UTI para pacientes vítimas da Covid-19 encerra atividades no Walfredo Gurgel

Reprodução

o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) encerrou nesta terça-feira (18), as atividades da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes acometidos pelo coronavírus. Apesar de não ser referência na assistência e tratamento da Covid-19, desde o início da pandemia, vítimas do trauma adentraram o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, apresentando sintomatologia respiratória grave associada. Nestes casos, os doentes eram testados e, caso positivados, eram transferidos para uma área de isolamento. Para aqueles que necessitaram de tratamento intensivo, foram destinados 10 leitos. O ultimo paciente da UTI Covid teve alta hoje.

Os funcionários do setor comemoraram a finalização dos trabalhos com a gravação de um vídeo, que já circula pelas redes sociais, onde seguram cartazes com mensagens de agradecimento à população, como: “Isso é resultado de sua atitude”, “Ainda não acabou”, “Porque ainda não temos vacina”, entre outras.

A UTI Covid iniciou os trabalhos no último dia 15 de junho e contava com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

A diretora geral do HMWG, Fátima Pereira, diz que “mesmo com o encerramento da assistência para os casos graves da Covid-19, esses 10 leitos de UTI ainda continuarão recebendo pacientes, porém, agora, de outras causas e patologias. Manteremos, ainda, seis outros leitos de cuidados intensivos para os pacientes que deem entrada apresentando sintomatologia para o coronavírus. Sabemos que a pandemia ainda não acabou e precisamos estar alertas”.

O encerramento das atividades da UTI, no entanto, não é definitiva. “Caso o Estado seja acometido por um novo aumento no número de casos da Covid-19, havendo a necessidade, a UTI Covid será reativada”, afirma a diretora.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Justiceiro disse:

    Essa UTI não está sendo fechada. Está sendo transformada a sua utilização. Deixa de ser COVID para ser para pacientes não COVID… É um ganho!

  2. JOAO MARIA disse:

    Fé em Deus que não vai precisar reativar, pelo contrario vai fechar outras UTIs, se Deus Quizer

  3. Pedro disse:

    O comentário realizado merece correção, infelizmente não havia lido toda a matéria.

  4. Pedro disse:

    Interessante fechar essa UTI, particularmente acho ótimo, porém, o nosso brilhante secretário disse que não iria fechar nada da estrutura de enfrentamento ao COVID, por um período de tempo essencial a consolidação das estatísticas, estranha essa medida.

COMENTE AQUI