Diversos

Mineiro critica PEC que limita aumento do gasto público à variação da inflação

unnamedFoto: João Gilberto

Parlamentar diz que País terá retrocesso em áreas sociais

Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (16), o deputado Fernando Mineiro (PT) teceu críticas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que o Governo apresentou ontem (15) a parlamentares federais da base aliada. A PEC limita o aumento do gasto público à variação da inflação e o parlamentar disse que isso pode levar o País a um retrocesso.

“Os efeitos deste governo Temer já estão sendo reconhecidos pela população. Esta PEC para mudar o mecanismo de reajuste das despesas vai afetar particularmente os programas sociais. Caso seja aprovada essa proposta, se preparem, pois nós teremos uma redução drástica dos recursos destinados à área da educação e da saúde no País”, afirmou o deputado.

O mandato do deputado apresentou um estudo direcionado às áreas da saúde e educação, mostrando o que teria acontecido no Brasil caso o mecanismo proposto já estivesse em vigor desde 2003, com as despesas sendo reajustadas de acordo com o teto da variação da inflação do ano anterior.

Mineiro afirmou que de acordo com os cálculos, a educação brasileira, que recebeu cerca de R$ 580 bilhões em investimentos, teria sido prejudicada com a perda de 52% do que foi realmente efetivado. “O cálculo foi feito em cima das despesas efetivadas, totalmente diferente das orçadas. Pelo ‘método Temer’, com a saúde também não teria sido diferente, a redução seria de 33%. Os discursos que eles fazem simplificam o senso comum”, afirmou o parlamentar.

O deputado afirmou que o projeto do Governo em curso redefine o papel social do Brasil e ataca conquistas fundamentais garantidas com a Constituição de 88. “Está acontecendo o desmonte de políticas públicas pelas portas dos fundos”, criticou Mineiro.

ALRN

Opinião dos leitores

  1. Com todo o respeito que o Exmo. Deputado merece, gostaria de discordar. Isento de qualquer interesse político e principalmente partidário, entendo que não se pode gastar mais do que se ganha, independentemente do direcionamento que for dado ao eventual déficit. O que me espanta é que foi a prática irresponsável de gastar mais do que ganha que gerou essa enorme crise. Me espanta mais ainda o posicionamento do Sr. Fernando Mineiro que, aparentemente, ainda não entendeu isso.

  2. Ehhhh Mineiro seu tempo de hipocrisia acabou falando de economia e se omitindo do rombo que o PT proporcionou!!! Bom procurar uma lavagem de roupa pq não ganhará mais p deputado!

  3. Pq ele não crítica o ROMBO QUE O PT deixou nas costas do povo? Depois de todo esse tempo a culpa é de quem agora? Assuma a culpa deputado de último mandato…. é muita cara lisaaaaaa….isso ele na assembleia do RN onde lhe resta pouco mas de 2 anos de mandato, dando pitacos ou conversando bosta, como queiram para a união, onde nem competência pra isso ele tem. Só querendo aparecer.

  4. Por que Sua Excelência lutou pelo aumentos dos impostos no RN em vez de reduzir as despesas da assembleia com os servidores fantasmas? É bom se preparar para enfrentar o desemprego daqui a 2 anos

  5. Tem como conseguir mais verbas para educação, segurança e saúde. O Brasil tem mais de 100 estatais dando prejuízo e cobrindo isso com impostos, como fez a irresponsável da Dilma que empurrou 20 bilhões do Tesouro Nacional para tapar o rombo da Petrobras criado pela incompetência e corrupção do seu governo. O governo mantém uma empresa de TV que dá audiência de traço e ponto, sustentando um malote de puxa-sacos do governo, pagos pelo contribuinte. Privatização em larga escala já! Morte ao Foro de São Paulo!

  6. BOM MESMO SAO OS DA TERRA COMO JAJA, FELIPINHO MAIA, BARIBAL, WALTINHO E HENRIQUINHO , AI SIM E SO JOINHA.

  7. Esse e Fátima bezerra vão voltar pros Estados de origem. Potiguar tem que vota em potiguar. Suma peque o beco.

  8. Aguém do PT falando sobre economia é o mesmo que Suzane Richthofen fazendo propaganda do dia das mães!

  9. Quem é Mineiro? Sindicalista profissional que se utilizou dos professores para largar a sala de aula e fazer da política uma profissão. Deputado de último mandato. Só conseguiu se eleger até hoje graças ao estelionato eleitoral praticado por seu partido que mais parece uma quadrilha.

  10. O PT faliu o setor público, destruiu os cofres e poder de investimento das instituições públicas, distribui os recursos públicos e ainda privatizou e criou impostos. Tem que ficar calados, não tem moral, muito menos legalidade para criticar ninguém, nenhum partido, nenhum político.

  11. Critica o rombo que o PT deixou também? Tenho pena desse cidadão que só tem mais dois anos de emprego. Depois vai ter que trabalhar mesmo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *