Foto: reprodução/LAIS/UFRN
Mais de 2 mil vidas poderiam ter sido salvas, apenas no Rio Grande do Norte, com a imunização de pessoas com comorbidades. Esses são alguns dos dados levantados e analisados por pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), tendo como base as informações a partir do dia 19 de janeiro de 2021, data do início da imunização no RN contra a covid-19.
Entre os pacientes que apresentam qualquer tipo de comorbidade que não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal , os índices de óbitos e internações são significativos. Nos casos de óbitos, o percentual supera os 94%, sendo que 70,58% não estavam imunizados.
A vacinação também faz diferença entre as pessoas que não apresentam comorbidades, uma vez que o Rio Grande do Norte registrou, durante todo o período, um total de 176 mortes entre pessoas não vacinadas ou que tomaram apenas a primeira dose do imunizante. Em percentuais esses números significam 86,70% das vidas perdidas. O percentual de internados, também não vacinados, é similar, superando a casa dos 84%.
Segundo o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, o levantamento confirma que há um maior número de óbitos por covid-19 entre os indivíduos com comorbidades, porém os que estão vacinados foram mais protegidos em mais de 70% em relação aos que não se vacinaram. “Isso significa que, caso todas as pessoas internadas com comorbidades, em UTI covid-19, estivessem completamente vacinadas, o RN teria possivelmente menos 2122 óbitos hoje”.
Abaixo, alguns dos dados levantamentos pelos pesquisadores:
Informações gerais
Total de internações registradas: 9063 (em alguns casos, um mesmo paciente pode ser computado duas vezes, com a transferência entre leitos clínicos e críticos)
Total de óbitos registrados: 3208
Total de internados não vacinados ou com somente uma dose: 7701 (84,74%)
Total de óbitos entre não vacinados: 2265 (86%)
Indivíduos com comorbidades
Total de óbitos entre pessoas com comorbidades: 3032 (94,51%)
Total de óbitos entre pessoas não vacinadas com comorbidades: 2140 (70,58%)
Total de óbitos entre pessoas vacinadas com comorbidades: 892 (29,42%)
Indivíduos sem comorbidades
Total de óbitos entre pessoas sem comorbidades: 203
Total de óbitos entre vacinados sem comorbidades com a D2: 27 (13,30%)
Total de óbitos entre pessoas não vacinadas sem comorbidades ou que tomaram somente a D1: 176 (86,70%)
Ok. Mas quem era o responsável pelas UTI’s aqui no RN ? A omissão ou prevaricação foi do Governo do Estado, capitaneado por quem ? Cipriano Maia e Fátima Bezerra. Pelo menos todos nós e mais a torcida do Flamengo sabemos, que muito dinheiro o Governo Federal & Bolsonaro mandou pra cá.
Ô chute científico!!!
LAIS LIBEROU CARNATAL ESTES SIENTISTAS NAO SABEM DE NADA
E os 5 milhões??
Mais de 900 pessoas morreram sem ter direito a uma UTI no RN. Por que o LAÍS joga para debaixo do tapete?
E o LAIS sabe dizer quantas vidas teriam sido salvas com os 5 milhões dos respiradores que o governo do Estado pagou e não recebeu?
Só tem isso para falar? Isso já foi explicado. Agora adotar medidas genocidas e aplicar remédios ineficazes, o LAIS sabe dizer.
Leao, isso não explicado p… nenhuma , a única coisa que se sabe é que 5 milhões foram roubados , agora é gente que fecha os olhos pra certas coisas como vc que faz essa quadrilha se dar bem , vc contra bolsonaro não tem nada demais , vote em ciro ,em moro , vote em quem vc quiser, agora defender um partido que está mais que provado que saqueou o país de várias formas , isso é ser uma pessoa muito tapada ou tá levando vantagem Tb com a quadrilha.