Saúde

Teste brasileiro consegue diagnosticar câncer pelo suor

Imagem: PeopleImages/Istock

O medo de agulha faz muitos adiarem a realização de exames simples que detectam doenças sérias como o câncer, por exemplo, cujo diagnóstico precoce pode significar a vida. Estudos realizados em laboratórios da FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) da USP prometem uma solução que facilitará ainda mais esses diagnósticos.

Os últimos resultados da pesquisa concluíram que o suor pode ser uma boa alternativa para o diagnóstico de câncer, já que encontraram nas amostras de suor de pessoas com a doença, “compostos voláteis com perfil diferenciado e em concentrações mais elevadas”, conta a pesquisadora Fernanda Ferreira da Silva Souza Monedeiro.

Esses compostos orgânicos voláteis (encontrados mais facilmente na forma gasosa) se apresentam com características diferentes nas amostras de suor de pessoas doentes. Para Fernanda, o achado dá margem à interpretação de que “esses indivíduos exalam um perfil diferente de compostos com relação aos indivíduos saudáveis”.

Comenta a pesquisadora que os processos metabólicos normais levam o organismo humano a produzir naturalmente compostos orgânicos voláteis. Quando doente, o organismo apresenta processos diferenciados em suas células, produzindo, consequentemente, um conjunto diferente de compostos.

Com essas informações, Fernanda investiu no suor como amostra biológica, analisando possíveis diferenças na composição desses voláteis. Como compostos em maior concentração nas amostras de suor positivas para câncer, ela encontrou os aldeídos lineares, fenol e 2-etil-1-hexanol. Nas amostras de urina dos mesmos pacientes, as maiores concentrações foram o fenol e 2,6-dimetil-7-octen-2-ol.

Os resultados encorajam a busca pela dosagem combinada de um maior número de compostos voláteis. A pesquisadora acredita que, num futuro próximo, essa composição de voláteis orgânicos do suor possa informar mais detalhes para o diagnóstico de tumores, pois “ainda não conseguimos aprofundar muito acerca dos níveis ideais destes marcadores para nos indicar a extensão e o local do tumor”.

Método inédito e com muitas vantagens

As amostras para essa pesquisa foram coletadas no HC-FMRP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP. A opção pelo suor se deu em função da facilidade na coleta da amostra, que “não é invasiva, tem composição pouco complexa e a boa correlação entre os níveis sanguíneos e as emanações da pele”, informa Fernanda. Outro motivo que credencia o suor a se tornar uma ferramenta para diagnóstico precoce de câncer é a simplicidade no preparo da amostra. O método consiste na inserção da amostra em um pequeno frasco de vidro; fechá-lo hermeticamente e, a seguir, aquecer o frasco à temperatura constante por 10 minutos. Ao final, uma porção da fase gasosa contida no interior do frasco é aspirada por uma seringa e injetada no equipamento para análise.

Além da facilidade com o método diagnóstico, a pesquisadora aponta mais vantagens, como a alta sensibilidade e especificidade; a possibilidade de detecção de vários tipos de câncer; coleta não invasiva de amostra (sem causar dor ou constrangimento ao paciente); método acessível e relativamente de baixo custo para a análise.

Apesar de ainda exigir mais estudos, a utilização do suor para diagnóstico de tumores pode ser uma boa alternativa. Fernanda acredita que amostras de suor podem substituir, por exemplo, as de sangue para determinação do Antígeno Prostático Específico, o exame de PSA que detecta câncer de próstata.

Estudos como estes ainda são inéditos no Brasil. Segundo o orientador da pesquisa, professor Bruno Spinosa De Martinis, do Departamento de Química da FFCLRP, poucos grupos investigam compostos voláteis como biomarcadores do câncer no mundo; porém utilizam amostras e métodos diferentes, não os voláteis do suor. Entre eles, De Martinis cita pesquisas nos Estados Unidos, Polônia, Áustria e Israel. Mas, “de forma geral, no âmbito internacional, os resultados reportados até então também sugerem um grande potencial dos compostos voláteis servirem como biomarcadores do câncer”, completa.

Viva Bem – Bol e Jornal da USP, com colaboração de Vitória Junqueira e Rita Stella

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Grupos de jipeiros ajudam a resgatar veículos na Av. Abel Cabral

Grupos de jipeiros auxiliaram no resgate de vários veículos na Av. Abel Cabral, em Nova Parnamirim, neste domingo (3). A avenida ficou inundada após as fortes chuvas que caíram durante praticamente todo o final semana da Grande Natal.

Membros dos Grupos TR4 4×4 Club e do Acelera Máxima participaram das ações de resgate de veículos de moradores do local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Moradores de Candelária ficam mais de 24h sem energia elétrica

Moradores de Candelária já estão há mais de 24 horas sem energia elétrica. Um morador da rua Joca Soares publicou vídeos nas redes sociais relatando o fato.

“Nós temos crianças em casa. Nós temos produtos na geladeira, no freezer… tá tudo estragado”, reclama. Segundo ele, a Cosern deu uma previsão de que restabelecimento aconteceria à 1h deste domingo (3).

A assessoria da Cosern informou ao BLOGDOBG que uma equipe encontra-se no local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

FOTOS: Parte do muro nos fundos do Marista não resiste e desaba após chuvas

Uma parte do muro nos fundos do Colégio Marista, no Tirol, desabou após as chuvas que caíram em Natal durante o final de semana. O trecho do muro que desabou fica na rua Ceará-Mirim.

Em março deste ano outra parte do muro já havia desabado, também em um dia bastante chuvoso.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEOS: Macaíba tem alagamentos em vários pontos da cidade após fortes chuvas

A cidade de Macaíba também sofreu com as chuvas que caíram neste final de semana na Grande Natal.

No centro da cidade, proprietários de estabelecimentos comerciais estão bastante preocupados com os alagamentos que podem causar prejuízos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Prefeitura de Ceará-Mirim decreta estado de calamidade; mais de 120mm de chuva foram registrados em 24h

A Prefeitura de Ceará-Mirim decretou estado de calamidade pública em decorrência das chuvas registradas no Nordeste, e que teve na cidade volume acima de 120 milímetros nas últimas 24h. Desde a madrugada, equipes da Prefeitura Municipal, por meio também da Defesa Social, estão em campo para acompanhar os pontos críticos nas praias, distritos e sede da cidade. Qualquer eventualidade deve ser informada à Defesa Civil por meio do telefone 153.

Mais cedo, o prefeito Júlio César Câmara determinou que seis máquinas e seis caçambas fossem destacadas para amenizar os efeitos das precipitações, como alagamentos. A estimativa, de acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que as chuvas caiam com regularidade até a próxima terça-feira (5).

“Precisamos trabalhar juntos, Prefeitura e população, para evitar maiores danos. Qualquer sinal de sinistro entrar em contato urgente com o 153. Nossas equipes estão pelas ruas do município trabalhando para ajudar a população. Peço a ajuda do nosso povo para superar esse momento de dificuldade”, declarou o prefeito.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitos de Nísia Floresta e de Bodó confirmam apoio à pré-candidatura de Fábio Dantas

O pré-candidato do Solidariedade ao Governo do Estado, Fábio Dantas, consolidou apoios importantes no fim de semana, em encontros com os prefeitos nos municípios de Nísia Floresta, Daniel Marinho, e de Bodó, Marcelo Porto.

No sábado (02), Fábio Dantas esteve em Nísia Floresta com o prefeito Daniel Marinho, com o presidente da Câmara, Marcelo Mesquita, a vice-prefeita Marize Leite, o vereador Zé Nilton e lideranças comunitárias.

“Nisia Floresta é uma cidade de potencial turístico e gastronômico que precisa do incentivo certo. Um Governo que auxilie o pequeno empresário a manter, por exemplo, seu restaurante domiciliar como a população local gosta de fazer”, disse Fábio Dantas.

No domingo (03), em Bodó, Fábio recebeu o apoio do prefeito Marcelo Porto. Na oportunidade, Fábio esteve ainda com o ex-prefeito de Lagoa Nova, Erivan Costa e o vereador Erivan Filho.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Em 12h, chove em Natal mais da metade do volume esperado para todo o mês de julho, diz Emparn

Foto: Igor Jácome/G1

Natal registrou 148 milímetros de chuvas no período entre 1h e 13h deste domingo (3). O volume é mais da metade de toda a precipitação esperada para o mês de julho que é de 245 milímetros, aponta a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Os 148,9 mm de chuvas foram registrados pelo monitoramento pluviométrico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em estação instalada no bairro de Ponta Negra.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, equipes estão em estado de alerta em decorrência das fortes chuvas. A entidade emitiu, nesta manhã, alertas de deslizamentos de terra e alagamento para todo o estado.

Já a Defesa Civil de Natal orientou que, só se locomover em extrema necessidade e evitar áreas alagadas ou áreas próximas a árvores.

Com informações de g1-RN

Opinião dos leitores

    1. Calígula meu grande irmão o que compensa mil vez é o voto no Mito, ele sim é que salva agente

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEO: Lagoa de Extremoz atinge maior nível de água dos últimos anos

A lagoa de Extremoz, que antes das chuvas deste final de semana estava com 98% da sua capacidade, atingiu um nível de água tão alto neste domingo que nem as manilhas de escape estão sendo suficientes.

Há muitos anos a lagoa não chegava a um volume de água como visto neste domingo (3).

Opinião dos leitores

  1. As chuvas abençoando o Presidente Bolsonaro no mandato novo que se inicia em 1 de janeiro de 2023

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

THE VOICE KIDS: Representando Natal, Isis Testa encanta e avança para semifinal

Foto: reprodução/Rede Globo

Depois de cantar canções de divas como Adele e Beyoncé, a potiguar Isis Testa encantou os técnicos ao trazer uma música mais associada ao universo infantil: “Saber Quem Sou”, sucesso no filme Moana – Um Mar de Aventuras. A participante, que tem 10 anos de idade e faz parte de uma família de músicos, foi ovacionada pela plateia do The Voice Kids.

“É o agudo mais espetacular que eu já vi na minha vida até hoje. Que lindo! Criança cantando música de criança é a coisa mais linda do mundo”, disse Toni Garrido.

Amora, Isis Testa e Leonardo Freire voltaram ao palco do The Voice Kids para que Maiara e Maraisa decidissem qual dessas três vozes iria para a Semifinal.

“Amora, você é incrível, Isis, você é maravilhosa, Leonardo, você já sabe da minha paixão, mas quem segue no The Voice Kids é Isis Testa”, anunciou Maraisa.

“Eu quero agradecer primeiramente a Deus por ter dado essa oportunidade”, celebrou a menina. “E eu quero agradecer aos meus pais que me deram apoio para chegar até aqui e a esses técnicos maravilhosos.”

Na semana que vem, a fase de Semifinal será ao vivo e o público irá ajudar a decidir quem avança para a final.

GShow

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Com fortes chuvas, parte do teto do Hospital Deoclecio Marques desaba

O teto da sala de comando dos computadores do Hospital Deoclécio Marques, localizado no bairro de Santos Reis, em Parnamirim, caiu na manhã deste domingo (3) em razão das fortes chuvas.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e a direção do Hospital esclareceram que o acidente não representa riscos aos pacientes nem aos equipamentos, principalmente o tomógrafo, que foram “rapidamente retirados do local”.

“A direção do Hospital garante que todas as providências estão sendo tomadas como a limpeza e a manutenção acionada com urgência para evitar qualquer dano”, disse a nota.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. E o descaso dessa Guvernadora reiêra e incompetente com a saúde, educação e segurança pública.

  2. Cadê os vereadores do PT que não fazem nada pra melhorar isso? Só querem saber de lacrar em frente as estatua

  3. Cai o teto e têm riscos sim, principalmente nos impostos que pagamos, pois quando a obra é de quinta categoria eis o resultado.

    1. Tá louca, o abandono dos órgãos públicos vêm de décadas, quem estou vendo recuperando escolas, hospitais e outros órgãos é o governo atual.

      Vocês têm memória curta, Robinson Faria, que agora lançou seu vice, Fábio malvadeza foi quem deixou um bocado de órgãos sucateados e Obras inacabadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *