Foto: João Gilberto
Parlamentar diz que País terá retrocesso em áreas sociais
Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (16), o deputado Fernando Mineiro (PT) teceu críticas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que o Governo apresentou ontem (15) a parlamentares federais da base aliada. A PEC limita o aumento do gasto público à variação da inflação e o parlamentar disse que isso pode levar o País a um retrocesso.
“Os efeitos deste governo Temer já estão sendo reconhecidos pela população. Esta PEC para mudar o mecanismo de reajuste das despesas vai afetar particularmente os programas sociais. Caso seja aprovada essa proposta, se preparem, pois nós teremos uma redução drástica dos recursos destinados à área da educação e da saúde no País”, afirmou o deputado.
O mandato do deputado apresentou um estudo direcionado às áreas da saúde e educação, mostrando o que teria acontecido no Brasil caso o mecanismo proposto já estivesse em vigor desde 2003, com as despesas sendo reajustadas de acordo com o teto da variação da inflação do ano anterior.
Mineiro afirmou que de acordo com os cálculos, a educação brasileira, que recebeu cerca de R$ 580 bilhões em investimentos, teria sido prejudicada com a perda de 52% do que foi realmente efetivado. “O cálculo foi feito em cima das despesas efetivadas, totalmente diferente das orçadas. Pelo ‘método Temer’, com a saúde também não teria sido diferente, a redução seria de 33%. Os discursos que eles fazem simplificam o senso comum”, afirmou o parlamentar.
O deputado afirmou que o projeto do Governo em curso redefine o papel social do Brasil e ataca conquistas fundamentais garantidas com a Constituição de 88. “Está acontecendo o desmonte de políticas públicas pelas portas dos fundos”, criticou Mineiro.
ALRN
Com todo o respeito que o Exmo. Deputado merece, gostaria de discordar. Isento de qualquer interesse político e principalmente partidário, entendo que não se pode gastar mais do que se ganha, independentemente do direcionamento que for dado ao eventual déficit. O que me espanta é que foi a prática irresponsável de gastar mais do que ganha que gerou essa enorme crise. Me espanta mais ainda o posicionamento do Sr. Fernando Mineiro que, aparentemente, ainda não entendeu isso.
Ehhhh Mineiro seu tempo de hipocrisia acabou falando de economia e se omitindo do rombo que o PT proporcionou!!! Bom procurar uma lavagem de roupa pq não ganhará mais p deputado!
Pq ele não crítica o ROMBO QUE O PT deixou nas costas do povo? Depois de todo esse tempo a culpa é de quem agora? Assuma a culpa deputado de último mandato…. é muita cara lisaaaaaa….isso ele na assembleia do RN onde lhe resta pouco mas de 2 anos de mandato, dando pitacos ou conversando bosta, como queiram para a união, onde nem competência pra isso ele tem. Só querendo aparecer.
Mineiro a farra promovida pelos PETRALHAS acabou.
Por que Sua Excelência lutou pelo aumentos dos impostos no RN em vez de reduzir as despesas da assembleia com os servidores fantasmas? É bom se preparar para enfrentar o desemprego daqui a 2 anos
Tem como conseguir mais verbas para educação, segurança e saúde. O Brasil tem mais de 100 estatais dando prejuízo e cobrindo isso com impostos, como fez a irresponsável da Dilma que empurrou 20 bilhões do Tesouro Nacional para tapar o rombo da Petrobras criado pela incompetência e corrupção do seu governo. O governo mantém uma empresa de TV que dá audiência de traço e ponto, sustentando um malote de puxa-sacos do governo, pagos pelo contribuinte. Privatização em larga escala já! Morte ao Foro de São Paulo!
BOM MESMO SAO OS DA TERRA COMO JAJA, FELIPINHO MAIA, BARIBAL, WALTINHO E HENRIQUINHO , AI SIM E SO JOINHA.
Esse e Fátima bezerra vão voltar pros Estados de origem. Potiguar tem que vota em potiguar. Suma peque o beco.
Aguém do PT falando sobre economia é o mesmo que Suzane Richthofen fazendo propaganda do dia das mães!
Mineiro, por que não te calas?
Quem é Mineiro? Sindicalista profissional que se utilizou dos professores para largar a sala de aula e fazer da política uma profissão. Deputado de último mandato. Só conseguiu se eleger até hoje graças ao estelionato eleitoral praticado por seu partido que mais parece uma quadrilha.
O PT faliu o setor público, destruiu os cofres e poder de investimento das instituições públicas, distribui os recursos públicos e ainda privatizou e criou impostos. Tem que ficar calados, não tem moral, muito menos legalidade para criticar ninguém, nenhum partido, nenhum político.
Critica o rombo que o PT deixou também? Tenho pena desse cidadão que só tem mais dois anos de emprego. Depois vai ter que trabalhar mesmo.