Em seu último ato de campanha antes do primeiro turno das eleições, a candidata do PSB ao Palácio do Planalto, Marina Silva, voltou a dizer que tem certeza de que seu nome estará na próxima etapa do pleito. Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas neste sábado mostram uma virada do candidato do PSDB, Aécio Neves, sobre Marina.
“Tenho certeza que estaremos no segundo turno”, afirmou Marina antes de uma carreata em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. “Essa campanha será vitoriosa, a esperança sempre será maior do que qualquer tentativa de amedrontar a nossa sociedade”, continuou a candidata.
Questionada sobre quais seriam os erros que teriam levado a uma queda consecutiva nas pesquisas, Marina disse que não se arrepende de ter feito uma “campanha limpa”, em “nenhum tipo de agressão”. “Ter feito a campanha propositiva é que foi o acerto. Tivemos o PT e o PSDB unidos na mesma artilharia contra nós, um grupo de partidos pequeno, com apenas dois minutos de televisão. Se nós não tivéssemos um programa, teríamos sido reduzidos a pó”, completou.
A candidata disse ainda que qualquer discussão sobre eventuais apoios no segundo turno deverão priorizar a questão do programa, das propostas. “Segundo turno a gente discute no segundo turno. Toda e qualquer discussão que fizermos será com base em programa. O Brasil vai inaugurar uma nova fase: em lugar de se unir pragmaticamente, ter a união programática em torno do que interessa”, afirmou Marina.
Marina Silva fez um rápido corpo a corpo na praça Padre Aleixo Mafra, conhecida como praça do Forró, para depois sair em carreata pelo centro de São Miguel Paulista. Ao microfone, a candidata agradeceu pediu “apoio” da população para ir ao segundo turno e disse que vai vencer essa batalha, que mais parece “uma luta de Davi contra Golias”. “O Davi ganhou. No segundo turno será outra discussão, com tempo igual de televisão”.
“Páginas policiais”
À população do bairro, Marina focou no discurso de que é preciso combater a corrupção. “Vamos combater a corrupção na Petrobras, que tirou milhões e milhões dos bolsos dos brasileiros”, disse. “O povo não merece governantes a todo momento envolvidos em escândalos de corrupção. O povo não quer políticos nas páginas policiais o tempo todo.”
Ao seu lado, Marina teve a companhia da deputada federal e candidata à reeleição Luiza Erundina (PSB), ex-prefeita de São Paulo, que discursou mais que a própria candidata. “Estamos aqui na praça do Forró, onde os nordestinos revivem seu tempo, sua cultura e voltam às suas raízes. Trazemos aqui Marina, uma mulher do povo, uma mulher negra”, disse Erundina no início da carreata.
Depois, a deputada afirmou que a verdadeira pesquisa será feita amanhã, nas urnas. “Essas pesquisas são fajutas, pagas com dinheiro. Nós não temos dinheiro para fazer pesquisa”, afirmou Erundina.
Terra

Comente aqui