O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Felix Fischer negou nesta quarta (5) pedido de habeas corpus feito pelo ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci e pelo assessor dele, Branislav Kontic. Ambos foram presos pela Operação Lava Jato no dia 26 do mês passado.
A defesa afirmava que não há fundamentos para embasar a prisão e que a medida teria ocorrido durante o período eleitoral.
Em seu despacho, Fischer sustentou que a legislação só veda a detenção durante a corrida eleitoral daqueles que estiverem em liberdade. Palocci e seu assessor foram presos temporariamente (com prazo de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco) e, dias depois, a medida foi convertida em preventiva.
“Não é demasiado lembrar que os pacientes já se encontravam segregados, por força da prisão temporária, quando, em seu desfavor, decretou-se a prisão preventiva”, escreveu o ministro. “Se o indivíduo já se encontra segregado, ainda que em decorrência de outro título, não se concebe a inibição do ato de o prender ou deter, pela razão simples de que já está preso”, concluiu, em seu despacho.
O pleito de Palocci será julgado pela quinta turma do tribunal, colegiado presidido por Fischer.
PROPINA
O juiz federal Sergio Moro decretou o bloqueio de bens do ex-ministro e de outros acusados até o valor de R$ 128 milhões. Segundo o magistrado, esse é o montante indicado em planilha da Odebrecht que supostamente registra os valores de propina que estavam sob a gestão do petista -desse total, Palocci teria recebido R$ 6 milhões.
No despacho, Moro afirma haver provas de que o ex-ministro coordenou o repasse de propinas da Odebrecht para o PT.
“Surgiram provas, em cognição sumária, de que ele [Palocci] recebia e era responsável pela coordenação dos recebimentos por parte de seu grupo político de pagamentos subreptícios pelo Grupo Odebrecht”, escreveu o juiz na decisão.
Segundo a PF, há indícios de que o ex-ministro tenha atuado diretamente para obter vantagens econômicas para a empresa em contratos com o poder público e se beneficiado de valores ilícitos. Entre as provas obtidas pela força-tarefa estão e-mails que mostram indícios da atuação de Palocci nos crimes sob investigação. No escopo da delação premiada que a Odebrecht negocia com a Procuradoria, executivos da empreiteira detalham a relação de Palocci com o grupo.
Folha Press
O MPF, a PF e o moro se esforçam para provar que o "italiano", citado como recebedor de propinas na lista da Odebrecht, é o Palocci. Mas não se interessa em saber quem são o "careca" o e "santo" que também estão na mesma lista. Será porque, como se suspeita, sejam o Serra e o Alckmin? Por que não investigam também as propinas no Metrô e noutras obras em SP? Quando uma autoridade resolve ser seletiva em sua ação, escolhe quem investigar e deixar outros de lado, ai fica difícil acreditar que seja uma investigação séria.
Cada peso com a medida que interessa…
Pare de chorar defensor de BANDIDO ,pra mim ladrao é ladrao ,não tenho preferência por verme ladrao corrupto
Ridículo o desespero petista, parece até que é caso geral de insanidade deliberada.
A turma que vem entregando a corrupção, fala dos petistas, detalha os esquemas dos petistas, apresentam provas contra os petistas e querem que outros sejam presos?
A turma da corrupção vai ser devidamente investigada e se tiver culpa, devem pagar pelos crimes.
Se outros políticos forem denunciados e existirem provas, que também paguem pelo crime. Só o PT tem bandido de estimação.
Gregório, nem petista sou. Votei no Cabeção e na Júlia Arruda (gata demais).
Afinal, aquele monte de gente nas ruas era conta a corrupção ou apenas contra o PT? Porque parece que acabou a corrupção, que só o PT tem corrupto e o resto é santo. Comentei algo que é fato. Está na imprensa. Em vários episódios, como a lista da Odebrecht, só há interesse em investigar quando envolve gente do PT. O resto, corruptos também, farinha do mesmo saco, são ignorados. Tanto que cuidaram logo de decretar segredo de justiça quando viram que tem gente graúda do PSDB e PMDB na lista kkkkkk
Hoje é todo mundo muito radical, parece FlaFlu. kkkkk só fico rindo vendo os coxinhas e mortadelas se pegando. Enquanto ficar no papo e trocas de ofensas virtuais, ok. Mas do jeito que as coisas estão se radicalizando, com ódio, vai acabar saindo morte. Estão perdendo o bom senso e respeito a opiniões contrárias. Lamentável.
Quem criou esse "clima de FlaFlu" foi exatamente o PT com esse papo furado de "elite", de "nós" contra "eles", de "cotas raciais", dentre outros estímulos à segregação de nossa sociedade. Essa é uma tática antiga dos comunistas. Ninguém consegue ser mais radical que os esquerdistas, que invadem, depredam patrimônio alheio (público e privado), conclamam a militância prá briga (o canalha-mor é expert nisso), ameaça, joga pedra, bomba (lembra do jornalista da Band morto?), coquetel molotov… Francamente, meu caro Jpedro, tá na cara que vc é mais um militante, agora querendo posar de imparcial.