VERGONHA: Maioria do STF quer pautar ações sobre prisão em 2ª instância

Formou-se no Supremo Tribunal Federal uma maioria a favor de pautar o julgamento das duas ações sobre a prisão de condenados na segunda instância. A presidente da Corte, Cármen Lúcia, resiste. Mas ela pode ser atropelada na sessão plenária desta quarta-feira. Uma eventual mudança no entendimento da Suprema Corte sobre a regra do encarceramento beneficiaria instantaneamente Lula, que está a um passo do xadrez. De resto, a decisão abriria a cela de todos os condenados da Lava Jato —os que já tiveram as sentenças confirmadas pelo TRF-4 e os que estão na fila.

Ecoando acertos que firmou com outros ministros, o decano Celso de Mello admitiu que um dos magistrados do Supremo pode levantar uma “questão de ordem” para pedir a Cármen Lúcia que consulte o plenário. O questionamento pode ser levantado pelo próprio Celso de Mello, na condição de decano, ou pelo relator das ações, Marco Aurélio Mello, que condicionou a iniciativa a uma conversa que teria “com o travesseiro”.

Dois ministros ouvidos pelo blog estimaram que, numa eventual votação, a proposta de levar à pauta as ações sobre prisão em segunda instância pode obter a adesão de até 8 dos 11 ministros da Suprema Corte. Nessa hipótese, teriam restado a Cármen Lúcia a companhia de apenas dois aliados. Na votação do mérito das ações, o placar deve ser mais apertado, pois nem todos os ministros que querem incluir o tema na pauta são a favor de rever a regra sobre prisões.

Se confirmado, o questionamento público a ser dirigido a Cármen Lúcia representará um constrangimento inédito. “Nunca aconteceu na história do Supremo”, disse Celso de Mello. “Ao menos nos quase 29 anos que estou aqui.” Foi para evitar o desconforto que o decano disse ter sugerido uma reunião da presidente do Supremo com os demais ministros. Mas o encontro, que deveria ter ocorrido nesta terça-feira, foi melado por um jogo de empurra.

Celso de Mello disse que ficara entendido que Cármen Lúcia convidaria os colegas. Por meio de sua assessoria, a ministra declarou que aceitara participar da conversa, não organizá-la. Os ministro ouvidos pelo blog disseram não ter recebido convites de ninguém.

Tornaram-se comuns as desavenças entre ministros diante das câmeras da TV Justiça. Mas a articulação para livrar Lula e Cia. da cadeia produziu uma novidade. Não é que os ministros estejam se desentendendo com Cármen Lúcia. Na verdade, eles já nem se falam.

JOSIAS DE SOUZA

Comentários:

  1. Romualdo disse:

    Por que para uns é prisão preventiva e para outros nada se faz?

  2. Marília disse:

    Onde o Lula vai, os patos amarelos vão fazer balburdia. Por que não vão se manifestar contra a impunidade de Aébrio, não estavam nas ruas contra a corrupção ?

  3. Waldemir disse:

    Vamos aguardar acho que jamais o STF fará uma coisa desta inocentar um assassino e ladrao como o Lula
    Tem que ter a condenação em segunda instância sim senão jamais os ladroes e corruptos serão preso
    E caso passe para não ser preso em segunda instância todos brasileiros tem que ter o mesmo tratamento a ré o mais pobre o estado deverá prender qualquer pessoa só depois do STF bater o martelo condenando
    OU ESTOU ERRADO
    Quem matou mais brasileiros Fernandinho Beira-mar ou políticos que roubou dinheiro da segurança saúde e educação

    • Romualdo disse:

      Waldemir, é bom estudar um pouquinho pra falar sobre algo que vc revela total ignorância. Pois não está se tratando de inocentar ou culpar o ex Presidente Lula, mas sim em discutir a jurisprudência permitindo prisão após condenação em segunda instância.
      É uma questão Constitucional consubstanciada no Princípio da "Presunção da Inocência até que se prove o contrário em última instância". Pois não é nenhuma novidade que a Justiça pode errar e precisa ser submetida constantemente aos graus superiores onde colegiados discutem e podem manter ou reformar sentenças dadas em primeiro grau, como temos visto aqui no TJ, no TRE, e no STJ, constantemente.
      Deixe de ser hipócrita e saia dessa máscara de guardião da moral, pois vc não é nem uma pessoa que luta pela melhoria da população.
      O mundo não é feito só de coxinhas e mortadelas não.
      Vá estudar!!!

  4. Ivan disse:

    Impressionante como essa turma estatal não presume que um ato como esse, feito com o objetivos de livrar apenas um bandido de colarinho branco, poderá desencadear uma serie de repercussões em milhares de processos de toda estirpe de bandidos já condenados no país!!! Impressionante como não pensam na viabilidade (para a nação) de suas ações e atitudes (causas e respectivas consequências). Preocupam-se apenas com a pontualidade de suas demandas. Péssimos estadistas esses Ministros!!!

  5. Emeson disse:

    Vergonha é o stf (minúsculas mesmo), não por em pauta os pedidos de impeachment do ministro Gilmar Mendes, que foi colocado por FHC. Os direitopatass imbecilmente o chamam de petista.kkkk

  6. Emeson disse:

    Toda unanimidade é burra! Como foi o caso do TRF4, Hiper eficiente, 250 mil páginas do processo de Lula, analisado em uma semana, onde teve unanimidade, deixando evidente perseguição.

    • Waldemir disse:

      Petista e petista veja o que seu ídolo Lula está passando no RGS

  7. Edivaneide disse:

    Não foi a toa que o ex-presidente Lula em suas colocações no período do impeachment de Dilma, ele falou que o STF e STJ eram acovardados a ele, na verdade ele tem até uma certa razão. Nessas perspectivas fica claro que a Lava Jato que vem desenvolvendo um bom trabalho, nessa situação os ministros da suprema corte que são contra a prisão de Lula já demonstram que irão colocar a Lava jato na lama, e com isso muitos presos com certeza serão soltos principalmente os que estão em presídios. Está aí os benefícios, pelo visto os crimes compensam.

  8. Fernando disse:

    Lula preso, Aécio no Senado e Temer na Presidência é mesmo a cara do Brasil.
    O Brasil regrediu 500 anos e voltou ao período Colonial.
    Helicópteros cheios de cocaína, malas de dinheiro e contas em paraísos fiscais não importam e não fazem ninguém se indignar, mas um sitio em Atibaia sim.
    FHC tem apartamento em Nova York e em Paris, mas o que vem ao caso é o Triplex no Guarujá.
    Quem inventou de nascer pobre, no Nordeste Brasileiro, ser sindicalista, liderar a maior central sindical da América Latina contra a Ditadura Militar quando todos estavam caladinhos com os rabos entre as pernas, e ser Presidente do Brasil olhando mais para os pobres?
    Só podia dar no que deu.
    Porém as reações podem ser inesperadas. Nem todo mundo vai aceitar essa palhaçada que Morow, agente do FBI Americano montou pra tirar do caminho os obstáculos para abocanhar nosso Petróleo, água doce, Nióbio, espaço geográfico e aéreo, EMBRAER e TELEBRAS.
    Quem viver verá!!

    • José disse:

      Coitado de tu!

    • Emeson disse:

      Blz Fernando! Vc tem uma visão ampla do que tá acontecendo no país. Diferente da visão dos midiota dia direitopatass. PT, 43 por cento da preferência do Potiguar. Uhuuuuuu

    • Maria Helena disse:

      Por sua lógica, se os outros podem roubar, serem corruptos, prejudicar o país, então, Lula e a petezada devem ser inocentados? Cabe isso dentro da constituição? Creio que seja mais coerente todos os corruptos na cadeia. Sem distinção.

    • Romualdo disse:

      Não entendi da mesma forma que vc Maria Helena.
      O que o Fernando falou foi que a justiça que está sendo praticada é a mesma que se praticava no passado, onde somente os adversários e inimigos eram processados, condenados e presos. Os aliados e amigos eram protegidos.
      Entenda o que está se dizendo. Pois não se trata de pedir que não se faça o que está sendo feito ou o que tem que fazer, mas simplesmente que se faça da mesma forma com todos, coisa que não vemos e por isso não acreditamos nessa justiça usada apenas como instrumento de poder para destruir os adversários.
      Dessa forma nunvca seremos republicanos e continuaremos como no tempo dos coronéis.

  9. Hermes disse:

    Brasil-il-il-il!!!

  10. Luigi Starace disse:

    Infelizmente os cachorro dos ministros do STF foram nomeados pelo PT então o cachorro obedece aos patrão Lula.. ..essa não é vergonha essa é uma repúblicas das banana uma Venezuela se Lula vira presidente

  11. Luiz Fernando disse:

    Onde está a vergonha em se discutir uma garantia constitucional que sustenta o Princípio da Inocência até que se prove o contrário em última instância?
    O que está errado é aplicar a lei que favorece pra uns e pra outros não, Pois a quantidade de Processos que estão sendo arquivados por PRESCRIÇÃO, e os outros que seguem sendo adiados até alcançar tal situação, são assombrosos.
    Só nos últimos dias foram arquivados processos de Serra, Jucá,FHC e Aécio. E o Processo de Eduardo Azeredo se arrasta, sendo adiada audiência de julgamento de seus recursos, mesmo sabendo-se, ou por saber, que sua condenação prescreverá em setembro deste ano.
    Isso é alguma piada?

    • Emeson disse:

      Brasil país da piada pronta.

    • Waldemir disse:

      Como já disse se o STF arquivou esses e por que não tem prova aí sim não tem prova pois dos 11 ministros 7 são petistas

    • Romualdo disse:

      Vc lembra como eram os julgamento nos Tribunais da Santa Inquisição Waldemir, ou nos Tribunais do Nazismo, nas Ditaduras…etc?
      Não se faça de rogado, pois infelizmente vc não me parece ser.
      Vc está muito mais para um fake disfarçado que fica caçando posts o dia todo, todo dia, junto com Netto e Ceará Mundão, que talvez até sejam a mesma pessoa ou façam parte de um grupo, que acham que todo mundo é idiota e formam opinião pelas suas manifestações passionais, desinformadas e cheias de fanatismos de todo tipo.
      Acorde e perceba que essa discussão é muito maior e envolve outros atores na construção de uma sociedade mais tolerante, colaborativa, harmoniosa e resolutiva.
      Chega de tanta besteira.

  12. PEREIRA disse:

    Diante desse fato o Submisso Tribunal federal-STF, tá mostrando sua verdadeira cara e a qual interesses serve.