Trânsito

VÍDEO: Cobra gigante atravessa a Via Costeira

Circula nas redes sociais nesta terça-feira(03) a travessia de uma cobra gigante, provavelmente, da espécie jiboia, atravessando a Via Costeira, na Zona Sul de Natal, local em que também dá acesso ao Parque das Dunas, área conhecida pela preservação de animais de várias espécies. Conforme imagens, motoristas acabaram reduzindo a velocidade de seus veículos temendo pelo atropelamento do bicho.

Vídeo cedido abaixo:

Opinião dos leitores

  1. Dia desses peguei uma dessas no meio da pista, tirei e fui soltar bem longe, para que não fosse atropelada. Elas são inofensivas

  2. Ainda existe pessoas de bem, que respeitam a Natureza.
    Graças a Deus não fizeram mal ao animal.

    1. Esse é do ramo.
      Comenta até cobra.
      Rsrs.
      Sera que é um mágico o zé ??
      Rsrs

    2. Esse conhece todos os tipos de cobras. Cobras é especialidade de José Tomaz atrás.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pix deverá ser ampliado para operações internacionais e sem internet, anuncia presidente do Banco Central

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Para os próximos anos, o Pix, ferramenta de transferência instantânea de recursos, poderá ser usado em operações sem acesso à internet e em transações internacionais, anunciou hoje (16) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. As novidades ainda não têm data para entrarem em vigor.

Campos Neto fez o anúncio em evento especial do BC para celebrar o aniversário de um ano da nova ferramenta. Segundo ele, o Pix ainda não atingiu todo o potencial. “O uso do QR Code [Código QR, versão avançada do código de barras fotografada pelo celular] ainda depende de melhor assimilação da tecnologia pelos usuários”, explicou.

Apesar de algumas novidades do Pix dependerem de desenvolvimentos tecnológicos, o presidente do BC considerou revolucionária a evolução do sistema instantâneo de pagamentos, que funciona 24 horas por dia e permite a transferência de recursos entre contas de instituições financeiras diferentes. “A realidade superou as expectativas. O uso do Pix aumenta mês após mês. A velocidade de adoção é a mais rápida do mundo”, destacou Campos Neto.

Até outubro deste ano, cerca de 7 bilhões de transações foram executadas por meio do sistema, movimentando R$ 4 trilhões. O recorde diário de transações ocorreu no último dia 5 de novembro, com 50.045.289 operações.

O Pix tinha 348,1 milhões de chaves cadastradas por 112,65 milhões de usuários (105,24 milhões de pessoas físicas e 7,41 milhões de pessoas jurídicas), também até outubro deste ano. Ao todo, 62,4% da população acima de 18 anos usou a ferramenta para enviar ou receber dinheiro. No período, havia 762 instituições financeiras cadastradas para operar o Pix e 87 em fase de adesão. Entre essas instituições, estão bancos, financeiras, instituições de pagamento, cooperativas de crédito e fintechs (startups financeiras).

Em 12 meses de funcionamento, o Pix ultrapassou, em número de transações, meios de pagamento tradicionais. A ferramenta superou a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC) em janeiro deste ano. Em março, foi a vez de o Pix tomar o lugar dos boletos bancários na preferência por meios de pagamento.

Pix Saque e Pix Troco

Até o fim do ano, o Pix ganhará novas funcionalidades. Hoje, entrou em vigor um mecanismo de segurança que agiliza a devolução de recursos a usuários vítimas de fraude ou de problemas operacionais entre as instituições participantes.

No próximo dia 29, passam a funcionar o Pix Saque e o Pix Troco. O primeiro permite que o usuário transfira recursos para uma conta Pix em pontos que ofertarem o serviço e sacar dinheiro em espécie. O segundo permite que o cliente transfira, para a conta de estabelecimentos comerciais, quantias maiores que o valor da compra e saque a diferença em forma de troco.

Ainda neste trimestre, o iniciador de pagamentos, hoje existente para compras com cartão de crédito e débito, deverá ser estendido ao Pix. Por meio dessa ferramenta, o cliente recebe um link com o valor da transação, bastando confirmar os dados e autorizar o pagamento, sem precisar entrar no aplicativo do banco. No caso do Pix, bastará o usuário digitar a senha da conta corrente.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Ministério da Educação diz que Enem não segue qualquer juízo ideológico

Foto: CLELIA VIANNA/CÂMARA DOS DEPUTADOS

O Ministério da Educação negou que a escolha das questões incluídas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) siga qualquer orientação ideológica, após denúncias de servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão que elabora a prova, darem conta que havia uma certa censura para evitar temas contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“O processo de elaboração das provas do Enem é conduzido por comissões de professores especialistas, com representantes de todas as regiões do País, selecionados por meio de publicação de edital de chamada pública. A seleção dos itens da prova a partir do Banco Nacional de Itens (BNI) segue diretrizes que não incluem qualquer juízo ideológico”, afirmou o Ministério através de suas redes sociais. Na última semana, 37 servidores de carreira do Inep se demitiram.

Quem também comentou sobre a prova foi o Bolsonaro, durante viagem pelo Oriente Médio. “O que eu considero muito é que começa a ter a cara do governo as questões da prova do Enem. Ninguém precisa estar preocupado com aquelas questões do passado, que caía tema de redação que não tinha nada a ver com nada, realmente é algo voltado para o aprendizado”, afirmou o presidente, sem explicar com clareza a que se referia.

Anteriormente, Bolsonaro já criticou questões da prova, como uma que comparava os salários dos jogadores de futebol Marta e Neymar e outra sobre um dialeto da língua portuguesa usado majoritariamente por homossexuais. O Enem 2021 ocorrerá nos próximos dois domingos, dias 21 e 28 de novembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

LIBERTADORES: Governo uruguaio autoriza 100% de público na final entre Palmeiras e Flamengo


Foto: MARIANA GREIF / POOL / AFP

O governo uruguaio autorizou nesta terça-feira que o Estádio Centenário receba 100% da capacidade prevista para a final da Libertadores, no próximo dia 27, entre Palmeiras e Flamengo. Com isso, sobe para 60 mil o número de torcedores que vão poder assistir à partida em Montevidéu. A decisão se estende às decisões da Sul-Americana, entre Athletico e Bragantino, neste sábado, e da Libertadores feminina, no domingo.

— As finais da Libertadores (masculina e feminina) serão com 100% da lotação, com espectadores vacinados — afirmou o secretário da Presidência, Álvaro Delgado, durante uma entrevista coletiva.

Como a previsão anterior era de 75% das arquibancadas disponíveis, a expectativa é que a Conmebol libere, nos próximos dias, uma nova carga de ingressos para rubro-negros e alviverdes, ampliando o número de entradas destinadas a cada clube de 9.375 para 11.700 – a entidade não dispõe todos os bilhetes para venda.

Para comparecer ao jogo, será necessário apresentar o comprovante de vacinação integral, com distância de, no mínimo, 14 dias da segunda dose.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Polícia abre investigação sobre cantora que urinou no rosto de fã em festival nos EUA; Sophia Urista pode pegar até 1 ano de prisão

Foto: reprodução/YouTube

Sophia Urista, vocalista da banda Brass Against, que urinou na boca de um fã agora é investigada pela polícia da Flórida (EUA) que recebeu uma reclamação e vai ter que tentar entender se houve crime ou se foi apenas o mais puro suco de bizarrice. A cena pode ser enquadrada como ato obsceno e levar a um ano de prisão ou multa de US$ 1 mil.

VEJA MAIS: Banda de rock se desculpa após vocalista fazer xixi no rosto de fã em show

A primeira reclamação chegou à polícia pelo Facebook. As informações são do Daytona Bech News-Journal, Loudwire e Daily News. Uma pessoa identificada como Nicole Shields contatou a página das autoridades na rede social e foi orientada a fazer um boletim de ocorrência.

A mulher reclamou que sua filha de 16 anos assistia ao evento e queria saber se a polícia podia fazer algo com a cena bizarra e inesperada que foi presenciada. O site Loudwire, especializado em música, confirma que foi feito um B.O. após esse primeiro contato da pessoa indignada.

Monet

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Band registra recorde e ultrapassa audiência da Globo com transmissão do GP do Brasil de Fórmula 1

Foto: Nelson Almeida/AFP

A Band registrou recorde de audiência no último domingo (14/11), com a exibição do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Durante a transmissão da 19ª etapa do mundial, a Band ocupou a liderança por 33 minutos e chegou a alcançar a diferença de 1,5 ponto no confronto com a Globo, sua principal concorrente, às 15h20.

No ar das 14h02 às 15h36, a corrida, que foi vencida por Lewis Hamilton, da Mercedes, obteve média de 6,9 pontos, share de 15,3% e pico de 8 pontos. Com os índices conquistados, a emissora garantiu a vice-liderança isolada no ranking geral das emissoras de TV, ao contabilizar mais de 1 milhão de telespectadores diferentes na Grande São Paulo, segundo dados divulgados pela Band.

De acordo com as informações da Kantar Ibope Media na Grande São Paulo, o GP de São Paulo elevou a faixa em 218%, em relação ao número apresentado nos quatro últimos domingos, e ficou 71% acima da média anual das corridas na Band (4,0 pontos).

Os telespectadores da Band ficaram mais tempo em frente à TV (+17%), quando comparado com a transmissão do GP de São Paulo em 2019. É o maior consumo nos últimos anos pelos telespectadores da Fórmula 1.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PRF autua 85 pessoas dirigindo sob efeito de álcool durante o feriadão; Sete foram presas

Foto: PRF/divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, ao longo do feriado de Proclamação da República (12 a 15/11), nas  85 pessoas dirigindo sob influência de álcool nas rodovias federais do Rio Grande do Norte. Dos 85 condutores, sete foram presos por apresentar concentração de álcool igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar expelido pelos pulmões. As prisões se deram nas cidades de Caicó, Acari, Jardim do Seridó, Apodi, Currais Novos e Mossoró (2).

Dirigir sob efeito de álcool ou de qualquer substância psicoativa é infração gravíssima punida com 7 pontos na carteira, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e multa no valor de R$ 2.934,70.

Já quem apresenta concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, além de sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora, incide no crime do artigo 306 do Código de Transito Brasileiro (CTB), cuja pena é a detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Hotéis potiguares tiveram ocupação de 88% no feriadão da proclamação

Foto: Fernando Chiriboga

Os hotéis no Rio Grande do Norte tiveram ocupação de 88% neste feriadão da Proclamação da República. A pesquisa divulgada hoje (16), foi realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-RN).

O RN recebe tanto turistas vindos de outros estados, como viajantes internos que buscam conhecer as nossas belezas. Segundo o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, esse cenário só tende a melhorar devido a chegada da alta estação.

“O turista brasileiro é bem vindo ao solo potiguar, assim como os viajantes de fora do país que movimentam a economia com moedas ainda mais valorizadas e têm um gasto diário mais elevado. Os números mostram o que a gente vem enfatizando ao longo desses últimos meses, estamos nos recuperando gradualmente”, disse Abdon.

De acordo com o presidente, uma série de fatores contribuíram para essa retomada, como o avanço na vacinação e o apoio dos órgãos públicos às ações da ABIH-RN na divulgação do destino.”Estivemos agora, entre os dias 20 a 28 em cinco cidades de São Paulo: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru e Campinas apresentando o RN a mais de 400 agentes de viagens, dessa forma eles podem vender o Rio Grande Norte para mais pessoas”, comentou.

Em novembro a ABIH-RN vai promover cinco workshops nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu no Paraná.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro afirma que servidores federais terão reajuste se PEC dos Precatórios for aprovada

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (16), no Bahrein, no Oriente Médio, que, caso a PEC dos Precatórios seja aprovada pelo Congresso Nacional, o governo terá espaço fiscal para conceder um reajuste aos servidores federais. O texto já passou pela Câmara dos Deputados e, agora, tramita no Senado.

Segundo o governo, a PEC dos Precatórios, se aprovada, abrirá espaço de R$ 91 bilhões nos cofres públicos. Entre outras coisas, os valores serviriam para financiar o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda substituto do Bolsa Família.

De acordo com Bolsonaro, não seria o aumento que o funcionalismo público federal merece, mas o que o governo teria capacidade de dar. “A inflação chegou a dois dígitos. Conversei com o Paulo Guedes: em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles merecem, mas é o que podemos dar. Todos os servidores federais, sem exceção”, disse. O presidente não falou sobre o percentual de reajuste que poderá ser concedido ao funcionalismo.

Bolsonaro também afirmou que não há previsão para novos concursos públicos e disse que os certames acontecerão apenas em casos de exceção. “O concurso público é apenas uma exceção, como fizemos para a PF [Polícia Federal] e a PRF [Polícia Rodoviária Federal]. E nós, dessa maneira, estaremos mostrando responsabilidade. No tocante à reforma administrativa, não atingirá os atuais servidores”, lembrou.

R7

Opinião dos leitores

  1. Dávila calote monstro alegando que é p ajudar quem tem fome e agora quer pegar uma parte da grana para torrar com marajá. O mais perfeito populista sem futuro. Mito pede p cagar e sai.

    1. Chico, ele já disse que tá cagando pra você e você continua falando bosta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ORÇAMENTO SECRETO: Rogério Marinho terá que prestar esclarecimentos no Senado

Foto: Roque Sá/Agência Senado

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16/11), um convite ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para que preste esclarecimentos sobre direcionamento de emendas no valor de R$ 1,4 milhão do chamado orçamento secreto.

Inicialmente, o colegiado previa convocar o titular da pasta. No entanto, teria sido acordada com o próprio ministro a sua ida à comissão no dia 7 de dezembro, às 14h30. A pedido do autor do requerimento, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), o requerimento de convocação foi retirado de pauta e manteve-se o convite.

O convite permite ao ministro se abster de comparecer ao Senado Federal, enquanto a convocação obriga sua presença na Casa. “Espero que o ministro não deixe de vir para prestar satisfações ao Parlamento brasileiro. Como não veio da outra vez, poderemos colocar em votação o requerimento de convocação e ele estará obrigado a vir”, explicou o presidente da comissão, senador Reguffe (Podemos-DF).

Os parlamentares querem que o ministro esclareça o direcionamento da verba para financiamento da construção de um mirante turístico a 300 metros de onde possui um imóvel, no Monte das Gameleiras (RN). O objetivo é identificar se houve exercício do cargo público para benefício próprio por parte de Marinho.

A informação consta em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre a distribuição de R$ 88 milhões para aquisição de tratores e caminhões a 39 municípios do Rio Grande do Norte, por meio de recursos oriundos de emendas do relator-geral do Orçamento, alocados no Ministério do Desenvolvimento Regional (Codevasf) e distribuídos, segundo a matéria, por meio de uma “Planilha interna do MDR – gabinete do Ministro”.

“Nesse caso, deve-se apurar essa denúncia, pois caso se confirme, fica claro que tais atos estão completamente desalinhados com os princípios basilares que devem nortear os atos da administração pública, que são a publicidade e a eficiência”, defendeu Valentim no requerimento de convocação retirado de pauta.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Agora ele tá no jogo de xadrez. Esse é o preço de querer ser senador no RN. E muito cacique para um punhado de índios e monte de coronéis nas prefeituras. A estado falido. Por causa desse contexto de acreditar na professora ou sobre nome. É um circo 🎪 fuxiquinho esse RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Minuto na Câmara Municipal de Natal – Plano Diretor (16-11-2021)

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa, disponibilizado nesta terça-feira (16).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *