Cidades

VÍDEO: PM´s e bombeiros protestam na Governadoria por correção salarial de 60%

Policias militares e bombeiros se concentram em paralisação em frente a sede do Governo do Estado. O movimento paredista está ocorrendo em todo o Estado nesta segunda-feira, 17.

De acordo com o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), “tentamos de todas as formas, porém o Governo continua resistindo com a alegação da crise fiscal, mas que só existe para alguns setores”, expõe.

O déficit salarial dos militares atualmente chega a 60,48% e a categoria não recebe ao menos a reposição inflacionária há cinco anos, argumenta o presidente. Além disto, os militares do RN possuem o pior salário inicial da Federação, na carreira policial, e, ainda, o pior salário entre as demais forças de segurança do RN.

Opinião dos leitores

  1. Caramba, tudo vira motivo para chacota. O estado tá lascado, os aumentos ou reposições tem que ser mais condizentes com a realidade. Ela dando 60% para eles, abre margem para todo o resto do funcionalismo vir acampar lá na frente, vide o pessoal da educação e saúde.

  2. Ninguém deve recriminar está paralisação dos policiais.
    Não esqueçam, que os servidores da justiça, que recebem mais de R$ 30.000,00 foram agraciados com um aumento no mês passado de 16%.
    Como o governo tem dinheiro para uma categoria abastarda e não tem para outra?

    1. Ou as pessoas são desenformadas ou são maldosas mesmo. O aumento da justiça veio lá de cima, foi um efeito cascada, TODOS os governadores tiveram que fazer esse "reajustes", pois o JUDICIÁRIO é um poder autônomo e tem sua própria receita. Quem acha o executivo ruim, é só sair e estudar para ser do judiciário, simples assim"

  3. Esse desgoverno errou a dar 16% p/categorias que não precisavam. Deveria ter aproveitado a oportunidade e ter mandado um recado pros servidores, somos um estado/patrão POBRE, não podemos pagar teto salarial aqui…Precisa q se desenhe??????Não o fez, agradou à esses privilegiados, e agora, qual será o argumento para negar às demais categorias???? Responda govero inoperante!!!! Esse estado não pode aumentar a folha mais…um governo não pode existir apenas para se auto-alimentar!!!

  4. Aumento de 60%? querem que os outros servidores fiquem sem receber? pois mesmo recebendo atrasado estão recebendo integral todo mês, o restante dos servidores recebe 30% apenas.

  5. Uma grande irresponsabilidade da associação de cabos e soldados, o Estado está quebrado e não foi culpa somente do PT, ficam fazendo "chantagem" com o governo, ademais, eles recebem sempre em dia, primeiro que todas as categorias. Deveriam esperar o Estado se organizar para reivindicarem o tão merecido aumento. Porque muito pior é a situação dos policias civis, que não tem efetivo, nem estrutura e estão com os salários atrasados há tempos. Se eu fosse a Governadora, pediria intervenção federal e cortaria o ponto, até porquê, PM não pode fazer greve. Mais lógico que antes tentaria conversar com as associações

    1. Ten que pra mesmo vcs acha que ela vai dar de mão bejada que nem deu 16 por cento a tuma dela

  6. Engraçado, pra aumentar salário de desembargadores, juízes, promotores, procuradores, defensores públicos, auditores fiscais e até de professores tem dinheiro mas para dá aumento pra quem ganha menos o estado tá quebrado…

  7. KKKKK 60% esses PMs estão doidos. Estado véi falido vai arranjar dinheiro onde para dar 60% e onerar a folha em mais 289 milhões. O RN Não consegue pagar os R$ 482,5 milhões da folha atual, imagine jogar 289 milhões. em cima. o Estado deveria cortar 30% dos salários com redução da carga horária, aí as coisas começariam a melhorar.

    1. Se pra os deputados, juízes, desembargadores, procuradores, promotores, auditores fiscais , que já ganham 40 mil, ela deu 17%, pra as categorias que ganham 2 mil ela deve dar no mínimo 30%, pior, se der isso, não vão ganhar nem o valor que esses marajás, receberam como parte do aumento, coisa de 5.000 reais. É mole?

    2. Ou você é babão da governadora, ou analfabeto funcional, ou se faz de doido. Eles não querem 60% de aumento, apenas a reposição inflacionária dos ultimos cinco anos, em que não tiveram qualquer reajuste nos vencimentos. E outra, a governadora não pode diminuir os salários dele, a lei não permite, e por fim, cidadão, deixe a sociedade três dias apenas sem a polícia nas ruas, para ver o inferno em que a cidade se transforma.

    3. Chibatazil deixa de chantagem, pois vc sabe que PM NÂO PODE FAZER GREVE. Essa questão de redução salarial entrará em pauta brevemente no STF, e é bom que seja aprovada, pois é na folha que está a única forma de redução de despesa do Estado. A reposição da inflação de 60%, como vc redundará em 289 milhões a mais na folha.

  8. Fatoca Lula Bezerra provando do próprio Veneno.
    É muito fácil criticar né não D. Fátima?
    A vida toda, agora apontem as soluções.
    Bora!!
    Vamos!!

  9. Tudo que fizerem contra ao desgoverno de Fátima Lula Bezerra, é pouco.
    Tá bom da governadora vir pra frente do prédio da governadoria e atear fogo como ela fez em greves passadas.
    Ela tinha que enfrentar esta situação. Pois em outros tempos ela ficava no sol e chuva excitando os companheiros a fazer baderna.
    Hoje está exatamente na mesa e sala que foi de dona Wilma, Rosalba, Robson , Iberê, Garibaldi, só tomando cafezinho, comendo do bom e do melhor, meia dúzia de babões, dizendo que ela tem razão, etc, etc… e eles também já foram grevistas bem remunerados e assim continua. Oh cambada nojenta é bajuladores!!!

  10. Não se preocupem! Daqui pro final de semana, os desiguais para deveres, mas iguais para direitos assumirão a segurança. Podem ter certeza que já estão de prontidão.

  11. Estão certos, hoje o nosso direito de ir e vir só é garantido única e exclusivamente por essa categoria de verdadeiros heróis, num tempo em que não se respeita mais instituição nenhuma nesse país.

    1. Esses "heróis" mensalmente chantageiam o governo com ameaça de greve. O ente é pobre, nâo pode pagar salário alto. Nâo está gostando, pede para sair e vai trabalhar no UBER.

  12. Desocupem a via, estão dificultando a movimentação dentro do centro administrativo e prejudicando o direito de ir e vir das pessoas…

    1. Mas o PT não é dado a se preocupar com esse direito.
      Tanto não é que invade rodovias em pleno dia útil e no horário de pico.
      Agora aguenta do teu veneno petralha.

    1. Não tem politicagem, JBBatista. É pura necessidade… Politicagem não iria, jamais, tirar toda uma tropa de sua rotina para fazer fuxico, muito menos politicagem. Ao menos respeite quem coloca a vida em risco por você.

  13. Eh góipi! Ainda bem que nosso Estado eh rico. Nem precisa de reforma da previdência, né governadora?

  14. Certíssimo.!!!!!
    Para Procuradores e outras categorias que já ganham salários fora da realidade não há crise.

    1. Se deu aumento de 17% pra procuradores, juizes, desembargadores, deputados, promotores, auditores fiscais que já ganham os maiores salariais do estado, com certeza pras categorias que ganham 10% desses privilégiados, o governo que não aceita injustiça, vai dá um aumento de pelo menos 30%. A não ser que apóie somente os privilegiados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

LEI DA DOSIMETRIA: “Decisão monocrática de Moraes não suspendeu apenas uma lei, suspendeu a vontade popular”, diz Rogério Marinho

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O senador Rogério Marinho, líder da oposição no Senado, criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu a Lei da Dosimetria, aprovada pelo Congresso Nacional após a derrubada do veto presidencial.

Em nota oficial divulgada neste sábado (9), Marinho afirmou que a decisão monocrática de Moraes representa uma interferência do Judiciário sobre a vontade popular expressa pelo Legislativo.

“O povo falou pelo Congresso. Hoje, um único homem, não eleito, sem mandato e com interesse direto na causa, apagou isso com uma caneta”, declarou.

Na nota, Marinho também defendeu que a Câmara dos Deputados aprove com urgência a proposta de emenda à Constituição que limita decisões monocráticas capazes de suspender leis aprovadas pelo Congresso e afirmou que o país precisa discutir uma reforma do Judiciário a partir de 2027.

Leia abaixo a íntegra da nota:

NOTA OFICIAL

513 deputados. 81 senadores. Eleitos pelo povo brasileiro para representá-lo. O povo falou pelo Congresso.

Hoje, um único homem, não eleito, sem mandato e com interesse direto na causa, apagou isso com uma caneta.

Chama-se democracia representativa quando o povo governa por meio de seus eleitos.

Chama-se outra coisa quando um juiz governa sozinho acima de todos.

A decisão monocrática do ministro Moraes não suspendeu apenas uma lei. Suspendeu a vontade popular.

Cabe à Câmara reagir com firmeza e aprovar, com urgência, a PEC contra decisões monocráticas que suspendam leis aprovadas pelo Congresso.

E cabe ao povo eleger representantes corajosos para promover uma verdadeira e saneadora reforma do Judiciário em 2027.

Rogério Marinho
Líder da Oposição no Senado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio Bolsonaro diz que “canetada” de Moraes sobre dosimetria “parece jogo combinado”

O senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), reagiu neste sábado (9) à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) de suspender a aplicação da Lei da Dosimetria até a votação no plenário da corte.

Flávio chamou a decisão de “canetada” e disse que a medida parece “um jogo combinado”, porque, segundo ele, Moraes teria dado o aval ao texto do relator do PL da Dosimetria, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

O pré-candidato ainda disse que o ministro coloca “a credibilidade do Judiciário está na lata do lixo”.

“O próprio Paulinho da Força disse que o texto foi “autorizado” pelo Moraes. E agora, muito estranhamente, ele dá essa canetada. Eu não sei o fundamento, mas parece um jogo combinado. Mais uma vez a democracia fica abalada. Uma decisão do Congresso, em sua grande maioria, defendendo a lei da anistia, e, em uma canetada monocrática, um ministro revoga a decisão de nós, os verdadeiros representantes do povo. Nós não vamos nos acostumar, por isso a credibilidade do Judiciário está na lata do lixo”, afirmou.

Flávio disse ainda que Moraes “interdita o debate no Legislativo”.

A declaração foi dada em coletiva à imprensa antes do evento que reuniu apoiadores e filiados do PL em Florianópolis, em Santa Catarina, para o pré-lançamento das candidaturas do governador Jorginho Mello (PL-SC), que disputará a reeleição, e do ex-vereador Carlos Bolsonaro e da deputada Caroline De Toni, que concorrerão ao Senado.

CNN  Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cantor Netinho relata retorno de câncer quase um ano após remissão da doença

O cantor Netinho contou, através das redes sociais, que foi diagnosticado novamente com câncer. A informação foi divulgada pelo neste sábado (9), quase um ano após a remissão da doença.

“Meu linfoma voltou, será feita uma biopsia para detectar qual tipo de tratamento será feito”, contou.

De acordo com o artista, que tem 58 anos, a doença foi detectada após uma ida até um hospital em Salvador para tratar um problema nos rins. Ao fazer os exames, o linfoma foi detectado.

No março do ano passado, Netinho divulgou que estava com câncer no sistema linfático e que passaria por tratamento com quimioterapia. Três meses depois, ele comemorou a remissão da doença.

Dessa vez, o artista ainda não sabe qual tipo de tratamento será feito, mas afirmou que cumprirá as recomendações médicas.

“Com toda positividade, alegria, mostrando para todo mundo como é que a gente vence as dificuldades. Cabeça erguida”, afirmou.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

LEI DA DOSIMETRIA: Moraes suspende aplicação até STF analisar validade

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a aplicação da Lei da Dosimetria até que o STF analise ações que questionam a norma. O ministro citou duas ações que questionam o constitucionalidade da lei, que devem ser julgadas pelo plenário da Suprema Corte.

Na prática, os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 terão que aguardar os ministros decidirem se a lei respeita as regras da Constituição Federal para obterem os benefícios da redução da pena.

O ministro está aplicando este entendimento a casos de condenados que já acionaram o STF pedindo a revisão da pena com base na Lei da Dosimetria. Até a última atualização desta reportagem, Moraes já havia decidido neste sentido em pelo menos dez execuções penais.

Aprovada em 2025, a lei permite a redução de penas de condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, incluindo a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses de prisão no julgamento da trama golpista, e aliados dele.

“A superveniência de interposição de ação direta de inconstitucionalidade e, consequentemente a pendência de julgamento em controle concentrado de constitucionalidade, configura fato processual novo e relevante, que poderá influenciar no julgamento dos pedidos realizados pela Defesa, recomendando a suspensão da aplicação da lei, por segurança jurídica, até definição da controvérsia pelo Supremo Tribunal Federal, com prosseguimento regular da presente execução penal em seus exatos termos, conforme transitado em julgado“, escreveu Moraes.

Ações questionam lei

As ações questionando a nova lei foram apresentadas pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela federação PSOL-Rede. A regra começou a valer na sexta-feira (8) ao ser promulgada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

O projeto de lei foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional na última semana.

A ABI pede que a lei seja suspensa até seu julgamento e que o tribunal a considere inconstitucional nos seguintes pontos:

  • a permissão para que crimes contra a democracia “inseridos no mesmo contexto” não tenham as penas somadas;
  • a possibilidade de redução de pena de delitos praticados em contexto de multidão.
  • dois incisos que alteram a progressão de Regime prevista na Lei de Execução Penal.

“A lei impugnada, da mesma forma, compromete a integridade do ordenamento jurídico, na medida em que banaliza os ataques à democracia e desorganiza o sistema penal e de execução da pena”, diz a ação.

A Federação PSOL-Rede – que também pede a suspensão e eventual anulação da lei – afirma que a finalidade do texto é “incompatível com a Constituição Federal, na medida em que instrumentaliza a atividade legislativa para enfraquecer seletivamente a tutela penal do Estado Democrático de Direito e beneficiar agentes envolvidos em graves ataques às instituições republicanas.”

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em guerra com os EUA, Irã confirma presença na Copa do Mundo 2026, mas faz exigências aos anfitriões


Foto: AFP

A Federação Iraniana de Futebol confirmou neste sábado (9) que a seleção do país disputará a Copa do Mundo FIFA 2026, mas afirmou que os países-sede precisarão atender exigências feitas pela delegação iraniana.

Em comunicado, a federação iraniana afirmou que “nenhuma potência externa pode impedir o Irã de disputar uma Copa para a qual se classificou com mérito”.

Tensão política e segurança

A posição foi anunciada em meio à tensão provocada pela guerra no Oriente Médio e após autoridades do Canadá negarem entrada ao presidente da federação iraniana, Mehdi Taj, por supostos vínculos com o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, grupo classificado como organização terrorista pelo governo canadense.

A participação iraniana passou a ser questionada após o agravamento do conflito no Oriente Médio, iniciado em fevereiro após ataques envolvendo Estados Unidos e Israel.

Apesar disso, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que os jogadores iranianos serão bem-vindos, mas ressaltou que integrantes ligados ao CGRI ainda poderão ter entrada barrada.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, confirmou que o Irã disputará normalmente suas partidas nos Estados Unidos.

Exigências do Irã

Segundo Mehdi Taj, o governo iraniano apresentou dez condições para participar do torneio.

Entre os pedidos estão:

  • garantia de emissão de vistos;
  • respeito à bandeira e ao hino iraniano;
  • segurança reforçada em aeroportos, hotéis e deslocamentos;
  • autorização de entrada para jogadores e membros da comissão técnica com histórico de serviço militar ligado ao CGRI.

Taj citou nominalmente os jogadores Mehdi Taremi e Ehsan Hajsafi.

Jogos da seleção iraniana

A seleção iraniana pretende instalar sua base em Tucson, no Arizona.

Na fase de grupos, o Irã enfrentará:

  • Nova Zelândia, em Los Angeles, no dia 15 de junho;
  • Bélgica, em 21 de junho;
  • Egito, em Seattle, no dia 27 de junho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT, PCdoB e PV acionam STF contra Lei da Dosimetria, que beneficia Bolsonaro

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A federação formada por PT-PCdoB-PV entrou no Supremo Tribunal Federal com uma ação para derrubar a chamada Lei da Dosimetria, aprovada pelo Congresso após a derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A nova lei altera critérios de cálculo e cumprimento de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito e pode reduzir punições de condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Pedido ao STF

A ação foi encaminhada ao presidente do STF, Edson Fachin, com pedido de liminar para suspender imediatamente os efeitos da norma.

Na petição, os partidos afirmam que a lei representa um retrocesso na proteção institucional da democracia e viola princípios constitucionais.

O texto também sustenta que a mudança:

  • não adequa a pena à gravidade dos crimes;
  • seria desnecessária;
  • e causaria prejuízos maiores à proteção democrática do que os benefícios alegados.

A federação argumenta ainda que a lei teria sido elaborada para beneficiar um grupo específico de condenados.

Moraes será relator

O ministro Alexandre de Moraes foi sorteado relator das ações que questionam a validade da Lei da Dosimetria.

Além da federação PT-PCdoB-PV, também apresentaram ações contra a norma a federação PSOL-Rede e a Associação Brasileira de Imprensa.

As ações alegam que a legislação cria tratamento mais brando para crimes cometidos contra a ordem democrática.

O que muda na lei da Dosimetria

A norma altera regras sobre:

  • progressão de regime;
  • remição de pena;
  • cálculo das condenações.

Entre os principais pontos:

  • proibição da soma de penas para crimes da mesma natureza;
  • possibilidade de progressão ao semiaberto após cerca de 16,6% da pena cumprida.

A nova legislação tem impacto direto sobre condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 e pode beneficiar réus investigados ou condenados por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado.

Com informações de UOL

Opinião dos leitores

  1. Esses maconheiros deviam ser contra quem roubou a Petrobrás e hoje é presidente desse país de bosta.. só sabem fumar maconha e cheirar pó.. mas a merda do Brasil é assim.. tenho vergonha de dizer que sou brasileiro e nasci em uma terra de vagabundos…

  2. Esses maconheiros deviam ser contra quem roubou a Petrobrás e hoje é presidente desse país de bosta.. só sabem fumar maconha e cheirar pó.. mas a merda do Brasil é assim.. tenho vergonha de dizer que sou brasileiro e nasci em uma terra de vagabundos…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA VERITÁ/ ESTIMULADA/ GOVERNO DO RN: Álvaro Dias lidera com 36,9%; Alysson tem 32,4% e Cadu Xavier 28,3%

O instituto Veritá publicou neste sábado (9) pesquisa com o cenário da disputa para o Governo do RN.

Álvaro Dias lidera no cenário estimulado com 36,9%, considerando os votos válidos. Allyson Bezerra aparece em segundo, com 32,4%. Na sequência, Cadu Xavier com 28,3%. Brancos e nulos somam 19,1%.

A pesquisa Veritá foi realizada de 4 a 8 de maio de 2026, com 1.220 eleitores e tem 3 pontos percentuais de margem de erro. Registro no TRE-RN 04097/2026

Opinião dos leitores

  1. Estranho essa pesquisa. Cadu, pouca gente sabe quem é. Nunca foi candidato nem a vereador na cidade dele.

  2. Nosso futuro governador Cadu só crescendo nas pesquisas. Rumo a vitória com Lula na presidência e o mito preso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Um em cada cinco jovens de 16 e 17 anos já apostou em bets, diz pesquisa Ipsos

Foto: Fernando Jasper/Gazeta do Povo

As apostas online, conhecidas como bets, já alcançam adolescentes brasileiros. Pesquisa da Ipsos, encomendada pela Unico (empresa de identidade digital), mostra que 11% dos jovens entre 10 e 17 anos fizeram apostas em 2025. Desse total, 9% afirmaram ter apostado nos últimos quatro meses do ano.

Meninos de 16 e 17 anos lideram apostas

O maior número de apostadores está entre meninos de 16 e 17 anos:

  • 20% disseram já ter feito apostas online.

Entre as meninas, o maior crescimento ocorreu na faixa de 14 e 15 anos:

  • 14% afirmaram já ter apostado.

Já entre meninas de 10 a 13 anos, 4% disseram ter usado bets ou jogos como o “tigrinho”.

Falhas na verificação de idade

Segundo Luis Felipe Monteiro, CEO da Unico na América Latina, o principal problema é a fragilidade dos sistemas de verificação etária na internet.

De acordo com ele, muitas plataformas permitem o acesso apenas com a confirmação de que o usuário é maior de 18 anos, sem mecanismos efetivos de checagem.

Curiosidade e “dinheiro fácil” impulsionam apostas

A pesquisa aponta que os principais motivos para apostar são:

  • curiosidade: 41%;
  • possibilidade de ganhar dinheiro fácil: 34%.

Influenciadores digitais e mídia tiveram impacto menor na decisão, com 9%.

O levantamento ouviu 1.200 jovens entre 10 e 17 anos, entre agosto e setembro de 2025.

ECA Digital tenta reduzir riscos

Especialistas avaliam que o Estatuto da Criança e do Adolescente Digital pode ajudar a reduzir riscos ligados ao vício em apostas e plataformas digitais.

A legislação entrou em vigor em março e determina que plataformas adotem mecanismos para evitar uso excessivo, compulsivo ou problemático por crianças e adolescentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

FOTOS: Avião cargueiro sai da pista após pouso em Salvador

Avião que saiu da pista em Salvador deixou marcas no chão. — Foto: Reprodução/redes sociais

Fotos mostram avião da GOL que saiu da pista em Salvador com os pneus enterrados na grama. — Foto: Redes sociais

Avião cargueiro da Gol sai da pista após pouso em Salvador — Foto: Crédito redes sociais

Pneus do trem de pouso do avião que saiu da pista em Salvador ficaram enterrados na grama — Foto: Reprodução/rede socialFoto: Reprodução/redes sociais

Uma aeronave cargueira da GOL saiu da pista após pousar no aeroporto de Salvador na manhã deste sábado (9). Segundo a companhia aérea, não havia passageiros a bordo e os tripulantes não ficaram feridos no incidente.

Ainda não há informações sobre o que causou o incidente, mas no momento do pouso a pista estava molhada devido a uma chuva leve e havia neblina na região.

Incidentes como o de Salvador são conhecidos como “excursão da pista”, quando um avião não consegue parar a tempo.

Conforme a companhia, o voo G39618 que saiu de Guarulhos (SP) com destino a Salvador (BA) está na área de segurança do aeroporto. Trata-se de um Boeing 737 de 2007.

A Vinci Airports, concessionária que opera o Aeroporto Internacional de Salvador, informou que, após o incidente, a pista auxiliar foi fechada para que os órgãos competentes realizassem a retirada da aeronave e concluíssem as investigações.

O aeroporto segue funcionando normalmente através da pista principal, que não foi afetada.

g1

Opinião dos leitores

  1. Não tem as manhas! tem que baixar a calibragem dos pneus para andar na areia. Todo bugreiro sabe disso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal registra média acumulada de 841 mm de chuva de janeiro a abril de 2026

Foto: José Aldenir/Agora RN

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou que Natal registrou média acumulada de 841 milímetros de chuva entre janeiro e abril de 2026.

Os dados foram coletados pela Rede de Monitoramento Climático da capital, implantada em dezembro de 2025 e formada por 57 equipamentos espalhados pelas quatro zonas da cidade.

Abril teve maior volume de chuva

Segundo a Semurb, abril foi o mês mais chuvoso do quadrimestre, com 416 mm acumulados.

O volume ficou muito acima da média histórica de 240,5 mm para o período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

De acordo com o órgão, os dados confirmam um padrão de chuvas mais intensas e concentradas neste início de ano.

Zonas Sul e Norte lideram acumulados

As maiores precipitações foram registradas:

  • Zona Sul: 867,9 mm;
  • Zona Norte: 862,8 mm;
  • Zona Leste: 842,8 mm;
  • Zona Oeste: 790,6 mm.

Entre as áreas com maiores índices estão:

  • Mãe Luiza;
  • Santos Reis;
  • Rocas;
  • Tirol;
  • Petrópolis;
  • Areia Preta;
  • Praia do Meio.

Monitoramento em tempo real

A Rede de Monitoramento Climático é coordenada pela Semurb em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O sistema faz parte do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Atualmente, a rede possui:

  • 47 pluviômetros manuais;
  • 10 estações automáticas de monitoramento.

Ao todo, foram instalados 115 equipamentos em 57 pontos estratégicos da cidade, incluindo escolas, universidades, unidades militares, parques urbanos e áreas de preservação ambiental.

Segundo a prefeitura, o sistema ajuda no monitoramento de eventos extremos, emissão de alertas e planejamento de ações preventivas em áreas de risco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *