.

A infectologista Gladys Prado, que participa da plataforma, ficou responsável pela discussão sobre as características dos vírus em si, dos patógenos e das epidemias. Ela cita que uma ação coordenada é a forma mais assertiva para se combater a proliferação do vírus.

“A própria quarentena só tem efeito se for feita de forma adequada. Uma das maiores dificuldades da gente comprovar efeitos da quarentena é porque, em geral, elas são feitas de uma forma muito heterogênea pelo mundo. Os trabalhos que existem são heterogêneos e é difícil a gente encontrar um modelo que já tenha sido testado e depois retestado”, complementa dizendo que se a ação coordenada é ficar em casa, então é isso que temos que fazer, caso contrário, iremos pagar um preço ainda mais alto.

CNN BRASIL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Paulo disse:

    Em maio/junho de que ano? Pois todo dia sai uma projeção diferente. Saber informar?

  2. Marcos Benício disse:

    A culpa é da população que não consegue entender que o isolamento social inibe a propagação do vírus.

  3. natalsofrida disse:

    Santos, infeslimente nosso Brasil està contaminado nao só de covid, mas tbm de comunas assassinos que só tem comtemplação com seu partido. Oro todos os dias pra fortalecer nosso presidente, que quer salvar vidas, mas o congresso e o stf nao deixam. Espero que o Brasileiro acorde. Aqueles privilegiados que estao de ferias, ou seja, os funcionários públicos( nada pessoal), só vao parar de apoiar esse absurdo quando alguem da familia estiver passando o que nós estamos. Deus é poderoso, e esses ereges ateus. Comunistas são apenas lixo humano, e não vencerão, em nome do MESSIAS!

  4. Santos RN disse:

    Toda semana escuto que será o pico. Toda semana escuto fiquem em casa. Toda semana escuto que tem que prolongar o achatamento da curva. Toda semana escuto que o fiquem em casa é para adequar os hospitais e preservar vidas… Já estão há mais de 60 dias nesse discurso barato e só vejo empresas quebrando, pessoas perdendo empregos, criminalidade aumentando, pessoas morrendo de outras comorbidades e nenhuma esperança pela frente. Nada de planos de abertura do comércio, nada de ação concreta dos governos, enfim só vejo descermos todos os dias a ladeira. do desastre. Eu já perdi meu emprego, trabalho com vendas, mas o fiquem em casa aterrorizou a população e desta forma como milhões de outras pessoas perdi meu sustento e não sei o que fazer. O fique em casa, as lives e essas notícias não estão e não irão colocar comida na mesa e nem pegar minhas contas. Sou casado e pai de 2 filhas. Está chegando o dia que não conseguirei colocar a comida na minha mesa, isso sim é o pico do desastre! Pergunto: o que devo dizer para minha família? Todo dia penso se acabar com minha vida não é a melhor solução e ajude ao governo a bater a meta…. Afinal só escutamos nos noticiários todos os dias a contabilização das mortes, porém hoje só se morre de Covid e na dúvida, colocque Covid, pois parece que quanto mais mortes melhor para aterrorizarmos as pessoas, quanto mais mortes mais dinheiro virá, quanto mais mortes mais farras com o dinheiro público. Fica aqui o meu registo.

    • Leonardo disse:

      O amigo falou tudo!

    • Torres disse:

      Verdade verdadeira, são muitas as informações

    • Lenilson disse:

      O terror está e vai matar mais pessoas, inclusive de fome e desespero. Se apoiam numa falácia de quarentena, sem evidência científica. A única evidência científica da quarentena é que não adianta de nada. Os países que foram inspiração para implantação da quarentena no Brasil, hoje, estão alertando que o confinamento horizontal não funciona e só aumentou o índice de contaminação. Esse coral insano da cantilena do terror devia agora copiar os mesmos países no uso da hidroxicloroquina, pois, isso sim, diminuiu a curva dos internados e de óbitos nestas nações as quais já estão retomando a vida normal. Mas repórteres, celebridades, governadores e prefeitos tem tesouro guardado e não é pouco, ficar em casa para esses é férias, para o pobre é morte e falência para as empresas.

    • Vergonha disse:

      Concordo 100% com você , esse vírus é perigoso , mas é MUITO MAIS PERIGOSO É A POLÍTICA QUE ESTÃO FAZENDO DESSA PANDEMIA, estamos há mais de 60 dias em casa e nada foi feito , só desgraça na televisão e LIVE

    • O rei do gado disse:

      Pelo que entendi, entao vc tava na expectativa (e torcida) da chegada do pico, do nao achatamento da curva, de caos no sistema de saude e da morte de um monte de gente mas ai isso nao aconteceu né?! Uma pena suas expectativas terem sido frustradas… e que tenha feito tudo isso pra sabotar o seu emprego!

    • joão disse:

      Isso que vc relatou amigo só está acontecendo porque as pessoas não estão cumprindo com as recomendações. A curva não achatou e a situação só não está pior porque no inicio ainda houve uma adesão. Desde que esse processo começou que se dizia que era melhor passar 2 meses confinados e aos poucos retomar a normalidade. Porém um contingente enorme de pessoas não seguiu a recomendação e preferiu ver pra crer. Me parece que vc foi uma das pessoas que acreditou nos médicos especialistas e preferiu seguir noticias pelo zap zap. A economia está ruim justamente porque a quarentena não foi cumprida adequadamente. A curva não foi achatada e o pico ainda está por vir porque pessoas como vc descumpriram as recomendações. A sua indignação deveria ser voltadas para aqueles que continuam em negação e para as autoridades e midias que incentivaram o descumprimento das medidas.

COMENTE AQUI