Vídeo: Divulgação
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu em flagrante, na noite de quarta-feira (17), dois homens, de 24 e 27 anos, no bairro Potengi, e uma mulher, de 25 anos, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, ambos localizados na Zona Norte de Natal. Os suspeitos são investigados pela prática do crime de extorsão mediante grave ameaça, na modalidade conhecida como “golpe do falso sequestro”. A ação, realizada no âmbito da “Operação Cativeiro Virtual”, resultou na recuperação integral dos bens subtraídos da vítima, avaliados em mais de R$500 mil.
De acordo com as investigações, o crime teve início na noite da última terça-feira (16), por volta das 21h, quando uma idosa de 80 anos recebeu uma chamada de vídeo, por meio de um aplicativo de mensagens, de um homem que se apresentou como sequestrador e afirmou estar mantendo a filha da vítima em cárcere privado, na cidade de São Paulo/SP.
Durante mais de 12 horas, a vítima foi submetida a intensa pressão psicológica e constantes ameaças. Ao longo da chamada, uma mulher se passou pela filha da idosa, reforçando a falsa narrativa criada pelos criminosos. Convencida de que a vida da filha corria risco, a vítima entregou uma mala contendo diversas joias a um homem que compareceu ao local em uma motocicleta para recolher os objetos.
Após desconfiar da situação, a vítima procurou a Polícia Civil, que iniciou imediatamente as diligências investigativas. Ao longo do dia, as equipes policiais identificaram e prenderam os três suspeitos responsáveis por receber, ocultar e providenciar o envio dos bens subtraídos em Natal. Durante as diligências, foi constatado que a mala contendo as joias já se encontrava em uma unidade dos Correios da capital potiguar, pronta para ser enviada ao estado do Rio de Janeiro. O material foi recuperado antes da remessa, possibilitando a restituição integral dos bens à vítima.
As investigações apontam que parte da organização criminosa atuava de forma remota, a partir de outros estados, sendo responsável pela execução do golpe e pela coação psicológica exercida contra a vítima. Os suspeitos presos no Rio Grande do Norte seriam responsáveis pelo recebimento, ocultação e encaminhamento dos bens para fora do estado.
Os três suspeitos foram conduzidos à unidade policial para a realização dos procedimentos cabíveis e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A ação integra as estratégias da Polícia Civil do Rio Grande do Norte voltadas ao enfrentamento dos crimes patrimoniais, com foco não apenas na responsabilização dos autores, mas também na recuperação e restituição dos bens subtraídos às vítimas. As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar os demais integrantes do grupo criminoso, especialmente aqueles responsáveis pela coação psicológica e pela execução remota do golpe.
O nome “Cativeiro Virtual” faz referência à falsa situação de sequestro criada pelos criminosos por meio de chamadas telefônicas e de vídeo, utilizando coação psicológica para induzir a vítima a acreditar que um familiar estava em cárcere privado e, assim, obter vantagem financeira mediante grave ameaça.
O golpe do falso sequestro é uma modalidade criminosa na qual os criminosos entram em contato com a vítima, geralmente por telefone ou chamada de vídeo, afirmando que um familiar foi sequestrado e que sua libertação depende do pagamento imediato de determinada quantia em dinheiro ou da entrega de bens de valor. Para tornar a fraude mais convincente, os golpistas costumam utilizar informações obtidas em redes sociais, reproduzir gritos, choros ou até mesmo contar com a participação de comparsas que se passam pelo familiar supostamente sequestrado.
Diante da forte carga emocional provocada pela notícia, muitas vítimas acabam agindo por impulso e atendendo às exigências dos criminosos sem verificar a veracidade das informações. Por isso, a principal orientação é manter a calma e tentar entrar em contato diretamente com o familiar mencionado. Também é importante procurar outros parentes ou pessoas próximas para confirmar a localização da suposta vítima. Em nenhuma hipótese devem ser realizadas transferências bancárias ou entregues bens sem que a situação seja devidamente verificada.
A Polícia Civil orienta ainda que informações pessoais e rotinas familiares sejam compartilhadas com cautela nas redes sociais, reduzindo a exposição que pode ser utilizada por criminosos para tornar os golpes mais convincentes. Ao receber uma ligação ou mensagem com esse tipo de ameaça, a recomendação é interromper o contato, buscar a confirmação dos fatos por outros meios e acionar imediatamente as forças de segurança.
Apoiado Ratinho.
Não precisa de uma metralhadora, uma banana de dinamite é mais barata.
Essa vagabunda ordinária, só merece ser punida nas urnas o próximo ano.
Ordinária e o teu presidente meliante…O vagabundo que vive com a família as custas do poder público…O médico. Respeita a mulher FACISTA.
Que coisa nojenta desse rato, nojo, Nathalia respeito sempre!
É só discurso de ódio q essa turma da tradicional famìlia brasileira e cristã sabem destilar. Tb tiveram um excelente mestre onde fazia arminha pra tudo q é lado. Até dentro das igrejas evangélicas.
ENGRAÇADO QUE O POVO MANDA O PRESIDENTE TOMAR NO C*. MAS NÃO PODE OUVIR NADA QUE JA QUER PROCESSAR, E MUITO MIMIMI DESSES MEDIUCRES, E AINDA TEM QUE VOTE NUMA DEPUTADA DESSA QUE NADA FAZ PELO POVO, SÓ FAZ PELO PARTIDO.
Essa deputada fala muita merda mesmo, pense numa mulher polêmica e numa parlamentar que não produz nada de positivo para o povo é o Estado do RN.
O fato do ratinho ser um imbecíl não tira que esse seu projeto é outra grande imbecilidade também. As cuecas do seu marido eu não sei, mas as suas calcinhas podia lavar vez o outra de tanta merda que faz!
A deputada federal “Oreia”, uma das mais inoperantes do RN, só inventa moda. Queria saber quem é o eleitorado dela.
FUDEUS
O video esta cortado, pra ele ter falado isso,foi algo que essa doida dessa deputadazinha falaou!!! toda ação tem uma reação.
e você falar isso, também terá sua própria reação
Um país que não valoriza o ser humano agora vem essa aberração só senti filha do satanás
Pode me botar na justiça também.
Eu penso a mesma coisa.
Detalhe.
Sou liso.
Não tenho sequer um pau pra dar numa gata.
De todo modo esse seu projeto é ridículo.
Vc é zero pro país e pro RN.
Zero!!!
Improdutiva!!!
Não merece o salário que a Gente te paga.
Mais nem de longe!!!!!
Essa Natália, é tudo do que não presta na política. Uma aberração.
A pessoa divergir de outra politicamente é perfeitamente normal, mas isso que esse idiota prega é incitação ao crime. Depois não sabe por que é que os patrocinadores dos seus programas lixo estão se afastando cada vez mais.
O Rio Grande sem sorte,tá muito bem representado com uma deputada dessas. Sangue de Cristo tem poder!!
Só porcaria de um lado e do outro.
Valeu Ratinho correto em mandar essa deputada procurar o que fazer, seu mandato nada mais serve do que pra reivindicar futilidades e coisas sem nenhuma conexão com o aceitável essa camarada só serve pra colocar projetos milaborante sem pé nem cabeça, é uma verdadeira colaboração do nada e sem nada para ser útil. 😂😂😂😂😂
E aí, isso é intolerância também, como esse blog rotula os esquerdistas?
O imbecil usou uma emissora com concessão pública, insitou matarem a deputa e falou um monte de merda..vai pagar uma indenização bem gigante pra deixar de ser imbecil e odioso.
Advocarcia Bonavides na ativa já..
Concordo
Ratinho pode ser punido, mas a idiota q propõe esse projeto , devolveria ser punida também, se ela não dá valor aos pais, prefere outro tipo de família, guarde pra ela, e respeite os que acham ao contrário, eles não falam tanto em democracia, q democracia e essa,só pra esquerda, quando e ao contrário não há democracia?
Bonavides , vc é uma VERGONHA, deputada , de uma inutilidade sem tamanho.
O Brasil está cheio de gente que se diz “cristão” e age como esse rato.