A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira identificou que aproximadamente um terço do eleitorado brasileiro está propenso a dar um voto útil, com o objetivo de impedir a vitória de outro candidato. Segundo o instituto, 32% dos eleitores classificam como “muito alta” ou “alta” a probabilidade de escolher um nome que não seja o seu preferido para evitar que outro candidato vença a disputa.
O Ibope fez a seguinte pergunta aos entrevistados: “Votaria em um candidato que não seja de sue preferência para evitar que outro que você não goste vença?”. Ao todo, 14% classificaram a possibilidade como “muito alta”, enquanto 18% disseram que a chance é “alta”. Dos entrevistados, 18% disseram que a possibilidade é média, 20% classificaram como “baixa”, 23% afirmaram ser “muito baixa” e 6% não souberam opinar ou não responderam.
O levantamento registrou o crescimento de onze pontos percentuais, em uma semana, do candidato do PT, Fernando Haddad – saiu de 8% para 19%. Jair Bolsonaro (PSL) permanece na frente, com 28%, uma oscilação positiva de dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, na comparação com a sondagem anterior. São os dois únicos candidatos que têm trajetória ascendente desde o início da série de pesquisas, em 20 de agosto: Bolsonaro tinha 20% na ocasião, enquanto Haddad marcava 4%.
A polarização entre Bolsonaro e o PT também pode ser verificada nos índices de rejeição: 42% dos eleitores dizem que não votariam “de jeito nenhum” no candidato do PSL, uma oscilação positiva de um ponto na comparação com o levantamento anterior; já a rejeição de Haddad subiu seis pontos no período, passando de 23% para 29%.
O GLOBO
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, HADDAD PRESIDENTE DO BRASIL, CHORA VIÚVAS DE AÉCIO
Quem ainda nutre paixão por político são fanáticos como os muitos na esquerda. Considerando o que vemos acontecer com Lula, um criminoso condenado em todas as instâncias da justiça de nosso país e derrotado no STF por ministros que ele indicou. Um bandido de fato, mas que ainda tem apoio de pessoas como você.
Muito triste. Talvez mereçamos o caos que vivemos; só se colhe o que planta.
Que bom que a eleição é por voto do povo, pois as urnas irão mostrar o tamanho do erro nessas questionáveis pesquisas do Ibope e Datafolha.
Quem quiser acreditar que os votos de Ciro, Marina, Alckmin, Alvaro Dias e Amoêdo simplesmente mudaram para o poste 2 que viva com essa ilusão. Sem fato novo, isso é impossível de acontecer, considerando toda corrupção que o PT submeteu o Brasil e o medíocre prefeito que Haddad foi em São Paulo e o apagado ministro da educação.
DEZESSETE NA CABEÇA !!!
Vendo a pesquisa do Ibope e fazendo uma conta matemática básica, vemos que o candidato do PT cresce 11% a cada 06 dias e até a eleição, segundo o Ibope, nesse crescimento, o pt vence no primeiro turno. Isso é verdade Ibope? Não tem manipulação evidente nesses números?
De repente, sem fato novo, os votos de Ciro, Marina, Alckmin, Amoêdo e Alvaro Dias mudaram todos para o poste do pt, isso existe?
Como se deu esse fenômeno?
O que aconteceu de novo para tanta convergência do eleitorado ao candidato do pt?
De repente o povo esqueceu do mensalão, petrolão e da lava jato, depois que o pt deixou 11 milhões de desempregados, só com o aparecimento do nome haddad ele foi capaz de conquistar 11% dos votos em 6 dias?
Desculpe Ibope, não tem como acreditar nesse absurdo que estão vendendo. Não tem como tornar real esses números distorcidos
Como já disse aqui, não confio em nenhuma dessas pesquisas, principalmente Ibope e Data folha!!!
Analisei o número de eleitores por região entre as pesquisas BTG Pactual (14 a 16set) e Ibope (18 set)… Não há muita variação dos números apresentados nos votos destinados dos candidatos… O crescimento do poste de Lula já era esperado no Nordeste.
O problema está na mudança que acontece do nada , SEM QUALQUER JUSTIFICATIVA PLAUSÍVEL, em número de Brancos, nulos e indecisos, principalmente na região Sudeste, que corresponde a 43,5% do eleitorado (64 milhões de votos). Passaram de 18% dos votos para 27% (tudo pra brancos e nulos), onde é mais gritante a quantidade em número de eleitores do Bolsonaro.. No geral tiraram mais de 8 milhões de votos de Bolsonaro e empurraram tudo em brancos e nulos. Aí eu te pergunto, o que é confiável?? BTG, IBOPE, DATAFOLHA…. KKKKKKKKK Não confio em nenhuma! Está na cara q a ordem é tudo menos ele!!!
Enfim…. O desespero é grande… no dia q eu tiver vendo qualquer manifestação dos outros candidatos passo a acreditar nessas pesquisas..
#ELESIM!!!! "UM FORTE ABRAÇO"
#Bolsonaro 1º Turno!
Ja era previsto o crescimento Fernando Beira Haddad… a população brasileira e composta por 20% de analfabetos e semi analfabetos.
PT não!
PT nunca mais!
19
pedro lupercilio resido no nordeste do Brasil,no est. do rn, na região do seridó na cidade de florania , graduado em pedagogia, especialista na psicopedagogia,bacharel teologia,estudante do curso de letras espanhou da ufrn, funcionário publico estadual, voto haddad 13, analfabetos são os que querem retroceder aos ditadores 19-09-2018.