Esporte

Torcedores vão entrar na justiça comum pedindo punição a responsáveis pela briga em SC e 3 pontos para o Vasco

Toda a confusão gerada por conta da barbárie na Arena Joinville, no jogo entre Atlético-PR e Vasco, está próxima de ganhar mais um capítulo. Um grupo de torcedores do Vasco articula uma ação na Justiça comum onde o principal foco será a exigência de uma indenização e uma punição a quem eles consideram responsáveis pela partida, no caso, o Furacão, a arbitragem, a CBF e a Federação Catarinense de Futebol.

Os vascaínos se escorarão em alguns artigos do Estatuto do Torcedor (veja abaixo quais são) e irão explorar o fato do torcedor ter sido a maior vítima do caos que se instalou em Joinville. A maioria deles esteve na Arena no último dia 8 e não faz parte de nenhuma organizada. Dentre os reivindicantes há, inclusive, um deficiente físico que acompanhou a partida no estádio catarinense e passou por grandes transtornos. A ideia do grupo é entrar com a ação na Justiça comum já no início de janeiro.

Para embasar a tese, os torcedores têm consultado o advogado Luiz Roberto Leven Siano, que hoje tem colaborado indiretamente, mas que pode ser contratado pelo grupo para defender a causa. O profissional destacou que os vascaínos têm total direito ao processo, principalmente os que estiveram na Arena Joinville.

– Eles querem pleitear o que é de direito, que seria uma indenização e aplicação das penalidades baseado no Estatuto do Torcedor. A ação visa responsabilizar os mandantes e os organizadores do evento pelos momentos de terror que estes torcedores passaram. Comprovando o ingresso, qualquer torcedor poderá entrar com uma ação na Justiça Comum. Isso com certeza – informou o advogado.

No fórum organizado pelo grupo na internet, 99 torcedores vascaínos já colocaram seus nomes na ação coletiva que irá à Justiça.

Torcedores também exigirão os três pontos para o Vasco

Na ação, o grupo de torcedores também exigirá os três pontos da partida para o Vasco, embora eles façam questão de frisar que esta não é a prioridade.

– É bom que saibam que não estamos querendo uma virada de mesa no Campeonato Brasileiro. O foco é a punição aos culpados pelos acontecimentos na Arena Joinville. A reversão dos pontos é uma consequência que pode ou não ocorrer, mas não é o foco da nossa ação na Justiça comum – informou Giordano Mochel, um dos idealizadores do processo.

O advogado Luiz Roberto Leven Siano explicou de que maneira eles podem obter esta vitória em específico no tribunal:

– A medida que houver um julgamento que atente a qualquer um destes princípios (dos artigos 34 e 35 – veja abaixo), o Estatuto do Torcedor estabelece que as decisões proferidas na Justiça seriam nulas.

Ação até de quem não esteve no local

De acordo com o advogado Luiz Roberto Leven Siano, o artigo 2 do Estatuto do Torcedor (veja abaixo) pode gerar diversas interpretações. No caso específico da briga na Arena Joinville, até mesmo quem não estava no estádio pode se achar no direito de processar os responsáveis do evento:

– Os torcedores que consomem ‘pay per view’ também questionam, uma vez que o Estatuto define como torcedor, no seu artigo segundo, qualquer pessoa que aprecie, apoie ou se associe a qualquer entidade de prática desportiva do país. Ou seja, a definição de torcedor é muito ampla, abrangente, e isso faz com que qualquer torcedor esteja legitimado a pedir indenização.

Embora apresente este argumento, Leven Siano ainda não está tratando deste caso em específico.

– Por enquanto estou procurando tratar com quem esteve na Arena Joinville – informou o advogado.

Com a palavra

Luiz Roberto Leven Siano
(Advogado)

“Melhor solução é um campeonato com 22 clubes

melhor solução política para esse imbróglio todo seria a CBF fazer um Campeonato Brasileiro com 22 clubes no ano que vem, porque a chance de você não ter controle sobre isso é muito grande, pois são milhões de torcedores que podem entrar com esta ação. O Estatuto do Torcedor legitima e credencia praticamente todas as pessoas a entrarem com essa ação. Não existe um controle. Cada torcedor que achar que qualquer artigo do Estatuto foi infringido, pode entrar individualmente na Justiça comum, se quiser. Talvez possamos ter milhões de ações no país inteiro.”

Artigos que serão citados na ação:

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1o-A. A prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações ou entidades esportivas, entidades recreativas e associações de torcedores, inclusive de seus respectivos dirigentes, bem como daqueles que, de qualquer forma, promovem, organizam, coordenam ou participam dos eventos esportivos. (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).

Art. 2o. Torcedor é toda pessoa que aprecie, apoie ou se associe a qualquer entidade de prática desportiva do País e acompanhe a prática de determinada modalidade esportiva.

CAPÍTULO X

DA RELAÇÃO COM A JUSTIÇA DESPORTIVA

Art. 34. É direito do torcedor que os órgãos da Justiça Desportiva, no exercício de suas funções, observem os princípios da impessoalidade, da moralidade, da celeridade, da publicidade e da independência.

Art. 35. As decisões proferidas pelos órgãos da Justiça Desportiva devem ser, em qualquer hipótese, motivadas e ter a mesma publicidade que as decisões dos tribunais federais.

Art. 36. São nulas as decisões proferidas que não observarem o disposto nos arts. 34 e 35.

Fonte: Lancenet

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que restringe decisões individuais de ministros do STF

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que limita decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e reduz o número de partidos autorizados a acionar a Corte.

A proposta aprovada nesta terça-feira (30) é de autoria do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), e foi aprovada em caráter terminativo. Isso significa que, caso não haja recurso, seguirá diretamente para o Senado, sem precisar passar pelo plenário da Câmara.

Segundo o texto, decisões individuais dos ministros deverão ser submetidas ao plenário do STF na sessão seguinte. Caso isso não ocorra, a decisão poderá ser invalidada.

O projeto também altera as regras para partidos políticos que pretendem questionar leis e normas no Supremo por meio de ações de controle de constitucionalidade (ADIs, ADOs, ADCs e ADPFs). Apenas legendas que atingirem a cláusula de barreira — que leva em conta o percentual mínimo de votos obtidos nas eleições — terão esse direito. Na regra atual, qualquer partido pode ingressar com essas ações no STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Polícia italiana detém ex-assessor de Moraes para aplicar medidas cautelares

Foto: Reprodução

A Polícia da Itália localizou nesta quarta-feira, 1º, o ex-assessor do Supremo Tribunal Federal (STF) Eduardo Tagliaferro.

Ele foi detido e levado a uma delegacia para aplicação de medidas cautelares de proibição de deixar a região onde está, mas sua defesa afirma que ele não ficará preso.

Tagliaferro foi alvo de um pedido de extradição expedido pelo ministro Alexandre de Moraes sob acusação do vazamento de informações sigilosas do tribunal.

Ele havia sido assessor de Moraes durante a campanha eleitoral de 2022. Após o vazamento dos diálogos, Tagliaferro deixou o Brasil e fugiu para a Itália. Ele foi denunciado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

ERRO TÉCNICO: Secretaria emite nota sobre atraso nos salários de aposentados e pensionistas

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) informou nesta quarta-feira (1º) que um erro técnico no processamento da folha de setembro causou atraso no pagamento dos aposentados do magistério estadual. Segundo o órgão, houve a inclusão indevida de valores referentes ao Fundef, que já haviam sido quitados no dia 26 de setembro.

Após identificar o problema, “a equipe da Coordenadoria de Folha de Pagamento (Copag) iniciou imediatamente a revisão do processo e trabalhou até o prazo limite para emissão da órdem bancária. Apesar dos esforços, não foi possível concluir a correção a tempo de efetivar o pagamento na terça-feira (30)”, afirma a nota,

De acordo com a Sead, desde as primeiras horas desta quarta-feira os servidores atuam na geração de uma nova folha, mas o processamento exige um prazo de 24 horas. Com isso, o pagamento dos 21.557 inativos do magistério será realizado nesta quinta-feira (2), no período da tarde, com previsão de conclusão até 17h.

A secretaria reforçou que os servidores ativos, pensionistas e demais aposentados receberam seus vencimentos normalmente no dia 30, e garantiu que o governo estadual segue empenhado em concluir a regularização “com a maior agilidade e segurança possíveis”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Comando Vermelho impõe regras sobre uso de patinetes em Natal

Por Blog do Dina

Uma mensagem atribuída ao Comando Vermelho circulou nas redes sociais no início da semana com supostas regras para o uso dos patinetes elétricos em Natal. O texto orientava a não furtar os veículos, não empinar, não andar em grupos, nem praticar vandalismo ou roubos.

Fontes policiais que acompanham investigações confirmaram que a mensagem não partiu do Sindicato do Crime, mas explicaram que facções costumam impor esse tipo de disciplina para evitar atrair operações policiais para suas áreas de atuação.

Foto: Divulgação

Enquanto isso, o serviço de patinetes elétricos entrou em operação na capital no domingo (21). O uso é permitido apenas para maiores de 18 anos e limitado a ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas. O veículo deve ser retirado e devolvido em pontos indicados pelo aplicativo da empresa.

Segundo a STTU, o serviço funcionará em caráter experimental por 120 dias. O aplicativo traz o mapa de circulação, os pontos de estacionamento e as áreas proibidas.

Entre as regras estão: uso individual, proibição de circulação em calçadas e ruas fora da rota autorizada, vedação ao transporte de cargas e animais, além da proibição de conduzir sob efeito de álcool. Quem não estacionar corretamente continua sendo cobrado, já que o patinete não desliga fora das áreas indicadas.

De acordo com a empresa responsável, os pontos de parada estão sinalizados no aplicativo e a recarga das baterias é feita exclusivamente pela própria equipe.

Opinião dos leitores

  1. triste do país que para um negócio funcionar precisa de orientação do crime organizado. Essa situação tem dois culpados: PT e STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Mortes por bebidas batizadas com metanol chegam ao Nordeste

Foto: Reprodução

Após os casos registrados em São Paulo, Pernambuco registrou três suspeitas de intoxicação por metanol, envolvendo três homens. Os pacientes foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Dois deles vieram a óbito, enquanto o terceiro recebeu alta com perda de visão bilateral como sequela.

Assim que recebeu a notificação, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) iniciou ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) deve emitir orientações para a população e para as vigilâncias municipais.

Os sintomas iniciais de intoxicação por metanol podem se confundir com efeitos do álcool comum, como náuseas, vômitos, dor abdominal e sonolência. Entre 6 e 24 horas após o consumo, podem surgir sinais mais graves, incluindo visão turva, fotofobia, cegueira, convulsões e até coma.

A Apevisa orienta os serviços de saúde a notificar imediatamente todos os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e ao Cievs/PE, além de buscar pessoas que possam ter consumido bebidas da mesma origem.

Três bares da Região Metropolitana de São Paulo foram interditados pela Vigilância Sanitária após operações realizadas entre segunda (29) e terça-feira (30). A ação ocorre em meio à investigação de casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas.

96FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Janja monta agenda de viagens para aproximar governo de evangélicos

Foto: Fernando Frazão

A primeira-dama Janja Lula da Silva tem viajado pelo país nos últimos meses para se reunir com mulheres evangélicas em um movimento de aproximação com o segmento – em parte resistente ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e simpático a Jair Bolsonaro (PL).

Janja participou de reunião nesta terça-feira (30) em Caruaru (PE) quinta cidade visitada desde o início de julho. A primeira-dama esteve no Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Manaus (AM) e Ceilândia Norte (DF).

As viagens e encontros da primeira-dama acontecem em um momento em que o governo Lula é considerado ruim ou péssimo por 52% dos evangélicos, de acordo com o Datafolha.

Os encontros são articulados pela Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e têm o objetivo de reunir mulheres evangélicas para entender o impacto das políticas públicas do governo federal na vida delas e de suas famílias.

Janja tem afirmado após as reuniões que os encontros discutem o papel das mulheres no enfrentamento à desigualdade social e na defesa de políticas públicas que garantam dignidade, cuidado e oportunidades.

Também são apresentadas iniciativas do governo federal voltadas à promoção de saúde, geração de renda e combate à pobreza menstrual. A ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, acompanhou Janja em algumas dessas reuniões.

CNN

Opinião dos leitores

  1. A Jezabel em pessoa, e o Acabe. Quem lê a Bíblia sabe a maldição que é ser contra Israel. Salmos 122, versículos 6 “Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. No livro de Gênesis 12:3: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem”.

    Salmos 122:6

  2. Ela é macumbeira, vixe com sabe tentar enganar… Aprendeu com luladrao. Eita povinho sem futuro é o brasileiro

  3. Os evangélicos vão querer saber o porquê da defesa do aborto e se ela é antissemita.

  4. É o quêêêê!!! Essa biscate de por de cadeia tá pensando que tem dignidade e caráter pra conquistar algum evangélico? Quem nasceu pra ser quenga jamais será uma senhora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Isenção do IR “não é favor do Estado, é direito”, diz Motta

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta 4ª feira (1º.out.2025) que a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda “não é um favor do Estado, é o reconhecimento de um direito”. Segundo ele, a medida representa “um avanço na justiça social do país” e permite “mais dinheiro na mesa de quem ganha até R$ 5.000”.

A declaração foi feita em publicação no X (antigo Twitter), horas antes da votação no plenário. O projeto estabelece isenção para quem recebe até R$ 5.000 e aumento da carga tributária para os mais ricos, sobretudo para pessoas que recebem dividendos. A análise está marcada para as 16h.

“Hoje é um dia muito importante, inclui o projeto de isenção de Imposto de Renda na pauta de votação. A matéria sempre foi uma prioridade da minha gestão A isenção do Imposto de Renda não é um favor do Estado, é o reconhecimento de um direito, um avanço na justiça social do país, garantindo mais dinheiro na mesa de quem ganha até R$ 5.000”, escreveu Motta.

O tema foi tratado em almoço na 3ª feira (30.set) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Hugo Motta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Na reunião, foi decidido que o texto seria mantido como está.

A oposição, porém, articula para derrubar a forma de compensação proposta pelo Executivo. Deputados do PL devem apresentar emenda para eliminar o mecanismo. Como alternativa, podem propor que a medida só entre em vigor em 2027.

Segundo cálculos do governo, a ampliação da faixa de isenção deve beneficiar mais de 10 milhões de brasileiros — a maioria nas regiões Sudeste e Sul, onde Lula tem menor apoio eleitoral. A aprovação do projeto é vista como trunfo político para a campanha de reeleição do petista em 2026.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

ATENÇÃO FÁTIMA BEZERRA: Aposentados e pensionistas querem receber salário de setembro

Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (1), aposentados e pensionistas do Governo do Estado ainda não receberam o salário do mês de setembro. O BLOGDOBG já recebeu mais de 20 mensagens do pessoal revoltado e reclamando.

Quase 10h da manhã e nada, a revolta é grande, pois povo precisa do dinheiro. Inclusive, nas redes sociais, muitos cobram o salário na última postagem da governadora. 

 

Opinião dos leitores

  1. Não me esqueço da frase que ela falou quando o presidente dela assumiu” O MELHOR VAI COMEÇAR” só se for o melhor para eles pois o povo está lascado com tudo caro e os aposentados e pensionistas adoentados por não terem a certeza que vão receber seus salários. Vários Governos sacaram dinheiro do fundo previdenciário com claro desvio de finalidade,e os órgãos que deveriam fiscalizar,todos SILENTES. Só vai sobrar para quem trabalhou uma vida inteira pensando em ter uma velhice tranquila,mas só que não só INSEGURANÇA NO FUTURO.

  2. E fedorento, ela ainda deve as correções dos salários não pagos por seu amigo Robinho, inclusive, sei de uma pessoal que recebeu uma visita surpresa da PF, dizendo que a empresa dela era fantasma, ficou provado que os serviços foram prestados e a empresa fechou as portas momentaneamente pelo calote, o PT nacional livrou a cara dela e pagou com dinheiro de marcos Valério, uma PELÉ.

  3. Essa governadora fraca de administração, vai fazer igual ao governo Robson, atrasou até que parcelou os pgtos de meses, vergonhoso, mostra que não vai ser diferente, vai continuar atrasando, tão perdidos, desorientados, sem rumo, cegos, coitados, vão deixar os aposentados doidos, os compromissos sendo atrasados, não pagou nem os consignados, imaginem o 13°, kkkkkk vai ser de pedaços, lamentável esse governo, não é possível que ainda elejam uma inoperante dessas seja pra qual for o cargo, meu Deus q falta de respeito, responsabilidade, triste.

  4. Manda ligar para robison faria ou rosalba bg, esses aposentados estão mau acostumados a receber em dias o salário

    1. E não são apenas os aposentados que estão sem receber, os professores do seletivo do estado, milhares deles não receberam os décimos de 2024, que foi promessa para a volta da greve. Pagaram a uma parte, para servir como tapia e dizer nas redes sociais que foi pago, mas a sua maioria continua sem ter recebido.

    2. Vamos nada, pegar essa conta desse mugangueira kkk está fora de cogitacao, tem os avalistas dela: mineiro, brisa, bonavides, ela mesmo, gustavo Mafra, radical, etc, essa turma do PT desenchavido e

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Seca amplia dependência de carros-pipa em 70 cidades do RN

Foto: Alex Regis 

Atingindo 83% do território do Rio Grande do Norte, a seca já alcança 70 municípios que estão dependentes do abastecimento por carros-pipa, mobilizando 210 veículos para atender mais de 80 mil pessoas, segundo dados da Defesa Civil Estadual. Os 69 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn) acumulam apenas 44% da capacidade total, índice considerado preocupante em meio à baixa recarga registrada em 2025. Os números refletem o agravamento da estiagem que compromete a produção agrícola e ameaça o abastecimento humano em regiões vulneráveis.

Em municípios como Luís Gomes, Ouro Branco, Serra do Mel e Água Nova, a situação é classificada como colapso parcial, obrigando a adoção de rodízios e a dependência crescente de alternativas emergenciais. A previsão da Emparn para os próximos meses é de chuvas abaixo da média, associadas a temperaturas acima de 28 °C, o que tende a aumentar a evaporação e reduzir ainda mais os volumes armazenados. O cenário levou o Governo do Estado a adotar medidas emergenciais, entre elas a restrição do uso da água no Canal do Pataxó, no Vale do Açu.

Segundo Paulo Varella, secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a estratégia é combinar medidas estruturantes e emergenciais. “Mais de 60 poços já foram perfurados e esperamos chegar à ordem de 400 poços até março de 2026. Também há programas de dessalinização da água de poços salobros, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento de Integração Regional (MIDR), no valor de R$ 32 milhões. Estamos, portanto, também trazendo a tecnologia a serviço da gestão dos recursos hídricos, aumentando assim a quantidade de água”, afirma.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, a Operação Carro-pipa está contemplando uma população de 80.470 pessoas espalhadas por 70 municípios. Entre as cidades mais afetadas, estão Campo Redondo, com 4.778 atendidos; Nova Cruz, com 4.403; São Miguel, com 4.399; e Santa Cruz, com 3.938 moradores abastecidos. O atendimento, coordenado pelo Exército Brasileiro. Contempla as áreas rurais.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

STTU divulga pontos de alagamentos em Natal nesta quarta-feira (1). Confira

Foto: Marline Negreiros

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) divulgou os pontos de alagamentos com as chuvas desta quarta-feira (1) em Natal. De acordo com a secretaria, foram monitorados 5 pontos, todos transitáveis. Até às 8h, não havia nenhum ponto intransitável.

As vias afetadas por alagamentos são classificadas como transitáveis ou intransitáveis, sendo constantemente atualizadas conforme a situação evolua.

Pontos Transitáveis:

  1. Av. Nevaldo Rocha x Av. Cel. Estevam
  2. Av. Nevaldo Rocha, em frente a antiga Semtas
  3. Rua Solange Nunes, em frente a Unimetais
  4. Av das Alagoas x Av Ayrton Senna
  5. Rua dos Canindés x Rua Pres. Sarmento

Pontos Intransitáveis
Não há relatos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *