Cidades

Sesap diagnostica dois casos de raiva animal no RN

A Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Raiva, diagnosticou, entre os dias 18 e 23 de abril, dois casos positivos de raiva animal no Rio Grande do Norte. O primeiro ocorreu na quinta-feira passada (18), em um morcego, e nesta terça-feira (23) o Laboratório de Raiva do LACEN/RN informou sobre um gato de rua agressor registrado no município de Lajes Pintada.

A amostra do morcego chegou através de uma moradora do bairro das Rocas, em Natal, que havia sido agredida pelo animal. Ela procurou atendimento no Hospital Giselda Trigueiro, levando consigo o morcego que foi encaminhado para o Laboratório de Raiva para o exame da Imunofluorescência Direta. O resultado foi positivo e, segundo a subcoordenadora de Vigilância Ambiental (SUVAM) da Sesap, Iraci Nestor de Souza, o diagnóstico foi informado ao Centro de Controle de Zoonoses de Natal, que realizou a investigação no local no mesmo dia. “Serão organizadas ações educativas na área da ocorrência”, afirmou.

Quanto ao caso do gato positivo, em Lajes Pintada, a V Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) foi informada e a equipe está providenciando junto ao município ações de prevenção, como investigação e bloqueio vacinal, através da imunização de cães e gatos dentro da área de foco nas primeiras 72 horas. De acordo com Iraci Nestor, o envio de amostras para monitoramento da circulação do vírus é muito importante, pois a partir daí são desencadeadas ações de prevenção contra a doença, como a busca ativa por pessoas agredidas e trabalhos educativos. (mais…)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *