Saúde

‘Tem prefeitura que mandou o médico embora para pegar o cubano’, diz Bolsonaro

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse neste domingo, 18, que o presidente Michel Temer está tratando da questão da saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos. Bolsonaro afirmou que será necessário avaliar os casos das centenas de municípios que ficarão sem profissionais, pois, segundo ele, alguns dispensaram seus médicos para ingressar no programa federal.

“Eu não sou presidente. Dia 1° (de janeiro, após a posse), nós vamos apresentar o remédio para isso, mas o presidente Temer já está trabalhando nesse sentido”, disse.

Segundo ele, algumas prefeituras mandaram embora seus médicos para receber um profissional, com o custo assumido pelo governo federal.

“Tem prefeitura que mandou o médico embora para pegar o cubano. Quer ficar livre da responsabilidade. A saúde também tem sua responsabilidade”, disse, frisando que a convocação de profissionais do Exército só é feita em caso de necessidade.

O presidente voltou a chamar o regime de trabalho dos cubanos no Brasil de “escravidão” e afirmou que será possível substituir os profissionais se for oferecido “tratamento adequado”.

“Não podemos admitir escravos cubanos trabalhando no Brasil e não podemos continuar financiando a ditadura de Cuba”, completou.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Não sei o porquê desse espanto todo sobre o valor dos salários dos médicos cubanos, aqui no Brasil é bem comum, por exemplo um terceirizado recebe de quem emprega 1/3 do que o empregador paga à empresa terceirizadora, a grande fatia fica com a empresa. A UNIMED faz o mesmo com os médicos cooperados. E os Políticos nadam nessa matemática, contratam seus cargos, põe na folha o valor, mas só pagam menos da metade do detalhado.

    Cuba prioriza em sua Medicina a prevenção, que é bem mais simples e barato; já a Medicina do Brasil, é focada em ser especialista, fazer várias residências para depois escolher bem em como trabalhar para enricar, ser famoso e fazer o que bem entender da vida.

    1. Meu nobre, esse programa federal mais médicos, não tem nada haver com UNIMED, é do governo, pra atender as demandas dos municípios. E médico tem que ser bom viu? É pra resolver o problema de quem precisa. Resolveu? Vale a pena é de graça, a nossa saúde não tem preço.

  2. Um monte de petralhas conversando carga d'água, pra não dizer, conversando merda. Hora! Vão lá em Cuba, pede pro ditador deixar os "médicos " revalidarem o diploma, trazer a família e receberem salário integral, só isso, simples assim. Com isso quem quiser ficar, fica, o presidente já disse que concede cidadania brasileira a todos que quiserem ficar. Pronto!! Parem de besteiras petralhas é melhor JAIR se acustumando. Silvio Santos já disse, e tem toda razão, vai ser 8 anos de Bolsonaro e oito do ministro Moro, e aí por diante. PT nunca mais. Corruptos!! Tchau queridos.

  3. Como justificar o injustificável? Como sair em defesa de uma contratação absurda que utiliza mão de obra de médicos para sustentar uma ditadura? Se Cuba é um paraíso onde a saúde é referencia porque tantos profissionais saíram para mendigar no Brasil recebendo apenas 30% do seu salario? O governo brasileiro que resolva a questão de levar médicos para o atendimento porém, sem aceitar esse absurdo. Esqueçam a paixão politica e foquem no caso refletindo com bom senso. O brasileiro tem direito a assistência médica e o governo tem obrigação de atender em todos os cantos do Brasil. só que a falta de dignidade imposta a esses profissionais é demais.

  4. As viuvinhas que me perdoem, mas o choro é livre.
    Cuba, Coréia do Norte e Venezuela estão de portas abertas para receber os insatisfeitos. Sim, mas levem também seus salários.

  5. Grande Presidente. os Brasileiros que estão achando ruim a atitude do nosso presidente, pegue suas malinhas e se mude para CUBA, não iremos sentir falta de nenhum de vcs.

  6. Completamente perdido, desorientado e desgovernado esse presidente eleito por fake news.
    Como sempre, não pensa, antes de abrir a boca. Poderia ter fechado a boca e esperado 1o de janeiro, para anunciar, de forma planejada, suas intenções.
    Agora, o povo vai ficar sem médico por um bom tempo por conta de uma língua sem controle.
    Realmente, estamos entrando um grande barco furado!

    1. Ômi, bem melhor contratar curandeiro e rezadeira do que os cubanos. Sabe-se lá o que Cuba tá mandando, nem revalida querem fazer. Como se sabe a qualificação?

    2. Um é doido o outro era ladrão e corrupto, estamos numa verdadeira enrascada. Já falava a muito tempo que o problema d3lê era a boca e a falta de uma boa equipe de assessores, se não melhorar vai perder uma boa oportunidade de transformas esse país de 3o mundo em uma potência.

  7. Impressionante, antes de assumir o governo, já está acabando com o atendimento da saúde no interior.
    O programa mais médicos estava aberto a todos os países.
    O governo federal paga os médicos justamente para aliviar as contas das Prefeituras.
    Quem mora no interior sabe como era difícil encontrar um médico todos os dias na cidade, agora lascou tudo de novo.
    A maioria dos médicos prefere morar e trabalhar no litoral e nas grandes cidades, perto do luxo e das praias e também da clientela que paga mais.
    No interior, só vai ficar o descaso e a falta de assistência médica básica.
    Parabéns, Bozo!

    1. faça o seguinte, doe 70% do seu salário para melhorar a vida do povo brasileiro.

    1. Chora bb que é livre . Tá achando ruim vá pra Venezuela. Você ainda vai aplaudir o CAPITÃO.

  8. E os trabalhos escravos nas fazendas desse país, cara de pau? Nenhum comentário?
    Os cubanos são tão escravos q estão voltando pra casa….
    Já o Sr. é patrocinado pela bancada dos agrotóxicos e agronegócio, por isso nada sobre a escravidão q existe de fato em algumas fazendas no país.

    1. Veja como eram tratados os trabalhadores que reformaram o sítio de luladrão. Condições de escravos como falou o arquiteto. Água de lama, colchão no chão… E isso na área de lazer do chefão do combate ao trabalho escravo

  9. Esse bosta não tem condições de governar um país, é como disseram cachoeira que ladra não morde.

  10. Cabra safado! Sabe q as dondocas e os boçais filhinhos de papai (médicos brasileiros) não tão nem aí p ir trabalhar p o povão das periferias e mto menos nos interiores.

  11. Roberto, vai tu trabalhar para receber 30% do valor contratado, muitos vão pedir asilo político e Bolsonaro já disse que os acolherá, aí sim, eles irão receber os 11 mil do programa, e assim, poderão trazer seus familiares para morarem aqui no Brasil, fugir da ditadura Cubana.

  12. Como é que um cidadão que é o número 01 do país mente tanto querendo justificar um erro grotesco de gestão, acho que ele pensa que o povo é bobo.

  13. Varios municípios demitiram os médicos do PSF pra requerer ao “Mais Medicos” os cubanos, já que este programa teria o custeio inteiramente pago através de verba federal. Dessa forma, os municípios não precisariam mais tirar de suas próprias receitas o custeio de parte do salário médico das equipes do PSF.

    1. Isso mesmo. Vários foram demitidos para poder receber os cubanos e assim deixar de arcar com os pagamentos… E o pior: quantos desses cubanos que vieram que não tinham a mínima condição de atender? Será que era médicos mesmo? Pq pense. Já recebi tanto paciente mal diagnosticado, mal conduzido, mal medicado ou que não sabem nem quando indicar um paciente para internamento, que só Jesus na causa…

  14. Esse mente, vai chegar num ponto que seus eleitores não terão mais argumentos. Ele sabe muito e o Brasil inteiro que tem lugares que os médicos brasileiros se negaram a trabalhar.

    1. Imbecil vá trabalhar e entregar 70% do seu salário para o governo!!! Vocês PTralhas

    2. Verdade, Roberto! Esse Bolso, além de arbitrário e despreparado, é mentiroso!

    3. Até 2013 a saúde do Brasil não conhecia médicos cubanos, e talvez fosse um pouquinho melhor do que hoje, quem inventou a vinda desses cubanos foi a " melhor presidenta do brasil" Dilma Rousseff, que só fez cagada, a intenção nunca melhorar a saúde, e sim ajudar a ditadura amiga de Cuba.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 61% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão federal.

O governo Lula foi aprovado por 61%, enquanto 33% reprovam e 6% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 72% da população

 

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão estadual.

 

O governo Fátima Bezerra foi reprovado por 72%, enquanto 22% aprovam e 6% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Sonyara é aprovada por 86%

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão municipal.

 

A gestão da prefeitura Sonyara Ribeiro foi aprovada por 86%, enquanto 9% reprovam e 5% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS REJEIÇÃO: Elíria é a mais rejeitada por 19%, Edielson 18% e Nildo 12%

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre em quem os entrevistados não votariam.

 

Elíria foi a mais rejeitada por 19,5%, Edielson 18% e Nildo 12%. 34,3% branco ou nulo e 16,3% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA 3: Nildo venceria com 71% contra 13% de Elíria

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um terceiro levantamento estimulado entre Nildo e Elíria.

 

Nildo venceria com 71,3% contra 13% de Elíria. Já 10% ninguém, branco ou nulo e 5,8% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA 2: Nildo venceria com 69% contra 3% de Edielson

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um segundo levantamento estimulado.

 

Nildo Galdino venceria o duelo contra Edielson Souza com 69,3% contra 3,8% do adversário. Já 16,3% não responderam e 10,8% branco ou nulo.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA: Nildo Galdino tem 69% conta 11% de Elíria 

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também levantamento estimulado. Neste cenário, Nildo lidera com 69,8%, seguido de 11,3% de Elíria e 1,5% de Edielson Souza. Ainda 13,3% não responderam e 4,3% branco ou nulo.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESPONTÂNEA: Nildo lidera com 61% contra 8% de Elíria e 1% de Edielson

 

O BLOGDOBG publica a partir de agora pesquisa Seta realizada no município de Lagoa de Velhos com números da corrida eleitoral e avaliação administrativa. A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

 

No cenário espontâneo para prefeito, Nildo lidera com 61,5% contra 8,5% de Elíria, 1,3% de Edielson e 0,8% de Sonyara. Ainda 18,3% não responderam e 9,8% branco ou nulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Câmeras de segurança mostram homem entrando em clínica de psicóloga encontrada morta em Assú

Vídeo: Reprodução

Imagens de câmeras de segurança mostram homem entrando em clínica onde a psicóloga Fabiana Maia Veras foi encontrada morta na cidade de Assú, distante 235 quilômetros de Natal (RN), na noite de segunda-feira (23). De acordo com o 10º Batalhão da Polícia Militar da cidade, filmagem de circuito de vigilância flagrou o momento em que um homem de baixa estatura, forte, vestido com camisa social, calça jeans e rosto coberto com um pano aparece aguardando a psicóloga abrir a porta.

O relógio da câmera marcava 16h45 quando Fabiana foi atender a porta. Nas imagens é possível ver que ela demora a reconhecer o rapaz, mas abre mesmo assim e ele entrou na clínica. As ações da vítima demonstram que ela parece conhecer o suspeito. De acordo com o relato da PM, a todo tempo a psicóloga se mostra admirada com as roupas do homem como se realmente o conhecesse.

O vídeo mostra também eles dois entrando em um compartimento da casa. Após 20 minutos, o suspeito sai somente com um pano coberto de sangue e fica aguardando um veículo. Segundo informações do 10º BPM de Assú, o veículo trata-se de um Peugeot Sedan de cor preta e tinha além do motorista outra pessoa no banco da frente. O suspeito entra no carro e sai.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Senado dos EUA aprova projeto que pode proibir TikTok no país

Foto: Getty Images

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (23) um projeto de lei que pode proibir o TikTok no país se a ByteDance, empresa chinesa que controla o aplicativo, não passar o comando da plataforma a um proprietário americano.

A medida foi aprovada como parte de um pacote mais amplo que prevê US$ 95 bilhões em ajuda a Ucrânia, Israel e Taiwan, aliados importantes dos EUA. O texto segue para sanção do presidente Joe Biden, que deve assinar nesta quarta (24).

A medida recebeu 79 votos favoráveis e 18 contra. A Câmara dos Representantes aprovara a medida no sábado (20) por 360 a 58.

O projeto de lei dá à ByteDance 270 dias para se desfazer da plataforma de vídeos curtos. Se for sancionado nesta quarta (24), o prazo se encerraria em 20 de janeiro de 2025, podendo ser adiado por mais 90 dias.

A justificativa dada por defensores do projeto é que a relação da China com a ByteDance pode trazer riscos à segurança nacional, uma vez que a companhia seria obrigada a compartilhar dados com o governo chinês.

A empresa, porém, afirma que nunca compartilhou informações sigilosas dos mais de 170 milhões de usuários norte-americanos, tampouco o fará no futuro.

O pacote também chancela ao presidente dos EUA o poder de classificar outros aplicativos como ameaça à segurança nacional, caso também sejam de um país considerado hostil.
No sábado, um porta-voz do TikTok lamentou a inclusão da emenda no pacote de ajuda aos aliados dos EUA.

“É lamentável que a Câmara dos Representantes se escude em uma importante ajuda externa e humanitária para aprovar mais uma vez um projeto de lei de proibição”, declarou, acrescentando que uma proibição “pisotearia os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de americanos, devastaria 7 milhões de negócios e fecharia uma plataforma que contribui com US$ 24 bilhões [R$ 125 bilhões] anuais para a economia dos Estados Unidos”.

O projeto de lei vem na esteira de anos de escrutínio sobre a ligação do TikTok com a China. Quando ainda estava na Casa Branca, em 2020, o ex-presidente Donald Trump tentou, sem sucesso, proibir o aplicativo por meio de uma ordem executiva.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *