Saúde

“Use máscaras e diga não ao absurdo”, alerta Nicolelis

Foto: José Luiz Somensi

Em uma série de tweets compilados em forma de texto, o cientista Miguel Nicolelis recomenda que a população siga usando máscaras. Ele diz que desobrigar o uso de máscaras agora é tentar confundir a sociedade sobre o estado real da pandemia no Brasil. Nicolelis diz ainda que “esta narrativa perversa e irresponsável continua levando a mais mortes e a mais casos crônicos de Covid.”

Leia abaixo:

Por Miguel Nicolelis

Acabo de dar um retweete numa sequência de tweets que confirma a seguinte máxima sobre a COVID-19:

Este é um vírus para não se ter! Nunca. Nem de forma assintomática, branda ou leve.

Este vírus pode causar múltiplas complicações crônica graves que reduzem a qualidade de vida e podem ser fatais

Portanto, remover máscaras e tentar mascarar a verdade, seja sobre o estado real da pandemia no Brasil e no mundo, ou tentar confundir a sociedade com a falsa dicotomia epidemia x endemia é literalmente atentar contra a saúde e bem-estar de dezenas de milhões de brasileiros.

Todo o mundo vai ter que lidar nos próximos anos e décadas com milhões de pessoas sofrendo de consequências graves desta pandemia. Como ela não acabou de forma alguma, quanto mais pessoas se infectarem pelo descaso das autoridades, mais casos de COVID crônica ocorrerão no futuro.

Com isso, mais vidas serão arruinadas por problemas médicos de todas as variedades, inclusive a possibilidade de uma “pandemia” de demência precoce em todo mundo, como também mais vidas serão encurtadas pelo aumento da mortalidade a longo prazo. Se isso não fosse suficiente

A COVID-19 crônica também pode afetar o sistema reprodutor de homens e mulheres com consequências ainda desconhecidas a longo prazo. Ou seja, podemos ter uma redução significativa de nascimentos em decorrência destes efeitos crônicos

Resumo da Ópera: não acredite de forma alguma nos arautos do otimismo que pregam aos 4 ventos que a pandemia acabou ou está por acabar. Ninguém pode afirmar isso com certeza. Esta narrativa perversa e irresponsável continua levando a mais mortes e a mais casos crônicos de COVID.

Ignore gestores que apenas jogam para a torcida num ano eleitoral. Pelo seu bem e pelo bem dos seus familiares e da sociedade como um todo, mantenha o uso das máscaras, evite ao máximo aglomerações, vacine-se e não ceda à tentação de achar que o normal voltou só porque alguns “experts” apoiados por gestores incompetentes/irresponsáveis e uma mídia que se rendeu ao poder dos “cliques e likes” assim decretaram.

O preço desta rendição incondicional é caro demais: a qualidade da sua vida futura – ou a falta dela – está em jogo.

Use máscaras e diga não ao absurdo.

Opinião dos leitores

  1. E pensar que o Erário investiu tanto dinheiro num mentiroso fanático ideológico travestido de “neurocientista” como esse cara…e ainda tem uma legião de fanáticos covardes, cegos e trogloditas babando isso tudo aqui nos comentários!!!

  2. Eu não deixei de usar e vou continuar usando,não faz nenhum mal em usar máscaras ,pelo contrário…… Outra coisa,gostei muito de sua alerta pra não esquecermos dos cuidados . Não está me afetando em nada a sua fala ,pelo contrário.gratidão

  3. Boa noite!
    É verdade o povo está sendo enganado por esta equipe de hipocritas,aproveitadores da grande deficiência de clareza do ser humano infelizmente.

  4. Tomei a dose da vacina fiquei muito mau sinto dores no braços até hoje ,minha vizinha aos 40anos teve trombose,após vacina , então tanto quanto a doença temos que nus previnir com o álcool gel e máscara ,vacina não comprou eficácia porque na terceira pessoas morreram,e aí onde está a verdade.???

    1. Irresponsabilidade a gente paga com demência …. só pode!

    2. Mentira. Vc não pode dizer que foi a vacina. E a chance de a doença provocar trombose etc é muito maior.

    1. Com essa pergunta você realmente se superou na sua capacidade de raciocínio.😂😂😂

  5. Faço algumas perguntas: quantos pacientes com Covid 19 Dr. Nicolelis tratou? Quantos pacientes com efeito adverso da vacina ele ja acompanhou e tratou? Ele faz é parte do grupo muito bem pago ( e se não foi pago é pior..) coptado para manter a narrativa do medo e, penso, deliberadamente omite todos os dados científicos acumulados e publicados em revistas sem conflito de interesses com a BIGPHARMA, mostrando que o tratamento FUNCIONA ( inclusive estudo brasileiro), e que as vacinas tem riscos SIM, pois ensinam seu organismo a produzir a proteina spike PARA SEMPRE, e é exatamente esta proteina spike que causa os danos da doença. Saiam da caixa: vão pro Rumble, pro Bing, para outras plataformas de informação não linkadas ao google, facebook e microsoft.. terão surpresas. Aprendam como se desintoxicar dessa proteina spike..

    1. Apoio a sua opinião 100%. Nunca acreditei nesta loucura criada para colocar medo na população . Não credito na vacina experimental, não tomo, pois não sou cobaia destes criminosos. A doença infelizmente foi criada para cumprir o papel de apavorar e dizimar a população. O vírus vai ficar por aí, como todos ficam e continuar cumprindo o seu diabólico papel. Não são as máscaras que o evitam, são boas vacinas. ainda em experimento e boa saúde, coisa que esta vacina que está aí , só nos prejudica.

    2. Verdade. O que amenizou o problema da pandemia no Brasil, foram os medicamentos profiláticos, Ivermectina, Cloroquina e Hidroxocloroquina. Não tome vacina, faça como o seu presidente!!

    3. Gostaria de saber como é feita essa desintoxicação da proteína. Você poderia, por favor, me indicar alguma leitura sobre isso. Obrigada.

  6. Seguirei usando máscara; os incomodados que se mudem. se a populaçao nao tem ´consciènciade que ainda nao estamos em condiçõesde abandonar esse pequeno protetor, lamento porque o mal provavelmente recairá sobre quem se distancia com as máscaras e outros cuidados que todos ja sabem. nao é facil conseguir um consenso, desde que autoridades dominam e definem até o inadmissível. seguirei tranquilamente esse protocolo, até mesmo depois da pandemia, como um artificio de proteger meu rosto das queimaduras do sol. KKKKKKKK saúde para todos , todas e todxs

    1. Você poderia dar mais detalhes sobre como se faz essa desintoxicação 🙏

  7. Concordo e continuarei usando máscara, mantendo o distanciamento e usando álcool nas mãos e lavando-as com sabão.

  8. Fantástico, Nicolelis, penso exatamente como vc. Só esqueceu de citar que 30% das pessoas q tiveram covid terão sequelas neurológicas ou psiquiátricas. Um estudo publicado na Lancet em 2020 informava a previsão de um aumento significativo da incidência de suicídios pós-pandemia. Esse estudo foi realizado por 50 pesquisadores internacionais que se uniram num trabalho conjunto para estudar os efeitos na saude mental decorrentes de pandemias anteriores. Há um agravamento ou surgimento de várias formas de sofrimento psíquico durante a pandemia, mas o desfecho com a morte voluntaria vem depois que a pandemia estiver controlada. Meses depois publicaram outro estudo na mesma revista científica afirmando que observaram uma queda no numero de suicídios durante o primeiro ano da pandemia. Várias pessoas comemoraram, mas eles não disseram que os números cairiam durante o período pandêmico, mas depois. Eu particularmente observei um aumento ja na pandemia. O que eu acho é que em todo mundo as mortes por Covid ofuscaram as outras mortes inclusive a notificação do suicídio. Para finalizar, os poderes públicos precisam aprender, de uma vez por todas, que o ser humano nao pode ser compreendido a partir de uma visão cartesiana, como se fôssemos portares de 2 saúdes em 1 só corpo: a saúde fisica (merecedora de todos os esforços para ser preservada) e a saúde mental (sem valor, relativa aos fracos e aos improdutivos, portanto, sujeitos que não dão lucro, não merecem respeito nem cuidados adequados). A verba destinada a saude mental é desviada, só chegando ao destino cerca de 1/3 do montante. Então, com a pandemia quem já sofria de algum sofrimento psíquico, acentuou, muita gente que nunca havia tido, desenvolveu e quem contraiu Covid, pode vir a desenvolver. Então, o uso da mascara deve ser preservado, mas o cuidado com a dor invisível deve ser exacerbado, multiplicado, seja pelo poder publico seja pela sociedade.

    1. excelente argumentaçõa com respeito ao cuidado com a dor invisivel, atualmente tão profunda e recôndita! perigo!!!

    2. Muito esclarecedor seu comentário, complementando o texto do Dr Miguel Nicolelis

    1. Boa tarde! Muito obrigada pelas preciosas informações. Concordo plenamente com o senhor e continuo usando máscara onde quer que eu vá. Vejo pessoas nas feiras, nos shoppings se máscara. Infelizmente após o carnaval aqui no Rio de Janeiro, acredito que eles terão que abrir tudo o que foi fechado para atendimento com pessoas acometidas pelo vírus COVID-19 novamente com novas variantes deste vírus que transmuta.

  9. Não sou nenhuma estudiosa do assunto, mas concordo plenamente do o doutor. Continuo muito cuidadosa.

    1. Trabalho em uma unidade de saude sentinela da covid 19. E vejo a cada plantão o numero de pacientes procurando atendimento. Por uma questão meramente financeira e política os gestores estão colocando a saúde do povo em risco. Vou continuar usando máscara seja onde for. É lamentável!!!!

  10. O Sr.precisa estudar +! Temos pneumologistas em todo o planeta estudando “USO DE MÁSCARAS” principalmente no Brasil, e q respirar e expirar o mesmo ar é falar, mortal, principalmente por muito tempo. Temos nosso país tropical, temos uma amazônia maravilhosa, e isso nos beneficia muito em termos de “AR PURO.” ESTUDE TMB: como aumentar nossa imunidade através de alimentação saudável, exercícios físicos! Com essa pandemia(fraudemia), infelizmente, não se acredita+em médicos(q trabalham só por dinheiro/não por amor à salvar vidas, como eu seus Juramentos). Não se acredita+ em OMS. Vejam depoimentos de, Drª Raíssa Lacerda/Roberta Soares/Dr. Zeballus/Dr. Alessandro Loyola/Dra Lucy Kerr, dentre outros. DETALHES: O GOOGLE, E MÍDIAS Q SE VENDERAM PRO COMUNISMO PROPAGAM INVERDADES SOBRE ALGUNS ESTUDOS DESSES MÉDICOS, E, POR ISSO, MUITOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESTÃO SENDO PROCESSADOS, ESSES MÉDICOS TEM PROVAS CIENTÍFICAS E AMAM A VIDA, TRABALHAM POR AMOR AO PRÓXIMO. SR inscrevam no Canal: Gettr(canal independente de face/Google/telegram) e vcs verão as verdades.

    1. Tem certeza de que o cientista dr. Nicolellis é quem precisa estudar? É, os teclados criam uma distopia e um contrasenso de tolos…

    2. Típica retórica reacioanária e fascista!

      FORA BOLSONARO!!

    3. Nossa Senhora! Essa Vânia perdeu a noção de tudo. Estarrecedor o mau caratismo e a cara de pau dos terraplanistas…..

    4. Deve ser mas um vendido do cartel dos falsos cientista

    5. Vânia – Passe menos tempo nas redes sociais de extrema-direita e mais tempo visitando sites oficiais de institutos de pesquisa, lendo publicações de institutos consagrados e as colunas dos especialistas nos grandes jornais. Deixará de ser apupada, como aconteceu agora.

    6. Quanta desinformação oportunista, o negacionismo deve ser repudiado.

    7. Você doida mulher,
      De onde saiu tanta ignorância fascista?
      Volta pró seu rebanho e espalha COVID prá eles, afinal não queremos conviver com gente atrasada, reacionária e mau caráter!
      Seja honesta consigo mesmo,vai pastar no inferno desgraça!
      O mundo está sofrendo uma das piores tragédias e vc do Dr.Miguel como um qq, respeita o maior cientista do Brasil,se enforca criatura do inferno!

    8. Vânia, de que setor do gabinete do ódio no Planalto vc foi indicada pra falar tantas asneiras sem nexo?
      Fala pro filhote de cruz credo 01 e pro miliciano-mor, seu pai, que estão desperdiçando dinheiro e tempo, pq ninguém mais engole essas estórias estúpidas que mentes ignorantes e analfabetos funcionais criam.
      Pena que vc é um robô, mas torço muito para que quem esteja por trás de vcs, pegue uma variante fatal da covid.

    9. Esses aí que você citou trabalham por amor, quanto uma consulta com Dr Zeballos mesmo??

    10. A bestialidade superando limites.😂😂

    11. Alguns médicos que vomitavam essa teoria acabaram morrendo por causa da Covid. Vejo que depois de 2 anos de pandemia, as pessoas ainda acreditam em teoria da conspiração!!
      Não à toma somos considerados o terceiro povo mais ignorante do mundo!!

    12. Vânia, das duas uma: ou é um desses bots criados no Gabinete do ódio, ou uma idiota completa.

    13. Sou cirurgião há 40 anos – opero usando máscaras – dias e mais dias e noites, em sucessivas e prolongadas cirurgias, obrigatoriamente usando máscaras. Assim como eu, todos os cirurgiões existentes no planeta usam máscaras – jamais li sequer um estudo que aponte malefícios inerentes a esse uso por tantos e tantos anos.
      O de foi que a Sra. Adquiriu esse conhecimento sobre os malefícios que ocorrem pelo uso de máscaras?
      Fiquei curioso.
      Apresente a nós todos a fonte de seu saber.

    14. Vânia, vc é uma pessoa que merece ter uma Covid grave.
      Experimente, vc vai adorar, principalmente se encontrar o capeta do outro lado.

  11. O texto em si nã apresenta qualquer fundamentação científica. Seque diz a qualificação/especialização deste cientista. Apenas sigamos com bom senso a voz da ciência. Àqueles que optam por manterem o uso da máscara em local aberto, nenhum problema, haja vista que a flexibilização é recente, portanto legítima esta postura.

    1. O Dr Nicolelis é um profissional reconhecido, acreditado nos meios científicos – dispensa apresentações.

  12. Adorei vossa matéria consciente! Sinto que ainda cedo para liberação de máscaras, afinal vivemos no coletivo! Quando me cuido, estou cuidando do outro ( principalmente esses que não estão nem aí e juram que vírus já foi. Quantos irmãos terrenos estão com sequelas? Quantos irmãos se foram e/ou continuaram a transmitirá pelo negacionismo? É que mais precisa acontecer pra que homem desperte? Que ele não venho pra esse plano terreno a passeio! A Ciência e Espiritualidade devem andar juntas!

    1. Professor Nicolelis esteve presente ajudando desmistificar por todo o período pandêmico e sempre esteve a frente dos acontecimentos. Agradeço pelos seus conselhos pois são muitíssimos importantes.

    2. Bom dia e feliz semana. Por bondade, respeito muito suas colocações mas dê uma lida em meus comentários e estude-os, se inscreva no Gettr/ telegram (médicos q salvam vidas), muitos grupos e canais q propogam verdades. Jesus te abençoe 🙏

    3. “Vã-nia”, é muito irônico e até cínico vc citar que há um grupo chamado “médicos que salvam vidas”, que atuam para fazer exatamente o oposto, divulgando desinformação, manipulando dados científicos e espalhando fake news onde a ciência e seus melhores cérebros estão realmente tentando esclarecer os fatos sob os conhecimentos e à luz da ciência, para salvar o máximo de vidas possíveis.

      Por que vc não vai pros quintos do inferno de onde você e seus comparsas saíram?

  13. Gente, esse vírus é mais uma das mazelas com que teremos que aprender a conviver no nosso País .

  14. Cláudia A. Unti – Curitiba
    Fiquei muito feliz ao receber este texto hoje. Assim imediatamente pude compartilhar para muitas pessoas e vários grupos . Importantíssima reflexão sobre o poder de manipulação das massas. E por falar em massas
    Aqui não violão, ou melhor, vilão.
    Achando que entro fácil nesse imbróglio.
    Nada. Não vou de embrulho, não.
    Não viajo na balbúrdia alheia; ainda mais naquela que vem direto da tirania.

    1. Muito bem ,Cláudia .Gosto de ler mensagens de pessoas esclarecidas que não seguem o “messias”.Temos que ter cuidado!A máscara é uma proteção pessoal e do próximo ,caso esteja com alguma virose.

  15. Você tem que considerar o cansaço da população. Em áreas abertas o risco é bem menor

    1. Cansaço foi que nossos profissionais diversos da saúde passaram, sacrifícios que passaram para ajudar e não desistir de cada alma que passou por eles! Uma máscara, vacinas, alimentação, exercícios, ajuda mútua ajudou há muitos ainda estarem por aqui! Inclusive você, eu e outros!

  16. Sugiro q continuem a usar, sempre, até em casa se possível…principalmente as feias, pfv continuem a nos proteger…façam esse bem à sociedade!

    1. Que comentário esdrúxulo, estamos falando de coisa séria e vc com piadinha sem graça, essa merda de vírus n escolhe a quem contaminar seja quem for rico, pobre, feio bonito todos nós estamos exposto

    2. Ivan, vc é o porta voz da doença contaminante que tem infectado o mundo… Que pena se prestar a isso, Ivan… Sua mãe deve ter sonhado com um destino melhor pro filho dela. Se levanta, Ivan, vc é melhor do que isso! Bora fazer do mundo um lugar melhor, menino!

    3. Ivan, tenha mais respeito com o próximo, você deve ser bem feio nos teus procedimentos.

  17. Gente! Quem é a favor do Nicolelis, não perca seu tempo discutindo com os ignorantes. Essas pessoas só vivem para si. Elegeram o incapaz que está no poder, por não entenderem nada do mundo em que vivem.

    1. Afinal de contas , alguém consegue dizer que mal faz usar máscaras ?
      A questão aqui está além da Covid ! É questão de educação.
      Estive na China em 2010 e vi várias pessoas usando máscara nas ruas. Perguntei o porquê ?
      Eles usam porque estão resfriados ! E não querem passar para os outros !
      Chega de conversa inútil !
      Máscaras para sempre !!

    2. Bom dia e feliz semana. Por bondade, respeito muito suas colocações mas dê uma lida em meus comentários e estude-os, se inscreva no Gettr/ telegram (médicos q salvam vidas), muitos grupos e canais q propogam verdades. Jesus te abençoe 🙏

    3. Zila Regina,
      Não preciso argumentar, só aplaudir àqueles que seguem áciência, o bom senso e o respeito pelo próximo.
      Fora todos os ignorantes, negacionistas, …. e oportunistas!!!!

    4. Zila, resumisse bem o que eu queria também dizer, elegeram o “inominável” porque nunca conseguiram entender a grandeza da vida. Gratidão 🙏

  18. Tenho 72 anos.Desde que começou a pandemia,comecei a observar e praticar o que as pessoas especialistas (cientistas)indicaram para nos protegermos desse vírus.Usando álcool 70 com ou sem gel,lavando sempre que possível as mãos com SABÃO,evitando as aglomerações,usando o tempo todo,MASCARAS,e tomando a primeira,a segunda e a dose de reforço das vacinas.Estou bem,e consciente que fiz a minha parte.

  19. 215 milhões de habitantes, e em mais de dois anos de pandemia, 650 mil mortes, não representam praticamente nada, e não falo isso sendo insensível a quem perdeu entes amados não, mas infelizmente somos só números mesmo, a vida precisa ser vivida em sua plenitude, com alegria e muito amor entre todos, quem conseguir ter consciência espiritual, será mais lúcido e tranquilo, pois às loucuras da existências são muitas, a relatividade em tudo enlouquece quem não tiver essas percepções…

    Uma criança de 4 anos de idade, sofrer com um câncer fulminante, tendo que passar pela dolorosa quimioterapia e mesmo assim vir a óbito precocemente, é uma das maiores provas disso….

    1. Shangrilá? Só viveremos com plenitude com SAÚDE. Essa visão hedonística em nada ajuda.

    2. Lógico. Pq viver a vida pela metade? O normal é inspirar oxigênio e expirar gás carbônico.

  20. O que esse doido aí tá fazendo desde sempre, é aumentar às neuroses na população, pânicos generalizados, e que comprovadamente afetam e muito não só a qualidade de vida, como também a imunidade das pessoas…

    1. Doido ? É elogio…….
      De qualquer forma > vou em linha com vosso comentário.
      Para o autor deste texto de merda deixo um grande > BOCEJO

    2. Despensativo e aquele que e negacionista e desafia a ciência e este grande cientista…

    3. Na verdade, não sabemos quase nada desta doença nova no mundo. Os estudos, as sequelas, virão com o tempo. Hoje, quem sabe mesmo, sãos os estudos científicos a partir de testes e testes com grupos populacionais. E ainda, infelizmente muito pouco.
      O restante, portanto, é especulação.
      Acredito somente na ciência. Este fato é científico.
      Ouço e respeito o livre arbítrio de cada um. Mas digo os protocolos da ciência. Hoje, a Europa está já com a 4ª onda….logo chegará ao Brasil.
      O que ficará?
      As especulações?
      Ou os fatos?
      Fica a dica.

  21. O pior vírus é o da ignorância. Alguns comentários aqui dão a dimensão dela e explicam os quase 670 mil mortos só no Brasil.
    Usem máscara e tomem a vacina.

    1. Concordo com vc existe muita gente ignorando essa doença, que um enigma e que nem próprios sábios sabe alguma coisa.

    2. Flávio pernambucano em São Paulo?
      Concordo com o comentário.

  22. Totalmente, irresponsável, mandar ou sugerir o deixar de usar a máscara. Tudo, visando o “vil” metal com esse carnaval fora de época. O Covid-19 e suas cepas vão “sambar” nas avenidas.

  23. Estou plenamente de acordo com o dr Nicolélis, mas infelizmente a maioria do povo brasileiro é ignorante e gostou desta impensada decisão de não usar a máscara, perguntei, os governantes ” mataram,” o vírus? Meu Deus, só pessoas sensatas como o sr Nicolélis para ficar indignado com tudo isso.

    1. Eu também estou indignada e já fui mandada calar a boca, por um sub síndico, mesmo sendo médica e em dia com a ciência!

  24. Essa liberação e aproposito, para dizer q está tudo bem pra liberar o carnaval q vai ser um massacre de Martes após, se Deus não intervir nesses inrresponsaveis

  25. Quem já teve covid-19e teve sintomas leves apenas, e já tomou três doses da vacina, tem usar máscaras também?

    1. Sim. Para se proteger das novas variantes, resultado das mutações. Existem pessoas com três doses da vacina da COVID-19, que “pegou” a variante ÔMICRON. Os vacinados tiveram sintomas leves, os não vacinados evoluíram para quadros graves ou mesmo para o óbito

    2. Sim, A vacina pode impedir os casos de internação e morte. Mesmo vacinados podemos pegar o vírus e como Nicolelis diz: ainda não sabemos tudo sobre as complicações pós-covid.

    3. Sim.
      Tivemos a Alfa, a Gama, Delta, Ômicron. E as futuras? Proteção com MÁSCARA e novas doses da VACINA !!!!!

  26. A diversidade faz parte de tudo. Onde há vida ou não. Vida tanto animal quanto vegetal. O homem, o ser superior de parte deste mundo, dotado de razão. Pandemias… Peste Negra. Vide “Yersinia pestis” transmitida pelo rato existiu entre 1.300 e 1.900, no século 19 dizimou mais da metade da população da Europa. Cinco séculos para saber que bastava controlar a população de ratos. A “Gripe Espanhola” do SARS-Cov 1 no século 20 ( 1918), os mortos ficavam nas ruas, não havia quem os enterrassem. A idade média do homem era de 50 anos no século 19. No século 20 houve um salto significativo com descoberta da geladeira, para a conserva do alimento. Por sermos inteligentes passamos a viver mais e melhor. A Ciência mesmo com diferentes Graus de Evidência demonstra que devemos USAR MÁSCARA e nos VACINAR. Para finalizar vale lembrar que a nossa Constituição em seu Artigo lll diz que devemos ser SOLIDÁRIOS com o outro, conforme ótimas reflexões de Miguel Reale, notável jurista brasileiro, em artigo do Estadão há alguns meses.
    Conhecimento e Prudência são fundamentais

    1. Corrigindo.
      A Gripe Espanhola não começou na Espanha, que apenas carregou o estigma, teve como causa o vírus H1N1 e não SARS-COV 1

  27. São mais de 650 mil mortes. Os números não mentem. Dá para relativizar sem ficar trancado dentro de casa, e não se contaminar. Evitar grandes aglomerações, sem perder o convívio com a família. Mas o uso de máscaras, na minha opinião, ainda se torna imprescindível. O respeito ao outro é o que mais importa ainda neste momento, sem negacionismos. A epidemia AINDA não acabou.

    1. Não é questão de medo mas sim de ser solidário com o próximo pois a mascara protege muito mais o outro do que assim mesmo. Agora dizer que a covid fez um ótimo trabalho me faz refletir o quão desprezível é um ser que pensa como você.

  28. Quem tá morrendo de medo de covid que continue usando, simples. Peguei duas vezes e nem senti praticamente nada. Aliás, que todo mundo pegue mesmo para a lei da seleção natural se aplicar de forma efetiva. Se tá com medo, pelo jeito é fraco e não vai passar pela tese escrita por Darwin. Pessoas mais fortes ficarão e os doentes e fracos se irão. Covid 19 fazendo seu excelente trabalho.

    1. Não é questão de medo mas sim de ser solidário com o próximo pois a mascara protege muito mais o outro do que assim mesmo. Agora dizer que a covid fez um ótimo trabalho me faz refletir o quão desprezível é um ser que pensa como você.

    2. Caro, essa era a logica de Hitler, quando enviava os vulneráveis e deficientes para os campos de concentração

    3. O problema é que muita gente que teve, mesmo a Covid leve, pode ter complicações crônicas . E NADA fáceis. As sequelas da Covid podem aparecer .diversos órgãos, e se tornar eternas , diminuindo a qualidade de vida de quem passou pela doença e não morreu….

  29. A máscara é uma barreira mecãnica.
    Sua função e reter as gotículas de saliva e assim não contaminar outras pessoas.
    Penso que quem não consegue entender esse raciocínio lógico não tem capacidade para passar um café, trocar de roupa ou mesmo se limpar sozinho.
    Portanto, trata-se de negacionismo, também conhecido como burrice crônica

  30. Pai do céu, ajude essas pessoas de pouca inteligência que ainda não entenderam que o corona vírus é perigoso, deixa sequelas em alguns, leva a óbito outros e que usar máscara é simples e eficaz.
    Ajuda essas pessoas papaizinho do céu, faça as entender por que os cientistas não conseguem fazer.
    Eu tento, tento, tento mas a burrice extrema continua.
    Amém!

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    2. Show…. Sérgio Luiz!!

      Lembrei do grande escritor alemão: ” contra a estupidez,nem os Deuses podem”

    3. friedric shiller, escritor alemão…não sei se é assim que escreve. A mais pura verdade.

  31. Esse senhor nao é de confiança. Pelo menos para mim.
    Nao uso mascara desde o inicio e assim permanecerei,pois nao tive ate aqui, e tambem nao me privei dos meus fins de semana com amigos e familiares, alias todos sem excessao tiveram covid de forma de gripe, eu que tenho 80 anos nem resfriado, se vier a ter certamente chegou minha hora com a covid ou sem ela, a todos recomendo ter uma vida sem stress com alimentação sem excessaos sem alcool e com muito amor a todos os seus semelhantes, se a sua saude nao e das melhores se cuida com todos os recursos que a ciencia lhe proporcione, mas lembre-se o medo abaixa sua imunidade e a midia podre e muintos incaltos ou desonestos estaram te apavorando.

    1. Presunçoso e neófito na matéria: CALE-SE.
      Asneiras não devem ser difundidas.

    2. Concordo plenamente, fiz o mesmo, desde o início!

    1. Kkkk. Ele é DOUTOR em várias áreas, estudioso de vários assuntos…. Você pode até não gostar dele, mas chama- logo de incompetente, vai conte todos os fatos….rs

  32. Pazzz do Senhor Jesus bom dia, a verdade que o corona existe novo vírus já está se espalhando. Liberar de modo gera é assinar mortes. Mas o poblema que ser humano é difícil aceitar a verdade. Eu não gosto de máscara mas uso evito aglomeração. É preço das consequências desobediência a Deus. Mas se o povo não ficar atento vem doenças que a medicina não conhece nem como ajudar. Sobre dificuldades, muitos estão com esquecimento, fica perguntando?vão recuperar a memória de ,talvez sim talvez não. Cheiro talvez sim ou não?????são inúmeras de perguntas que médico de posto que nós passamos e não tem resposta. A pandemia complicou tudo. É a maior prioridade é nossa saúde. Alguém tem que falar mesmo desse novo caso. Obrigado pela informação.

  33. Inacreditável o número de comentários contra máscaras e vacinas ainda! Mesmo depois de tantas mortes e pessoas sequeladas. Nicolelis tem razão e eu vou continuar usando máscaras nos ambientes fechados, se precisar ser pra sempre, será. Tô desde julho de 2021 em sala de aula com centenas de estudantes vindos de várias famílias com as mais variados comportamentos em relação aos cuidados com a Covid. Quero estar viva pra ver meus netos e aproveitar a vida. Melhor viver com máscaras do que não viver.

  34. Usa quem quer,cada um cuide de si. Vc é médico,cientista ou um esquerdista tentando espalhar terror. Não uso mesmo.

    1. Vc poderá ser vítima de sua própria negligência, como tantos outros.

    2. Vc poderá ser vítima de sua própria negligência, como tantos outros.

    3. pessoas como vc nao ha o que falar…. pegar ou não? espero que nao pague com sua vida para ver

    4. Máscara usa quem quer, quem nao quer nao use, e criticar quem quer ter o livre árbitro é ridiculo, muita gente q conheco usa Máscara sempre e assim mesmo teve covid, ninguem sabe ao certo o q protege.

    5. “mesmo usando mascara as pessoas pegam covid”. Bastam 5 minutos parado em alguma rua para você ver as pessoas “usando máscara”: enfia a mão no olho, sem puder, no nariz, passa pelo rosto todo… a mesma mão que usou pra baixar a máscara para falar porque o celular não “escuta direito”… Realmente a máscara não funciona (assim).

    6. Você deveria se informar melhor pois a máscara protege muito mais o outro do que a si mesmo. Portanto, não é questão de cada um cuide de si…não seja individualista.

    7. Com certeza será vítima de sua própria ignorância!

  35. Nicolelis é aquele que embolsou uma bolada de dinheiro público para uma pesquisa e não deu sequer satisfação. Não faz quinze dias, que ele estava afirmando, que a única forma de conter o vírus seria outro Lockdown. O sujeito é tão confiável quanto Átila Iamarino, e os especialistas da Globo. O melhor que podemos fazer, é deixar este tipo na caixinha do ostracismo.

    1. Ele traz uma informação científica. Médico renomado e lá vem o tio do Zap com ataques pessoais. Vai ler Olavo de Carvalho vai. Infelizmente pagou com a vida.

    2. Qta ignorancia, desinformação,medrosos, homens e mulheres de pouca fé. Milhares de países não usam mais a máscara, desde 2020. Qta hipocrisia, usa quer quer, tem q ser facultativo. Aqueles q se deixaram ser catequisados pela mídia vão morrer com a máscara. Respeite quem não quer usar, chega de neura! Cada um vai viver suas vidas! Quem quer viver cuide da saúde, como sempre! Quem não quer viver continue assim negligente, medroso, covarde! Assista bastante TV e siga direitinho as instruções deles! Simples assim!

  36. Uso de máscaras nunca deveria ser obrigatório, visto que vivemos em um país que deveria ser democrático. Quem tem medo de contrair o vírus, use máscaras. A escolha deve ser da pessoa. Eu só uso máscaras em lugar fechado, desde o início. E eu nunca contraí o vírus. E vou continuar assim por um bom tempo

    1. Sua liberdade individual não está acima do Direito coletivo. Quem estuda Direito sabe disso, pois a liberdade é regulada pela lei e o cidadão não pode fazer o que quiser. Ele pode fazer o que a lei regula ser a liberdade inerente à cidadania. Essa ideia da liberdade ilimitada não existe em lugar nenhum do planeta.

    2. Sorte sua, a gente nada sabe do comportamento desse vírus, nem das diversas reações em cada indivíduo, você provavelmente não tenha ficado doente mas quem garante que você não passou para outra pessoa. Só como referência, minha mãe tem 75 anos pegou duas vezes e não teve sintoma nenhum mas passou pro meu pai que infelizmente faleceu. Vice pode fazer o que bem entender mas tenha consciência de que com sua atitude vai matar a alguém.

    3. Concordo…fiz isso e continuarei a fazer tb por um bom tempo

    4. Carmina para de falar que a Ivanilde vai matar alguém, gente doida viu. Se acha Deus. Se for assim muita gente que se vacinou e usa máscara, tbm matou muita gente, pq continuam pegando e transmitindo. O povo tá atormentado mesmo.

    5. Pode ser facultativo mas atinge os outros… deixemos o egoísmo de lado… quanto custa se proteger e proteger os outros? Uma máscara, uma vacina nada é em relação a centenas de mortes e sequelas que estamos acompanhando há dois anos!

  37. O povo está imbecilizado com tantas informações. Trabalho com filtros para polímeros. Em cada espaço vazio entre as tramas das máscaras caseiras passam dezenas de milhares de vírus. Funcionaria se fossem acopladas em tubos de oxigênio. Alguém se habilita? Como pensar que usando máscara pela eternidade não haveria contágio? Absurdo pensar que quem usa máscara protege quem não usa. Pela lógica, se o vírus não sai de quem usa máscara, também não entra em quem usa máscara.

    1. Não adianta falar para quem teve sua sanidade sequestrada. É nítido que a dependência da máscara é emocional, são cativos voluntários, escravos do próprio medo.

  38. Eu vou continuar, usar máscara.
    Absurdo parar de usar ,não temos nada que comprove .
    Ano ELEITORAL…. meu Deus como pode …..

    1. Máscaras acidifica o sangue e faz com q o corpo fique acidificação. Eu nunca usei e nem irei usar. A gripe vc controla e resolve mais fácil com Ivermectina, Cloroquina e Vit D, etc. No entanto, o câncer q a máscara pode desenvolver é muito mais difícil de resolver do q uma simples gripe Covid. Vacina nem pensar, pois isto é um experimento criminoso e comunista para dizimar populações. Minha esposa tomou e infartou três dias depois e teve q abrir o peito para colocar safenas, dali uma semana as safenas entupiram de novo e teve de colocar Stents. Eu nunca me vacinei e nem penso em ser injetado por esse experimento crimonoso. Como o povo não lê, apenas acreditam nas mentiras da Rede Podre de Putaria em seus telejornais. Entram na agulha porque não seguem os milhares de cientistas q já mostraram q porcaria estão deixando ser injetado. Acorda brasileiro.!!!

  39. Absurda e inconsequente atitude deste angariador aproveitador de simpatía pública em ano eleitoral. Eu continuarei usando!!!

    1. Cada um escolhe usar ou não,cfe pesquisas e informações. É comprovado que esse vírus continuará em mutações, durante anos entre nós. E que certas atividades com máscaras torna nosso sangue Ácido, levando à várias doenças…..

    2. Eu continuo usando máscara vou usar a perder de vista enqto viva estiver. Quem raciocina com lucidez, resolve por si só, a usar a máscara.

    3. Concordo em usar , isso pq??, quer mostrar que foi ele o Dória, que acabou a pandemia mas não acabou, pessoas estão com sequelas, usem máscaras

    1. Principalmente liberar o uso de máscaras nas escolas. Um absurdo continuo

    2. Do meu ponto de vista, absurdo é a obrigatoriedade. Desde o início eu achei isso.
      Quem desejar, usa. Sendo obrigado ou não, eu uso. A escolha é da pessoa

  40. Concordo plenamente. Não sabemos nem quanto tempo a eficácia da vacina. Estão brincando com a vida das pessoas!

  41. Prevenir pessoal em público tirar do no final do próximo ano (com ás variantes que andam por aí

  42. Gente, que retrato da mentalidade do cidadão da medo. Aonde estamos chegando? O que fizemos para merecer tudo isto! A realidade é cruel: só seis milhões de vítimas. Precisa desenhar? Quando este fato histórico irá nos reeducar? Que mentalidade merecedora de Covid.

    1. Erva de 600 mortes diárias, quase semelhante a invasão da Ucrânia em 15 dias !!! É pouco??? Use a máscara ,,a entrada do vírus é pelo nariz e boca!!!

  43. Absurdo!
    Quer usar máscara o resto da vida que use. Mad não encha o saco de ninguém com este bla-bla-bla.
    Muitas doenças reverberam seus efeitos deletérios ao lingo doas anos.
    Os boletins epidemiológicos demonstram claramente que estamos sim em fase endêmica.
    Chega!

    1. Por causa de pessoas que pensam assim como vc é que a doença não vai embora, e o virus continua circulando de carona no organismo de pessoas imediatistas e/ou egoistas

    2. Por causa de pessoas que pensam assim como vc é que a doença não vai embora, e o virus continua circulando de carona no organismo de pessoas imediatistas e/ou egoistas.

    3. Seu caso não é de Covid, é de olhar unicamente para seu umbigo. Me parece mais difícil de resolver que combater o virus

    4. O assunto aqui é “sequelas da contaminação por covid 19”

    5. A ” dinâmica ” e a seguinte; a pergunta ” canal ” , por que tantos vírus estão circulando por aí??… As pessoas, deveriam ter discernimento e ir procurar quem está lançando esses vírus mortais na atmosfera, pra as pessoas, morrerem??.. Eu prefiro que as pesquisas fiquem com os cientistas, as doenças que os médicos descubram, ( da minha vida e minha saúde cuido eu )!!!…

    6. Concordo plenamente. As farmacêuticas precisam de profetas de desgraças e de pregoeiro do alarmismo social para continuar se enriquecendo com pseudo soluções sanitárias. Parem com isso. Deixem o povo ser livre! O alarmismo só serve para manter a nova escravidão social. Liberdade! Liberdade! Liberdade!

  44. Minha família e eu seguiremos usando máscaras e tomando as vacinas. Vacinas sempre preveniram contra doenças, inclusive com consequências graves. A covid-19 é uma delas, matou, continua matando e matará muitas pessoas ainda, infelizmente!! Espero que as pessoas que não se previnem, não procurem o SUS depois, para tentar se curar.

    1. Magali tome todas as doses de vacinas q lançarem, ouça tudo q a TV diz, a propósito não sai de frete da TV, siga todas as instruções deles e boa sorte! Muitos anos de vida! Use todas as máscaras q lançarem, melhor se vc pudesse abrir uma empresa de máscara, assim vc terá lucro Tb.

  45. Terrorista. Ninguém mais acredita nessa falsa pandemia, nessa falsa vacina e nesse discurso mentiroso.
    Eu nunca usei máscaras, não tomei essa vacina experimental e se tiver algum sintoma, tomo invernectina.

    1. A ignorância é o que atravanca o progresso do Brasil. Usei, uso e usarei enquanto eu achar que devo. Passei livre do vírus e quem quiser desafiar, que desafie. Eu sou eu. Tu é tu.

    2. Meu Deus,santa ingnorancia. Se ficar doente não se arrependa como muitos ,nem procure o SUS, deixe pra quem realmente precisa…

    3. Ontem falei com um conhecido cuja mãe se recusava a tomar vacina. Ela pegou a Covid e morreu.

    4. Negacionista horrorosa!!!
      Muitos que tinham essa atitude, morreram devido à COVID.

    5. A Ignorância mata tanto quando o vírus letal.
      Siga negando os fatos reais, mas abra mão do SUS.

    6. Um colega Hematologista, negacionista, tomava ivermectina e hidroxicloroquina, contraiu o covid 19 em janeiro, e está com fibrose pulmonar, não consegue nem subir os degraus da casa onde mora, 3 meses depois !!! !!!

    7. Perdi seis amigos que tiveram a atitude que você. Morreram rápido depois de se contaminarem.

    8. Perdi seis amigos que tiveram a mesma atitude que você. Morreram rápido depois de se contaminarem.

    9. Ignorância mata, muitos se foram e levaram muitos inocentes , enquanto o mundo tiver pessoas assim estaremos pagando o preço caro pois isso e a pior doença, ignorância e falta de amor ao próximo.

    10. Concordo plenamente. Quem quiser, que tome a vacina. Mas não obrigar as pessoas sadias a se submeterem a essa escravidão. As farmacêuticas estão ávidas de mais lucro e inventário doses e mais doses para não diminuir o lucro sobre o sofrimento alheio.

    11. O Malandro-Presidente eleito fez escola de egacionismo, haja visto que gadaiada chamava a Pandemia de FRAUdemia. Agora, após mais de 600 MIL Mortes, ainda tem safado dizendo que a pandemia.

    12. Muito bem continue tomando ivermectina e depois tenha que tratar uma epatite medicamentosa, porque esse medicamento ataca e muito o figado.

    13. Ignorante!!

      ” Nem os Deuses podem” escreveu Schüller

  46. Só usei máscara porque fui obrigado, assim como a vacina, só tomei por obrigação. Graças a Deus, quem é contra vai ter que aceitar as determinações da lei e pronto.

  47. Ninguém é obrigado a usar a máscara, mas como se prevenir sem ela? Cada um use a sua consciência.

  48. A humanidade encontrou nas vacinas e nos antibioticos um enorme ferramenta no combate a doenças que por muito tempo afligiram a humanidade. No entanto, vemos, hoje, que nega-se a importancia delas. Pergunta: esta havendo uma incidencia de pessoas que desprezam a vida, esta havendo um retrocesso civilizacional, ou, burrificação, mesmo?

    1. Fico pensando como as pessoas que precisam trabalhar em ônibus,trem,BRT cheios.Facil falar quando não se precisa trabalhar ou trabalho on line.Acho que máscara e higiene será sempre necessário.O que tem de pessoas com depressão, síndrome de pânico e morrendo de infarto por tanto medo.

    2. O mundo está pregando que; máscaras não adiantaram de nada, Lockdown, não adiantou em nada e ainda tem gente acreditando nisso. Os experimentos chamados “vacinas”, estão matando mais do que salvando. Quem quiser acreditar no lobby, fique à vontade. Cientistas e estudos sérios, fazem afirmações do que essas providências, tiveram resultados de baixa relevância.

    3. Burrifucação mesmo!! E se bobear ao invés de cumprimentar, essas pessoas vão mugir!!

    4. Eu tive covid usava mascaras, fiquei 8 dias no hospital 50% do pulmao , sobrevivi ja tomei as vacinas e nao vou usar mais máscara, usava e assim mesmo peguei, se as vacinas evitam de ter covid e se tiver e mais fraco, então de que vale as vacinas, meu filhou pegou em fevereiro usando mascaras mas tinha tomado as vacinas e nem precisou ir ao medico, logo melhorou tomando os analgesicos, assim como muitos amigos oegaram agora e em 3 dias melhoraram!

  49. Tive covid a mais de 5 meses, perdi o olfato, não sinto cheiro de nada
    .só estou vivo graças a Deus, e a vacina, mesmo assim estou alguns problemas de saúde que não tinha antes.
    Meus amigos e amigas, a pandemia não acabou, use máscara, evite aglomeração, do contrário ainda vamos perder muitas vidas.

  50. O que vai trazer mais efeitos ruins não é a Covid não…e sim as vacinas. Está tendo muitas reações graves da vacina. MUITAS. Mas os médicos são impedidos de divulgar. Vejam a entrevista da Leda Nagle com a mãe do Bruno Graf. Percorra os comentários, e verão o que estou dizendo. Mortes por mau súbito em adolescentes, que eram sadios. Acham isso normal? Eu e meu esposo não nos vacinamos. Estamos levando vida normal. Tendo hábitos e alimentação saudável. Usando máscara só quando nos solicitam, em ambiente fechado. E não pegamos Covid.

    1. Eu tive na Segunda leva em outubro de 20.Foi muito leve,mas mesmo assim fiquei muito fragilizada e só pensava que as pessoas de minha convivência me regeitariam e isso foi o que aconteceu . Afora isso,depois de tomar a dose de reforço,em outubro,tive dentro de um mês e poucos dias, tive inchação nós tornozelos, e fiquei com dor nas juntas e dor nas batatas das pernas. O exame vascular acusou derrame na perna direita.

    2. Sorte sua!
      Porém, não tomar vacina é ignorância. Sempre tomamos vacinas, sarampo, rubéola, caxumba, meningite, febre amarela, tétano, coqueluche, tuberculose, varíola (doença viral grave que foi erradicadas do Brasil há muitos anos graças a vacinação), hidrofobia, malária, e também contra vírus mais recentes como o H1N1 e este ano a partir de março vai começar a vacinação contra o H3N2.
      Sou médica, leio e estudo muito sempre tomei vacina, fiz nos meus filhos e no meu neto que tem 7 anos.
      Vc deveria tomar as vacinas pelo menos em respeito aos outros pois é graças a pessoas como vcs que ainda temos tantas pessoas adoecendo e morrendo.
      Vão levar para o túmulo o pecado do desrespeito, do pouco caso com a vida alheia, da falta de empatia e amor para com seus semelhantes.
      Vc deveria de ter vergonha da sua ignorância e do seu pouco caso para com o outro.

    3. Não sei o que é pior: sequela do Covid ou efeitos colaterais de vacinas experimentais. Não confio na vacina, tomei 1 dose e me arrependi, prefiro cuidar da imunidade.

    4. *Taxas e dados de 15/03/2022 de mortos por COVID no RN*
      *Total de mortos no RN* desde o início da pandemia (2020-15/03/2022): *8089 pessoas*.
      A cada *mil pessoas, duas morreram* por COVID no RN desde o início da pandemia; Será que é motivo pra este alarde todo?
      Total de mortos no RN na faixa etária 15-29 anos (2020-2022): *169 jovens*;
      A cada *10 mil jovens, dois morreram por COVID* em dois anos de pandemia. Uma mortalidade ínfima perto de outras doenças e mesmo mortes violentas.
      Total de crianças (0-14 anos) mortas por COVID: *28 crianças* em dois anos de pandemia.
      A cada *100 mil crianças, 4 morreram por COVID* em dois anos de pandemia (lembrando que não temos dados de comorbidade). É bastante improvável que a vacinação reduza estes valores.
      Entre 22 de fevereiro e 15 de março de 2022 *(21 dias)*, *86 mortes* por COVID no RN. Dentre estas 86 mortes, *42 (49%) tinham mais de 80 anos; 30 (35%) tinham entre 60 e 79 anos*. Isto é, *84% das mortes dos últimos 21 dias são de pessoas acima de 60 anos.*
      Provavelmente com duas ou três doses de vacina! Por isto, vamos dar a quarta dose, quem sabe agora vai….

    5. Isso é fakenews . Acredite na ciência e nos cientistas. Estude e pare de folclore. Todos os meus amigos e amigas foram vacinados com três doses ninguém teve nenhum problema e nem conhecemos quem tenha tido! Reação é normal em qualquer vacina .

    6. Eu nunca testei positivo para covid, mas fiz 2 testes por uma questão de respeito por quem convivi comigo. Acho mto importante seguir todos os protocolos e continuarei a tomar vacinas e acreditar na ciência. Vamos respeitar o próximo e não ficar fazendo propaganda negacionista. Faça a sua escolha e se cale.

  51. A estupidez humana é infinita! Estudem biologia: vírus são de tal maneira minúsculos que ultrapassam qualquer material que não seja sólido. Máscaras são instrumentos de controle de personalidade e isso é demonstrado em quem defende o que não conhece…

    1. Concordo totalmente! Pena que tantas pessoas não estão raciocinando! A lógica sumiu! 😢😢

    2. Que absurdo. Os profissionais da saúde usam máscaras há séculos. Se você for fazer uma cirurgia, peça que todos tirem máscaras, luvas e todas as medidas profiláticas, afinal nada disso, segundo o seu raciocínio, protege contra microorganismos

    3. Gente, é sério que a estupidez chegou ao ponto de produzir esse tamanho de absurdo num comentário tão curto. Em todos os sentidos?!

    4. Falta só você postar as provas, os resultados das pesquisas sobre o que você afirma. E quando você precisar de uma cirurgia, diga aos médicos para tirarem as máscaras. Quando for ao dentista faça o mesmo; diga ao dentista para tirar a máscara

  52. Máscara é bom para pessoas que tem alergia 🤧 ao pólen das flores, como se via sempre nos países asiáticos e principalmente o Japão 🇯🇵, e eles tem costume se tiverem gripado também usa máscara, isso eu acho lógico✨✨✨

  53. Olá pessoal!
    Estamos sempre aprendendo sobre tudo. Devemos nos informar constantemente com boas informações sobre todas as coisas que são parte da nossa vida. O SARSCOV-2 é uma dessas coisas. Parece que veio pra ficar. Doenças de transmissão infecciosa pelo ar temos muitas. Algumas vacinas são disponibilizadas todos os anos e sempre nos ajudaram. Sabemos até em que época do ano vamos ao posto para nos vacinar. Aprendemos a proteger os sãos, cuidar dos doentes, evitar o contágio. Não precisa ser cientista ou médico pra isso. Nossas mães e avós nunca nos mandaram circular para pegarmos doenças. Crianças gripadas ou com febre em casa são isoladas, copos, pratos e talheres separados etc, etc. Não mandamos crianças com febre e tossindo para a escola. Já aprendemos muito. As sociedades aprendem. Mudança de comportamento e disseminação de informações de qualidade são fundamentais na saúde em todo o mundo e poupam vidas em qualquer época.

    1. Bla,bla,bla…. Ninguém tem certeza de nada, se tivessem já teria uma norma ou mesmo lei sobre o assunto, todo dia aparecem expert no assunto.bla,bla,bla….

    2. Se deve usar máscaras se estiver com sintomas de gripe, porque desprezar a máscara para se preveni contra o Covid, um vírus pandêmico tal letal, que em pouco tempo ceifou a vida de milhares de seres humanos! Diga sim ao uso de máscaras, vacinas. É digamos não à ignorância.

    3. Professor Nicolelis esteve presente ajudando desmistificar por todo o período pandêmico e sempre esteve a frente dos acontecimentos. Agradeço pelos seus conselhos pois são muitíssimos importantes.

  54. Que piada. Façam a vocês mesmo a pergunta: Eu conheço alguém HOJE que está com Covid-19? Duvido que a resposta seja sim, há mínimos casos no Brasil. A doença está causando muitos estragos psicológicos, abram os olhos, ela vai conviver entre nós, que nem todas as outras gripes e doenças. Não há mais tempo para esperar essa doença acabar, porque ela nunca vai acabar. Vivam o hoje!

    1. A sensatez recomenda continuar a utilizar máscaras ao sair de casa, a Covid continua em atividade, a possibilidade de se contaminar é real e as consequências imprevisíveis.

    2. Ele só disse para continuar se cuidando e usando máscara. Qual parte você não entendeu ?

    3. Não entendeu o texto, certamente! As consequências estão por vir e para todos, em especial os que tiveram os vírus, mesmo de forma branda. Um exemplo: outro dia na TV passou a forma como o vírus atua no cérebro. E muitos outros estudos sobre as consequências virão.

    4. A vida é sua faça o que quiser, agora não critique quem quiser continuar a usar máscara e evitar aglomerações. Cada um é responsável por si.

    5. Claro que conheço. Minha namorada está sem olfato e sem paladar. A mãe de um conhecido meu se recusava a tomar vacina e morreu de Covid.

    6. Tem gente que só abre a boca para falar besteira!

    1. Que falta de inteligência, a um mês atrás um amigo de 52 ano morreu por causa de um sobrinho que achava que a pandemia já havia acabado ele não usa a máscara

    2. Que absurdo. Os profissionais da saúde usam máscaras há séculos. Se você for fazer uma cirurgia, peça que todos tirem máscaras, luvas e todas as medidas profiláticas, afinal nada disso, segundo o seu raciocínio, protege contra microorganismos

  55. Perdi alguma minutos lendo isso.
    Falou pouco e não disse absolutamente nada de novo. Filosofou e não disse nada. Só repetiu o q tds já sabem. Se contradiz qdo diz q não se pode afirmar nada, mas ele afirma algo q a ciência tb não diz. A longo prazo ngm sabe as consequências da vacina, mas a longo prazo vcs já descobrem o q o COVID pode causar? Já deveria falar com a oms.

    1. Ele só disse para continuar usando máscara e continuar se cuidando pois a COVID não acabou. É uma doença gravíssima!
      Qual parte você não entendeu ?

    2. O Dr Nicolelis foi muito claro em relação às sequelas deixadas pela contaminação pelo vírus, mesmo quando os sintomas são brandos. Há muito ainda o que se descobrir sobre as consequências e isso só é possível com o passar do tempo, verificando -se que se passa com os contaminados sobreviventes. A ciência tem sido clara, quanto a isso. Dr Nicolelis foi claro: mantenha-se protegido. Ainda não se tem TODAS as informações sobre este vírus.

    3. As vacinas estão no mundo há mais de 100 anos. A pandemia por covid é recente. Trata-se de um vírus sobre o qual ainda há muito desconhecimento.
      As sequelas deixadas fazem parte de estudos ainda em andamento. É sobre as sequelas que o texto tem seu tema central.

  56. Muito bem Toto Riina .quanta gente se ofendendo um ao outro por políticos,o caso é mascara .vou usar quanto tempo for preciso,eu e minha família. querra basta a que esta matando tantos inocentes na Russia .fe em Deus vamos em frente ,viver é bom de mais .

    1. Enquanto muitos ficam discutindo, a doença em silêncio vai avançando. Quem garante que acabou?

  57. Esse inconsequente Prefeito do Rio de Janeiro nesse momento está levando à população a contratar novamente o vírus COVID 19.
    Inconsequente e irresponsável.
    Povo de Deus não vá atrás dessa história queda pandemia está no fim.
    Não se deixe enganar.
    As consequências serão sérias .
    USEM MÁSCARAS EM
    LUGARES ABERTOS E FECHADOS .
    LIBERTE-SE EM CASA .

  58. Continuarei usando máscaras, pois confio na ciência, e não me envolvo com briga partidária. Estarei defendendo a saúde sempre

    1. Eu também vou continuar usando máscara eu peguei em 2020 e fiquei assintomática. # simasmascarasmarcia

    2. Se você não acredita em um cientista com carreira brilhante…o que fazer? Ele não é qualquer um. É um dos maiores neurologistas do mundo. Só isso

    3. Acredita e confia em Deus, e faz sua parte. Só isso basta. Eu e minha família, vamos usar até dizer chega.

  59. Fico boba mediante a falta de pesquisa e leitura. Fazem uma mistura de opiniões entre Ciência e briga partidária.
    Vou continuar usando máscaras e seguindo os protocolos, pois defendo a Ciência e amo minha saúde.

    1. Vou continuar usando máscaras. Porque os políticos mascarados querem enganar à população

    2. Não se pode vacilar com um vírus que trouxe tantas mortes no Brasil e no mundo.

  60. Continuarei a usar máscara. É um absurdo . A covid está aí. Bem presente em todo planeta

  61. Continuarei usando máscaras. Não tive covid, não tive gripe, rinite , sinusite, etc. Não confio estar próxima de alguém sem máscaras. Amo estar viva e viva com saúde, mais ainda!!!!isso é educação e cuidar do próximo.

  62. Ahh tá…saudável é vc respirar e expirar o mesmo ar o dia inteiro com uso da máscara…isso não causará sérias doenças respiratórias?

    1. Se assim fosse todos os médicos e outros profissionais da saúde que há décadas usam máscaras na maior parte do tempo teriam sérias doenças respiratórias!

    2. @Sonia, esse seu comentário é muito importante, pois usar máscara por longo tempo, reduz a oxigenação do corpo, pois re-inalamos o ar.
      Isso pode evitar alguma virose, mas ocasionar inclusive danos neurais e cerebrais por baixa oxigenação.
      Uso regularmente a máscara, mas qdo estou só retiro.
      Graças a Deus eu e minha esposa Luiza, apesar de termos trabalhado todos os dias da pandemia, não contraímos covid19, nem iremos nos contaminar, se Deus quiser.
      Tomamos ivermectina a cada 15 dias e agora a cada 30 dias e depois iremos pra cada 180 dias, sem nenhuma sequela até agora.

  63. Gente não gosta de pesquisar, mas gosta de comentar. A máscara de pano não milagrosa, mas ajuda. Por pouco, obviamente, mas faz a função dela. A proteção da máscara de pano dura apenas 20 minutos. Obviamente, todo pesquisador defende o uso da PFF2. Inclusive existem estudos sobre a eficácia da máscara e comparando a própria PFF2 com a de tecido. Gente, Google Acadêmico, PubMed, etc, etc tão aí! É só pesquisar.

  64. Gente não gosta de pesquisar, mas gosta de comentar. A máscara de pano não milagrosa, mas ajuda. Por pouco, obviamente, mas faz a função dela. A proteção da máscara de pano dura apenas 20 minutos. Obviamente, todo pesquisador defende o uso da PFF2. Inclusive existem estudos sobre a eficácia da máscara e comparando a própria PFF2 com a de tecido. Gente, Google Acadêmico, PubMed, etc, etc tão aí! É só pesquisar.

  65. Como dar crédito à um “cientista” que defende o maior Câncer do nosso país, chamado STF… que votou na Dilmanta, Haddad e apoia o maior lulaLADRÃO que já existiu ?! Que defende o Comunismo! E vem falar em negacionismo? Em genocidio?! É mais uma farsa que certamente é beneficiado com muito dinheiro público!

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    2. Miguel Angelo Laporta Nicolelis é um médico e cientista brasileiro, considerado um dos vinte maiores cientistas em sua área no começo da década passada pela revista de divulgação Scientific American. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Wikipédia. AÍ. … vem a Silvana que nem o ensino médio deve ter completado, bostejar sobre o que não conhece apenas porque ama o boçal que nos governa. Silvana, por favor, parodiando Schopenhauer, retorne ao recôndito do nada.

    3. Silvana você sabia que qualquer pessoa que chame o Lula de ladrão pode ser processada por ele? Eu, com o maior prazer, copiei o seu comentário e estou enviando para os advogados dele. Lula foi declarado inocente de todas as falsas acusações contra ele, então, você terá que apresentar as provas do que escreveu. Vai providenciando sua defesa.

    4. Booooaaa! E tem gente aqui que falou em processo pra vc 🤣🤣🤣 nossa, que medo do 🦑 🤮.

    5. O que tem haver diamante e Lulaladrão com esse comentário de covid 19 ? Uma coisa não tem nada haver com outra.

    6. Excelente, isso é narrativa para continuar escravizando à população, CANALHICE

    7. Você nem é comunismo. Provou aqui com seu comentário. Sendo assim, provavelmente também desconhece muitas outras coisas das faz afirmações sem nenhuma base de conhecimento

    8. Se faça um favor: larga o telegram e a Jovem Pan. Sério? Conseguiu meter o comunismo no meio de mais um assunto. Cansaço…

  66. Que discussão boba. Quem for responsável, tiver família…com certeza vai usar, até não ter mais mortes. Quem for negacionista,o dono da verdade, não use, use no céu depois.

  67. Sou médico com pós graduação em epidemiologia. Causa-me perplexidade ver tanta gente sem nenhum conhecimento de causa, criticar e ofender o prof. Nicolelis
    Essa postura do ” não li e não gostei” foi incentivada pelo Olavo de Carvalho entre outros, e o negacionismo científico virou política de estado. Muitos hj tri vacinados, têm a cara de pau de fazer campanha anti-vacina.
    Difícil entender,mas creio que a perversão cria um laço social.

    1. Mazômi, perdendo tempo com essa galera, os “calígulas não passam em uma prova do Mobral, avalie entender de epidemiologia.

  68. Meu Pai, isso é um bando de robô ou um bando de negacionista idiota?
    Mas…como alguém já disse: “quanto mais negacionista, menos negacionista” graças a Deus.

    1. São tantas contradições que eu não sei se tomo uma gelada ou abri uma garrafa de cachaça. 😳🥺

  69. Nos países asiáticos pessoas com qualquer doença respiratória, seja gripe, resfriado ou mesmo uma rinite alérgica, quando saem de casa usam máscara. Esse seria um.bom.costume a ser adotado no Brasil, evitaríamos Covid e uma série de outras doenças.

    1. Apoio esse comentário. Seria uma medida para evitar muitas doenças mesmo.

    2. Eu vou continuar pra minha proteção,e das pessoas que eu amo. E muita irresponsabilidade liberar pra não usar máscaras com 500 mortes por dia

    3. ESSE COMENTÁRIO É PERFEITO. A VISA Q A VIDA SÓ É UMA E POR SINAL MUITO VALIOSA.

    4. Deveria ser assim no mundo todo, isso se chama responsabilidade e respeito ao próximo.

    5. E vdd. Meu filho mora no Japão há 8 anos e diz q por uma simples dor de garganta ou resfriado não saem sem máscara.
      Q o álcool gel é comum nos comércios

  70. O cientista está alertando pra o estrago que o coronavírus pode nos causar, cabe a cada um adotar ou não as medidas de segurança pensando em si e no próximo. Não vamos perder tempo politizando a questão.

    1. Tenho pavor dessa porcaria, estou sempre agitada e me sentindo mal com esse calor horrível e ser obrigada, nunca houve essa palhaçada, cada um usa se quiser.

    1. Eu vou sempre usar máscara , e evitar ao máximo aglomeraçôes.

    2. Nao deveria dizer mas, como acima, quanto mais negacionista, menos negacionista.

  71. Nada do esoesqueleto, esse não me engana, diga com quem anda, que direis quem és. Pode fazer uma devassa nas contas desse petralha, o patrimônio jamais será compatível com seus rendimentos. Assim como os artistas da Globo tinham benefícios de bilhões da lei Rouanet, esse era também o grande beneficiado pelo instituto de Macaíba. Vagabundo!

    1. Vc conhece a Lei Rouanet? Leia-a na íntegra. Convido-o a uma ótima leitura. Não se importe em mudar de opinião.

    2. -Antivírus 2022L13 activated
      -Bolsominion.exe detected
      -Move to quarantine or delete?
      -Delete!

  72. Os babacas sem máscara devem ser levados. A questão é, cada um faz o que quer, desde que não contagie ninguém.

  73. Nicolelis não tem competência profissional pra se posicionar. Ele se diz especialista em área específica que não envolve as epidemias, suas causas e efeitos. É mais um “cientista” que fala sem fundamentar suas conclusões. É o dito cientista do achismo.

    1. Descordou Francisco. Muitas pessoas estão centradas em uma especialidade, mas, tem tbm conhecimento dentro da área. Não acredito que faria esse comentário se não tivesse alguma fundamento referente. Tem lógica o que ele disse. Quero acreditar ser um alerta , um despertar da consciência de maneira geral. Vale a dica.

    2. Quanta ignorância sua a respeito do Dr Nicolelis. Mas vocês são os reis do achismo. Por “acharem” ao invés de saberem é que estamos onde estamos.

  74. Esses “especialistas” só servem para colocar pânico na população, alías cadê aquele ESPECIALISTA que dizia que teríamos 11 mil mortes no RN até o dia 15 de maio de 2020. Passados 2 anos de pandemia mal passamos da metade disso, VERGONHA. Deviam ter ao menos a humildade de se RETRATAREM.
    Colocar a população em pânico não ajuda em nada, muitos passaram a ter problemas psiquiátricos em virtude de tanta previsão ABSURDA desses “especialistas” que só serviram para disseminar o medo e o pânico, afetando a saúde mental de muitos.

    1. Teve um que disse que morreriam oitocentas pessoas, e que não passava de uma “gripezinha”… O que vc diz desse idiota?

    2. Sua mãe tá bem César? Está espirrando? Coitada!

  75. Esse “cientista” vermelho é o mesmo que assistiu o PT saquear o país e ficou quietinho. As universidades são infestadas desse tipinho aí.

    1. Não só o coronavirus, o bozovirus contaminou muita gente neste Pais com burrice e ignorancia

  76. Tem tda a razão, quem quiser colocar sua vida em jogo, que coloque. Em lugares fechados, sempre máscaras e em locais abertos sempre que possível use máscaras.

    1. Eu prefiro continuar com a máscara me protegendo, ainda não temos certeza de nada…portanto… Não é a toa que no decreto diz, que não é obrigado, mas recomendado o uso …

  77. Desde o fiasco na copa que o Miguel vem pervertendo a ciência em seu próprio nome. Vai morrer de máscara. O vírus nunca irá acabar.

    1. Qual fiasco? Esse pesquisador possibilitou a uma pessoa com deficiência colocar a bola em jogo com muito sucesso! Não distorce a realidade José, isso é feio e irresponsável.

    2. Foi uma conquista gigantesca. Se a Globo minimizou, o fato científico não é menos importante por isso.

  78. Não foi proibido o uso de máscara, passou a ser facultativo portanto usa quem quer. Não tem porque esse mimimi, quem quiser usa e acabou-se.

    1. É?…
      É?…
      É mesmo?…
      Então, vamos à cabeça.
      Usa máscara quem quer.
      Talquêi.
      O cara pega covid, que lhe causa um problema crônico.
      O cara não tem plano de saúde.
      Mas optou por não usar máscara.
      Azar o dele?
      Negativo.
      Se ele não tem plano de saúde, vai pra onde?
      Não precisa responder que te ajudo na resposta: o “optante” vai pro SUS.
      Se milhões não usarem máscara e milhões tiverem problema crônico, não vai ter SUS que dê conta.
      Vão aumentar os custos.
      E quem paga?
      Não precisa gastar seus poucos neurônios. Eu te ajudo na resposta: quem paga o SUS É VOCÊ, SUA MÃE, SEU PAI, TUA MULHER etc etc
      Ou seja, eu, tu, ele, nós, vós e eles.
      Entendeu, boboca?

  79. O grande problema de nicolelis é que suas previsões não se confirmaram, virou o profeta do caos.
    Tudo é muito experimental e novo, os cientistas ainda estão perdidos, qualquer opinião dita com veemência, é exagero e tolice.

    1. Poste as previsões que ele fez e o dados. Mas poste documentos oficiais. Texto digitado não vale.

  80. Como se uma máscara de pano, feita num fundo de quintal, sem fiscalização, sem selo do Inmetro, sem qualquer qualidade nos protegesse de algo, nem do mal hálito dos outros nos protege.

  81. Este lix* de esquerda propagador do caos sabe de nada. Segundo ele hoje não teria um ser vivo no RN.

  82. Essa é uma discussão que não deveria existir, quem quer usar, usa, em qualquer ambiente. O que deveríamos estar discutindo é a obrigatoriedade do uso do capacete, o estado ter programas sólidos para acompanhamentos de hipertensos e diabéticos, estamos lidando diuturnamente contra mortes silenciosas por patologias cardio vasculares, por diabetes não controlada, que provocam milhares de amputações aqui no estado. Foi aberto um hospital com essa finalidade, este governo foi lá e fechou, deixando a bangu toda uma linha de cuidados, que já não era boa, hoje a ortopedia tem filas de 4.000 pessoas aguardando uma cirurgia, na cirugia geral nem se fala, urologia, cirugia renal, todas um caos, com essas coisas devíamos nos atentar.

    1. Ninive ema coisa não pode excluir a outra. O presidente cortou verbas destinadas ao SUS. Isso também deveria ser falado

  83. Não acredito que devamos desmerecer a opinião de um cientista renomado internacionalmente, essa tática foi aplicada na CPI do COVID, usar ou não usar é uma questão de preocupação e preservação da própria saúde, jamais uma discussão tola, usa quem quer e onde quer, escuta quem quer, ele está emitindo uma opinião.

    1. Opinião é muito diferente de conhecimento. Um cientista divulga conhecimento, para isso pesquisa e estuda a vida toda. Para ter opinião não precisa nada disso.

    2. Para ter opinião não precisar nem ir à escola. É preciso saber a diferença entre conhecer e achar. Opinião é para quem acha. Para saber precisa de muito estudo

    1. Isto , use máscara dentro do carro sozinho, dentro de casa , durma com máscara , idiota , já voltou a trabalhar o você é da turma que o vírus só ataca quem trabalha???

    2. Que é isso Brasil, pera que agressão? A Máscara é utilizada em alguns locais e deve ser usada em diversos momentos com muita utilidade, se proteger é um direito cidadão, se não quiser não usa, direito cidadão também, não precisa polemizar, vcs precisam aprender a viver.

    3. Eu vou continuar usando. Não me incomoda em nada e prevenir é melhor.

  84. E aparece uma foto dele sem máscara, é aquela famos frase do, faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.

    1. kkkkkkkkk! Bem observado! Penso que a liberação das máscaras ao ar livre, é bem plausível. No entanto, pra pessoas com comorbidades, idosos e não vacinados, eu não recomendo. Principalmente em lugares fechados. Um espirro, ou uma tosse cheia nesses ambientes fechados, de quem tá sem máscara, é um “Deus nos acuda”!

    2. O cidadão comenta até da foto! Esse é burro! A maioria aqui na real, né.
      Mano, essa foto é de 2019. Dá um Google aí. Dica: coloca assim “Foto: José Luiz Somensi – Nocolelis” e veja o ano da foto.

    3. Ele está trabalhando de casa faz tempo. Está isolado desde o início da pandemia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores da UFRN seguem em greve por tempo indeterminado

Foto: Reprodução Adurn

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) seguem em greve por tempo indeterminado. A decisão pela continuidade do movimento foi aprovada por ampla maioria em assembleia extraordinária que contou com a participação de mais de 340 docentes. O debate ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), presencialmente, no auditório Otto de Brito Guerra, na reitoria da UFRN, e remotamente, através da plataforma Zoom.

Os docentes também rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo Federal na 4ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Área da Educação, que aconteceu no último dia 19. O entendimento da categoria é de que, apesar de apresentar algum avanço, a proposta pode ser melhorada. Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, o movimento grevista está cumprido um importante papel, no sentido de pressionar o Governo Federal nas negociações.

Os professores e professoras ainda aprovaram que o comando de greve docente faça uma nova solicitação à reitoria pela suspensão do calendário acadêmico. Nesta quinta-feira (25), a categoria deve se unir ao alunado em ato promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para pedir essa suspensão. A manifestação acontecerá às 14h, no pátio da reitoria da UFRN.

Parte dos encaminhamentos sugeridos durante a atividade foram encaminhadas ao comando de greve docente, tais como: a ampliação do comando; uma moção de apoio à luta dos argentinos em favor da Educação pública, rumo a uma greve latino-americana; notas em resposta aos posicionamentos e orientações da administração da UFRN; apoio à luta dos bolsistas, pelo aumento das bolsas e pelo direito ao exercício da greve; e uma nota à comunidade acadêmica.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sinpol-RN diz que seguirá com paralisação mesmo após decisão da Justiça para encerrar

Foto: reprodução/Instagram

Após mais um dia de mobilização, os Policiais Civis deliberaram pela continuidade do movimento deflagrado nesta semana. Na noite desta quarta-feira, 24, a categoria se reuniu em Assembleia Geral e decidiu por reabrir apenas as plantões durante o resto da noite e madrugada. Já na manhã desta quinta-feira, 25, a concentração volta a ser feita na sede da Central de Flagrantes, a partir das 8h.

VEJA TAMBÉM: Desembargador determina encerramento da paralisação dos servidores da Polícia Civil do RN

A expectativa dos Policiais Civis é que o Governo do Estado finalmente apresente uma resposta em relação à pauta de valorização da categoria. A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, assumiu compromisso de se reunir diretamente com a governadora Fátima Bezerra ainda nesta quarta-feira e discutir o pleito da categoria.

Com isso, ao longo de todo o dia, o SINPOL-RN aguardou uma resposta dessa conversa e, até o início da noite, não houve retorno. Dessa forma, foi deliberado pelos policiais civis a continuidade da mobilização nesta quinta-feira.

“A luta seguirá firme até que a governadora tenha um gesto de reconhecimento aos policiais civis. O que está sendo pedido é justo e, inclusive, o Governo já concedeu para outras categorias da Segurança Pública. Então, agora só falta a vontade política da chefe do Executivo para encerrarmos esse movimento”, destaca Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem circula com camiseta do Hamas em evento na Câmara dos Deputados

Por proposição dos deputados João Daniel (PT-SE) e Padre João (PT-MG), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara discutiu nesta quarta-feira (24) a “Crise Humanitária na Faixa de Gaza, Violações dos direitos humanos e do Direito Internacional pelo Estado de Israel”.

Chamou a atenção um homem vestido com camiseta do Hamas distribuindo panfletos para os parlamentares membros da comissão. Hamas é o grupo terrorista que promoveu verdadeira carnificina em Israel.

Ocasião em que o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) usou um keffiyeh palestino – lenço xadrez preto e branco que geralmente é usado em volta do pescoço ou da cabeça.

Representando o Itamaraty, o diplomata Antônio Carlos Antunes Santos falou sobre “A Soberania palestina, a relação diplomática Brasil-Palestina, perspectivas para a paz na região e a política de repatriação no conflito”.

Com informações de BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Delegado diz que preso pela morte de psicóloga queria o celular dela para verifica mensagens com ex-namorada

Diretor da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o delegado Márcio Lemos informou, em coletiva de imprensa nesta quarta (24), que o advogado João Carvalho, 41, preso pelo assassinato da psicóloga Fabiana Maia Veras, 42, não confessou oficialmente o crime, mas os indícios coletados na investigação levaram à autoria.

Disse que ele ameaçou os agentes da Polícia Civil no momento da prisão. O homem que dirigiu o carro em que ele chegou à casa de Fabiana, em Assú, foi motorista por aplicativo contratado e a participação dele no homicídio foi descartada.

Segundo o delegado, o advogado manteve contato com a psicóloga por meio de redes sociais, marcaram o encontro e ele planejou o assassinato. A intenção do homem era pegar o aparelho celular dela para verificar possíveis trocas de mensagens com a ex-namorada de suposto assassino. O celular estava desmontado no apartamento dele e será periciado.

BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com Crispim Oliveira e Carlos Medeiros, Chapa 1 traz representatividade para eleição sábado do Sicoob Potiguar

Com o nome “Um novo tempo para renovar”, a chapa 1 formada por Crispim Oliveira (presidente) e Carlos Medeiros (vice-presidente) está inscrita para a eleição do Sicoob Potiguar, que acontece no próximo sábado (27) e será 100% online por meio do aplicativo Sicoob Moob disponível tanto na App Store quanto na Google Play.

Além deles, a chapa é formada por um time qualificado de conselheiros que, juntos, querem demonstrar mais representatividade junto aos associados e comprometimento com os resultados.

Os membros da chapa 1 também objetivam aumentar a transparência na instituição dentro do escopo de “conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade e proporcionar a melhor experiência financeira aos nossos cooperados”, conforme informa a missão do Sicoob Potiguar.

Além de Crispim Oliveira para presidência e Carlos Medeiros para vice, a chapa 1 conta com os seguintes nomes para conselheiros: Ana Luiza Flor, Francisco Veloso, Neto Camelo, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, Roberto Wagner e George Hasbun.

A eleição para o Sicoob Potiguar acontece no sábado (27) e será 100% online no aplicativo Sicoob Moob disponível tanto na App Store quanto na Google Play.

Opinião dos leitores

  1. Chapa 1 é da hora, renovação, honestidade e transparência. Nada de conchavos. Queremos uma cooperativa para todos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Bolsonaro vai pedir novamente a Moraes liberação de passaporte para ir a Israel

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) de arquivar a investigação sobre a estada de Jair Bolsonaro (PL) na Embaixada da Hungria em Brasília, a defesa do ex-presidente vai pedir novamente a liberação do seu passaporte para que ele possa viajar a Israel a convite de Benjamin Netanyahu.

Os advogados Paulo Bueno, Daniel Tesser e Fabio Wajngarten vão pedir uma permissão para que Bolsonaro fique 6 dias no país.

“Vamos mostrar que ele atende sempre todas as cautelares vigentes e que tem agendas já programadas para depois da hipotética viagem para Israel. Não há nenhuma razão para que ele não autorize”, disse Wajngarten à CNN.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Comissão de Defesa do Consumidor

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CCJ da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira, por 34 votos a 30, um Projeto de Lei que concede aos estados e ao Distrito Federal a competência para legislar sobre “a posse e porte de armas de fogo, tanto para fins de defesa pessoal, como também para as práticas esportivas, e de controle da fauna exótica invasora”. De acordo com o texto de autoria da deputada Caroline de Toni (PL-SC), que também é presidente da CCJ, os estados poderiam alterar a lei vigente por meio das assembleias locais.

Neste caso, os estados precisariam “comprovar a capacidade de fiscalizar quem possui a arma por meio de um sistema de controle integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp)”.

O texto mantém a proibição da aquisição de armas de fogo e munições proibidas, além de restringir o alcance das leis locais aos estados em que forem aprovadas, além de delimitar que apenas pessoas nascidas naquele estado poderiam ser beneficiadas pela regulamentação.

A expectativa é que o projeto vá a plenário. Entretanto, não há previsão para que isto ocorra.

A sessão foi marcada por embate entre os favoráveis, que foram em maioria os opositores, e os contrários, representados pelos governistas. Aqueles que se opunham ao texto argumentavam que apenas a União pode legislar sobre materiais bélicos.

— Se querem mudar isso, mudem primeiro a Constituição, depois o Estatuto do Desarmamento. Mas, este projeto é inconstitucional. É um atalho para burl(”).

Já os favoráveis à constitucionalidade do projeto se apoiaram no artigo 22 da Constituição, que diz que “compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de material bélico”.

— O cidadão de bem armado vai defender a sua família. Mas, para os governistas, é o MST que deve ficar armado. Quem é contra também defende drogas e abortos — disse o deputado Éder Mauro (PL-PA).

A deputada Fernanda Melchiona (PSOL-RS) disse que o discurso de Éder Mauro é “golpista”.

— Esse é um discurso golpista, que quer armar a população para fomentar atos golpistas, como o do dia 8 de janeiro. Não permitiremos isto.

Caroline de Toni, que por ser autora do projeto não pôde presidir a sessão, se manifestou.

— Em Santa Catarina, os javalis são uma praga agrícola que traz doenças e destrói lavouras. É errôneo falar que isto é inconstitucional. Não há uma lei complementar que verse sobre isto. É necessário valorizar a pluralidade cultural do nosso país, por isto peço a aprovação.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT lidera ranking dos partidos que mais receberam emendas na Câmara

Imagem: reprodução/GloboNews

Deputados do PT tiveram o maior volume de emendas liberadas na Câmara neste ano pelo governo. É o que mostra o Portal do Orçamento Federal.

Nos recursos distribuídos por partidos, deputados do PT já receberam R$ 617,8 milhões em emendas. Na sequência, vem o MDB, com R$ 450,1 milhões. Seguido do União Brasil com R$ 446 milhões.

Em relação aos deputados do PL – partido que tem a maior bancada da Câmara – foram liberados R$ 367,5 milhões em emendas – o menor valor dentre os sete maiores partidos da Casa.

A liberação de valores maiores a aliados tem gerado insatisfações. Parlamentares de oposição querem derrubar o veto parcial do governo à Lei de Diretrizes Orçamentárias, no artigo que previa a criação de um calendário para o pagamento de emendas. A sessão está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (24).

Em uma semana de pautas-bomba, o governo acelerou a liberação de emendas. Nesta segunda-feira (22), foram empenhados R$ 2,7 bilhões.

Com isso, já foram autorizados R$ 5,5 bilhões a deputados e senadores neste ano. O valor inclui, além das emendas impositivas, as emendas de comissão e de bancadas da Câmara e do Senado.

As emendas individuais são impositivas, ou seja, o governo é obrigado a pagá-las. Mas o ritmo pode ser ditado pelo Poder Executivo. Parlamentares têm reclamado da lentidão na liberação dos valores.

Por se tratar de ano eleitoral, os empenhos precisam ser feitos no primeiro semestre ou então apenas após as eleições.

O interesse dos parlamentares é de que os valores sejam liberados logo, pois há interesse na aplicação dos recursos antes do início do processo eleitoral.

g1

Opinião dos leitores

  1. Aí cabe a pergunta.
    PRA ONDE ESSE DINHEIRO ESTÁ INDO???
    PRA ONDE??
    A ONDE ESTÁ AS OBRAS?
    AS AÇÕES??
    Com a palavra, Natália Bonavides e Fernando Mineiro.
    Fala!!!!!
    A onde está indo o nosso dinheiro??

  2. Que coisa horrível…era pra dar mais dinheiro para o PL da besta fera…👉👉👉🤡

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Biden sanciona lei que pode banir TikTok nos EUA

Foto:  Dado Ruvic/Illustration/Reuters

O presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou nesta quarta-feira (24) um projeto de lei que ordena que o TikTok, controlado pela empresa chinesa ByteDance, tenha um novo dono nos Estados Unidos.

Com isso, a ByteDance terá 270 dias (até meados de janeiro) para encontrar um comprador para a operações do TikTok no país. Esse prazo poderá ser renovado por mais 90 dias. Caso contrário, a rede social terá que deixar o mercado americano.

Após a assinatura de Biden, Shou Zi Chew, presidente-executivo do TikTok, disse que “os fatos e a Constituição estão do nosso lado” e que espera reverter a decisão.

“Esta proibição devastaria 7 milhões de empresas e silenciaria 170 milhões de americanos”, disse a empresa em comunicado no X, antigo Twitter.

A proposta de banir o TikTok nos EUA surgiu com o ex-presidente Donald Trump. Hoje, no entanto, em plena campanha eleitoral, o republicano tem outro discurso e diz que os “jovens podem ir à loucura” com a proibição. Segundo ele, “há muita coisa boa e muita coisa ruim” com a plataforma. Ele também diz que não deseja fortalecer o Facebook com o banimento da rede chinesa.

Os EUA alegam que o TikTok coleta dados confidenciais de americanos e que isso representa um risco à segurança nacional.

O país teme que a China possa usar as informações de mais de 170 milhões de usuários americanos da plataforma para atividades de espionagem. O TikTok, por sua vez, nega a acusação.

No sábado (20), a Câmara dos Estados Unidos aprovou a nova versão de lei por 360 votos a 58. O novo texto dava mais tempo para o TikTok encontrar um comprador. O Senado deu aval para o PL na noite desta terça-feira (23) e, para valer, só dependia da sanção de Biden.

Caso a empresa não cumpra a decisão americana e não encontre um comprador, as big techs Apple e Google terão que remover o TikTok de suas lojas de aplicativo, App Store e Play Store, respectivamente.

O presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, disse após a sanção de Biden que a empresa espera vencer uma contestação judicial contra a legislação.

“Fiquem tranquilos, não vamos a lugar algum”, disse ele em um vídeo postado momentos depois que Biden sancionou a lei. “Os fatos e a Constituição estão do nosso lado e esperamos prevalecer novamente”, completou.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *