Jornalismo

VÍDEO: Governador detalha pacote de recuperação fiscal RN URGENTE

Em um vídeo divulgado na noite desta quarta-feira (10), o governador Robinson Faria detalha o pacote de recuperação fiscal do Rio Grande do Norte, o RN Urgente. O chefe do Executivo estadual contextualiza a situação da grave crise por qual passa o Brasil, com reflexos na economia das federações, ocasionadas em grande parte por quedas de repasses federais e consequente frustração de receita, degradada também por 8 anos de seca.

No conteúdo, Robinson Faria explica que o maior pacote de ajuste fiscal da história, que será votado nesta quinta-feira (11), em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa, convocada pelo governador, são “fortes e necessárias” para reequilibrar as finanças do RN. Dentre as iniciativas estão o enxugamento da máquina pública, redução do custeio do Executivo, venda de ativos e ajuste da Previdência estadual.

Robinson continuou adiantando quais os prejuízos de uma não aprovação do pacote. “Se nada for feito, a despesa primária do estado seguirá em trajetória explosiva. É urgente que se tome todas as medidas para resolver a situação. Não podemos mais esperar. Em vez de olhar pra trás, temos de resolver o problema. Este pacote de medidas é bastante amplo. Nós vamos enxugar o Estado, e fazer a despesa caber dentro da receita”, garantiu.

 

Opinião dos leitores

  1. Pior de tudo desse pacote de medidas. vão mexer nos incentivos fiscais da indústria e comércio para deixar acomodado o Judiciário e o Legislativo. Maiores uzurpadores dos recursos do Estado… Corja de incompetentes.

  2. Entre as várias causas da crise financeira do estado, algumas se sobrepõem as outras, mas sem a devida atenção, premeditadamente ou não, podem determinar uma situação ainda mais caótica nos próximos, os quais sejam:
    ————————————————————————————————————————-
    -> O excesso de terceirizações , em funções de nível fundamental até os níveis graduados como na saúde (SESAP) onde o estado paga milhões as empresas principalmente as cooperativas médicas que CONTRIBUEM NÃO PARA O IPERN MAS AO INSS.
    ————————————————————————————————————————-
    -> Os aposentados do TJ, MP, AL, TCE, quando saem da ATIVA levam os altos salários para o IPERN que ja deficitário tem que buscar no tesouro estadual recursos para fechar a folha, NOUTRAS PALAVRAS O TESOURO ESTADUAL PAGA DUAS VEZES, AOS GRANDES SALÁRIOS E COM A PERDA DAS SOBRAS ORÇAMENTARIAS.

    Se essas 2 fontes de perdas não forem equalizadas (perda de base de contribuição e fluxo desequilibrado dos repasses) , nos próximos anos TEREMOS UMA NOVA "REFORMA DA PREVIDÊNCIA" ISSO SE O ESTADO DO RN COMO UM TODO JÁ NÃO ESTIVER QUEBRADO.

  3. Enquanto isso Assembleia Legislativa e Judiciario afirmam que nao houve sobras orçamentarias em 2017. Sim é Verdade. Mas nao houve porque Executivo atrasou repasses do duodecimo. Mas os presidentes desses poderes esqueceram de dizer que entraram na justiça, e executivo tera que pagar em parcelas. Logo……sobrou.

  4. Um Estado pobre como o nosso não pode pagar salários acima de 10 mil reais, e isso para servidores da elite do funcionalismo, pois do contrário, não sobra nada para investimentos, o que impacta sobremaneira na criação de empregos na iniciativa privada. Partindo desse ponto de vista os servidores e políticos são sim responsáveis pela situação fiscal posta. Tome por exemplo o estado de São Paulo, com um pib três vezes maior do que a soma de todos os estados do nordeste e infinitamente maior que o do RN, paga aos seus servidores salários menores do que a média dos servidores do estado do RN. Delegado, auditor fiscal, só para ficar nesse exemplo, aqui ganham quase o dobro dos recebidos pelos servidores do Estado de São Paulo. Juiz de interior 30 mil!!! sem condiçòes, tem que acabar com essa vinculação entre salários de Juízes com o salários de ministro do STF, pois isso retira a autonomia do ente federativo. O ministro tem um aumento em Brasília e o gestor e obrigado a aumentar o salário do Juiz estadual. Como alguém pode gerir uma folha nessas condições. Quinquênios, incorporações e outros absurdos mais, inchando a folha e o gestor com as mão na cabeça.Se não tomarem providência em dois anos será o vira a bancarrota. E torçam para o mundo voltar a crescer com força.

  5. Por que não reduz o repasse do duodécimo como fez Ricardo Coutinho na Paraíba?
    Quando atingido o percentual de 95% do limite de gastos com pessoal, estará vedado ao Poder ou órgão que houver incorrido no excesso: I – conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título, salvo os derivados de sentença judicial ou de determinação legal ou contratual, ressalvada a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos prevista no inciso X do art. 37 da Constituição; II – criar cargo, emprego ou função; III – alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa; IV – prover cargo público, admitir ou contratar pessoal a qualquer título, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde e segurança; V – contratar hora extra, salvo no caso de convocação extraordinária do Congresso Nacional em caso de urgência ou interesse público relevante (inciso II do § 6º do art. 57 da Constituição) e as situações previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
    E quais as medidas que a LRF recomenda e como devem ser executadas?
    Qual a sequência?
    PROVIDÊNCIAS (LRF, art. 23; CF, art. 169)
     Redução do percentual excedente nos dois quadrimestres
    seguintes
     Redução em pelo menos vinte por cento das despesas com
    cargos em comissão e funções de confiança
     Exoneração dos servidores não estáveis
     Exoneração dos servidores estáveis
     Redução temporária da jornada de trabalho com adequação dos
    vencimentos à nova carga horária
    Isso feito numa sequência, até conseguir estancar a sangria.
    Será que é isso que está sendo proposto, ou não?
    Se já disse isso, por que não publica? Voltou aos tempos da filtragem?

  6. Deixa o Estado quebrar. Não ha prato de comida de graça, alguma classe sempre pagará pelos privilégios de uma casta específica. Ou se da preferência para o pagamento das areas basicas, como saude, segurança e educação e deixa e legislativo e executivo sem salários. São um bando de parasitas mesmo.

    1. O Governo vai acabar com tudo e com todos para não manter a mordomia do Legislativo, judiciário, TCE , MP entre outros que acabam com os recursos do Estado.

    1. Na justiça, pasmem, em um verdadeiro trem da alegria, transformaram servidores de nível médio em superior, e em seguida, estenderam uma tal de GTNS a todos os servidores, pois agora todos os cargos eram de nível superior. Preço da trolha! o valor de outro judiciário. A consequência é que não tem verba para contratar servidores novos. E assim, como se diz na Universal, rumo ao FUNDO DO POÇO.

  7. O MINISTÉRIO PÚBLICO TEM QUE EXIGIR TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS DO GOVERNO, URGENTE!!! KD A PROMOTORIA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO??????? NÃO É PENALIZANDO OS SERVIDORES QUE AS FINANÇAS VÃO SAIR DO BURACO.

  8. Fica parecendo que a razão do RN existir é só pagar servidor. Mas a crítica ao governador é pertinente:
    esperou a água bater no pescoço para começar a tentar fazer alguma coisa e por nunca ter apresentado uma politica decente de atração de investimentos para o RN.

    1. Esses políticos daqui não trazem uma cigarreira para o estado ,o negócio é pagar servidor ,estados vizinhos cheios de investimento e aqui só desgraça, próximo plano do MP E GOVERNO é expulsar a fábrica da GUARARAPES,tínhamos um excelente aeroporto…aí aparece o preso do Henrique Alves e estraga tudo !!!!colocando o aeroporto no meio de todas as vilas do RN

  9. Depois de mais de quinhentos anos de corrupção e subdesenvolvimento, finalmente encontramos o grande culpado por sua causa: O servidor publico do Poder Executivo. Parabéns, Robinson Faria pela perspicácia , pela sensibilidade e coragem. Agora estamos a mercê somente da hombridade do Legislativo Estadual para executar a condenação e efetivar a pena dos culpados. Que os servidores e demais cidadãos potiguares possam reconhecer a indômita bravura dos nossos heróis e não esquecer de – no período eleitoral vindouro – brindá-los com mais quatro anos de merecidos sossego e fartura, reconhecimento mínimo pelo imensurável zelo e cuidado com a coisa pública. Quanto à população, esta já é compensada com o que merece de verdade. Obrigado, Robinson; Obrigado, nobres deputados.

    Atenciosamente

    Um dos pobres condenados

  10. ALÉM DISSO ELE QUER CONGELAR POR 20 ANOS.
    SEM AUMENTOS SALARIAL
    SEM CONCURSO
    E QUEM SE APOSENTAR, SAIR DO MERCADO, FALECIMENTO… O QUE ACONTECE COM A SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA… IMAGINEM SO 20 ANOS SEM CONCURSOS PÚBLICOS, ISSO NÃO EXISTE… ESSE HOMEM DEVE ESTAR LOUCO

  11. O GOVERNADOR QUER VENDER OS 17% DE AÇÕES QUE O ESTADO POSSUI REFERENTE A POTIGAS.
    UM ESTUDO REALIZADO ANTERIORMENTE AVALIOU ESSES 17% EM R$10 MILHÕES, SO REFERENTE AO ANO DE 2017 ESSA EMPRESA VAI INJETAR, VAI DAR DE LUCRO AO GOVERNO R$2.5 MILÕES DE REAIS, OU SEJA ELE QUER VENDER UMA RECEITA PERMANENTE QUE O ESTADO POSSUI.
    UM PATRIMÔNIO CONSTRUINDO COM MUITA DEDICAÇÃO, EM MUITOS GOVERNOS, ELE QUER ACABAR EM MENOS DE 6 MESES.
    ESTÃO SENDO ENTREGUES DOCUMENTOS AOS DEPUTADOS QUE PROVAM ISTO QUE ESTA SENDO NOTICIADO.

    A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR DIANTE DE TUDO ISSO

    A QUEM REALMENTE INTERESSA A VENDA DA POTIGAS?

    PORQUE COM CERTEZA NÃO É A POPULAÇÃO

  12. Bom dia BG, demitir servidores que entraram, de 1983 a 1988 é um crime,o servidor contribuiu todos esses anos e de repente vai ser mandado embora como criminoso, isso é justo? o atual governador fez parte de todo esse problema, só agora está percebendo o problema? gostaria de ler sua opnião

  13. O ministério Público do Rio Grande do Norte há muito tempo vem recomendando ao Governador medidas para sanear as contas do Estado. Faz tempo também que Robinson vem prometendo a demissão de servidores comissionados e enxugamento da máquina pública. Somente agora, em seu último ano de (des)governo, ele quer aplicar, em caráter de "urgência", medidas para sanear as contas por meio de pacote de ajuste fiscal que penaliza o servidor, com o aumento de alíquota previdenciária, e o próprio Estado, com a venda de ativos e empresa estatal importantíssima do ponto de vista estratégica para geração de emprego e renda. Este pacote depende do Legislativo para ser aprovado, o qual tem agora a responsabilidade nas mãos de defender de forma séria e democrática os interesses do povo potiguar. Uma coisa é certa: quem está pagando a conta é sempre o trabalhador e o povo. É bom alertar que a venda das ações do Estado na Potigás não representará quase nada para o saneamento das contas, já que o Estado só possui 17% do capital social da empresa, o que representa somente dez milhões de reais. O que são dez milhões frente aos cento e trinta milhões mensais que o Governo tem que aportar na previdência? Salvação ou irresponsabilidade? Não nos venha com discursos de salvador quando o Sr. está realmente é perdido, Governador!!

  14. Pq não demite os sanguessugas que estão do seu lado grande Robison Fariaaaa. É fácil mexe com servido que tem todo o mérito em passar em um concurso público. Mais mexe com as pessoas que vc colocou vc não faz, tenho certeza que essas pessoas que você colocou não tem um salário atrasado. Bg censura isso é feio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Professor de canto é preso por dar ‘chá de sêmen’ a alunas para melhorar cordas vocais

Foto: reprodução

Um professor de canto foi preso na última sexta-feira (25/4) no Distrito de Luzimangues, em Porto Nacional (TO), suspeito de oferecer “chá de sêmen” a alunas.

Hallan Richard Morais Cruz, de 26 anos, ainda na sexta-feira (25/4), foi encaminhado para a Central da Mulher 24h, em Palmas (TO), onde foi autuado em flagrante pela prática de violação sexual mediante fraude.

De acordo com o relato de duas vítimas, Hallan se apresentava como professor de canto e ofereceu a elas um líquido que, segundo ele, melhoraria o desempenho das cordas vocais. Uma das alunas percebeu que o líquido era, na verdade, sêmen e acionou as autoridades imediatamente.

A polícia confirmou que o sêmen era do próprio professor. Além de dar “chá de sêmen” para as alunas, o Hallan as filmava ingerindo o líquido. Em depoimento à polícia, o suspeito confessou o crime.

“Quanto às substâncias apreendidas nos frascos, foi solicitada a realização de exame pericial para confirmar se de fato trata-se mesmo de sêmen ou não. Já quanto ao HD e ao celular do indivíduo, foi solicitada autorização judicial para acesso e posterior extração de dados para constatar se tem conteúdos gravados das vítimas ou a existência de materiais como pornografia infantil, dentre outros”, informa a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins em nota.

Neste domingo (27/4), Hallan passou por audiência de custódia e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. O professor de canto também é suspeito em outro inquérito policial, aberto em 2021, que apura possível estupro de vulnerável.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Carlo Ancelotti está muito perto de acertar com a seleção brasileira, destaca imprensa internacional; treinador e CBF se reunirão em Londres

Foto: Jose Breton/AP

O casamento tão sonhado pela CBF entre Carlo Ancelotti e a seleção brasileira pode estar finalmente próximo de se concretizar. Um dia após a derrota do Real Madrid na final da Copa do Rei para o Barcelona, fontes da mídia europeia determinaram que o acerto pode acontecer em maio, antes da próxima convocação para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, como já previsto pela confederação.

O italiano era o favorito da confederação desde que foi anunciada a saída de Dorival Júnior depois da goleada de 4 a 1 sofrida para a Argentina, e também foi tentado quando Tite deixou o cargo ao fim do Mundial de 2022. Tudo dependia de seu contrato com o clube merengue, que ainda tem mais um ano de duração, mas que deve ser encerrado antes do previsto.

A informação foi divulgada pela Sky Sports, da Inglaterra. “Carlo Ancelotti está muito próximo de se tornar o técnico do Brasil. Fontes disseram à Sky Sports News que as conversas continuarão em maio, quando é esperado que ele deixe o Real Madrid”, ou seja, ele não cumprirá seu vínculo por completo.

O veículo informou, ainda, que o empresário Diego Fernandes, que não tem vínculo com a CBF, mas é próximo dos dirigentes nacionais, foi visto no Estádio La Cartuja, em Sevilha, durante a final da Copa do Rei. Segundo o jornal espanhol Marca, ele já atuou anteriormente como um “mediador” da negociação.

Mais informações dão conta de que o italiano chegaria antes do Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado entre os meses de junho e julho nos Estados Unidos, e que a seleção brasileira está confiante no fechamento do negócio, aguardando apenas uma definição do Real Madrid, segundo o jornalista Fabrizio Romano em sua conta no X (antigo Twitter).

Segundo o jornalista André Hernan, há uma reunião marcada para semana que vem, em Londres, que pode selar o negócio entre Carlo Ancelotti e CBF. O treinador e a Federação ainda estão negociando o tempo de contrato, mas de acordo com o jornalista, as conversas estão avançando para um desfecho positivo. Ancelotti está na corda bamba do Real Madrid após a derrota para Barcelona na final da Copa do Rei.

Com informações de Estadão e Lance!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Mais de 25 mil visitam túmulo de Francisco na Basílica de Santa Maria Maior no primeiro dia após o funeral

Foto: AFP

O túmulo do Papa Francisco atraiu uma multidão no primeiro dia após o funeral, enquanto uma pergunta paira sobre a Cidade Eterna: quem substituirá o primeiro pontífice latino-americano?

A data do conclave para eleger seu sucessor poderá ser anunciada às 9h locais (4h em Brasília) de segunda-feira, quando os cardeais devem realizar sua quinta reunião desde a morte de Francisco. Segundo recentemente afirmou o cardeal luxemburguês Jean-Claude Hollerich, o conclave pode começar em 5 ou 6 de maio, tendo “alguns dias” de duração, completou seu colega alemão Reinhard Marx.

Desde a madrugada do domingo, mais de 25 mil pessoas formaram filas na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para visitar o túmulo, segundo fontes policiais. No sábado, a cerimônia em homenagem ao Pontífice reuniu chefes de Estado, incluindo os presidentes Lula, Donald Trump e Javier Milei, membros da realeza e 400 mil fiéis durante um cortejo final pelas ruas de Roma e a Missa de Exéquias no Vaticano.

A multidão passava em silêncio em frente ao túmulo simples que o 266º Sumo Pontífice escolheu, na lateral do templo do século V, local de uma antiga estante para castiçais, entre dois confessionários e perto do altar de São Francisco. Muitos faziam o sinal da cruz e tiravam fotos com seus celulares ao passar pelo local. “Franciscus”, seu nome de Papa em latim, é a única inscrição na lápide de mármore, que vem da região de seus avós na Itália. Uma réplica da cruz peitoral do “Bom Pastor”, que o Pontífice usou durante sua vida no peito, completa o conjunto.

Foi o próprio Francisco que havia determinado ser sepultado na basílica. Ele era muito devoto da Virgem Maria e frequentava a basílica. O Papa sempre ia a Santa Maria Maior antes ou depois de suas viagens e foi orar lá, quando teve alta do hospital.

Outros sete papas já foram enterrados na basílica. Porém, o último deles foi Clemente IX, que morreu em 1669. Santa Maria Maior também abriga o túmulo de figuras históricas laicas, como o do arquiteto e escultor Bernini, criador das colunas da Praça de São Pedro.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Crise Política em Patu: Vereadora denuncia favorecimentos em contratos e na ocupação de cargos na Gestão Municipal

Em novo desdobramento da grave crise político-eleitoral que abala o município de Patu, a vereadora da base governista, Magda Godeiro (MDB), fez duras declarações contra a atual gestão municipal em um áudio que circula em grupos de WhatsApp, revelando esquemas internos de favorecimento e a prática de promessas de cargos públicos.

Segundo a vereadora, durante a campanha eleitoral, ela própria teria prometido empregos em órgãos públicos a eleitores em apoio à candidatura de Ednardo Benigno de Moura, hoje investigado na Justiça Eleitoral. No entanto, após a eleição, os espaços políticos prometidos não teriam sido entregues a ela e a seu grupo político.

Em seu desabafo, Magda relatou que, enquanto ela e seus apoiadores foram preteridos, figuras próximas ao núcleo do poder teriam sido amplamente beneficiadas. Segundo a denúncia, uma pessoa cujo nome não é citado pela vereadora no áudio estaria recebendo aproximadamente R$ 25.000,00 mensais por meio de contratos de locação de veículos junto à Prefeitura Municipal.

Além do desabafo, a vereadora indicou cargos que supostamente foram dados a outros vereadores eleitos, desde a criação de secretarias até as transferências de outras cidades, como no caso de um vereador eleito, cuja a mãe foi transferida para Patu nos primeiros dias de janeiro de 2025, segundo afirmou a vereadora.

A situação expõe uma profunda rachadura na base de apoio do governo municipal e levanta sérias questões sobre a legitimidade do último pleito. Além disso, evidencia que, em vez de priorizar a meritocracia e a legalidade, a atual gestão teria instituído um sistema de recompensa eleitoral sustentado por recursos públicos.

A AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), que já se aproxima da fase final de julgamento, poderá resultar na cassação dos diplomas dos investigados e convocação de novas eleições em Patu, caso as denúncias sejam confirmadas. Até o momento, a Prefeitura de Patu não se manifestou oficialmente sobre as denúncias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pena de Collor abre margem para pedido de semiaberto após 1 ano e 5 meses em regime fechado

Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ex-presidente Fernando Collor, condenado a 8 anos e 10 meses de reclusão pelo STF (Supremo Tribunal Federal), poderá pedir a progressão para o regime semiaberto depois de cerca de um ano e 5 meses no regime fechado, caso a pena seja confirmada pelo tribunal.

O ex-presidente foi detido na madrugada da última sexta-feira (25) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ministro Alexandre de Moraes determinou o cumprimento imediato da pena após rejeitar recurso apresentado pela defesa, que o magistrado considerou protelatório.

Neste sábado (26), a defesa de Collor voltou a pedir prisão domiciliar para ele e apresentou um novo laudo médico alegando a necessidade de acompanhamento médico e medicação. O ex-presidente havia afirmado, na audiência de custódia de sexta-feira (25), não ter nenhuma doença e não fazer uso de medicamento de forma contínua.

Collor começou a cumprir a sentença no presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió, capital alagoana. Por ter ocupado o cargo de presidente da República, ele deve permanecer na ala especial da unidade prisional.

Pela Lei de Execução Penal, a punição é aplicada de forma progressiva, com a transferência para o regime menos rigoroso a ser determinada pelo juiz, quando o alvo tiver cumprido uma parte dela.

Antes da reforma promovida pelo Pacote Anticrime, que entrou em vigor em 2020, a regra geral era que o preso teria de cumprir ao menos um sexto da pena no regime anterior, além de apresentar bom comportamento, para progredir de regime.

Após a nova lei ser sancionada, se o alvo da pena for primário e o crime tiver sido cometido sem violência ou grave ameaça, passou a ser necessário o cumprimento de 16% da pena com bom comportamento, pouco menos de um sexto (16,67%).

Segundo o Ministério Público Federal, os crimes atribuídos ao ex-presidente ocorreram entre 2010 e 2014. Por isso, a regra aplicável seria a vigente à época, e não a do Pacote Anticrime.

O Código Penal garante, no entanto, que a lei pode retroagir —ou seja, ser aplicada a fato anterior à sua vigência— se for de algum modo favorável ao agente, de forma que na circunstância de Collor seria aplicada a nova regra.

No caso do ex-presidente, condenado a 8 anos e 10 meses de reclusão, multiplica-se o total de meses da pena (106) por 16% (0,16). O resultado é 16,96 meses. Pela fração de um sexto, a conta seria 106 dividido por 6, resultando em 17,67 meses.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ucrânia recruta brasileiros para suas tropas; salário chega a R$ 25 mil mensais

Foto: REUTERS/Oleksandr Ratushniak

Com promessas de salários de até R$ 25 mil mensais, o governo ucraniano iniciou uma campanha para recrutar brasileiros dispostos a se juntar às suas tropas para repelir a invasão russa, que já se arrasta há mais de três anos. Nas últimas semanas, vídeos que mostram oficiais de Kiev, mercenários experientes e voluntários civis circulam nas redes sociais brasileiras, buscando atrair novos combatentes.

Para facilitar o processo, a Ucrânia traduziu para o português sua página oficial de alistamento de estrangeiros e mobilizou recrutadores brasileiros para atuar ativamente em grupos de WhatsApp, Telegram e Signal – três dos aplicativos de mensagens mais populares no país.

A estratégia visa replicar no Brasil o sucesso obtido na Colômbia nos últimos dois anos. Estima-se que até dois mil colombianos tenham combatido ao lado das forças ucranianas, atraídos por salários considerados elevados em comparação com a média do país. A maioria deles são ex-militares, ex-integrantes das Farc e antigos membros de guerrilhas formadas durante a guerra civil colombiana, que deixou mais de 200 mil mortos em meio século de conflito.

Rendimentos

As autoridades ucranianas esperam que a promessa de rendimentos muito acima da média tenha o mesmo efeito entre brasileiros. Nos vídeos que circulam nas redes sociais, soldados minimizam os riscos da guerra e enfatizam as possibilidades de ganhos rápidos, destacando ainda que os recrutas estrangeiros recebem treinamento e apoio básico.

Em canais de YouTube especializados em temas militares, oficiais ucranianos ressaltam que, em caso de morte, cada combatente tem direito a um seguro de vida de até US$ 350 mil. Apesar de não exigir experiência militar formal anterior, a página de recrutamento enfatiza que experiências anteriores de combate, mesmo que atuando em unidades paramilitares ou em milícias são uma vantagem.

Busca por estrangeiros

Renato Belém, um cinegrafista de 38 anos de Manaus (AM), foi fisgado pela ideia de iniciar uma nova carreira e agora acredita que lutar na Ucrânia é sua melhor chance de mudar de vida. Desiludido com os baixos salários e a falta de perspectivas no setor de comunicação, ele acredita que pode, em um ano e meio, juntar dinheiro suficiente para garantir uma vida melhor à sua família.

Pai de uma menina de 12 anos, ele diz que, se algo pior acontecer, o seguro prometido pelas Forças Armadas da Ucrânia poderá assegurar o futuro da filha. “Tenho fé em Deus de que tudo vai correr bem, e certeza de que voltarei com saúde”, afirma Marcelo, que serviu no 1º Batalhão de Infantaria de Selva, em Manaus, e integrou a missão militar brasileira no Haiti.

Brasileiros na Ucrânia

Segundo o Itamaraty, oito brasileiros morreram oficialmente em combate desde 2022, enquanto outros 13 estão desaparecidos — o que, em linguagem diplomática, significa que são considerados mortos, embora seus corpos não tenham sido localizados.

As estimativas apontam que até 100 brasileiros estão atualmente incorporados à Legião Internacional da Ucrânia, apesar de esses números não serem oficiais. A Embaixada da Ucrânia no Brasil afirmou que não se manifesta sobre assuntos militares e não respondeu aos questionamentos da DW Brasil sobre a participação de brasileiro na guerra.

Inicialmente, a maior parte dos brasileiros se juntou à guerra movido por convicções ideológicas ou políticas, e não apenas por dinheiro. Mas com a campanha ativa de recrutamento do governo ucraniano, isso parece estar mudando.

Renato, o cinegrafista de Manaus, vendeu o carro e lançou uma campanha de arrecadação por Pix, mas ainda não reuniu todo o dinheiro necessário para viajar. “Logo vou conseguir. Não tem futuro para mim no Brasil”, afirma.

* Os nomes foram alterados para preservar a identidade dos entrevistados

UOL com Deutsche Welle

Opinião dos leitores

  1. Avante Petistas! Mostre a sua coragem e determinação para o mundo, você pode, você consegue, se precisa de uma ajuda financeira para as despesas da viagem é só me enviar sua chave pix que eu faço a transferência financeira pra custear sua passagens só de ida porque espero e desejo que você morra em combate como um herói da pátria Ucraniana.

  2. Salário de 25 mil. Esqueceram de informar que não verão a cor do salário. Ou morrerão na frente de batalha ou vão levar um calote do Zelensky.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Professor provoca parada respiratória em cachorro durante aula no curso de Medicina Veterinária da UnP em Mossoró

Um vídeo que mostra um professor convidado provocando uma parada respiratória em um cachorro tem causado indignação nas redes sociais e acusações de maus-tratos. A situação ocorreu em uma aula do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Potiguar (UnP), em Mossoró.

A denúncia foi compartilhada nas redes sociais por políticos, como o deputado federal pelo Paraná, Delegado Matheus Laiola e o vereador de Natal Robson Carvalho. As publicações mostram o professor que não faria parte do quadro da instituição mas que teria sido convidado para aquela aula específica explicando “eu apliquei uma medicação, eu provoquei uma parada respiratória nele só para poder mostrar para vocês”, afirma.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO E FOTO: Neoenergia Cosern registra novo furto de cabos da rede elétrica nas praias de Grossos; 1,5 km de cabos foram levados pelos criminosos

A Neoenergia Cosern registrou um novo furto de cabos da rede elétrica entre as praias de Barra e de Pernambuquinho, em Grossos, às 2h da madrugada deste domingo (27).

Os criminosos furtaram 14 vãos (1,5 quilômetro) de cabos, deixando 68 unidades consumidoras sem energia elétrica – além de residências, o furto pode afetar postos de saúde, escolas, serviços de internet e telefonia, pousadas e restaurantes.

Equipes técnicas da distribuidora estão trabalhando para recompor a rede e restabelecer o fornecimento no menor tempo possível, respeitando as condições de segurança. A previsão inicial da empresa é que o serviço seja restabelecido no início da noite deste domingo (27).

Números de furtos no RN

O novo furto em Grossos ocorreu 14 dias após criminosos furtarem 21 vãos (cerca de 2 quilômetros) da rede de média tensão das praias de Ponta do Mel, Pedra Grande e do Rosado, entre Areia Branca e Porto do Mangue, na madrugada do domingo (13). Esse furto deixou 339 unidades consumidoras sem energia por aproximadamente 16 horas.

No domingo, dia 06/04, criminosos realizaram o maior furto de cabos da rede de média tensão já registrados no estado até hoje: 22 vãos (pouco mais de 2 quilômetros) na Praia do Rosado, também em Areia Branca, deixando 386 unidades consumidoras sem energia por quase 19 horas.

Ao longo de 2024, a Neoenergia Cosern registrou 1.678 furtos de cabos da rede elétrica em todo o estado, um crime que deixou 529 mil consumidores sem energia durante 3 horas, em média.

Desde o momento inicial das faltas de energia provocadas por futos de cabos, a Neoenergia Cosern comunicou as ocorrências às forças de segurança estaduais e procedeu com abertura de Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil.

A Neoenergia Cosern reforça que a população deve manter distância da rede elétrica e pode denunciar, de forma anônima e segura, qualquer atitude suspeita próxima à rede elétrica no Dique-Denúncia (190).

Opinião dos leitores

  1. Rapaz, olhando pra esse poster parece coisa de quem tem as manhas pra cortar fios de alta tensão.

  2. Deve ter sido um petralha, seguindo os conselhos do chefeMor, pra tomar uma cervejinha.
    Pena que uma praga dessa não recebe uma descarga elétrica.

  3. Problema de fácil solução! O remédio para a cura desse tipo de furto é exatamente o de intensificar a fiscalização sistemática e ininterrupta em sucatas e depósitos de matérias recicláveis, deixem os ladrões soltos (livres) e predam que compra o produto de furto. Não existindo quem compre o produto, não existirá ladrão pra roubar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Pé de Ozempic’ vira pesadelo estético para quem busca o corpo perfeito

Fotos: Sharon Osbourne/Instagram

Ozempic, originalmente usado para tratar diabetes tipo 2, tornou-se popular para perda de peso, gerando memes sobre efeitos colaterais como a “cabeça de Ozempic” e a “cara de Ozempic”. Recentemente, a hashtag “pés de Ozempic” ganhou destaque, associando o uso do medicamento ao envelhecimento dos pés.

Isso ocorre devido à rápida perda de gordura, que não permite que a pele se adapte, causando rachaduras e calosidades, especialmente em áreas como os pés.

Algumas celebridades são frequentemente apontadas como exemplos do fenômeno, com internautas debatendo “antes e depois” em plataformas como Instagram e TikTok. A bola da vez foi Sharon Osbourne, que compartilhou sua experiência com o medicamento, evidenciando esses efeitos.

Recentemente, a foto de uma famosa apresentadora britânica em uma rede social produziu uma nova hashtag: “pés de Ozempic”. A publicação recebeu mais de 1,4 mil comentários, a maioria deles apontando o contraste entre seu rosto impecável e os pés “denunciadores” da sua idade (72 anos).

Ícone da TV no Reino Unido e esposa do roqueiro Ozzy Osbourne, a apresentadora Sharon Osbourne ficou mundialmente conhecida depois de se submeter a um tratamento para perda de peso em dezembro de 2022, no qual emagreceu incríveis 42 quilos até abril de 2023.

Pesando atualmente menos de 45 quilos, segundo declarou ao talk show “Loose Women”, a apresentadora disse não ter se arrependido, em nenhum momento, de ter recorrido ao Ozempic em “uma tentativa desesperada de perder peso rapidamente”.

Por isso, a foto de Sharon, com seu netinho e um cachorro, foi a imagem de destaque de uma matéria do Daily Mail com o título: “A ascensão dos ‘pés Ozempic’: o mais recente efeito colateral horrível das injeções para perda de peso revelado — e porque até mesmo estrelas magras estão sendo vítimas da maldição”.

Com informações de CNN Brasil e Paulo Mathias

Opinião dos leitores

  1. Oh povo sem noção, que não se aceitam, entram no modismo, tentam agradar os outros e sofrem as piores consequências.

  2. Pra que? Tudo isso é falta de Deus e amor próprio. Academias lotadas em busca de um corpo perfeito e almas e igrejas vazias.
    Eu amo minha barriguinha de chopp e minha esposa acima do peso. Sou macho alfa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RECORDE: PM prende homem após bafômetro registrar o maior teor alcóolico da história do RN

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da 4ª CIPRv, prendeu na noite de sábado (26) um homem por embriaguez ao volante cujo teste no bafômetro teve o maior teor alcóolico já registrado na história do Rio Grande do Norte.

A prisão aconteceu na cidade de Serrinha dos Pintos, na RN-117. Durante a Operação Zero Álcool, um condutor de 34 anos, a bordo de uma motocicleta, foi submetido ao teste do etilômetro, que apontou 1,93mg/L.

Pela legislação de trânsito, qualquer valor igual ou superior a 0,34 mg/L já configura crime de trânsito (artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro).

Para dar uma ideia melhor da situação, um etilômetro costuma ter capacidade de medir até cerca de 2,00 mg/L ou um pouco mais, dependendo do modelo. Acima disso, o aparelho pode indicar erro ou registrar como “acima do limite”.

Uma marca de 1,93 mg/L no bafômetro já é extremamente elevada e indica grave intoxicação alcoólica. Já em Martins, um condutor de 32 anos, dirigindo um VW/Gol sem possuir CNH, também foi submetido ao teste, registrando 0,52mg/L, configurando crime de trânsito, conforme o Art. 306 do CTB.

A multa por dirigir embriagado no Brasil é de R$ 2.934,70, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esta multa é gravíssima e, além dela, o condutor também enfrenta a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa dobra (R$ 5.869,40) e a habilitação é cassada.

Ambos os infratores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências criminais cabíveis. A 4ª CIPRv informa que irá intensificar a Operação Zero Álcool em todo o Alto Oeste, com o objetivo de prevenir sinistros, preservar vidas e garantir maior segurança nas rodovias estaduais.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. Como esses petistas gostam de beber igual ao chefe Luizinho nove dedos KKkkk Bosta pra torar no bafômetro nesses infratores da lei.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *