Jornalismo

UE reavalia livre circulação de pessoas

Sob enorme pressão diante da ameaça de novos ataques terroristas, após a carnificina em Paris, a União Europeia (UE) decidiu apertar os controles de passaportes — nacionais, inclusive — em suas fronteiras com o resto do mundo e admitiu rever o Tratado de Schengen até o fim do ano. O acordo permite que os cidadãos dos 26 países europeus que o assinaram circulem livremente, como se não houvesse fronteiras entre eles. Ainda não está certo em que medida as regras serão alteradas ou se haverá mudanças definitivas.

O fato é que 30 anos após a criação do tratado que, para consolidar a união da Europa, acabou com as fronteiras entre essas nações, o bloco se vê no dilema de fechar os canais de circulação entre terroristas ou preservar um dos seus princípios fundamentais: a livre circulação de pessoas.

Agora, além da identidade dos que cruzam as divisas, as informações sobre cada pessoa serão consultadas numa base de dados europeia comum. A UE deve aprovar em breve a criação do registro de nomes de passageiros aéreos, o PNR europeu (na sigla em inglês). A medida vinha sendo discutida desde 2011, defendida fervorosamente pelos britânicos, mas era bloqueada pelo Parlamento Europeu, que queria preservar a privacidade dos seus cidadãos.

O entendimento dos ministros do Interior e da Justiça, que se trancaram durante algumas horas na sede da UE, em Bruxelas, ontem, é de que o bloco “já perdeu muito tempo” e precisa agir depressa com medidas antiterrorismo urgentes. Em princípio, todos tiveram o cuidado de reafirmar que seriam controles mais rigorosos para fora da área de Schengen, para que a liberdade dentro dela fosse preservada no longo prazo. Mas não se descarta de todo a suspensão temporária do tratado, com o restabelecimento do controle de fronteira para alguns casos.

— Nós desejamos que a Europa, que já perdeu muito tempo sobre um certo número de questões que exigem urgência, tome as decisões que se impõem — sustentou o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve. — Terroristas estão cruzando as fronteiras da União Europeia.

‘Europeização’ de controles

Para o professor do Instituto de Europa da London School of Economics (LSE), Iain Begg, a UE tem um grande desafio pela frente. Mesmo assim, acredita que, como a livre circulação é um elemento crucial para a construção do bloco, será importante “separar as medidas imediatas de gerenciamento da crise — que poderiam justificar a suspensão temporária de Schengen — dos compromissos de longo prazo e da manutenção da liberdade fundamental que eles preveem”.

Dependendo da calibragem adotada, pode ser que, daqui por diante, a Europa venha a se unir ainda mais num futuro próximo, caso a segurança das fronteiras passe a ser coordenada em conjunto e não apenas em caráter nacional. Begg vê uma aproximação a partir de uma ação conjunta da UE a partir da “europeização” dos controles. Ou seja, haveria um compartilhamento maior do peso da responsabilidade de proteger as fronteiras externas, hoje muito mais a cargo dos países onde elas se mantêm.

Na mesma linha, está em discussão a possibilidade de se criar um espécie de FBI europeu. Mas esta é uma ideia com a qual, segundo ele, não deve se contar no curto prazo.

— É cada vez maior a demanda por um serviço de Inteligência compartilhado sobre terrorismo, o que deve também aumentar a demanda por mais coordenação entre as agências de terrorismo nacionais.

Para o especialista em Europa da Universidade de Glasgow, Thomas Lundberg, os eventos recentes devem mudar a UE, mas é difícil que o bloco abra mão dos seus princípios mais básicos.

— Estamos falando do fim temporário das fronteiras e menos mudanças mais definitivas ou restritivas ao tratado.

A ideia de rever o tratado já vinha sendo ventilada dentro do bloco desde o recrudescimento da crise de refugiados. Mas sempre houve uma resistência muito grande em fechar os canais que permitiam a livre circulação, um dos maiores obstáculos nas negociações. E além de político, o desafio é também técnico. A maioria dos países não tem a tecnologia para comparar os dados dos passageiros com bases policiais de maneira rápida e eficaz.

Nos últimos dias, o governo da Holanda teria chegado a propor informalmente a ideia de uma espécie de mini-Schengen, ou a fronteira dentro da fronteira, para delimitar uma zona que incluiria Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Áustria. A livre circulação também é um dos temas mais delicados nas negociações entre a UE e o Reino Unido, que ameaça deixar o bloco. O país não está na área de Schengen e faz o controle das próprias fronteiras para fora da Europa. Mas é obrigado a aceitar visitantes e trabalhadores europeus sem quaisquer restrições. Para coibir a entrada de dezenas de milhares de imigrantes de dentro da própria Europa no país, os britânicos defendem restrições ao trânsito entre os nacionais.

Outra das propostas discutidas passa pelo reforço da capacidade de ação da Frontex, a agência europeia responsável pelo controle das fronteiras.

Na Rússia, parlamentares discutiram ontem a adoção de penas mais severas para delitos ligados ao terrorismo, além da introdução de uma série de medidas de segurança — dentre elas a pena de morte para terroristas. A iniciativa acontece dias depois da confirmação de que uma bomba derrubou um avião russo que sobrevoava o território egípcio, causando a morte de 224 pessoas a bordo, no mês passado. O país também aumentou para 69 o número de aviões nas operações na Síria. Mais de 600 rebeldes foram mortos na província de Deir ez-Zor, segundo o Kremlin.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Amiga de Lulinha comprou solitários e colar de diamantes para braço direito de Lula, diz PF


Foto: Arte/Metrópoles

Diálogos interceptados pela Polícia Federal (PF) e obtidos com exclusividade pela coluna indicam que a lobista Roberta Luchsinger comprou joias de diamantes e deu presentes para Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, ex-braço direito do presidente Lula (PT).

Roberta Luchsinger é amiga de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e manteve negócios com o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, apontado como operador de rombo bilionário na Previdência Social. Eles são investigados no âmbito da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, e em inquéritos que apuram corrupção e tráfico de influência, abertos no último mês.

Até então, se sabia que Roberta tinha pagado boletos e contas pessoais de Marcola, conforme antecipou a colunista Andreza Matais, do Metrópoles. O ex-assessor alega que contraiu um empréstimo pessoal de R$ 249 mil com a lobista. Agora, as mensagens revelam novos detalhes de como operava a amiga de Lulinha com um dos assessores mais próximos de Lula. Marcola despachava na antessala do presidente e fazia contato com ministros.

Um dos diálogos aconteceu em 29 de abril de 2024. Roberta Luchsinger e Marcola conversam sobre a compra de uma joia.

“Vou tentar desenhar na foto / para facilitar”, diz Marcola. Roberta responde: “Ela vai mandar mais fotos / Peraí”. O então assessor do presidente Lula diz: “ah ta bem / mas gostei dessas:”. Não fica claro nas mensagens, contudo, quais joias Marcola indicou gostar. Logo em seguida, Roberta afirma: “Ela sugeriu um brilhante / Vai mandar”. A lobista, então, envia duas fotos: um par de solitários e um colar de diamantes. “Boa”, agradece Marcola.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Sefaz determina antecipação de 90% do ICMS para empresas em agosto e setembro no RN


Foto: Divulgação/Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Norte (Sefaz-RN) determinou a antecipação parcial do recolhimento do ICMS para três grupos de empresas nas competências de agosto e setembro de 2026. A medida está prevista na Portaria-SEI nº 817, de 12 de agosto, publicada no Diário Oficial do Estado.

Na prática, a portaria estabelece dois prazos. A antecipação referente aos fatos geradores ocorridos em agosto deverá ser paga até 1º de setembro. Para os fatos geradores de setembro, o recolhimento deverá ocorrer até 1º de outubro.

A regra alcança empresas beneficiárias do regime especial de tributação destinado aos contribuintes atacadistas, previsto no Decreto Estadual nº 22.199/2011, e empresas beneficiadas pelo regime especial destinado às centrais de distribuição de produtos, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 28.881/2019.

Também estão incluídas empresas inscritas no Cadastro de Contribuintes do Estado quanto ao ICMS devido por substituição tributária nas operações internas.

A determinação, no entanto, não vale para empresas optantes pelo Simples Nacional. A exceção está expressamente prevista na portaria.

As mudanças constam na Portaria-SEI nº 817, de 12 de agosto de 2026, que altera a Portaria-SEI nº 81, de janeiro de 2024. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Portal 98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Cabo Deyvison inicia campanha com motociata que reúne multidão em Mossoró e homenageia amigo assassinado

Foto: Divulgação

O primeiro ato de campanha de Cabo Deyvison à Câmara dos Deputados foi marcado por uma grande mobilização pelas ruas de Mossoró neste domingo (16). Uma motociata reuniu uma multidão e percorreu diferentes pontos da cidade, levando às ruas demonstrações de apoio ao candidato e dando uma dimensão da força de sua candidatura para a disputa por uma vaga na Câmara Federal.

A mobilização ganhou repercussão em todo o Rio Grande do Norte e foi apontada como um dos principais acontecimentos políticos do fim de semana no Estado. Para Cabo Deyvison, a participação popular no primeiro ato representa um sinal de que sua candidatura a deputado federal nasce conectada diretamente com a população.

O momento também foi de emoção. Durante a mobilização, Cabo Deyvison prestou uma homenagem ao amigo Alisson Diego, assassinado em um atentado promovido por uma facção criminosa que tinha o próprio vereador como alvo. A homenagem reforçou uma das principais bandeiras da campanha: o enfrentamento ao crime organizado e a defesa de uma política de segurança pública capaz de proteger a população.

“Começamos essa caminhada pelas ruas de Mossoró levando uma mensagem de coragem e de esperança. Hoje também lembramos Alisson, um amigo que perdeu a vida em uma violência. Não vamos permitir que o medo determine os caminhos do nosso Estado. Vamos seguir de cabeça erguida, enfrentando o crime e defendendo as pessoas de bem”, afirmou Cabo Deyvison.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Professores de Natal desafiam a Justiça e decidem manter greve sob pagamento de multa

Foto: Sinte/Divulgação

Professores e educadores infantis da rede municipal de Natal decidiram manter a greve iniciada pela categoria por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (17), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN).

A continuidade da paralisação ocorre após a Prefeitura do Natal recorrer à Justiça para suspender o movimento. Em decisão liminar, a Justiça determinou o retorno integral dos profissionais às atividades e estabeleceu multa de R$ 10 mil ao Sinte-RN caso o sindicato promova ou incentive a greve.

O sindicato informou que assumirá o pagamento da multa estabelecida pela decisão judicial.

Durante a assembleia, a assessoria jurídica do sindicato apresentou esclarecimentos sobre a decisão e os próximos passos do movimento. Segundo o Sinte-RN, a categoria vem cumprindo os requisitos relacionados às atividades essenciais e considera legítimas as reivindicações que motivaram a paralisação.

Após a assembleia, os profissionais realizaram uma caminhada até a sede da Prefeitura do Natal. A categoria também aprovou a realização de um ato público nesta terça-feira (18), a partir das 8h, em frente ao Palácio Felipe Camarão.

Entre as medidas definidas na assembleia estão ainda a solicitação de uma audiência com o desembargador responsável pelo processo, com o objetivo de buscar uma conciliação, e a apresentação de resposta judicial à decisão que determinou a suspensão da greve.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Secretário ignora calotes e sugere que greve dos terceirizados da Saúde no RN visa enfraquecer o atual governo

Foto: Reprodução/Instagram

A cada mês, o mesmo cenário: atrasos, promessas não cumpridas e a constante transferência de responsabilidades entre o governo Fátima e as empresas terceirizadas.

Para o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Motta, porém, a decisão da categoria que atua em unidades hospitalares estatais teria motivação política. “Por que iniciar uma greve justamente no domingo, coincidindo com a abertura do calendário eleitoral?”, questionou.

Já para o sindicato da categoria (Sipern Trabalhador), a paralisação é a única resposta possível ao descaso com quem cuida da população potiguar.

A greve ocorre porque os salários não são pagos, consequência da falta de repasses pelo Governo do Estado às empresas prestadoras de serviço, como a JMT e a Justiz.

“Sem dinheiro, pais e mães de família não conseguem nem pagar passagem para trabalhar nem colocar comida na mesa. Essa situação humilhante não é um fato isolado, mas sim uma rotina no Rio Grande do Norte”, denuncia a entidade.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Lula e Flávio decidem não ir ao debate da “Band” no próximo domingo

Foto: Ricardo Stuckert/PR e Evaristo Sá/AFP

Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) não devem comparecer ao debate da Band no domingo (23.ago.2026), às 20h. A emissora havia alterado a data de 16 de agosto para 23 de agosto numa tentativa de que Lula comparecesse.

No domingo (16.ago), Lula e Flávio iniciaram a campanha em atos em São Bernardo do Campo (SP) e no Rio, respectivamente.

A equipe de Lula avalia ser pouco provável que o petista compareça aos primeiros debates. Afirma que o chefe do Executivo está concentrado na campanha e em agendas de governo.

Do ponto de vista político, também há a avaliação de Lula e sua campanha de que ele seria o principal alvo se for aos debates. A maioria dos candidatos é de direita.

Da mesma forma, sem Lula, a tendência é que os candidatos concentrem as críticas em Flávio, que está em 2º lugar nas pesquisas.

Também há questionamentos sobre o critério adotado pela Band para o convite aos candidatos do Avante, Augusto Cury, e sobretudo do Missão, Renan Santos.

Lula irá eventualmente nos debates com maior audiência no 1º turno, a exemplo do realizado pela TV Globo, e nos debates do 2º turno. Já Flávio condicionou sua participação em debates à presença de Lula. O senador disse estar disposto a participar dos encontros se o petista for.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

‘2027 será pior’, diz CEO da Casas Bahia após pedido de recuperação

Foto: Divulgação

A Casas Bahia trabalha com um cenário econômico mais difícil em 2027 do que neste ano. Segundo o presidente-executivo da varejista, Renato Franklin, o plano de fechamento de quase 300 lojas foi elaborado considerando uma possível piora nas condições de crédito para os consumidores.

“Não trabalhamos com melhora no cenário macro. Consideramos que 2027 será pior que 2026”, disse o executivo durante uma conferência com analistas, um dia após a companhia se tornar mais uma empresa do setor a pedir recuperação judicial.
“O endividamento vai continuar e algumas alavancas que deram fôlego para o consumo este ano vão criar um passivo no futuro, o que pode gerar uma deterioração do cenário de crédito”, acrescentou Franklin.

“Não trabalhamos com melhora no cenário macro. Consideramos que 2027 será pior que 2026”, disse o executivo durante uma conferência com analistas, um dia após a companhia se tornar mais uma empresa do setor a pedir recuperação judicial.
“O endividamento vai continuar e algumas alavancas que deram fôlego para o consumo este ano vão criar um passivo no futuro, o que pode gerar uma deterioração do cenário de crédito”, acrescentou Franklin.

Segundo ele, a Casas Bahia está cada vez mais restritiva na concessão de financiamentos aos consumidores.

A companhia anunciou, no fim de semana, o pedido de recuperação judicial e o fechamento de cerca de 30% de suas lojas, o equivalente a 298 unidades.

Segundo Franklin, os fechamentos foram feitos em uma “onda única”, já considerando uma possível deterioração do mercado no próximo ano e para “não gerar ansiedade por mais ajustes”. O executivo afirmou que, com as medidas, a rede eliminou “todas as lojas que estavam na UTI”.

Questionado sobre as parcerias da Casas Bahia com empresas de marketplace, Franklin afirmou que a rede vai priorizar as margens de lucro nos canais on-line e reduzir o volume de vendas que não são rentáveis.

Durante a conferência, ele disse que os marketplaces são “viabilizadores desse ajuste que estamos fazendo no mercado digital”.

No ano passado, a Casas Bahia fechou uma parceria com o Mercado Livre para reforçar sua operação on-line.

Com informações do g1 e UOL

 

 

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Tentativa de agressão a Marina Silva marca primeira agenda de campanha de Haddad em SP

Imagem: Reprodução/UOL

A primeira atividade oficial de campanha de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo foi marcada por um episódio de tensão: uma tentativa de agressão contra Marina Silva (Rede), candidata ao Senado que integra a chapa do petista.

O fato aconteceu nesta segunda-feira (17), no centro da capital paulista. Um homem se aproximou de Marina com atitude hostil, chegando a tocar seu ombro e barriga, sendo rapidamente contido e afastado por integrantes da equipe de campanha.

Enquanto era abordado, o suspeito repetia a frase: “Quer voltar para a cena do crime?”. Ele não foi identificado até o momento.

Para Marina, a ação representou uma clara tentativa de intimidação. “Ele veio em minha direção com muita agressividade. Percebi claramente a intenção de me intimidar — e já esperava por esse tipo de atitude. Hoje foi comigo, mas vou trabalhar para que casos assim permaneçam isolados”, avaliou.

Com informações do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Marçal afirma que só existem três candidatos para valer: ele, Lula e Flávio Bolsonaro

Imagem: Reprodução/X

Pablo Marçal afirmou recentemente que, “virtualmente”, existem apenas três candidatos competitivos na corrida presidencial de 2026: ele próprio, Flávio Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração reflete a tentativa do influenciador de se colocar no centro do debate político nacional, apesar de sua situação jurídica pendente.

“Na hora que minha candidatura foi registrada, a primeira pessoa para quem eu liguei foi o Flávio e falei para ele: ‘Segue seu caminho em paz porque você não terá problema comigo… Se o Senhor é com você, fique em paz’”.

Ele também negou rumores de que sua candidatura tenha qualquer vínculo com alguma estratégia do PT: “Não sei o que ninguém manda em mim, a não ser o próprio Deus. Se Deus falar pra eu desistir, eu desisto.”

Marçal, contudo, segue inelegível até 2032. No dia 5 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou, por unanimidade, os embargos de declaração apresentados pela defesa do empresário e manteve a condenação que o tornou inelegível por oito anos por uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2024.

Segundo a decisão judicial, Marçal preencheu e assinou a ficha de filiação ao PRTB em 4 de abril de 2026, com o “devido deferimento pela presidência nacional da agremiação”.

Com informações da página EleicaoBr2026/X

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dino afasta presidente do TCE-MA, sobrinho do governador Carlos Brandão, em investigação sobre homicídio

Fotos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil – reprodução

O ministro do STF Flávio Dino determinou o afastamento, por 180 dias, de Daniel Brandão da presidência do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). Brandão é sobrinho do governador Carlos Brandão (MDB).

A decisão faz parte de um inquérito que apura o assassinato do empresário João Bosco Sobrinho, ocorrido em São Luís, em 2022. Segundo a Polícia Federal, o crime pode estar relacionado a uma suposta cobrança de propina atribuída a Daniel Brandão.

O caso ganhou repercussão política no Maranhão por envolver grupos ligados a Dino e ao governador Carlos Brandão, que romperam politicamente após o fim da gestão de Dino no estado.

Dino afirmou haver “fortes indícios” de que Brandão teria usado o cargo no TCE para dificultar sua identificação nas investigações. O ministro também citou suspeitas de mau uso de recursos públicos, pagamentos fraudulentos e envolvimento de empresas ligadas à família do presidente afastado.

O governador Carlos Brandão também é investigado no caso, sob suspeita de liderar uma organização criminosa. Ele e o senador Weverton Rocha, que também aparece nas apurações, negam irregularidades.

Daniel Brandão nega as acusações e afirma que jamais participou de negociações envolvendo propina ou vantagem indevida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *