Ao comentar o resultado da criação de empregos formais em maio, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, teceu fortes críticas ao patamar da taxa Selic nesta segunda-feira (30/6). Segundo ele, “somos escravos dos juros altos”.
“Nós somos escravos dos juros altos. Os juros atrapalha um bocadinho [a criação de empregos]. Se não fosse o juros nesse patamar, seguramente poderíamos estar crescendo mais, isso sem dúvida nenhuma”, disse o auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, a taxa básica de juros do país, a Selic, está em 15% ao ano após o Comitê de Política Monetária (Copom) engatar a sétima elevação consecutiva no ciclo de aperto monetário. Em contrapartida, o Copom indicou o fim da onda de altas nos juros.
Entenda a situação dos juros no Brasil
- A taxa Selic é o principal instrumento de controle da inflação.
- Ao aumentar os juros, a consequência esperada é a redução do consumo e dos investimentos no país.
- Dessa forma, o crédito fica mais caro e a atividade econômica tende a desaquecer, provocando queda de preços para consumidores e produtores. A inflação dos alimentos tem sido a pedra no sapato do presidente Lula (PT).
- Projeções mais recentes mostram que o mercado desacredita em um cenário em que a taxa de juros volte a ficar abaixo de dois dígitos durante o governo Lula (PT) e do mandato de Galípolo à frente do BC.
- A próxima reunião do Copom está prevista para os dias 29 e 30 de julho.
Marinho destacou que o mercado de trabalho formal brasileiro tem crescido em uma velocidade menor comparado a 2024. Um exemplo disso é que, no acumulado do ano, foram abertas 1,051 milhão de vagas, contra 1,1 milhão no ano passado (queda de 4,90%).
“A velocidade do crescimento deste ano está aquém das possibilidades, especialmente a partir do papel dos juros e cada vez se reforça isso. Acho que isso é um parâmetro para o Banco Central poder olhar e quem sabe desarmar a armadilha que lá existe”, afirmou. “Quem sabe isso [desaceleração da criação de empregos com carteira assinada] deixe o pessoal do Banco Central feliz e possa começar o processo de redução dos juros”, completou ele.
Sobre uma previsão de expansão do trabalho formal, o ministro disse que continuará crescendo, mas em um ritmo menor. Ele ainda negou qualquer influência das guerras no Oriente Médio e Eurásia no mercado de trabalho e frisou que os juros são os culpados.
Ministro fala em “cortar os pulsos” se Selic se manter alta
Ao ser questionado sobre as projeções do mercado financeiro indicarem que a taxa de juros não ficará abaixo dos dois dígitos no governo Lula, Marinho disse que “temos que cortar os pulsos” caso isso aconteça.
“Até o fim desse atual governo? Temos que cortar os pulsos se acontecer isso. Não é isso que ouvi não. Não posso acreditar nisso não”, declarou o ministro do Trabalho.
Além disso, ele disse que não lê o relatório Focus (boletim semanal que reúne as principais estatísticas do mercado financeiro para indicadores como inflação, dólar, taxa de juros). “Me recuso a acreditar nisso, não é possível um negócio disso. Espero que tenha mais juízo na turma que tem essa bússola”.
Analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no relatório Focus, estimam que a taxa Selic fechará o ano em 15% ao ano. Além disso, as estimativas para os próximos anos seguem as mesmas, confira abaixo:
- Para 2026, os analistas projetam uma Selic de 12,50% ao ano.
- Para 2027, a previsão da taxa de juros é de 10,50% ao ano.
- Para 2028, a estimativa continua em 10% ao ano.
Dessa forma, as projeções indicam que o mercado não crê que a taxa Selic fique abaixo de dois dígitos até o fim do governo Lula (PT), em 2026, e sequer do atual mandato de Gabriel Galípolo à frente do BC, que termina em 2028.
Marinho sugeriu que o governo precisa “chamar um pacto” para melhorar a inflação por meio de mais produção. Segundo ele, não se deve usar apenas a política monetária para conter o avanço inflacionário, que segue persistindo.
Metrópoles
Pq fora Xandão? E os dois indicados pelo bozo que de vez em quando votam contrário aos bozoloides , será que é pq ele , o indicado de Temer, que na época era aliado de bolsonaro, aliado do bozo, não tem medo de enquadrar ex presidente bolsonaro e os seus seguidores fanáticos?
Paulo Capelli?
A OAB está omissa a anos, vendo e defendendo os demandos desse ditadorzinho e do resto dos abutres do STF, já está atrasada em tomar uma posição, espero que agora, tirem o dedo do c* e façam algo pelo Brasil.
Essa atitude já deveria ter sido tomada há anos, mas antes tarde do que nunca.
Xandão, vai deixar? Coloca ele no inquérito também. Daqui a pouco vai ter mais brasileiro dentro do inquérito do que fora…
Precisou que um magnata estrangeiro se incomodasse com as ilegalidades do judiciário para a OAB dar um sinal de vida depois de 5 anos de coma profundo? Rasa e patética essa classe. Tem idosa presa apreendida com Bíblia na mão e mais nada, estão sabendo não?
Também acho.
Vcs vão vê, jaja Arthur Lira e o outro lá do Senado, vão querer esperniar também contra xandão, mas a camada de brasileiros que vem atento querendo mudar esse jogo, está atento a esses caroneiros.
Ou vc é ou não é.
Exister alguém de Direita daqueles puros, que acredite mais em Arthu e Pacheco, o Senador Ex vice presidente Amilton Mourão por exemplo?
Não tem esses caras estão todos bichados, não é o tipo do político que o País precisa.
Aqui no RN!
É melhor deixar quieto, nem comentar.
Viixee!! NAO TEM PROVAS? e esse CARNAVAL FORA DE EPOCA TODINHO PRA ISSO?
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/04/11/jornalista-admite-erro-ao-afirmar-que-moraes-quis-processar-advogado-do-x.htm
Notícias da BURRUOL vale igual a um risco na água.
Gracindo, o cara que criou a confusão admitiu em seu próprio perfil do Twitter e admitiu no Congresso que não tinha prova de nada!
E aí? Qual a narrativa? Ele virou comunista ou clonaram ele?
Impressionante como vcs não enxergam um palmo a frente , tudo que acontece com essa maldita esquerda vc passam mão na cabeça , quem em sã consciência não sabe que está acontecendo por aqui , censura só para pessoal da direita , todos ladroes que foram preso na lava jato , nenhum teve seus perfis bloqueados e estão soltos agora , já os brasileiros de bem , estão com bloqueio nas redes sociais , presos e condenados a pena maior que muitos assassinos, mas vcs não querem olhar para o q está acontecendo não , vão ser comedor de capim assim lá em Cuba ou Venezuela .
Quero saber é dos 51 milhões da saúde no RJ, depois tem as agressões do filhote do bêbado, das lâmpadas do congresso, e agora o mais interessante é que ele está comprando a mídia televisiva a preço de ouro e os jornalistas estão descendo o malho no governo, eles vão ter que expor o nine e fazer o correto, a audiência está beirando o ridículo, falta propaganda nos horários nobres, ninguém assisti mais e é falência na certa.
Acéfalo e mané a diarreia ambulante, defendendo um ao outro é muito bonito. Kkkkk A disputa é grande pra saber quem é o mais imbecil ou o maior baba ovo de LULADRAO e sua quadrilha. Eita FDP.
Meketrefi , mas vc quer justificar um crime com outro? Ei, mas me conta uma coisa, na época da lava jato, qual foi o preso que usou rede social pra dizer que não iria cumprir decisão judicial ou atentar contra as instituições democráticas ou instigar os asseclas pra invadir e depredar prédios dos 3 poderes ?