O vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) convocou audiência pública para a próxima terça-feira (31), com o objetivo de discutir a situação dos portadores de anemia falciforme em Natal. A audiência terá início às 9 horas da manhã. Participarão representantes da sociedade, da Secretaria Municipal de Saúde, de entidades e da Câmara.
A doença, ainda um pouco desconhecida, pode ser descoberta num momento precoce pelo teste do pezinho. Quando diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada, com os meios atualmente disponíveis e com a participação da família, a gravidade e a mortalidade causada por ela podem ser reduzidas expressivamente.
O objetivo do vereador, que também apresentou Projeto de Lei criando o dia de luta dos portadores de anemia falciforme, é promover a conscientização da sociedade sobre o problema, debater melhorias para os portadores, fornecimento de medicamentos e divulgar a importância da prevenção.
A anemia falciforme é a doença hereditária mais freqüente no Brasil então o principal desafio é conseguir sensibilizar as autoridades responsáveis pela saúde pública deste Município a reconhecerem que a anemia falciforme é um problema de saúde pública da maior relevância”, declarou Ubaldo.
Comente aqui