
Até 1 hora desta quinta, a polícia não havia esclarecido se a vereadora havia sido alvo de assaltantes ou se foi vítima de execução. Houve ao menos nove disparos e o criminoso conseguiu fugir, sem levar nada.
O ataque aconteceu na esquina da Rua Joaquim Palhares com a João Paulo I. Um automóvel emparelhou com o carro de Marielle, que seguia da Lapa para a Tijuca, e foram feitos os disparos contra o veículo.
O motorista foi identificado como Anderson Pedro Gomes, de 39 anos. Após ser atingido pelos tiros, ele ainda conseguiu trafegar cerca de 30 metros. No local, há uma câmera da Companhia de Engenharia de Tráfego, mas ainda não se sabe se o equipamento estava funcionando.
No veículo, também estava Fernanda Chaves, assessora parlamentar de Marielle, de 43 anos. Ela foi atingida por estilhaços e levada para o hospital. Nesta quinta, no início da madrugada, ela já havia sido liberada e prestava depoimento à polícia.
No local do crime, havia grande concentração de pessoas – várias delas bastante abaladas. O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que estava no local do crime na noite desta quarta, disse que as características da morte “são muito nítidas de execução”.
Segundo ele, porém, nem a família nem os amigos tinham informações sobre possíveis ameaças contra a vereadora. “Cabe à polícia investigar. Esse é um crime contra a democracia.” Ao lado de Freixo, Marielle coordenou a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.
O crime aconteceu no mesmo dia que quatro PMs foram presos suspeitos de integrar milícia na Baixada Fluminense.
Indignação. Correligionário de Marielle, o deputado federal Chico Alencar lamentou a tragédia. “Tem de apurar séria e rapidamente porque isso pode ser o início de uma escalada sem tamanho, de um caos”, afirmou.
Alencar pretende viajar nesta quinta de Brasília até o Rio para acompanhar os desdobramentos. Para ele, uma das linhas de investigação deve ser a de execução, principalmente por causa das denúncias feitas pela colega. Em nota, o PSOL disse ter sido um “crime hediondo”.
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), decretou luto oficial de três dias. “Não vamos deixar que sua trajetória seja esquecida, não permitiremos que esse crime fique impune.” Já o governador Luiz Fernando Pezão (MDB) disse que foi um ato de “extrema covardia”.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que vai acompanhar toda a apuração. Segundo o texto, o ministro da Segurança, Raul Jungmann, falou com o interventor, general Braga Netto, e “colocou a Polícia Federal para auxiliar em toda a investigação”.
ESTADÃO CONTEÚDO
O que me choca ainda mais é a satisfação de alguns cidadãos de "bem" em relação a morte da veradora do Psol. Esta difícil viver num país de gente tão ignorante e hipócrita!
Já li muitas matérias sobre esse crime e não vi ninguém comemorando. Mas vi alguns dizendo o óbvio: ela foi vítima da mesma bandidagem que defendia, juntamente com seus colegas esquerdistas. O tal Marcelo Freixo, inclusive, chegou a dizer há pouco tempo que essa insegurança geral não precisava da polícia para ser combatida. Segundo esse vagabundo comunista bastava "iluminar" as cidades. Vocês esquerdistas são parte importante do problema. Defendem bandidos, drogas e tudo o que não presta. O resultado estamos todos colhendo. Inclusive vocês.
Já que ela lutava tanto pelos os oprimidos pela classe alta que só espora esses coitados certo
Como ela tinha um motorista particular sem carteira de trabalho assinada?????
Como toda a esquerda fala uma coisa é faz outra!!!!!
Quando a violência atinge os seus a esquerda quer apuração, quer polícia por perto, quer punição.
Quando seus vícios produzem efeitos apenas nos outros, o discurso não é bem esse… Que estranho.
Farsa da Intervenção assassina
Homi, diga logo que é gópi.
Até quando os lutadores vão ser executados ou serem tratados como marginas?
QUEM LUTA CONQUISTA quem ora espera milagres
Pode ter sido mesmo execução. Coisa dos criminosos que gente como ela (do PSOL) defende. A esquerda vai tentar capitalizar mais essa desgraça alheia em prol de sua "causa". Sempre agem dessa forma. E, pior, vão tentar culpar as forças de segurança e com isso prejudicar a execução da intervenção militar no Rio. Penso que até pode haver "policiais" (com aspas mesmo) envolvidos. Mas serão apenas bandidos de farda. Isso não deve atingir a imagem das polícias, que são a única defesa que ainda podemos ter contra a bandidagem, já que fomos covardemente desarmados (isso tem que mudar) por essa turma de esquerda, mesmo ignorando o plebiscito de 2005, quando o povo disse ser contra tal ação. Pessoas como essa vereadora faz raiva a muita gente e pode se prestar a muitos interesses. Creio que alguém se aproveitou da situação no Rio para executá-la e por na conta da PM. Isso me parece óbvio.
É revoltante a postura de pessoas como você, é repugnante. Você diz que por causa da postura ideológica dela, a qual fazia muito bem, justifica o motivo do homicídio e foram seus pares que a assassinaram. Já que você julgou, eu também acho que você se regozija com a morte de pessoas como ela, seus "inimigos", os comunistas, não é?
Pode me chamar de petralha, petista, comunista, lulista e me mandar ir pra Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte e afins.
O crime, com características de execução, teve amplo destaque na imprensa estrangeira; caso está no “The New York Times”, “The Washington Post” e na rede ABC News, entre outros; assunto é um dos mais comentados no Twitter no mundo; nascida na favela da Maré e ativista do movimento negro, Marielle vinha denunciando crimes cometidos por policiais no Rio.
Execuções sumárias começaram visando exterminar os adversários, clara as bocas de quem ainda protesta e denuncia.
Viva Romero Jucá!!!
Viva CUNHA!!!
vIVA hENRIQUINHO!!!!
Você esqueceu de dizer "viva Renan Calheiros!". Por que não citou seu aliado de Alagoas? Esqueceu?
Execução