Diversos

Universo está agindo de forma estranha, e ‘lentes’ cósmicas podem revelar motivo

Diversas imagens de um quasar distante são visíveis nesta visualização combinada do Observatório de Raios-X Chandra da Nasa e do Telescópio Espacial Hubble. Uma grande galáxia em primeiro plano está distorcendo tanto a luz do quasar que passa a agir como uma lente, resultando na aparente duplicação. FOTO DE IMAGE BY X-RAY: NASA/CXC/UNIV OF MICHIGAN/R.C.REIS ET AL; OPTICAL: NASA/STSCI

Desde o momento em que passou a existir há mais de 13 bilhões de anos, o universo vem se expandindo, com galáxias se afastando visivelmente umas das outras. Para compreender as leis físicas que regem o cosmos, astrônomos tentaram mensurar um dos números mais importantes da cosmologia, a Constante de Hubble, que descreve a velocidade em que essa expansão acontece e, por sua vez, a idade do universo.

Mas, recentemente, diversos esforços para encontrar o valor da Constante de Hubble resultaram em uma possível crise na cosmologia: o universo parece estar se expandindo mais rápido do que o esperado. Se confirmada, essa mudança chocante forçaria astrofísicos a repensarem os princípios básicos do nosso universo, os quais não sustentam atualmente tais mudanças, mesmo após levar em consideração a energia escura, uma força misteriosa que impulsiona a aceleração da expansão do universo.

Agora, pesquisadores anunciaram uma nova forma de olhar para o problema ao examinarem galáxias tão colossais que distorcem o espaço-tempo ao seu redor, curvando a luz como lentes gigantes.

Os resultados, publicados no periódico Science, não foram os únicos responsáveis por virarem os conceitos de cabeça para baixo. Considerando as margens de erro, as medições mais recentes são consistentes com tentativas anteriores de encontrar esse valor cósmico tão essencial. Mas como prova de conceito, o estudo demonstra que esse novo e promissor método funciona, o que é empolgante, uma vez que faz menos suposições sobre a estrutura do nosso universo quando comparado a outros métodos em busca do Hubble.

“Nós podemos oferecer uma perspectiva singular no que se refere à mensuração da Constante de Hubble”, diz a autora principal do estudo, Inh Jee, que concluiu o trabalho enquanto pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Max Planck de Astrofísica.

Ataque dos clones

Até recentemente, astrônomos tinham apenas dois métodos principais à disposição para calcular a Constante de Hubble.

Para deduzir o valor a partir do universo primordial, cientistas usaram dados do satélite Planck, os quais mediam a radiação cósmica de fundo em micro-ondas, o brilho emitido apenas 380 mil anos após o Big Bang. A partir de determinadas suposições sobre a natureza fundamental do universo, os dados do Planck sugerem que a Constante de Hubble deva ter um valor de 67,4 quilômetros por segundo por megaparsec, com variação de mais ou menos 0,5. (Um parsec equivale a cerca de 3,26 anos-luz e um megaparsec são um milhão de parsecs).

Mas os pesquisadores também podem estimar a Constante de Hubble a partir de estrelas e galáxias muito mais modernas, e esses métodos não dependem das mesmas suposições. Certos tipos de estrelas e explosões estelares emitem um brilho padrão. Ao comparar seu brilho esperado ao observado, os pesquisadores podem determinar a distância estimada dos objetos. Os astrônomos então relacionam suas distâncias à velocidade que a expansão do universo está nos distanciando delas, o que eles podem observar a partir de oscilações na luz dos objetos. Essa abordagem, refinada por um grupo de pesquisa chamado SH0ES, alcançou um valor para a Constante de Hubble de 73,5, com variação para mais ou para menos de 1,7.

“A analogia que gosto diz que, se observarmos uma criança de dois anos e medirmos sua altura, poderíamos prever sua altura quando adulto. Depois, quando medimos a altura do adulto, vemos que não é nada consistente, ele está 30 centímetros mais alto que o esperado”, diz o líder do SH0ES, Adam Riess, astrônomo na Universidade Johns Hopkins.

Para verificar se essa discrepância é real, astrônomos buscaram outros métodos independentes para encontrar a Constante de Hubble. E é aqui que entra o COSMOGRAIL. O grupo de pesquisa baseado na Suíça busca e monitora lentes gravitacionais, regiões do espaço que contêm tanta massa que distorcem o próprio espaço-tempo, o suficiente para curvar qualquer luz que passe por ele.

Às vezes, uma lente gravitacional pode ocorrer diretamente entre nós e um objeto distante, curvando sua luz em tal intensidade que vemos diversas imagens do objeto “clonadas” ao redor das bordas da lente. Essas imagens não estão sincronizadas no tempo. A luz de uma das imagens pode estar menos curvada, tendo uma captura mais direta e rápida através da lente. A luz de outra imagem pode estar mais atrasada após passar pelo espaço-tempo particularmente distorcido.

O COSMOGRAIL monitora as lentes gravitacionais iluminadas por quasares, objetos extremamente luminosos alimentados por buracos negros descomunais. Fundamentalmente, as imagens distorcidas do quasar cintilarão assim como o quasar, mas não ao mesmo tempo. Esses pequenos atrasos dependem da distribuição de massa dentro da lente e da distância entre nós, o quasar e a lente. Assim, se os pesquisadores determinarem a massa necessária para chegar à distorção observada, eles podem combiná-la aos atrasos de tempo para estimar a Constante de Hubble.

Um grupo chamado a colaboração H0LiCOW já utilizou essa abordagem, e sua estimativa para a Constante de Hubble de 73,3, com variação de 1,8, está alinhada aos resultados do SH0ES. Em julho, a H0LiCOW anunciou que havia uma chance menor que um em 10 milhões de que a diferença entre os resultados das duas equipes e o valor do Planck seja apenas um acaso.

O despertar da força

E como Jee e seus colegas agora demonstram, os quasares distorcidos da H0LiCOW são uma dádiva que não para de dar resultados. Eles podem ser analisados de uma forma completamente diferente para estimar a Constante de Hubble.

Se a matéria no coração da lente gravitacional for uma galáxia, os pesquisadores podem mensurar a velocidade de rotação das estrelas da galáxia e, então, combinar esses dados aos atrasos de tempo para determinar o tamanho da galáxia. Ao comparar seu diâmetro verdadeiro com o seu tamanho aparente no céu, os pesquisadores poderão estabelecer a distância da galáxia distorcida até nós.

Jee e seus colegas se concentraram em dois objetos, chamados B1608+656 e RXJ1131-1231, ambas lentes gravitacionais que estão distorcendo a luz de quasares distantes. Através desse novo método, eles descobriram que o B1608+656 está a quatro bilhões de anos-luz de nós, e que o RXJ1131-1231 está a 2,6 bilhões de anos-luz daqui.

Eles então combinaram essas distâncias às oscilações da luz das galáxias para calibrar as estimativas para a Constante de Hubble. Os resultados dos pesquisadores chegaram ao valor de 82,4, com variação de 8,4, colocando o valor nas redondezas dos resultados da H0LiCOW e SH0ES.

A coautora do estudo Sherry Suyu observa que a H0LiCOW já está usufruindo do novo método para aprimorar suas estimativas do Hubble, e ela adiciona que, no futuro, o método de Jee terá muitos mais dados à sua disposição. Apenas nos últimos anos, diz Suyu, astrônomos encontraram cerca de 40 novos sistemas distorcidos de quasares iguais aos usados no estudo publicado na revista Science.

“É extraordinário”, diz Suyu, líder de grupo no Instituto Max Planck de Astrofísica. “Podemos medir a distância até uma galáxia a bilhões de anos-luz de nós com um pequeno percentual de incerteza, o que não é nada mau”.

Enquanto o estudo de Jee passava por revisão, um segundo estudo de Radosław Wojtak e Adriano Agnello, publicado no início deste ano na revista in Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, também demonstrou que a técnica das lentes funciona.

“Esse é apenas o ponto de partida do método”, diz Wojtak, astrofísico na Universidade de Copenhagen. Mas outros métodos ainda estão surgindo. No futuro, a detecção de ondulações no espaço-tempo, chamadas de ondas gravitacionais, lançadas de colisões de estrelas de nêutrons, poderão oferecer mais uma estimativa.

Mas por enquanto, a cosmologia ainda se encontra à beira de um precipício, e é possível que caia no desconhecido.

“A grande questão, na minha opinião, é se o nosso modelo cosmológico está em perigo”, diz Wojtak. “Eu não sei a resposta para essa pergunta, mas posso dizer que estamos chegando ao ponto em que devemos considerar seriamente essa opção”.

 Michael Greshko – National Geographic

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CONGRESSO: Natália Bonavides e Fernando Mineiro estão entre os 92% dos deputados do PT que votaram para elevar a conta de luz


O Congresso Nacional derrubou, na terça-feira (17/6), dispositivos do veto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia aplicado no texto do Marco Regulatório de Energia Offshore, o que deve gerar o aumento da conta de luz no Brasil nos próximos anos. O governo federal estima que a ação dos parlamentares pode resultar em um impacto de R$ 525 bilhões no encarecimento da energia até 2040.

O que chama a atenção na decisão do Congresso é que a derrubada do veto contou com apoio significativo dos deputados e senadores de partidos da base governista. Dos 68 deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, por exemplo, 63 votaram pela derrubada, ou seja, 92,6% da bancada. Entre os senadores da sigla, o percentual ficou em 77,7%.

O placar final da votação no Congresso Nacional, que resultou na derrubada do veto, ficou da seguinte forma:

Senadores

  • 48 votaram pela derrubada do veto de Lula
  • 12 votaram pela manutenção do veto de Lula

Deputados Federais

  • 347 votaram pela derrubada do veto
  • 56 votaram pela manutenção do veto

Veja votos na íntegra. Clique aqui.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Muito forró e duas receitas pra esquentar ainda mais o seu São João

E o São João continua no Papo de Fogão com o cantor @placillio cantando muito forró dos bons. E nosso apresentador vai preparar um Mungunzá salgado pra lhe dar sustança pra aguentar as festas. E, na Dica Rápida, a influenciadora gastronômica @jeanenuness vai fazer um escondidinho de jerimum com carne seca low carb. Venha aproveitar muita música boa e receitas deliciosas.

SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 8h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, Somente no YouTube- Voltamos dia 29/06

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, Somente no YouTube- Voltamos dia 29/06

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Apresentação: @fernando_amaral
Exibição:@tvbandma @tvbandimperatriz @tvbandceara @tvbandpiaui

Volta dia 29/06:
@tvtropicalrn @correiotv Apoio:
@blogdobg
@blogdobgpb
@panelamineiraoficial

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

VÍDEO: Fortes Chuvas faz prefeitura suspender São João desta sexta-feira

 

A Fundação Capitania das Artes e a Secretaria Municipal de Cultura anunciaram, por meio de nota, o cancelamento da programação do São João de Natal nesta sexta-feira, 20 de junho, no polo Zona Oeste.

Mesmo com as apresentações já em andamento, as fortes chuvas que atingem a capital potiguar tornaram inviável a continuidade dos shows previstos para esta noite.

A Prefeitura informou ainda que a programação dos festejos para sábado e domingo será reavaliada diariamente, já que a previsão aponta para a persistência das precipitações intensas nos próximos dias.

Confira a nota completa: 

A Fundação Capitania das Artes e Secretaria Municipal de Cultura, informam o cancelamento da programação do São João de Natal desta sexta-feira, 20 de junho, no polo Zona Oeste.

Apesar das apresentações já terem iniciado, as fortes chuvas que atingem a capital potiguar inviabilizaram a realização dos demais shows previstos para hoje.

A continuidade da programação para sábado e domingo será reavaliada a cada dia, uma vez que a previsão é de que as precipitações intensas sigam ocorrendo na cidade.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zambelli deve apresentar defesa por escrito contra perda de mandato

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Os advogados da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) apresentarão, por escrito, a defesa da parlamentar contra a perda de mandato.

Foragida na Itália, Zambelli foi notificada nesta semana. Ela tem um prazo de cinco sessões na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para apresentar a sua defesa.

A parlamentar licenciada foi notificada por e-mail na última terça-feira (17). Ela já deu ciência do recebimento da notificação.

O caso será relatado pelo deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR). Após a apresentação da defesa, o relator terá cinco sessões para apresentar um parecer.

Pelos prazos regimentais, o processo pode ficar apenas para agosto, após o recesso parlamentar.

Após a votação, o caso segue para o plenário da Câmara dos Deputados.

Em maio, Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, perda de mandato na Câmara dos Deputados e o pagamento de indenização de R$ 2 milhões por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A parlamentar recorreu, mas foi derrotada por unanimidade em julgamento da Primeira Turma da Suprema Corte.

CNN Brasil 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump diz que “é difícil pedir que Israel pare” de atacar o Irã

Chip Somodevilla/Getty Images

Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (20/6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que será difícil pedir a Israel que interrompa os ataques aéreos contra o Irã, mesmo com a tentativa paralela de buscar uma solução diplomática para encerrar o conflito.

Trump explicou que os avanços de Israel no campo de batalha dificultam uma eventual recomendação de cessar-fogo por parte dos EUA. “É muito difícil parar, quando você analisa a situação. Israel está se saindo bem em termos de guerra”, afirmou. “Acho que se poderia dizer que o Irã está se saindo pior. É um pouco difícil fazer alguém parar”, pontuou.

O republicano destacou que, diante do contexto, “se alguém estiver ganhando”, fica difícil intervir e pedir uma possível paralisação. Ele falou com jornalistas em Nova Jersey, onde participa de um evento de arrecadação de fundos em seu campo de golfe.

“É um pouco mais difícil de fazer [o pedido] do que se alguém estiver perdendo. Mas estamos prontos, dispostos e capazes. Temos conversado com o Irã e veremos o que acontece”, prosseguiu Trump.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Vídeo: dançarina de Zezé Di Camargo chama comida nordestina de lavagem

Um caso de xenofobia protagonizado pela dançarina e backing vocal Bianca Alencar, da equipe da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, ganhou as redes sociais e causou revolta Brasil afora. A artista ofendeu a culinária do município de Floresta, no sertão de Pernambuco, durante a passagem pela cidade.

Nos stories do Instagram, Bianca comparou o almoço com “lavagem de porcos” – termo popularmente usado para se referir à mistura de restos de comida destinada à alimentação de suínos.

“Paguei e não comi. Não dá! Parecia lavagem”, disse Bianca em vídeo publicado nas redes sociais. Entre os pratos mencionados por Bianca, está o arroz mexido, considerado uma das especialidades da região.

Após a repercussão, a backing vocal publicou novo vídeo tentando se justificar. Ela afirmou que a intenção era comentar os “perrengues das estradas” e citou ser descendente de nordestinos.

O show de Zezé Di Camargo & Luciano ocorreu na noite de quinta-feira (19/6) e integrou a programação de aniversário da cidade, que contou também com apresentações culturais, shows gratuitos e o corte do tradicional bolo.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Buracos transformam rodovia em ‘Lua’, de tanta cratera no interior do RN

Um vídeo que circula nas redes sociais, denuncia a situação precária da RN que liga Santa Cruz a São Bento do Trairi, no interior do Rio Grande do Norte. Enquanto dirige pelo trecho esburacado, o internauta ironiza: “Estamos na lua, olha a buraqueira!”, em referência à aparência da estrada, que mais parece a superfície lunar.

Visivelmente indignado, ele relata os impactos da buraqueira na viagem: “O carro tá todo se tremendo, galera. Isso é um absurdo! Como é que pode, ainda nos dias de hoje, ter que enfrentar uma RN dessas?”. No desabafo, o morador pede atenção do governo estadual para a situação da via e da população da região: “Tenha pena do povo, governadora.”.

O vídeo termina com um apelo: “Vamos compartilhar esse vídeo, mostrar que essa região tá esquecida”.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PPA Parnamirim: Plenária no bairro de Emaús acontece nesta segunda-feira (23)

A Prefeitura de Parnamirim segue promovendo uma série de encontros com a população nos bairros da cidade, reforçando o compromisso com a escuta ativa e a participação cidadã. Na próxima segunda-feira, 23 de junho, será a vez da comunidade de Emaús participar da Plenária nos Bairros, que acontece das 19h às 21h, na Escola Municipal Manoel Machado. A plenária é aberta ao público e todos os moradores da região estão convidados a participar e contribuir. É o momento de exercer a cidadania e colaborar diretamente para o futuro do município.

O objetivo do encontro é ouvir as propostas, sugestões e necessidades dos moradores da região, contribuindo diretamente para a construção do Plano Plurianual (PPA) — o instrumento que define as prioridades e metas da gestão municipal para os próximos quatro anos. Com caráter democrático e participativo, a nova gestão municipal tem priorizado a aproximação com a sociedade, reconhecendo que ouvir quem vive a cidade é essencial para traçar políticas públicas eficazes e transformadoras.

“Acreditamos que o planejamento público precisa nascer do diálogo com as pessoas. Só assim conseguiremos construir uma Parnamirim mais justa, eficiente e voltada para as reais necessidades da população”, destacou a prefeita Nilda Cruz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

3×1: Flamengo vence o Chelsea e encaminha classificação no Mundial de Clubes

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo venceu o Chelsea, por 3 a 1, nesta sexta-feira (20), e se tornou líder do Grupo D. O Rubro-Negro está com seis pontos, tendo vencido as duas partidas disputadas na fase de grupos do Mundial de Clubes.

Pedro Neto chegou a abrir o placar para o time londrino no primeiro tempo. Na etapa final, Bruno Henrique, Danilo e Wallace Yan viraram o jogo para os cariocas.

A classificação do Flamengo para as oitavas do Mundial de Clubes depende apenas de uma vitória do Espérance contra o Los Angeles FC, que acontece às 19h (horário de Brasília), desta sexta-feira (20).

 

TNT Sports

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Putin diz que está preocupado com risco de o mundo caminhar para 3ª Guerra Mundial

Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS

Perguntado sobre o conflito direto entre Israel e Irã, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse estar preocupado de que mundo esteja caminhando para a 3ª Guerra Mundial. A Rússia é aliada do Irã.

Falando em um fórum econômico em São Petesburgo nesta sexta-feira (20), Putin mencionou a própria guerra da Ucrânia, iniciada após invasão russa em fevereiro de 2022, e o conflito direto entre Israel e Irã.

O líder russo disse estar preocupado com o que está acontecendo em torno das instalações nucleares no Irã, onde especialistas russos estão construindo dois novos reatores nucleares para Teerã.

“É preocupante. Estou falando sem ironia, sem brincadeiras. Claro que há muito potencial de conflito, ele está crescendo, e está bem diante de nossos olhos —e nos afeta diretamente”, disse Putin.

Putin também chefia a invasão de suas tropas na Ucrânia, que completou três anos em fevereiro. E, neste ano, atritos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — composta por países da União Europeia, os Estados Unidos e o Reino Unido — aumentaram temores de que a guerra se expanda para além das fronteiras ucranianas.

Ainda sobre a guerra na Ucrânia, Putin fez novas ameaças e mandou sinais conflitantes: disse que pode tomar novos territórios, como a cidade de Sumy, no nordeste ucraniano, e afirmou que os povos russo e ucraniano “são um só”, e que, nesse sentido, “a Ucrânia inteira é nossa”. O líder russo também afirmou que “não busca a rendição do rival”, mas sim o reconhecimento dos cerca de 20% do território ucraniano que suas tropas dominam no momento.

A fala de Putin sobre o povo ucraniano remete a um ensaio publicado por ele em 2021, quando defendeu a inexistência da Ucrânia como um país soberano. Nesta sexta, no entanto, o líder russo disse que nunca pôs em dúvida o direito dos ucranianos à soberania.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *