Política

Vereadores de Natal criam Comenda Cantor Elino Julião

Em votação única, a Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, nesta quarta-feira (07), ao Projeto de Decreto Legislativo N°059/2016 de autoria do vereador George Câmara (PCdoB), que dispõe sobre a criação da Comenda Cantor Elino Julião. A iniciativa tem o objetivo de homenagear músicos, instrumentistas e produtores do cenário artístico da capital potiguar.

“Julião foi um grande nome da cultura popular do Rio Grande do Norte, com uma trajetória artística espetacular, sendo autor de mais de 700 músicas. Trata-se de reverenciar a memória do nosso grande mestre, que completaria 80 anos este ano, mas sem perder de vista o futuro da música da terra. Agradeço aos colegas parlamentares pela aprovação desta matéria”, destacou o vereador George Câmara.

Também foi aprovado, em segunda discussão, um texto apresentado pela vereadora Júlia Arruda (PDT) que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios e termos de cooperação com instituições de ensino superior para suporte técnico às academias da terceira idade. “Queremos que os idosos pratiquem exercícios e hábitos saudáveis, mas com o devido acompanhamento de educadores físicos”, explicou.

Ao final da sessão ordinária, o plenário acatou uma proposta do vereador Paulinho Freire (SD) que reconhece de Utilidade Pública Municipal o “Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do RN – SINDSEMP”.

Opinião dos leitores

  1. A melhor homenagem que o poder público pode fazer aos artistas da terra é pagar pelo trabalho deles dentro do prazo legal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solidariedade

Empresa potiguar oferece serviços de saúde gratuitos para afetados no Rio Grande do Sul


A situação trágica no Rio Grande do Sul tem mobilizado ajuda em todas as partes do Brasil. Do Rio Grande do Norte, a empresa potiguar de terceirização, Justiz, que é responsável pelo atendimento médico em Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento em Canoas, cidade localizada a 20km de Porto Alegre, está ofertando de forma gratuita, consulta médica online para a população gaúcha afetada pelas inundações.

A empresa adquiriu uma plataforma de telemedicina para viabilizar os atendimentos com clínicos gerais, psicólogos, psiquiatras e enfermeiros que atuam no RN e se voluntariaram para esta operação. A população do Rio Grande do Sul receberá pelas redes sociais (mesmo que não siga o perfil da empresa) o endereço para cadastro na plataforma para ter acesso aos especialistas.

Para os empresários da Justiz Terceirização, a medida visa acolher as pessoas que precisam de atendimento médico, mas não possuem ou não podem se dirigir aos espaços públicos, em virtude dos alagamentos. “Vimos as imagens de como ficaram as unidades de saúde do município e ouvimos relatos de histórias difíceis que nos estimularam a buscar uma alternativa de auxílio, dentro da nossa área de atuação”, explicam Brenda e Raul Justiz.

Canoas vive uma dos piores cenários de devastação

A mídia local estima que cerca de 60% da população do município foi impactada com o volume de água, que alagou locais públicos, incluindo os que oferecem serviços de saúde pública. No município foi decretado situação de calamidade pública nível 3, determinado por desastre de grande intensidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homem é preso pela segunda vez em três dias na comunidade da Guarita em Natal

Um homem foi preso em Natal pela terceira vez somente nesta semana. A prisão ocorrida nesta terça-feira (7) ocorreu na comunidade da Guarita. O homem portava drogas e se desfez dos entorpecentes e de um simulacro ao perceber a chegada de policiais militares da ROCAM.

O homem detido negou à reportagem do Via Certa Natal que portava o simulacro. Ele também admitiu passagens pela polícia por tráfico de drogas e que também havia sido preso há dois dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Não penetrou nada, diante de Deus, eu só lambi”, confessa homem que abusou sexualmente de sobrinha de apenas 6 anos em Areia Branca

“Eu tentei acariciar ela, na minha lascívia, mas eu não toquei nela. Não penetrou nada, diante de Deus, eu só lambi”. O relato é de um tio que confessou ter abusado sexualmente da sobrinha, de apenas 6 anos. O homem foi confrontado pela irmã, que é mãe da menina. Em um vídeo que começou a circular nas redes sociais nesta terça-feira (7), a mulher questiona o irmão que, inicialmente, tenta negar a situação.

O caso aconteceu no domingo (5), na cidade de Areia Branca, a aproximadamente 273 quilômetros de Natal. Desconfiada da atitude do irmão, a mulher gravou uma conversa na qual ele confessa ter praticado o ato libidinoso contra a própria sobrinha. Tentando se defender do confronto da irmã, ele pede compreensão e diz estar passando “por um momento difícil no casamento”.

“Eu não toquei nele, nem cheguei a me masturbar”, relatou o homem. A mãe da criança afirma que a menina tem marcas pelo corpo. “O corpo dela está marcado. Ela está toda vermelha. As partes íntimas dela estão todas marcadas”, detalha a irmã do homem.

“Eu peguei ela, peguei o coelho (um brinquedo) e coloquei na cama. Eu peço perdão. Eu vou dizer a você: eu tentei acariciar ela, na minha lascívia, mas eu não toquei nela. Não penetrou nada, diante de Deus, eu só lambi”, confessou. A Polícia Civil está investigando o caso.

Com informações de Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Temporais no RS causam prejuízo de R$ 4,6 bilhões, afetando 78% dos municípios

Foto: RICARDO STUCKERT/PR

As tempestades que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril resultaram em prejuízos financeiros que ultrapassam a marca de R$ 4,6 bilhões, de acordo com um levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) divulgado nesta terça-feira (7). O relatório aponta que 99,8 mil residências foram danificadas ou destruídas, e o número de mortos chegou a 90, afetando 78% dos municípios do estado.

A CNM ressalta que o valor dos danos pode aumentar à medida que outros municípios reportem suas perdas, considerando que muitos ainda estão envolvidos em atividades de resgate e assistência emergencial às vítimas.

Segundo a Defesa Civil Estadual, 388 municípios foram afetados, dos quais 336 receberam reconhecimento de calamidade pública pelos governos estadual e federal. Destes, 159 municípios emitiram decretos no S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres) do governo federal, enquanto 177 ainda não forneceram dados sobre os prejuízos.

A CNM destaca que a maioria dos municípios que emitiram decretos no S2iD começou a informar os valores dos danos, à medida que as águas começaram a baixar em algumas regiões.

Previsão de mais chuva para o Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira, as chuvas avançam para o sul do Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Grande Perigo” para o extremo sudeste do estado, alertando para a possibilidade de chuvas de granizo e ventos com intensidade superior a 100 km/h.

Na quarta-feira, a formação de um ciclone extratropical, movendo-se rapidamente em direção ao oceano, estenderá uma frente fria, causando instabilidade em outras regiões do estado.

São esperadas quedas acentuadas nas temperaturas máximas, acompanhadas por rajadas de vento que podem superar os 80 km/h, além de chuvas variando entre 20 e 50 mm em diversas áreas do estado.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

MP pede que Alexandre Nardoni, condenado por matar a filha, volte à prisão

Foto: Agência Brasi

Condenado a 30 anos de prisão pela morte da filha, Isabella, Alexandre Nardoni deixou a penitenciária de Tremembé no fim da tarde da segunda-feira (6). Nesta terça (7), o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) entrou com recurso contra a decisão da Justiça que permitiu a saída de Nardoni da prisão em cumprimento do regime aberto. O órgão também entrou com medida cautelar com efeito suspensivo em que pede a volta imediata do réu para o regime semiaberto no presídio, até o julgamento do recurso.

A defesa de Nardoni disse que agirá para “evitar qualquer injustiça”. O MP-SP protocolou um recurso de agravo contra a execução ainda na segunda-feira, no Departamento Estadual de Execução Criminal da 9ª Região Administrativa, em São José dos Campos, alegando que o réu não comprovou, de forma cabal, que não representa risco para a sociedade.

A promotoria do caso considera que Nardoni praticou “crime hediondo bárbaro ao matar a filha de 5 anos, demonstrou frieza emocional, insensibilidade acentuada, caráter manifestamente dissimulado e ausência de arrependimento”. O documento cita ainda indicação psiquiátrica de que o réu possui “impulsividade latente”, além de exibir elementos de transtorno de personalidade.

Ministério Público argumentou pela sustação da progressão ao regime aberto, com a manutenção do acusado em regime intermediário e submissão ao teste de Rorschach e a exame psiquiátrico profundo e conclusivo, que possa averiguar possível transtorno de personalidade e a possibilidade de progressão ao regime aberto.

teste de Rorschach, popularmente conhecido como “teste do borrão de tinta”, é uma técnica de avaliação psicológica que consiste em dar respostas sobre o que se parecem manchas de tinta apresentadas em pranchas com linhas simétricas. A partir das respostas, seria possível obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo testado.

A medida cautelar para atribuição de efeito suspensivo, também protocolada pelo MP-SP, requer que o Tribunal de Justiça determine o imediato retorno de Alexandre Nardoni ao regime semiaberto, que implica em permanecer na prisão, podendo trabalhar e estudar fora, até o julgamento do recurso.

Em decisão publicada na segunda-feira, o juiz José Loureiro Sobrinho apontou que Nardoni completou o tempo necessário para a progressão de regime, após ficar 16 anos preso.

Segundo o magistrado, apesar dos apontamentos do Ministério Público, a gravidade do delito praticado pelo réu não deve ser obstáculo à sua busca pela ressocialização através da progressão de regime. Nardoni estava no semiaberto, com direito a saídas temporárias para visitar familiares.

O advogado Roberto Podval, que defende Nardoni, disse que “a defesa lamenta a atitude de alguns promotores que se preocupam mais com os holofotes do que com a Justiça”. “Estamos atentos e trabalhando para evitar qualquer injustiça”, afirmou.

Fonte: Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRT-RN reverte decisão e condena ABC FC a indenizar ex-centroavante em mais de meio milhão

Foto: Reprodução

O jogador de futebol Felipe Garcia, que foi condenado pela 3ª Vara do Trabalho de Natal (RN) a pagar uma indenização de R$ 2 milhões ao ABC Futebol Clube, recorreu da sentença e conseguiu reverter a decisão.

A Segunda Turma de Julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) ainda condenou o clube a pagar mais de R$ 500 mil ao seu ex-centroavante, referente à cláusula compensatória desportiva, indenização por danos morais, honorários advocatícios e custas processuais.

Felipe Garcia, que joga atualmente no Operário Ferroviário Esporte Clube, do Paraná, pediu na Justiça do Trabalho a rescisão indireta de seu contrato com o ABC alegando atrasos no recolhimento do FGTS por parte do ABC e o fato do seu carro ter sido apedrejado por torcedores dentro do Frasqueirão.
Os pedido foram negados pela Vara e ele recorreu ao TRT-RN.
Recurso

No tribunal, o desembargador Ronaldo Medeiros, relator do recurso na Segunda Turma, julgou improcedente a reconvenção do contrato do atleta realizado por parte do ABC e afastou a cláusula indenizatória do contrato de trabalho entre o jogador e o clube.

O relator também reconheceu que, de acordo com a Lei Geral do Esporte (nº 14.597/2023), o atraso dos depósitos do FGTS por dois meses “caracteriza motivo para a rescisão contratual pelo empregado”.

Quanto às ameaças sofridas pelo atleta por parte de torcedores do ABC, Ronaldo Medeiros entendeu que “não se pode ter por hodierno o trabalhador estar, juntamente com seus familiares, sob risco constante da violência física e moral em função do seu labor, cabendo ao empregador zelar pela saúde do ambiente de trabalho – no qual falhou o reclamado”.

Por unanimidade, a Segunda Turma acompanhou o voto do relator e condenou o ABC a pagar R$ 282.900,00 ao atleta, pela cláusula compensatória desportiva e a indenizá-lo por danos morais no valor de cinco vezes o seu último salário (R$ 35.100,00), além de custear honorários advocatícios e custas processuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concurso

Ufersa divulga edital de concurso para técnico-administrativo; salários de até R$ 4.556,92

Foto: Assecom Ufersa

Com vagas para os níveis médio e superior, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vai realizar em 15 de setembro de 2024, concurso público para os quadros permanentes da Universidade. Ao todo, são sendo ofertadas 8 vagas, sendo 4 para Assistentes Administrativos com exigência de curso médio ou profissionalizante e, 4 vagas para candidatos com formação superior.

As inscrições vão acontecer no período de 24 de junho a 06 de agosto, no site da Comperve (https://comperve.ufrn.br/), responsável pela realização do certame. As inscrições serão feitas no formato on line, com o candidato acessando o site da Comperve. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para o nível médio e, R$ 100,00 para o nível superior.

Para o cargo de nível médio (D) as vagas são para Assistente Administrativo, Técnico em Laboratório de Física, Técnico em Laboratório de Química e, Técnico em Radiologia. Para categoria D os vencimentos correspondem ao valor de R$ 2.667,19, acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na Legislação.

Já na categoria de nível superior (E) as vagas são para Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro Civil e Estatístico. Os vencimentos do técnico nível E corresponde a R$ 4.556,92, acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na Legislação.

Os candidatos que se inscreverem vão se submeterem a prova escrita de Língua Portuguesa, com 10 questões; Legislação, também com 10 questões; Conhecimentos Específicos, com 30 questões e, uma Redação.

Apenas os candidatos que acertarem 60% das questões válidas de cada prova objetiva terá a redação corrigida. A duração das provas será de 4 horas, com os candidatos aos cargos de nível médio realizando no horário da manhã, a partir das 8h e, os candidatos de nível superior, no horário da tarde, a partir das 14h30.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Matheuszinho entrou com pedido de rescisão indireta para sair do América. Juiz deferiu liminar

o Jogador de futebol do time potiguar América Futebol Clube, Matheusinho, entrou com pedido de rescisão indireta de seu contrato especial de trabalho com o clube, por supostos descumprimentos contratuais.

O jogador pese que lhe seja assegurado o “direito de registrar-se para o trabalho como atleta profissional de futebol na entidade que melhor lhe aprouver”, segundo os autos.

Confira abaixo a decisão judicial:

 

Foto: Cedida

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Neymar envia avião ao RS com suprimentos às vítimas da crise

Neymar se mobilizou para ajudar as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul. O jogador do Al-Hilal, da Arábia Saudita, compartilhou a ação nas redes sociais na manhã desta terça-feira (7/5).

O atacante da seleção brasileira enviou um avião com 2 toneladas de suprimentos para a população no RS. Neymar também mandou um helicóptero para ajudar nos resgates das vítimas das enchentes.

“Momento delicado que o nosso Brasil está passando e ajudar nunca é demais, independente da sua condição financeira, o que importa é o que você carrega no coração. Desde já agradeço aos pilotos das minhas aeronaves e todas as pessoas envolvidas”, escreveu o jogador.

De acordo com Neymar, a publicação só foi feita para incentivar mais pessoas a fazerem doações às vítimas no Rio Grande do Sul.

“Não gosto e não curto postar tudo que faço ou ajudo, porque quem faz, faz pelo coração e não por engajamento. Então, este post é para incentivar ainda mais as pessoas a ajudarem. Tô aqui de longe orando pra que tudo volte ao normal. Meu pai está cuidando e dando todo auxílio possível.”, escreveu Neymar nas redes sociais.

Fonte: Portal O tempo

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro tb vai ajudar com seu histórico de atleta e seu super jet-ski…afinal, ele não é coveiro e não gosta de frescura e nem de mimimi…
    Além disso, vai doar parte dos 17 milhões que os bozolóides…ops, os patriotários….quer dizer, os patriotas doaram a ele.

    1. Esqueceu Bolsonaro, carniça! Bolsonaro tá inelegível. Xandão deixou ele liso com tanta multa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

FAKE? Governo do RS não confirma doação de Madonna para vítimas das enchentes

Foto: Reprodução/YouTube

Em meio a uma grande corrente de doações vindo de todos os cantos do Brasil e até do exterior, boatos e especulações também se espalham na tragédia do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (06) alguns sites republicaram uma nota de que Madonna, 65 anos, teria doado R$ 10 milhões para o Rio Grande do Sul.

No entanto, em contato com a CNN Brasil, o Governo do Estado nega a doação. Se caso a informação fosse verídica, o valor seria equivalente a mais da metade do cachê recebido pela cantora americana para fazer o maior show de sua carreia nas areias de Copacabana, Rio de Janeiro, no último sábado (04).

O jornalista musical José Norberto Flesch, conhecido por anunciar os shows internacionais no Brasil em primeira mão e divulgar notícias sobre os bastidores desses eventos, também publicou em rua rede social que não há confirmação sobre a doação da artista.

Foto: Reprodução

Já outras estrelas que participaram do show, como Anitta, já se mobilizaram para ajudar os gaúchos. A artista entrou na campanha da CUFA (Central Única das Favelas) e disponibilizou um dos seus caminhões.

Ainda no mundo da música, a organização social de Beyoncé fez uma publicação oficial nas redes sociais para pedir ajuda. Ela chama atenção para os “mais de 100 mil brasileiros que foram afetados pelas devastadoras enchentes no sul do Brasil”. Na postagem, a instituição disponibiliza uma chave PIX e uma conta PayPal para receber doações: [email protected].

Com informações Portal alta definição e CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *