Diversos

TJRN define expediente do Judiciário durante o Carnatal; dificuldade de acesso é o motivo

Uma portaria conjunta da Presidência e Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do RN fixou os expedientes da Comarca de Natal nas próximas quinta (4) e sexta-feira (5), período de realização do evento Carnatal. Nestas datas o expediente se dará, respectivamente, 7h às 13h e das 7h às 14h. A determinação se deu em virtude da dificuldade de acesso a determinadas áreas da cidade, face às restrições do trânsito em diversas ruas de escoamento de veículos.

Na segunda-feira (8), data em que se comemora o Dia da Justiça em todo o Brasil, não haverá expediente para todo o Poder Judiciário. A portaria estabelece que os prazos que porventura se iniciem ou se completem no período acima ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente.

Os juízes da 20ª e 21ª Varas Cíveis de Natal deverão elaborar a escala de plantão para os Cartórios Extrajudiciais da capital a partir das 14h do dia 4 de dezembro e a partir das 13h do dia 5 de dezembro. Os demais terão o expediente facultativo.

A Portaria Conjunta nº 16/2014-TJ, de 28 de novembro, foi assinada pelo presidente e corregedor-geral do TJRN, desembargadores Aderson Silvino e Vivaldo Pinheiro.

TJRN

Opinião dos leitores

  1. oh povo ignorante! Juiz tá ganhando pouco, precisa realmente de auxílio moradia, paleto, salário extra, motorista, celular funcional, segurança pessoal, insalubridade, 2 a 3 meses de férias, se for do interior só trabalhar 3 dias semanais … Um salariozinho de acima de 14 mil reais inicial, mais esses benefícios não dá pra viver, isso é salário de pobre é não condiz com a dignidade do judiciário. Tem juiz andando em carro nacional, isso é coisa de pobre. Aquela toga preta, sempre da mesma cor é coisa de quem precisa de precatório, coisa de pobre! Eles estão com o pires na mão de tão ruim a situação e estudaram tanto pra ter mais direito do que os outros servidores. Claro, que se desse aumento absurdo para os demais servidores, os demais iriam estudar mais para entrar em outras categorias. Por isso parem de falar mal e vão dormir.

  2. Cardoso, a minha atividade profissional me remunera MUITO bem. A magistratura não me atrai, nem um pouco. Existem muitas outras atividades onde se ganha igual, ou mais que a de juiz. Ah! Essa "exigência" constitucional é legal, porém imoral.
    P.S.: Estou reenviando este comentário.

  3. É simples Silvio, estuda, faz concurso e, se aprovado, tu ganhas o mesmo e se submete aos mesmos riscos da função. O auxílio decorre de uma exigência constitucional. Se há um dever de morar, há a obrigação de manter e, sem a casa oficial do juiz, o auxilio é a regra. Ah! Costuma ser um concurso em que poucos passam. Assim, estuda bastante.

  4. Apenas o "auxílio-moradia" (é vergonhoso este nome, pois parece que os nobres magistrados e afins, são "sem teto" e recebem uma "Bolsa Moradia") é maior que o salário inicial de um Técnico Judiciário FEDERAL, que por sua vez é menor que o do judiciário estadual, que têm um salário justo.

  5. Sr. Paulo, o senhor deve estar se referindo aos juízes pq nós servidores do judiciário federal estamos há oito anos sem aumento, nem reposição da inflação.

  6. Caro Bruno.
    Não é a toa que o judiciario Brasileiro é o mais caro e mais INEFICIENTE com ferias,feriadões,recessos,etc,etc. Só se trabalha praticamente 9 meses por ano sem se falar nos salarios, e recebimentos retroativos que nunca acabam de valores extratosfericos, enquanto isto o cidadão trabalhador ganha uma mixaria e não tem essas REGALIAS, já passou do limite essas aberrações BRASILEIRAS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jussara Sales apresenta balanço da gestão e anuncia novos investimentos na abertura do ano legislativo em Extremoz

A prefeita Jussara Sales realizou a leitura da Mensagem Anual à Câmara Municipal de Extremoz, marcando a abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2026. O pronunciamento teve caráter de prestação de contas e anúncio de novos investimentos para o município.

Durante a fala, a gestora destacou que Extremoz vive um novo ciclo de crescimento, com avanços concretos em áreas estratégicas como educação, infraestrutura, saúde, habitação, assistência social, cultura, turismo e geração de emprego.

Na educação, Jussara ressaltou que o município passa pela maior expansão estrutural da sua história, com ampliações e construções de escolas e creches, além da ampliação do transporte escolar. A prefeita também confirmou que o novo piso do magistério já está em tramitação na Câmara e será pago integralmente. Segundo dados oficiais, Extremoz ocupa a 6ª colocação no RN em investimento na educação fundamental.

Na infraestrutura, a prefeita destacou pavimentações já entregues em bairros e comunidades, além de novas obras em andamento e recursos garantidos para 2026. Estão assegurados R$ 9 milhões para novas pavimentações em diversas localidades do município. Também foram anunciados projetos como o Parque da Cidade, novo pórtico de entrada, novo mercado público e reforço da infraestrutura agrícola.

Na saúde, a gestão segue com reformas e construção de Unidades Básicas de Saúde, além de investimentos para modernização do Hospital Municipal Café Filho. Extremoz ocupa atualmente a 5ª posição no Rio Grande do Norte em investimento em saúde.

A prefeita também destacou ações na área social, como programas de aluguel social e a construção de 144 unidades habitacionais pelo Minha Casa Minha Vida, além do fortalecimento do calendário cultural e turístico. Em 2025, Extremoz ficou entre os cinco municípios que mais geraram empregos no estado.

Ao encerrar a mensagem, Jussara Sales afirmou que a reeleição representa a continuidade de um projeto de gestão comprometido com o desenvolvimento da cidade e destacou que 2026 será o ano da consolidação desse novo tempo em Extremoz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nota do governo brasileiro mostra que Lula escolheu apoiar o Irã, diz Flávio Bolsonaro

Foto: Ricardo Stuckert/PR e Evaristo Sa/AFP

O senador Flávio Bolsonaro criticou neste sábado (28) a nota do governo Luiz Inácio Lula da Silva sobre o ataque dos Estados Unidos ao Irã. Segundo ele, o Brasil optou por um alinhamento “moralmente errado” ao condenar a ofensiva e, na avaliação do senador, apoiar um regime que reprime sua população, especialmente as mulheres.

O senador afirmou que o Irã financia grupos terroristas, ameaça Israel e mantém um programa nuclear com fins militares. Também prestou solidariedade aos Emirados Árabes Unidos e ao Bahrein, citando relações estratégicas com o Brasil.

Em nota, o Itamaraty condenou os ataques de EUA e Israel ao Irã e defendeu contenção e solução diplomática para evitar a escalada do conflito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Oportunidade de diplomacia foi perdida”, diz chefe da ONU ao condenar ataques ao Irã e pedir retomada de negociações

Foto: REUTERS/Eduardo Munoz

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou os ataques dos Estados Unidos e Israel ao Irã e a retaliação do país persa, e lamentou que a “oportunidade de diplomacia foi perdida”.

Durante a reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), Guterres fez um apelo para que as negociações entre as partes sejam retomadas.

“Os ataques dos Estados Unidos e Israel seguem conversas indiretas entre Israel e Irã. Houve preparação para conversas técnicas que iriam acontecer na próxima semana. Eu sinto muito que essa oportunidade de diplomacia foi perdida”, afirmou.

“Estou pedindo a desescalação e parada imediata dos ataques. Esses ataques têm grandes consequências para civis e regiões impactadas. Peço que retornem imediatamente à mesa de negociação por conta do programa nuclear”, pontuou.

Os EUA vinham negociando um acordo com o Irã para que este deixasse de desenvolver seu programa nuclear. As tratativas frustraram vontades norte-americanas, uma vez que o regime iraniano buscou manter minimamente seu trabalho com energia atômica.

Para Guterres, os ataques de ambas as partes violam o direito internacional e colocam o mundo em risco.

“Estamos testemunhando uma grande ameaça à segurança e paz internacional. A ação militar traz o risco de gerar uma reação em cadeia que ninguém pode controlar na região mais volátil do mundo “, afirmou Guterres.

“A paz duradoura só pode ser atingida por meios pacífico, como diálogo e negociação.”

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ataque de EUA e Israel ao Irã foi um ‘sucesso’ e muitos líderes estão mortos, diz Trump

Foto: reprodução/X/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a ação militar no Irã neste sábado, 28, foi um sucesso. “Infligimos danos tremendos. Levaria anos para eles reconstruírem”, disse em entrevista concedida ao canal NBC News.

Na mesma ocasião, Trump afirmou que uma grande quantidade de líderes foi morta nos ataques deste sábado: “As pessoas que tomam todas as decisões, a maioria delas se foi”. Além disso, diante de relatos sobre a morte do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, ele afirmou acreditar “que essa é uma história correta”.

A imprensa internacional relata que fontes confirmaram a morte do líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei.

Mais cedo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que as forças militares do país destruíram o complexo de Khamenei.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] ASSUSTADOR: Morador flagra momento em que drone iraniano atinge prédio residencial no Bahrein


Imagens: Instagram/Hoje no Mundo Militar

Um drone militar atingiu um prédio residencial em Manama, capital do Bahrein, neste sábado (28). Imagens, feitas por testemunhas e checadas pelas imprensas árabe e norte-americana, mostram o momento da explosão. Em uma delas, o morador que estava poucos andares abaixo do andar atingido registrou o ataque.

O Ministério do Interior do Bahrein informou, em nota, que vários prédios residenciais na capital foram alvo dos ataques.

Mais cedo, o governo iraniano confirmou que fez um contra-ataque contra diversos alvos na região, segundo a agência estatal Fars, após a capital Teerã ter sido alvo de ataques dos EUA e Israel. Entre os países citados, atacados pelo Irã estão Bahrein, Kuwait, Catar e Emirados Árabes Unidos. Esses países abrigam bases militares americanas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Iranianos comemoram a morte do líder supremo Ali Khamenei

Começam a surgir nas redes sociais imagens da população iraniana celebrando a morte do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei. Ele foi morto durante o ataque aéreo dos EUA e Israel ao Irã neste sábado (28). Khamenei governava o país desde 1989.

No início da noite, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que há muitos sinais de que Khamenei “não está mais entre nós”. Redes de televisão israelenses relataram que uma fotografia do corpo do líder supremo havia sido mostrada ao presidente dos EUA, Donald Trump, e ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Israel diz que líder supremo do Irã, Ali Khamenei, foi morto em ataque aéreo

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei | Foto: Gabinete do Líder Supremo Iraniano/ WANA (West Asia News Agency)/Divulgação via REUTERS

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, morreu durante os ataques aéreos dos EUA e de Israel neste sábado (28). A informação foi confirmada à agência de notícias Reuters por um oficial israelense.

À agência Reuters, uma autoridade israelense disse sob condição de anonimato que Khamenei está morto e que o corpo do líder supremo já foi encontrado. Emissoras israelenses afirmaram que uma imagem do corpo do aiatolá foi exibida para Netanyahu e o presidente dos EUA, Donald Trump.

A informação também foi divulgada pela CNN, que segundo uma das fontes afirmou que Israel obteve uma foto do corpo do aiatolá. A segunda fonte disse que um anúncio oficial está sendo preparado. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que há muitos sinais de que Khamenei “não está mais entre nós”.

Com informações de CNN e Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN é o 2º estado com maior índice de adultos obesos do Brasil

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte é o segundo estado brasileiro com maior proporção de adultos obesos, segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, com base em atendimentos realizados em 2025. O RN fica atrás apenas do Rio Grande do Sul.

O levantamento mostra que 42% dos adultos atendidos pelo Sistema Único de Saúde no RN apresentavam algum grau de obesidade, índice bem acima da média nacional, que é de 31%.

Além disso, quase 60% da população adulta potiguar está acima do peso.

A obesidade é reconhecida pelo Ministério da Saúde como um grave problema de saúde pública, por aumentar o risco de doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer. A prevalência da obesidade também tem aumentado entre crianças e adolescentes nas últimas quatro décadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito de Portalegre declara apoio a Álvaro Dias e Babá Pereira e fortalece articulação no interior do RN

O prefeito de Portalegre, José Augusto Rêgo (União Brasil), declarou apoio à pré-candidatura da chapa Álvaro Dias e Babá Pereira, ao Governo do Rio Grande do Norte. O gesto é considerado estratégico e amplia a base política da chapa no interior do estado.

José Augusto será o próximo presidente da Femurn, entidade que reúne os 167 municípios potiguares, o que reforça ainda mais o peso político do apoio. Além disso, o prefeito de Portalegre integra o União Brasil, mesmo partido do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que também é pré-candidato ao Governo mas enfrenta dificuldades de garantir apoios dentro da sua própria legenda.

O posicionamento de José Augusto mostra que Álvaro Dias e Babá Pereira avançam na articulação municipalista e conquistam apoio em regiões estratégicas do RN, inclusive no Alto Oeste, fortalecendo o discurso de interiorização e diálogo com os prefeitos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Família de Toffoli usou ação arquivada no STF para barrar quebra de sigilo

Foto: Victor Piemonte/STF

A Maridt Participações, empresa que tem como sócio o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), utilizou uma ação arquivada na Corte em 2023 para conseguir barrar a sua quebra de sigilo pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime.

A CPI aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da empresa na quarta-feira (25). Dois dias depois, o ministro Gilmar Mendes suspendeu a medida. A decisão ficou sob sua relatoria porque a Maridt recorreu a um processo arquivado desde 2023, originalmente apresentado pela produtora Brasil Paralelo contra a CPI da Covid.

Na decisão, Gilmar afirmou que houve desvio de finalidade, alegando que a investigação sobre crime organizado não apresentou elementos concretos que ligassem a Maridt aos fatos apurados.

A estratégia jurídica surpreendeu integrantes da CPI, já que a empresa utilizou um processo encerrado para provocar a análise do caso pelo mesmo ministro.

O relator da comissão, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), anunciou que a CPI vai recorrer e criticou o fato de a defesa ter evitado a relatoria do ministro André Mendonça, responsável pelo caso do Banco Master no STF.

Entenda o caso

A Maridt passou a ser investigada após suspeitas de ligação com o Banco Master, alvo de apurações por fraudes bilionárias. Um fundo ligado ao caso investiu R$ 4,3 milhões em um resort frequentado por Toffoli e que pertenceu a familiares do ministro. Toffoli nega vínculo com o controlador do banco, Daniel Vorcaro, mas deixou a relatoria do caso após a Polícia Federal identificar mensagens suspeitas no celular do banqueiro.

Opinião dos leitores

  1. Só lembrando que esse STF é o mesmo que condenou Débora do 💄 a 14 anos de prisão. Só lembrando, Deuses não pecam

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *