Há poucos dias do presidente dos Estados Unidos Donald Trump concluir a imposição de sobretaxas a alguns países, governadores brasileiros criticaram, neste sábado (26), as ações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação às tarifas de 50% em cima dos produtos brasileiros. As medidas entrarão em vigor, segundo o líder norte-americano, dia 1º de agosto.
Falando para um público formado por investidores, empresários e profissionais do setor econômico, Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO) e Ratinho Jr (PR) foram aplaudidos diversas vezes, durante participação em evento da XP, especialmente ao direcionarem críticas ao Palácio do Planalto.
Para o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR), “o governo [de Lula] não sabe onde quer chegar”
“Hoje temos um governo que demonstra que não sabe onde quer chegar, é um governo que, sobre uma questão tão importante, que é o tarifaço do Trump, muita vezes o Brasil se vitimiza demais, o Trump fez isso com a China, com Índia, com o Canadá, com o México”, disse o Ratinho Jr.
Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), governador de São Paulo, mostrou preocupação com as tarifas que, entre outros malefícios, tendem a ameaçar as exportações de laranja no estado paulista.
“Estamos conversando, buscando parlamentares americanos, empresas americanas, agentes do governo americano que podem se sensibilizar com o problema. Infelizmente hoje a gente tá vivendo um momento em que se busca tirar proveito do país, querendo dividir o país”, afirmou.
Já Ronaldo Caiado (União-GO), governador de Goiás, disse que Lula “não quer resolver o problema do tarifaço” e que os governadores estão “sofrendo com a irresponsabilidade” das ações do presidente.
“O Brasil é dos brasileiros, mas nem eu, nem o Tarcísio, nem o Ratinho fomos consultados pra ele tomar essa posição, não. Nós, governadores, estamos sofrendo por uma irresponsabilidade do seu Lula, que até hoje não mandou ninguém pra fazer o trabalho da chancelaria. Nós não estamos de acordo com a posição dele”, expôs Caiado.
O painel com os três governadores foi um dos mais aguardados do dia no evento, que reúne lideranças políticas e econômicas para discutir o cenário atual e as perspectivas para o futuro do Brasil.
Acordo com os EUA
Para Ratinho Júnior, o caminho para um acordo do governo brasileiro com os Estados Unidos é o diálogo.
“É alguém ir lá e sentar com os Estados Unidos…e parar de falar da desdolarização do comércio. A Índia nunca tocou nesse assunto, a China nunca tocou nesse assunto, aí foi um brasileiro querer falar de desdolarização do comércio, quer dizer, uma falta de inteligência”, declarou.
Tarcísio segue a mesma linha do governador do Paraná e acrescentou que “se a gente não botar a bola no chão, não agir como adulto e resolver o problema, quem perde é o Brasil”.
Ronaldo Caiado disse que o governo “destruiu” o Itamaraty, “hoje é um Itamaraty muito mais ideológico. O Brasil fica cada hora com uma frasesinha de efeito: ‘Ai o imperador do mundo, ai eu vou chupar jabuticaba’, não tem nada de responsabilidade”.
Recado para Trump
Durante evento em São Paulo na última sexta-feira (25), Lula afirmou que determinou o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), líder da comitiva de mediação com os Estados Unidos. No entanto, segundo o petista, “ninguém quer conversar com ele”.
“Queria dizer pro presidente Trump, que esse moço aqui, o Geraldo Alckmin, é o meu vice-presidente, o cara mais calmo que eu conheço, um exímio negociador, não levanta a voz e não manda carta, ele só quer conversar”, disse o presidente brasileiro.
Lula ainda mandou um recado para Trump: “O dia que você quiser conversar, o Brasil está pronto e preparado pra discutir e te mostrar o quanto você foi enganado com as informações que te deram. Você vai saber a verdade sobre o Brasil e quando você souber da verdade você vai falar: ‘Lula, eu não vou mais taxar o Brasil, vamos ficar do jeito que tá’.
“Eu quero que o Trump nos trate com a delicadeza e o respeito que eu trato os Estados Unidos e o povo americano”, finalizou.
CNN Brasil
o melhor mesmo é trabalhar calado e deixar os resultados falarem por si…
O nosso Presidento JMB cada dia nos orgulha mais é isso mesmo Presidento suas respostas são as nossas.
Parabéns Presidento JMB.
Essa petralhada vai endoidar.
Um ano sem roubo e corrupção.
Chora covil de bestas, o Brasil é cristão, vocês que defendem demônios, aguardem, o que é bom tá guardado.
Perfeito. Joga o sofá fora.
O governo Bolsonaro fez o BNDES gastar R$ 48 MILHÕES de dinheiro público em uma auditoria com uma empresa estrangeira na busca por suposta corrupção. Nenhuma irregularidade foi encontrada. A caixa-preta do BNDES era como a mamadeira de piroca, outra fakenews da última eleição.
Mas tinha q fazer né meu patrão. Lavar a roupa suja que o PT deixou
Lavagem cara da gota.
estão reclamando aqui que não acharam nada no BNDES… como se alguém fosse deixar um excel com todas as propinas escritas, por favor né?
foram bilhões emprestados a governos de outros países e nunca foram pagos, isso é óbvio!
Imbecili quem contrato foi TEMER em 2018 seu IDIOTA
Gastou dinheiro com intuito de provar o que não existia hahaha Ato ideológico infantil como outros.
Fake???
Viram apenas a JBS friboi.
Calma isso ainda vai render.
O roubo da Odebrecht, e o desvio para países governado por ditadores vc agredita ne? Ou não?
Venezuela, Cuba e Nicarágua se vc não sabe, vai dar um trambique de milhões de dólares no dinheiro dos brasileiros sabia?
Dinheiro saiu do BNDES viu, petralha derrotado.
Estás enganado. A consultoria foi contratada em 2018, portanto, no governo anterior. O que se vê a cada dia que passa é uma parcialidade cada vez mais descarada da imprensa em tentar denegrir o governo atual. Estão sentindo muita falta do dinheiro público de outrora…
Mais um esquerdopatas usando a costumeira má fé e as mentiras sem limites para atacar o governo Bolsonaro. "Cumpanhero", essa auditoria foi encomendada no governo Temer que, como vc bem sabe, foi o vice do PT por duas eleições seguidas e foi, juntamente com sia turma do PMDB, comparsas das roubalheira petistas. A propósito, ele está cumprindo prisão domiciliar.crie vergonha e aprenda a falar a verdade, sujeito.
É Ribamar mais caros foram " 7 " toneladas de feijão que Dilma mandou para cuba.
Colica aí nessa conta o Porto de Muriel, o mais médicos e por aí vai… ops quer dizer iam roubando com força
O Presidente está se comportando como uma pessoa mimada e imatura, que não sabe conviver com cobranças e críticas. Todos os outros Presidentes do Brasil passaram pelo mesmo, por que ele não pode ???
Aiiimmm Bolsonaro é mimado…
Mas se referir a CONDENADO como CONDENADO, não pode!
Mas se referir a CORRUPTO como CORRUPTO, não pode!
Mas se referir a BANDIDO como BANDIDO, não pode!
Mas se referir a CACHACEIRO como CACHACEIRO, não pode!
Calma caro leitor, quem aqui elogiou ou sequer falou sobre Lula ou sobre o PT. Nem todo mundo é apaixonado e cego por políticos não .
NAO SEI PORQUE, MAS ESSE HOMEM SÓ ME LEMBRA O SR SEVERINO CAVALCANTE QUE FOI PRESIDENTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS E ERA DE UM PARTIDO NANICO, ALIÁS ESSE NEM PARTIDO TEM MAIS…..!!! O CERTO SERIA ALGUÉM DIZER PRA ELE : CALA BOCA MAGDA…!!!!
Pelo menos fez e está se propondo fazer reformas econômicas, além de ter um ministro da justiça dinâmico, apesar do congresso boicotar suas propostas com maiores alcances na luta contra criminosos, ao mesmo tempo que avança extraordináriamente em infraestrutura. Com tudo isso, se o governo se manter sem Corrupção nos seus ministérios e autarquias, iremos avançar enormemente. Pode falar m**** a vontade, taokei
De paz?