Diversos

UFRN emite nota de esclarecimento sobre polêmica com ônibus e MST

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) esclarece que a disponibilização dos ônibus utilizados, nessa quinta-feira, 08, obedeceu aos trâmites institucionais, haja vista sua vinculação ao projeto de extensão Mulheres Conquistando Autonomia, ação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), criada no âmbito do Ministério do Trabalho, e ao curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas, vinculado ao Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra), desenvolvidos com o intuito de, entre outros objetivos, capacitar pessoas dentro do âmbito da Reforma Agrária, para propiciar oportunidade de renda e trabalho. Ambos estimulam e preveem vivências como ferramenta de capacitação, dentro de preceitos previstos na Pedagogia da Alternância. Neste contexto, os projetos se integraram à Marcha das Mulheres pela Defesa da Democracia, pela Aposentadoria e contra as Violências, realizado em Natal na tarde desta quinta-feira, 08.

Acaso algum dos beneficiados pelos projetos integre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), este fato não o exclui de beneficiar-se das ações desenvolvidas pela Universidade Federal, tampouco o incrimina por alguma situação, fato ou acontecimento transcorrido durante o citado evento, sem devida apuração. Contudo, a UFRN, caso receba alguma denúncia, apurará de acordo com os trâmites institucionais cabíveis, obedecendo ao seu Regimento Geral.

Opinião dos leitores

  1. O que você espera de uma universidade que mamou verba consteada pelo contribuinte para aquela palhaçada do tal de nicolelis, que não produz nada? O máximo que ele deixou, graças ao governo do pt, foi o grupo do do sidarta ribeiro, defensor de maconha que não trabalha e só faz militância. Essa universidade é uma piada

  2. Essa universidade bolivariana latino-americana dos nossos dias é uma piada. Por sinal, bem conveniente tais currículos. Tem disciplina até para tratar do 'gópi' que defenestrou o governo petralha? Imagine!!! A do RN, já é a terceira ou a quarta a encampá-la, depois da UNB. Kkkkkkkk

  3. Queria saber quantos desses "comentários " estudam ou estudaram na UFRN?
    UFRN é lugar de pensar e não de ser papagaio. Quem decide o que a UFRN deve fazer são seus alunos, professores e gestores. Ela é autônoma. Quem tá de fora, fecha o bico e só olha. Quer falar, estuda e passa. Aí vc vai ter voz.

    1. Estudo na UFRN e achei um absurdo. A maioria esmagadora da minha turma também.

    2. Isso tudo pago com dinheiro do contribuinte, seu trouxa. Quem não 'estuda' nessa universidade militante tem direito de falar SIM! Quem a sustenta são os pagadores de impostos. Vá fazer militância no inferno

  4. Poucos tem coragem, de ir para ruas como eles reivindicandos seus direitos, preferindo ficar por trás de um celular.

    1. Estudo na UFRN e achei um absurdo. A maioria esmagadora da minha turma também.

  5. Isonomia !!!!! Veja a burocracia pra alunos fazerem uso do veículo?!!
    Isonomia, isonomia, isonomia……..politicagem pra anarquistas, bandidos com dinheiros publico.

  6. Até a década de 70 a UFRJ tinha rumo e honra. Dos anos 80 em diante, virou prostituta da esquerda. Usada, fodida e mal paga. Ministério público, apure o desmando para com o recurso público. E antes que me esqueça: empoderamento #emeuzovos .

    1. Mal paga não!!! É uma instituição caríssima e com resultados duvidosos (como a maioria das universidade públicas brasileiras)…Em seu seio, a doutrinação ideológica têm tido mais atenção do que deveria…isso é fato!!! Mas custa muito caro pra sociedade, não é mal paga jamais!!!

  7. Em primeiro lugar, quero parabenizar o blog, que mais uma vez mostrou sua imparcialidade e compromisso com os leitores e ouvintes. E lamentar profundamente que fatos tão tristes como esses, totalmente inexplicáveis, apesar das evasivas apresentadas, venham denegrir a imagem da nossa querida UFRN. Me causa uma grande admiração e tristeza, que uma entidade composta de pessoas tão inteligentes, ainda insista em andar na contramão da História.

  8. Quanta ignorância, insensatez! Querem os benefícios da Universidade só pra vocês, que não são, mas se acham "elite". Levam pêia da Elite e acham que são melhores que qualquer outro. Acordem!!! Vocês são vítimas e ficam do lado errado. Apoiem os movimentos de libertação. Conheçam as causas, pra não ficarem criticando com a cabeça vazia. Podem ler a Veja, mas leiam também a Carta Capital. Tenham opiniões diferentes. Abram as janelas e deixem o sol entrar.

  9. Não sabia que transportar manifestantes fazia parte das atribuições da UFRN. Desculpa fatura.

  10. Não disse nada! É lamentável a UFRN ser totalmente partidária e ainda contribuir com desordeiros…

  11. O PT conseguiu destruir UFRN um dos orgulhos do povo do RN. Dizem que falta dinheiro para investir em pesquisas, mas o Reitor libera a frota de ônibus para atender o pedido dos bardeneiros do PT (Fatima/Mineiro) para tranportar o MST para fazerem piquetes nas fábricas. Vamos denunciar ao Ministério Público Federal este desvio de conduta dos gestores da UFRN. Está sendo usada como curral eleitoral do PT.

  12. Nota zero pra UFRN que se rendeu aos baderneiros do MST. Isso tem que acabar a Universidade não esta ai pra servir as chamadas minorias ela existe pra criar ciência e conhecimento. Quem quiser se manifestar banque seus manifestos ou vá pra um terreiro de umbanda

  13. Kkkkkkkk pouca vergonha Ufrn. É por isso q o Brasil n vai p frente. Um instituição q era p da exemplo, faz uma palhaçada dessa.

  14. E assim as empresas vão deixando o RN e quem se lasca, com certeza não é o reitor ou qualquer outro servidor da UFRN. Essa pátria educadora do PT enche de orgulho, quem não gera emprego e renda.

    1. Pq a pátria educadora do PT e na porcaria por isso quem termina não encontra trabalho pq precisa mudar td o sistema educação e importar o sistema de educação europeia

  15. Querendo justificar o injustificável, o projeto, transportar um bando de desocupadas para pixar e depredar o Porto

  16. Renda e trabalho na reforma agrária?
    Mas a reforma agrária em si já não representa trabalho?
    Tomam a terra de fazendeiros para assentar agricultores para plantar.
    Então não entendi esse de cursos para gerar emprego e renda.
    E essa outra falando de empoderamento?
    Esses atos de esquerda usam o nome das mulheres e da população para falar mal do governo e tentar iludir a população.
    Sempre que há esses atos, picham muros, viadutos, paredes.
    Verdadeiros vândalos…

  17. É uma pena que a nossa universidade que tem a finalidade de levar conhecimento e tecnologia para as empresas e instituições,estejam servindo a propósitos de conturbar e prejudicar aqueles que tem o interesse de financiar o crescimento do estado.

    1. Parta certos setores das universidades, esse negócio de gerar inovação tecnológica, patentes e progresso científico virou coisa para satisfazer capitalistas malvados. O negócio é fazer proselitismo vermelho, ensinar todo o mundo a querer ser burocrata, a destruir a família "tradicional-burguesa' , a fumar maconha e a fazer miçangas.

  18. A UFRN declarando publicamente seu apoio oficial a atos de vandalismo.
    Muita gente não cria que fosse possível chegar a esse ponto, pois bem meua caros, é esse o legado da esquerda após mais de uma década de aparelhamento.
    Essa chaga ainda vai custar muito tempo para sarar.

  19. A conduta da direção da UFRN enseja, no mínimo, uma investigação pelo Ministério Público Federal. Pena que a NOSSA gloriosa Universidade Federal esteja sendo usada descaradamente pela esquerda.

  20. Muita bla bla bla..mas continua sendo desvio de finalidade. foi um ato politico de um grupo terrorista que causou prejuizo.. UFRN tem que indenizar e ser responsabilizados pelos atos de cumplicidade.

  21. Falou, falou, falou, enrolou, enrolou, enrolou…
    No final das contas, saiu pela tangente…
    Não explicou nada

  22. A UFRN sempre foi um antro de comunistas. Começando pelos docentes, os quais nada decentes, sempre queriam que todos comungassem das suas ideias. Estudei na década de 80 por lá.

  23. A UFRN tem que apurar nada. É até piada a UFRN apurar a ilegalidade por ela praticada.. Quem tem que apurar é o MPF através da ação de improbidade e suas consequências graves para od que vierem a ser condenados .

  24. Trabalhador rural trabalha cultivando a terra, e não impedindo outras MULHERES de trabalhar. A resposta é tosca e insuficiente. A UFRN foi aparelhar para ser um puxadinho do PT. Durante os quase 20 anos que ficou no poder, o PT manteve o MST exatamente como está hoje. Ou seja, eles nao passam de massa de manobra. NÃO SÃO TRABALHADORES, SÃO TERRORISTAS.

  25. As universidades públicas se transformaram no retrato do atraso. Um amontoado de acadêmicos de esquerda. Uma pena. O resultado é o que vemos. Essas instituições não produzem nada de útil.

  26. Traduzindo: não disseram nada com nada porque não tem mesmo como justificar.
    Pior é dizer que se receberem alguma denúncia irão apurar. E precisa de uma? Saiu nos jornais, fato público e notório.
    Só mais uma dúvida: o uso desse ônibus a noite tem alguma ligação com o monte de abrobrinhas e nomes de projetos e programas citados? Quer dizer que o "Mulheres Conquistando Autonomia" inclui uso noturno de veículo oficial para transporte de baderneiros?
    Interessante, muito interessante…

  27. É isso mesmo? a UFRN compactado com as ações de militância e patrocinando ações de desordem social e invasão a propriedades…É essa a justificativa? #pasmo!

  28. A foiçe, facão e impedir o direito de ir e vim numa empresa privada estão no meio?
    Terrorismo

  29. Chega de patrulha dessa #DIREITAQUESÓDESTILAÓDIO!
    Parabéns,UFRN pelas ações empoderantes!
    Como militante do Movimento da Economia Solidária, Economia da Cultura e da Economia Criativa, apoio este exitoso Projeto de Extensão Universitária "Mulheres Conquistando Autonomia'!
    Os que berram contra,aposto que não movem uma palha para auxiliar o empoderamento dessas e outras #MULHERES em qualquer outra situação!

    1. Empoderamento é a desculpa que mulheres fracassadas, desequilibradas e frustradas usam para justificar seus recalques.
      Nenhuma mulher com família, trabalho e estudos precisa de empoderar.

    2. Na mente distorcida dessa gente, pregar ética é discurso de ódio, enquanto bradar empoderamento, fazer bandeja, ameaçar e vandalizar são práticas da paz…

    3. Tenha respeito às mulheres do meu Estado!!! Enviar mulheres para protestos que envolvem baderna e desordem não é empoderamento é aliciamento para ações de desordem social.
      Nossas mulheres, especialmente as mais vulneráveis merecem respeito e nãi serem usadas como massa de manobra do interesse de outrens quem quer que seja. isso não é empoderamento é desvio de finalidade de recursos públicos para fins políticos!!

    4. Qualquer pessoa que use a palavra empoderamento deveria orar mais.

    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, minha mãe misericórdia! É cada marmota…

    6. Por que não se empoderam com o vosso dinheiro? Muito provavelmente, essas pessoas e seus “defensores” não tem sequer uma ocupação e vivem às custas dos pagadores de impostos desse arrasado país!!

  30. Ou seja, o nosso dinheiro – que financia a universidade – está sendo utilizado para transportar militantes políticos em suas badernas. E mais, esse absurdo faz parte de um projeto de extensão.

    Quer dizer que a universidade – com o nosso dinheiro – financia e dá suporte a ações políticas contra as empresas do Estado? É essa a educação que está sendo dada aos universitários?

    É deprimente ver o que virou a educação pública brasileira.

  31. Caso receba alguma denúncia?? Kkkkk Toda sociedades tomou conhecimento. Alô Ministério Público Federal!!

  32. Pelo que se sabe a marcha das mulheres foi no Centro da cidade alta o que tem a ver este ônibus que é pago com nosso dinheiro estava fazendo no Porto de Natal no bairro da Ribeira fazendo baderna e pichação
    Com a palavra a reitora da ufrn.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF prevê caos na corporação com corte de R$ 122 mi no orçamento

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal prevê um caos na corporação devido ao corte de R$ 122 milhões no orçamento de 2024.

A corporação acredita que, se não for feito nenhum repasse adicional, haverá paralisação na emissão de passaportes, no abastecimento de viaturas e até no pagamento de servidores, entre agosto e setembro.

A avaliação é que no último ano a Polícia Federal aumentou o gasto devido a grandes investigações, como dos atos do 8 de Janeiro, do caso Marielle Franco e do genocídio Yanomami.

O corte, entretanto, não deverá afetar as equipes de investigações, que são prioridades da PF, mas outros serviços oferecidos pela corporação.

Guilherme Amado – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN tem segundo menor número de mortes por dengue do Brasil

Foto: nuzeee/Pixabay

O Painel de Monitoramento de Arboviroses, disponibilizado pelo Governo Federal, mostra que o Brasil registrou 1.544 mortes confirmadas por dengue durante 2024, com dados contabilizados até 18 de abril. O Rio Grande do Norte ocupa o segundo menor número de mortes confirmadas em todo país, com apenas um caso. O quantitativo é igual aos estados do Ceará e Tocantins.

Não registaram mortes confirmadas de dengue os estados do Acre e Roraima. A lista com maiores casos é liderada por São Paulo (320), Distrito Federal (270), Minas Gerais (261), Rio de Janeiro (116) e Goiás (116).

De acordo com informações da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), a morte confirmada por dengue no Estado aconteceu no final do mês de março, na Região do Alto Oeste. O paciente era um “adulto jovem” e sem comorbidades registradas.

Até 18 de abril, o balanço do Painel de Monitoramento de Arboviroses mostra que o Rio Grande do Norte tem 12.374 casos prováveis de dengue, 2.274 confirmados, e duas mortes em investigação.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Corpo de ‘Tio Paulo’ será enterrado neste sábado, 4 dias após a morte

Foto: Reprodução/g1

Será enterrado neste sábado (20), no Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, o corpo de Paulo Roberto Braga, de 68 anos, o idoso que foi levado morto para atendimento em um banco em Bangu na última terça.

Um vídeo feito por funcionários da agência mostra o momento em que a sobrinha de Paulo Roberto, Érika de Souza Vieira Nunes, tenta liberar um empréstimo de R$ 17 mil na frente do idoso morto.

Érika está presa por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver. A defesa dela alega que o idoso chegou vivo ao banco, mas a polícia afirma que ele já estava morto. Imagens de câmeras de segurança de um shopping perto do banco e da entrada da agência mostram o idoso aparentemente já desacordado.

Um motorista de aplicativo e um mototaxista dizem que o idoso estava vivo ao entrar no carro que os conduziu para o local.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

MST ocupou 31 propriedades durante o “Abril Vermelho” de 2024

Foto: Divulgação/MST

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) finalizou nesta sexta-feira (19.abr.2024) as ações da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, o “Abril Vermelho”. Foram realizadas 31 ocupações no período, dentre elas, com a construção de 5 novos acampamentos, em 13 Estados e no Distrito Federal.

Eis abaixo os Estados em que registraram ocupações:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Bahia;
  • Pernambuco;
  • Ceará;
  • Paraíba;
  • Sergipe;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná; e
  • Pará.

Desde a segunda-feira (15.abr.), o MST organizou 70 ações diversas, que incluíram a construção de acampamentos unitários, assembleias populares e manifestações em órgãos públicos, como em sedes estaduais do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Os eventos foram realizados em 18 Estados.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lula concorda com distribuição de 50% dos dividendos extraordinários da Petrobras

Foto: REUTERS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde para o governo votar pela distribuição de 50% dos dividendos extraordinários da Petrobras.

A medida deve significar um ingresso de cerca de R$ 6 bilhões aos cofres da União, acionista controlador da empresa estatal.

A decisão do presidente de chancelar o voto do governo nessa direção foi tomada na tarde desta sexta-feira (19) após a avaliação de que a medida não vai comprometer o plano de investimentos da companhia.

Os outros 50% ficarão em uma reserva para uma nova avaliação do conselho de administração nos próximos meses.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes diz que “mercantilistas estrangeiros tratam o Brasil como colônia”

Foto: Reprodução

Sem fazer menção ao dono do X, Elon Musk, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse que a Justiça “está acostumada a combater mercantilistas estrangeiros que tratam o Brasil como colônia”

A declaração, nesta sexta-feira (19), foi feita em meio a críticas de Musk a Moraes a respeito de decisões que pedem o bloqueio de contas no X, o antigo Twitter, rede social comprada pelo empresário sul-africano. O ministro participou de um evento no Museu da Democracia, no Rio.

Em sua fala, Moraes também fez referência à “união de irresponsáveis mercantilistas, ligados a redes sociais, com políticos brasileiros extremistas”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Belo chora em 1º show após anúncio de separação de Gracyanne Barbosa; veja

Foto: Reprodução/Globoplay

Na noite desta sexta-feira (19), Belo chorou durante seu primeiro show, na turnê dos 30 anos de Soweto, após anúncio de separação de Gracyanne Barbosa.

No palco, antes de cantar um de seus maiores sucessos o cantor desabou na frente de milhares de fãs. Na música “Reinventar”, o artista se emocionou e abaixou a cabeça. Ele levou as mãos ao rosto e chorou copiosamente.

O show no Allianz Parque, em São Paulo, na noite desta sexta marca o início da turnê do grupo. O início da turnê ocorre em meio ao anúncio de separação do cantor com a musa fitness.

Splash – UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Arena das Dunas confirma partida entre América e Corinthians para 1º de maio

Foto: ALEX RÉGIS/ TRIBUNA DO NORTE

A partida entre América e Corinthians, válida pelo confronto de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, vai ocorrer no dia 1º de maio (quarta-feira), às 21h30, na Arena das Dunas. A informação foi confirmada pela administração do estádio, que garantiu a compatibilização com a operação de uma corrida marcada mais cedo na mesma data.

“Também está confirmada a realização da etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas, que acontece no mesmo dia no Setor Norte do complexo, a partir das 15h30. Os eventos ocorrerão em horários distintos e terão suas operações compatibilizadas”, informou a Arena das Dunas.

América e Corinthians voltarão a se enfrentar depois de 15 anos, justamente a única vitória do time potiguar no histórico do confronto. De acordo com o pesquisador Marcos Trindade, já foram realizadas 10 partidas oficiais entre os dois clubes, com vantagem ampla dos paulistas, que venceram sete vezes, além de dois empates.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPI para investigar o STF é inadmissível, diz Gilmar Mendes

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O decano do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, disse que uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Suprema Corte é “inadmissível”.

“A princípio, uma CPI que investigasse atos do Supremo Tribunal Federal seria inadmissível. Seria inconstitucional”, afirmou em entrevista ao SBT divulgada na quinta-feira (18).

O ministro também disse não acreditar que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), “tenha se pronunciado no sentido” de uma CPI para investigar o STF.

“Tenho a impressão de que a gente deve separar aquilo que é ruído, eventualmente é borbulha, é espuma, do que aquilo que efetivamente é sinal. Entendo que aqui há muita borbulha. Há muito o ruído, desinformação, fake news. Mas isso não corresponde à realidade“, disse.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Esses senhores de acham o dono do Brasil a CPI é necessária e urgente, parece que eles não perceberam que a máscara caiu

  2. O medo é grande demais, não entendo porque esse desespero e porque esses seres divinos não podem ser investigados, onde está na constituição que não pode? deveriam serem expulsos só em defender essa bizarrice. A palavra “supremo” mexe com a cabeça do tolo.

  3. Claro! Eu também concordo kkkkk! Eles são Deuses, estão acima do bem e do mal, se investigarem, vão descobrir tanta sujeira!!!! Disso que eles tem medo!

  4. Ninguém está acima da lei senhores do STF,o que faz aqui aqui se paga!
    Tem que ficar de olho no Rodrigo Pacheco e Arthur lira

  5. Por que , os que se acham Deus não podem ser investigados, eles têm atitudes que prejudicam várias pessoas e pq eles não podem ser investigados por suas atitudes também.
    Investigação já ditadura do judiciário!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PALHAÇADA: Após horas de atraso, Voepass cancela mais um voo Mossoró-Natal e oferece ônibus para levar passageiros

Foto: Gilnete Ferreira

Após horas de atraso, nesta sexta-feira (19), a Voepass cancelou mais um voo Mossoró-Natal.

Depois de horas aguardando a aeronave decolar do Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, para um voo que duraria cerca de 40 minutos, os passageiros foram informados que a empresa aérea iria disponibilizar um ônibus para levá-los até Natal.

Opinião dos leitores

  1. Lula e Fátima acabando com tudo.
    Além da queda coice.
    Passagens caras de “200” reais.
    Estradas estaduais acabadas.
    BRs que um riacho leva a ponte.
    Nem de avião se conseguir viajar.
    Fátima aqui e Lula lá acabando com tudo.
    Rombo em cima de rombo.
    17 mil obitos por comodidade nos últimos 15 meses.
    A mesma quantidade de mortes que em Portugal em toda pandemia…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *