Finanças

Tribunal de Justiça do RN nega recurso e Governo não pode adiantar royalties de petróleo para pagar 13º atrasado de servidores

O Pleno do Tribunal de Justiça do RN, por maioria, negou pedido do Estado do Rio Grande do Norte para que fosse suspensa liminar proferida pela 5ª Vara da Fazenda Pública da Natal que determinou que o ente estatal se abstenha de realizar qualquer operação que importe na cessão de créditos de royalties da exploração de petróleo e gás em 2019. O Estado pretendia utilizar os recursos da antecipação de royalties para pagamento de benefícios previdenciários e consequente redução do déficit previdenciário.

De acordo com o relator do processo, desembargador Expedito Ferreira, presidente do TJRN, para que seja concedida a suspensão é “imprescindível que se demonstre, de forma inequívoca”, que a decisão a qual se busca atribuir o efeito suspensivo causará grave lesão a um dos valores protegidos pelos ordenamentos legais ou demonstre uma flagrante ilegitimidade, conforme o artigo 4º da Lei 8437/92. Requisitos esses que não foram cumpridos pelo recurso do Estado, o qual não conseguiu comprovar os argumentos com as provas contidas nos autos.

“Com efeito, a operação financeira pretendida pelo Estado encontra obstáculo constitucional”, ressalta o presidente do TJRN, ao citar o artigo 167 da Constituição Federal, o qual veda a transferência de recursos e a concessão de empréstimos para despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, tanto dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O voto também destacou que a operação financeira pretendida pelo Estado, com a utilização dos royalties, também afrontaria a Lei de Responsabilidade Fiscal, especificamente em seu artigo 38, IV, alínea ‘b’, o qual proíbe a operação de crédito para antecipação de receita no último ano do mandato de governador.

“Nessa perspectiva, o que se vislumbra é que o deferimento da medida de suspensão viria ocasionar lesão à economia pública e não o contrário”, reforçou o desembargador Expedito Ferreira, ao destacar que não há evidencia nos autos que a operação resolveria, de imediato, os atrasos salariais e o déficit previdenciário.

“Em contrapartida, se revela, de imediato, o potencial negativo que a antecipação dos créditos devidos até 31 de dezembro de 2019 traria à economia pública estadual, e mesmo à ordem administrativa, referente ao próximo mandato”, observou Expedito Ferreira.

O voto do relator foi acompanhado por dez desembargadores. O desembargador Glauber Rêgo votou pelo atendimento ao pleito governamental. O juiz convocado Luiz Alberto Dantas se declarou impedido, por ter proferido a decisão em 1ª Instância (Ação Civil Pública nº 0844185-66.2018.8.20.5001 – PJe). Já o desembargador Claudio Santos alegou suspeição e a desembargadora Zeneide Bezerra não estava presente neste momento da sessão.

(Suspensão de Liminar nº 806658-48.2018.8.20.0000)

Opinião dos leitores

  1. -é lamentável como funciona o judiciario desse pais. para nós simples funcionários público as coisas são julgadas de maneiras totalmente contra os menos favorecidos, senhores voces que se acham semi deuses deveriam saber que nós simples funcionários estamos passando pela pior situação ja vista nesse estado, mas como os senhores não tem atrasos nos seus salarios astronomicos jamais voces iram se preocuparem com a situação de quem esta passando fome, doença aluguéis atrasados e outras maselas imposta por uma ditadura que esta bem clara e visivel , peço aos senhores que olhem de maneira diferente; ai, pergunto porque as lei desse pais so funciona para os menos favorecidos, veja, são cumpridas rigorosamente e quando se trata para aliviar os sofrimentos da classe menos favorecidas ela vem com todo rigor e nos pune impiedosamente, maior que todos os senhores e acima de todos nessa terra está jesus e ele vem breve, e e cobrança e o julgamento dele é justo, e severa.

  2. Não entendi esse argumento "proibe…antecipação de receita no ÚLTIMO ANO do mandato" pois não é o caso. Qual então o problema de antecipar os royalties de 2020 já que estamos no PRIMEIRO ANO do mandato? algiem aí entendeu?

  3. Interessante é não ter havido nenhuma manifestação dos sindicatos nesse caso. Estão todos caladinhos, caladinhos! Ontem era dia pra protestar em frente ao TJ. Os nossos ilustres magistrados e promotores entraram em recesso – sem contar que eles têmm dois meses de férias, e nós ficaremos sem o décimo. Segue o baile!

  4. A Decisão é correta. Não se pode antecipar receitas para pagar despesas passada mesmo sendo um direito legítimo. Além do mais quando haverá a troca do gestor. Se o Brasil fosse um país sério o Sr. RO-BIN-SON deveria ser preso às 17:01 hs do dia 1o. de janeiro de 2019.

  5. Queria ver se fosse os salários deles, o judiciário sempre trabalhando contra os menos favorecidos.

  6. Judiciário agindo com "dois pesos e duas medidas". A ex governadora Rosalba Ciarline fez essa antecipação dos royaltys e ninguém vetou. Nem o Tribunal de Justiça, nem o de Contas. Se fosse para beneficiar o Judiciário não tenham dúvidas que a matéria seria aprovada. Sugiro ao Governador que não transfira o duodécimo nem para o TJ, nem para o Poder Legislativo, e pague o 13 de 2017 e pelo menos adiante parte do 13 de 2018 para os funcionários, aposentados e pensionistas do Governo do Estado.

  7. Direito de pergunta. E se os salários do Judiciário, do Legislativo, Ministério Público e Tribunal de Contas dependessem dessa antecipação de receita? Alguém arrisca qual seria o resultado?

    1. Arisco-me em dizer que certamente seria aprovado desde a primeira tentativa de usar esse dinheiro em prol do pagamento de salário. Infelizmente, essa negativa deixará uma boa parte dos servidores do Poder Executivo sem perspectiva de quando e de que forma receberão o 13º salário de 2017 e 2018. É lamentável!

  8. Caros Desembargadores esse dinheiro não era para o governo do RN, era para pagar o décimo terceiro de 2017 de vários servidores que trabalharam para esse estado crescer, vcs estão com os seus salários no bolso aí tudo bem, o resto que se exploda.

  9. Acredito que se fosse para pagar o judiciario tinha sido rapidamente aprovado é liberado , mas como é para o executivo eles negam , não estão com o décimo do ano passado atrasado , o que falta realmente é se colocar no lugar do outro e não pensarem única é exclusivamente no seu umbigo, aliás é só isso que sabem fazer

  10. Como sempre o judiciário ajudando o executivo! Claro pimenta no c* dos outros e refresco, não são eles que estão precisando do 13 atrasado desde exercício passado!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

População conta com ônibus gratuito na volta para casa dos shows do Natal em Natal

A programação de shows do Natal em Natal 2025 em comemoração ao aniversário da cidade inicia nesta quinta-feira (25) na praia de Ponta Negra. O público vai poder contar com transporte gratuito na volta para casa em uma operação especial da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

A medida deve beneficiar cerca de cinco mil pessoas por noite. Para o prefeito Paulinho Freire “É uma forma concreta de cuidar das pessoas, de garantir o direito ao lazer com responsabilidade, como já fizemos com sucesso no Carnaval”.

Cinco linhas vão estar em operação de forma gratuita. Serão três para Zona Norte e duas para Zona Oeste, uma delas passando pela Zona Sul. Os ônibus operam até 1h após o fim dos shows e, na virada, até 4h30 da manhã. No Réveillon na Redinha, as linhas especiais vão operar até 5h da manhã.

Shows do Natal em Natal – 25/12 a 30/12
Os shows do Natal em Natal, realizados em Ponta Negra entre os dias 25 e 30 de dezembro, contarão com linhas especiais e com as linhas que já operam na rede Corujão. São elas:

SE7 – Expresso Ponta Negra / Zona Norte
Itinerário geral: Praia de Ponta Negra → Praia do Meio → Redinha → Brasil Novo → Parque das Dunas → Pajuçara → Gramoré → Nova Natal

SE8 – Expresso Ponta Negra / Parque dos Coqueiros
Itinerário geral:
Praia de Ponta Negra → Igapó → Panatis → Alvorada IV → Jardim Progresso → Vale Dourado → Parque dos Coqueiros

SE9 – Expresso Ponta Negra / Planalto
Itinerário geral:
Praia de Ponta Negra → Neópolis → Cidade Satélite → Planalto

Linhas Corujão Reforçadas
Corujão N‑73 – Santarém / Ponta Negra
Itinerário principal: Santarém → via Av. Nevaldo Rocha → Ponta Negra

Corujão E – Felipe Camarão / Cidade Nova / Cidade da Esperança / Ponta Negra
Itinerário principal: Felipe Camarão → Cidade Nova → Cidade da Esperança → Ponta Negra

O local de embarque será na Av. Engenheiro Roberto Freire, na parada em frente ao Villarte, sentido viaduto de Ponta Negra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro passará por fisioterapia e cuidados de analgesia após cirurgia, diz boletim médico

Foto: Ton Molina/STF

A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou nesta quinta-feira (25) novo boletim informando que ele passou por uma cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral. O procedimento ocorreu dentro do previsto.

Segundo os médicos, Bolsonaro seguirá nos próximos dias sob cuidados pós-operatórios, com controle da dor, fisioterapia motora e medidas para prevenção de trombose venosa.

“O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi submetido no dia de hoje (25/12/2025) a cirurgia de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional. O procedimento foi realizado conforme o previsto, sem intercorrências. Deverá seguir em cuidados pós-operatórios, incluindo analgesia, fisioterapia motora e prevenção de trombose venosa. No momento, encontra-se em otimização do tratamento clínico dos soluços, devendo ser reavaliada a necessidade do procedimento intervencionista nos próximos dias“, diz o boletim, divulgado na tarde desta quinta-feira, 25.

Bolsonaro foi transferido da carceragem da Polícia Federal, em Brasília, para o hospital DF Star na quarta-feira (24), após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Inicialmente, apenas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estava autorizada a acompanhá-lo, mas a decisão foi revista para permitir visitas dos filhos durante a internação.

Antes da cirurgia, Bolsonaro divulgou uma carta manuscrita na qual reafirma a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República, classificando a decisão como “consciente e legítima”.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Negociadores da Ucrânia e dos EUA discutem acordo de paz no dia de Natal; conversa “muito boa”, afirma Zelensky


Foto:  REUTERS/Valentyn Ogirenko

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou ter tido uma conversa “muito boa” com o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, e com Jared Kushner, genro do ex-presidente Donald Trump, no dia de Natal, em meio às negociações por um possível acordo de paz.

Segundo Zelensky, foram discutidos “detalhes substanciais” das tratativas, com surgimento de novas ideias para alcançar uma paz duradoura. O líder ucraniano também informou que o ministro da Defesa, Rustem Umerov, dará continuidade às conversas com os representantes americanos nesta quinta-feira (25).

Em Moscou, a porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, afirmou que as negociações entre Rússia e EUA avançam de forma “lenta, mas constante”, ao mesmo tempo em que criticou a União Europeia por, segundo ela, prolongar o conflito.

Zelensky apresentou recentemente um plano de 20 pontos que prevê, entre outras medidas, retirada de tropas em áreas da região de Donetsk e a criação de uma zona desmilitarizada. O Kremlin informou que analisa a proposta, enquanto o presidente russo, Vladimir Putin, reiterou que a Ucrânia precisaria ceder toda a região para um acordo funcionar.

As negociações ocorrem em meio à continuidade de ataques russos contra alvos ucranianos, incluindo a cidade portuária de Odessa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BLOW PLANET CONSTEL: maior parque temático do litoral sul chega neste domingo (28) em Pirangi

O verão mais movimentado do litoral sul ganha um reforço especial a partir deste domingo (28) com a estreia do BLOW PLANET CONSTEL, um parque temático inflável que promete se tornar uma das principais atrações infantis da temporada em Pirangi. Instalado em uma área com mais de 2.000 m² e em frente ao Condomínio Porto Brasil, o parque funcionará de quinta a domingo, das 16h às 22h, no período de 28 de dezembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026.

Voltado para crianças de todas as idades, o BLOW PLANET CONSTEL contará com mais de 30 atrações infláveis de pequeno, médio e grande porte. O parque contará também com o espaço exclusivo Baby Planet, dedicado a crianças de 1 a 2 anos.

Pensado para proporcionar diversão para as crianças e conforto para os adultos, o BLOW PLANET CONSTEL oferecerá ainda uma estrutura completa com Food Park, programação musical infantil e também para adultos, banheiros climatizados com fraldário e segurança com monitoramento 24 horas.

A escolha de Pirangi reforça a proposta do projeto. Considerada a praia mais movimentada do verão potiguar, a região concentra grande fluxo de famílias, veranistas e turistas, além de estar próxima às principais arenas de shows da temporada, como a Ilha Ecomax e o Cirquinho Pirangi.

Com uma proposta que une lazer, conforto e segurança, o BLOW PLANET CONSTEL chega com a missão de proporcionar uma experiência inesquecível para toda a família e se firmar como uma opção fixa no calendário do Verão de Pirangi.

Mais informações: @blowplanet.constel

Vendas no local ou online em: @outgooficial

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho acusa Lula de ‘vingança seletiva’ em indulto natalino

Foto: Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. Lula é um dos Maiores SAFADOS DO BRASIL
    VINGATIVO. FALSO . LADRÃO. MENTIROSO O POVO É ILUDIDO PELA ESMOLA

  2. Se fosse o contrário o seu partido Senador, faria o que você quer? Quem atenta contra o Estado de Direito Democrático, não pode nem deve receber esse tipo de benefício…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara dos deputados proíbe condenados de lucrar com obras ligadas ao crime cometido

Foto: Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga — Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou no último dia 17 um projeto que proíbe condenados de receber valores por obras intelectuais relacionadas ao crime cometido.

Como a proposta tem caráter terminativo, o texto segue agora para análise do Senado.

De autoria do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), o projeto previa inicialmente a mudança no Código Penal, mas a relatora Bia Kicis (PL-DF) transferiu a vedação para a Lei de Direitos Autorais.

O texto também permite que vítimas ou herdeiros acionem a Justiça para requerer indenização por danos morais caso o condenado receba qualquer valor ligado à obra.

Segundo Bia Kicis, a proposta busca impedir que crimes se tornem fonte de lucro, citando casos como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e o goleiro Bruno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Equipe médica diz que ainda não é possível prever alta de Bolsonaro; entenda

Imagem: reprodução/CNN

A equipe médica que acompanha o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) informou nesta quinta-feira (25) que ainda não há previsão de alta hospitalar. Segundo os médicos, a avaliação será feita diariamente, conforme a evolução clínica.

Depende de condições de retomar o autocuidado

A alta só será indicada quando Bolsonaro tiver condições de retomar o autocuidado, como se alimentar, se vestir e tomar banho sozinho. Questionados sobre um eventual retorno à Superintendência da Polícia Federal, os médicos afirmaram que ainda é cedo para qualquer definição.

Bolsonaro passou por uma cirurgia de hérnia inguinal, que transcorreu dentro do esperado e sem complicações. O procedimento durou cerca de três horas, foi feito com anestesia geral e não exigiu internação em UTI.

No pós-operatório, os cuidados incluem controle da dor, fisioterapia e prevenção de trombose, além de exames de acompanhamento. A equipe também monitora crises de soluços persistentes associadas a uma esofagite severa, tratadas inicialmente com ajuste de medicação e dieta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BANCO MASTER: integrantes da PGR e do BC reagem com incômodo à acareação marcada por Toffoli em fase inicial do inquérito

Foto: Ton Molina/STF

Integrantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Banco Central classificaram como atípica a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), de marcar uma acareação no inquérito que apura suspeitas de irregularidades no Banco Master. A informação é do jornal ‘O Globo‘.

A oitiva está prevista para a próxima terça-feira, em pleno recesso do Judiciário, e reunirá o dono do banco, Daniel Vorcaro, o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e o diretor de Fiscalização do BC, Ailton de Aquino Santos. A decisão foi tomada de ofício, sem pedido da PGR ou da Polícia Federal.

Investigadores avaliam que a apuração ainda está em fase inicial e que seria necessário reunir mais provas antes de confrontar versões. A acareação foi marcada após o Banco Central barrar a venda do Master ao BRB e decretar a liquidação da instituição, em meio a suspeitas de operações fraudulentas.

Na quarta-feira, Toffoli negou pedido da PGR para cancelar a acareação. Juristas ouvidos consideram a medida incomum e apontam risco de constrangimento a técnicos do Banco Central chamados como testemunhas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cirurgia de Bolsonaro foi um sucesso e sem intercorrências, diz Michelle

Imagem: reprodução/Instagram

A cirurgia para correção de hérnia inguinal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi concluída por volta das 12h50 desta quinta-feira (25) e ocorreu sem intercorrências, segundo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

O procedimento durou cerca de quatro horas, conforme previsão médica, e havia sido autorizado na última segunda-feira (23) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante a internação, Bolsonaro terá como principal acompanhante Michelle Bolsonaro e poderá receber visitas dos filhos, também autorizadas pelo STF.

Opinião dos leitores

  1. Esse cidadão infelizmente debochou com a morte de milhares de pessoas na COVID,agora isso chama-se lei do retorno.

  2. Boa recuperação. O ideal e mais sossegado seria enviar o condenado para a “papudinha”:.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATAFOLHA: 35% se identificam com a direita e 22% com a esquerda

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Pesquisa Datafolha revela que 35% dos brasileiros se identificam com a direita e 22% com a esquerda, somando 57% da população posicionada nos polos políticos. Outros 35% se distribuem entre centro, centro-direita e centro-esquerda, enquanto 8% não souberam responder.

Quando a pergunta foi sobre identificação com lideranças políticas, 40% se declararam petistas e 34% bolsonaristas. Outros 18% se disseram neutros, 6% não apoiam nenhum dos dois e 1% não respondeu. Desde 2022, apoiadores de Lula foram maioria em 9 dos 11 levantamentos da série histórica.

A pesquisa mostra diferenças por faixa etária, escolaridade e religião. Jovens tendem mais ao centro, enquanto pessoas com 60 anos ou mais se concentram majoritariamente à direita. Evangélicos se declaram mais à direita do que católicos.

O levantamento foi feito após a condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe, entre os dias 2 e 4 de dezembro, com 2.002 entrevistados em 113 municípios, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Opinião dos leitores

  1. O Senador Rogério Marinho está certo, nesse induto natalino, Lula só indica os peixes dele, povo das facções, os endinheirados.

    1. Explicar algo ao gado é quase impossível, mas some 35 + 22, veja o resultado, e identifique quanto falta para 100 que você terá a resposta.

    2. Com quadrilha organizada não se brinca, só a forca nesses canalhas o tiram do poder…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *