Política

Virada na avaliação de Bolsonaro: rejeição do governo vai a 48%

Pesquisa PoderData divulgada nesta 4ª feira (25.nov.2020) revela queda na aprovação do governo e do trabalho pessoal do presidente Jair Bolsonaro. O estudo confirma tendência captada 15 dias antes.

No levantamento feito de 2ª a 4ª feira (23 a 25.nov.2020), a desaprovação ao governo federal subiu de 43% para 48% em cerca de duas semanas. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2.500 pessoas em 479 cidades nas 27 unidades da Federação.

A aprovação do governo oscilou de 45% para 42% em 15 dias –dentro da margem de erro. Os que acham a administração regular são 10% dos entrevistados.

O que se nota na evolução das pesquisas PoderData, realizadas nacionalmente a cada 15 dias, é que houve inversão das curvas. Agora, o percentual de rejeição está acima do de aprovação, depois de 3 meses (agosto, setembro e outubro) que foram positivos para Bolsonaro.

A tendência de alta na desaprovação ao governo federal já havia sido captada no último levantamento, na pergunta sobre a avaliação do trabalho do presidente Jair Bolsonaro. Era necessário, entretanto, uma confirmação de outro estudo, que está sendo divulgado agora.

Quando se trata do trabalho pessoal de Bolsonaro, o cenário é de estabilidade, mas com percentuais ruins para o presidente.

PoderData pede que os entrevistados escolham se o trabalho presidencial é ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.

No levantamento terminado nesta 4ª feira (25.nov.2020), 40% dizem que o desempenho de Bolsonaro é ruim ou péssimo. Outros 36% respondem que é bom ou ótimo. Os percentuais são idênticos aos de 15 dias atrás. Houve variação, dentro da margem de erro, no grupo que escolhe “regular” como resposta: de 21% para 19%. Os que dizem não saber avaliar são 6% (eram 3% duas semanas antes).

Opinião dos leitores

  1. O choro é livre…..aceitem que doi menos…….Quem não quiser cair se deite que o Naro já está caindo. É bom já ir se acostumando.

  2. A rejeição ao palhaço Bozó já supera a rejeição ao ladrão Lula. E eu acho é pouco. Eles são os dois lados da mesma moeda de corrupção e engano. Por mim podem botar os dois na mesma cela, seria o castigo perfeito para ambos.

  3. O presidente Bolsonaro tem sido o melhor "governador" que o RN já teve. Não fosse a enorme ajuda (inclusive financeira) que o governo Bolsonaro vem prestado ao RN, esse estado, entregue nas mãos de uma administração incompetente e preguiçosa (do PT, claro), já teria "acabado". Inclusive, os servidores públicos estaduais devem ao presidente Bolsonaro o recebimento de seus salários. É bom que o povo potiguar demonstre alguma gratidão a quem vem salvando o estado da derrocada total. Por aqui, a coisa não caminha bem, infelizmente.

  4. A perseguição implacável e irresponsável contra o presidente continua firme. Ele é a única barreira de proteção que o povo brasileiro tem contra o autoritarismo e a corrupção. Mas, quando vemos os paulistanos escolhendo para prefeito entre alguém que PRENDE o povo em casa e outro que INVADE suas casas, chegamos à conclusão que o brasileiro é o verdadeiro culpado por todos os problemas que afligem o país. Uma pena.

    1. São Paulo está perecendo na guerra contra a conspiração maçônica-comunista-globalista. Está entre a esquerda moderada e a ultraesquerda. Eles venceram nos EUA, e também venceram em SP.

  5. Ciro 2022 neles!!! Morro de inveja da Patrícia Pilar em saber que beijou aquela boca com bafo de cana, fora outras coisas…Ui delicia

  6. Os que comemoram essa variação na popularidade, são os mesmos que se regozijam quando
    algo, por mais postivo que possa ser, é travado por Rodrigo Maia. Matéria excrementícia.

  7. Eu fico achando graça escutar, assistir, bolsonaristas e petistas se despedindo na velha verborragia já desgastada, da pena.

  8. Pode cair… pode até não se reeleger (o que pode vir a ser positivo para o país). Porém, é de se destacar que obras "encostadas" foram concluídas, os caminhoneiros conseguem rodar em estradas de asfalto hoje (não mais de barro) e outras coisas que, sem propinoduto e sem olhar social fajuto travestido de corrupção, podem acontecer ainda mais em benefício da sociedade.
    Enquanto idiotas se debruçarem nessa disputazinha de "Mito x Mula", e outros apoiarem, todos perdemos! Já perdemos muito! Querem mais? Só eleger os corruptos de volta… pra maquiarem e nada fazerem, como de hábito.
    Vão estudar e propor algo de útil, ao invés de ficarem engolindo elefante ("rachadão", nunca investigado) e se engasgando com "rachadinha"!
    O importante não é quem vai ocupar a cadeira. Mas a consciência de se fazer o que é correto. O brasileiro ainda tem muito a aprender sobre isso…

  9. Normal que exista uma certa de gordura de popularidade sendo queimada nas proximidades do fim do auxilio emergencial. Talvez até caia mais um pouco nas próximas pesquisas. Mas quero só ver a cara da petralhada, dos neo-psolentos, da turma do cangaciro, da isentoleft, da 'direita' "prudência & e sofisticação", dos dorianas (e agregados), dos moristas (ainda existem?), das tiazinhas do Huck e demais fofoletes (ui, ui, ui.. . Bozo grosso! ui, ui, ui… chega de polarização!… ui, ui, ui… lacrei!) na hora do 'vamu ver' em 2022 na hora de lançar candidato. POLARIZAÇÃO COM ESSA TURMA É O QUE EU MAIS QUERO – É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO. O estoque de pipoca já tá feito.

  10. Por causa do ódio e fake news elegeram esse asno (com devido respeito ao asno).
    Na verdade a ideia era eleger alguém do PSDB q hoje apoia esse inútil.
    É gasolina alta, salário mínimo sem aumento real, inflação voltando, dólar disparando, desemprego…..desastre total.
    Em 2022 levará um pé na bunda.

    1. -Gasolina tá alta pq varia de acordo com o Brent e o Dólar (política de recomposição sem a qual nem Petrobras haveria mais – mais fácil seria fazer populismo, como segurar na marra os preços e quebrar a empresa, como fez Dilma – não que eu tenha apreço por estatal);
      -Dólar alto pq acabou a farra dos juros reais para atrair investimentos externos em títulos públicos. E claro, em momentos de crise mundial, mêi mundo corre para a moeda americana.
      -A inflação tá sob controle; Com as variações sazonais e pressão sob alguns preços por causa
      do choque de oferta decorrente do 'fique em casa'.
      -Desemprego vinha caindo de forma consistente (desde a reforma trabalhista) sendo abortada pela crise da pandemia.

    2. Sr Minion, bolsonaristas e petistas se completam, um vive pelo outro. Um se alimenta do outro, na verdade são dois cegos que só enxergam a sua verdade. A Petrobrás talvez não existisse pelo roubalheira nos governos petistas, mas investimentos no refino nos dariam auto suficiência completa e ainda mais importação. Se a empresa o maior acionista é o Governo, porque este não ter política pública de incentivo a produtividade, com diminuição dos valores cobrados? Aonde você viu uma redução consistente do desemprego antes da pandemia? Você vive no Brasil? Pelo contrário, insistentemente colocaram como fortalecimento do emprego e tiraram várias garantias, mas o que foi dado de retorno? Concordo com a reforma trabalhista sim, mas aonde está a reforma da administração pública que é o grande mal desse país? Inflação está sob controle no canto que você mora, devido ao auxilio emergencial, que se fez necessário, mas não da forma indiscriminada, tudo aumentou e muito! Dólar alto, realmente tem a ver com juros baixos que não atrai especuladores e longe eles daqui, mas em contra-posição aonde está a reforma tributária que permite o país ser mais competitivo?

    3. 1-A Petrobras está cheia de contrato internacional em dólar. Não deve ter uma petroleira no Mundo que não faça essa amarração. Inclusive quando a quotação da moeda sobe, ela ganha vendendo uma gasolina de maior valor agregado, não produzível em grande escala. Ganha o maior acionista, que é o Governo, ganham os acionistas pequenos, inclusive quem pegou o FGTS para comprar ações.

      2- Os dados de redução constante no desemprego no pós-reforma trabalhista estão para quem quiser ver. Com baixos números de criação de intermitentes (o grande demônio da reforma). A propósito, a reforma não acabou com nenhuma garantia trabalhista. Dimuniu ações temerárias.

      3- A inflação está sob controle sim. Vou a supermercado. Teve um pico de alguns itens durante uns meses passados, mas as coisas estão se normalizando. Pode ter havido ainda um descompasso de demanda por causa do Auxílio. Tem muita gente ‘grande’ com contrato atrelado aos índices oficiais de inflação. Se o Governo tivesse maquiando estatísticas, esse pessoal já estaria botando a boca no trombone.

      4- Concordo com as reformas, inclusive a de marcos como de gás, energia, saneamento, cabotagem, concessões, privatizações…. a gente bem sabe quem vive travando pautas do governo no Congresso, e porque o fazem.

      Eu sei bem desse papinho joão-sem-braço de equipar Bolsonaro com Lula, começa a apertar aí vem com essa de ‘perda de direitos trabalhistas’, aperta um pouco mais tá elogiando Lula.

  11. Tonho da lua ficou monitorando o apagão de Macapá, Quando o problema estava próximo da solução ele chegou como Salvador da Pátria. Faz isso com as transposições do São Francisco. O gado engolindo a corda.

  12. Adoro ver os Asnos e Antas desesperados com o Véio Bolsonaro, quem não quiser cair que se deite, a peia vai ser grande no lombo das Antas e Asnos. É outra o Lula é Ladrão seus babacas.
    E uma pergunta que não quer calar: o povo do RN quer saber " onde foi parar os 5milhões de reais que foram utilizados para compra dos respiradores ninguém fala mais?
    E a CPI para apurar a locação de Ambulâncias por um prazo de 180 dias, por uma micharia de 8,5 milhões de reais?
    Isso os petralhas não falam.

    1. Eu e mais de 57 milhões de eleitores, a paulada vai ser no primeiro turno.

    2. conheço muitos , agora não conheço quem vota no cachaceiro ladrão.

  13. Até a legião de asnos bozomínions que elegeu esse inútil que nunca fez m…nenhuma na sua nula vida pública está caindo na real e não engole mais as baboseiras que ele evacua pela boca nem suas atitudes tresloucadas.

  14. Pesquisa fajuta, não condiz com a realidade, porque o Véio Bolsonaro tá disparado, o Véio disparou, disparou.

    1. Quando esses mesmo instituto acima citado mostrava pesquisas satisfatórias aos apaixonados de plantão, eram as pesquisas mais confiáveis do mundo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    2. Kkkkkkkkk
      Deixa de ser ridiculo bovino safado, pode chorar ai.
      Muuuuuuuu

    3. Bolsonaro cruza as pernas e sua cabeça dói, chupador de testículos!

    4. Samuel o dedo que falta na mão do Lula tá dentro do seu Anel kkkk

  15. O que surpreende é ter gente que ainda aprova. Corrupção, inflação, gasolina disparando, traições, despreparo, fisiologismo, crise econômica, irresponsabilidade fiscal, obscurantismo, falta de empatia, negacionismo … Pior governo da história.

    1. Pior governo da História foi o de Dilma, com duas quedas sucessvias de quase 4% de PIB.
      O segundo pior foi o de Lula, que enganou a todos com uma falsa propsperidade e preparou o terreno para o primeiro pior.

    1. Votei nele e não voto mais, votaria em uma cachorra mas não votaria no PT, hoje se for ele é o PT novamente votarei nulo, PT é o partido do Satanás.

    1. Caindo feito pelanca de véio
      Aumenta a cada dia a reprovação

      O povo já não suporta
      Tamanha enganação

      Tonho da lua não tem jeito
      O gado fica desesperado

      O homem é incompetente
      E age com abestalhado

      Calígula fica ouriçado
      Com a queda do demente

      Eu rimando e rindo a toa
      Tomando meu cafezinho quente

      Chega Abigail ! Pixuleco tá rimando feito menino . Bota logo meu caldo de perna de calango !
      Ai Papai !

      Fica triste e desesperado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente da França compartilha meme com Lula e diz que passagem pelo Brasil ‘foi um casamento’

Foto: Reprodução/Redes

Depois de uma viagem de três dias em quatro cidades do Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, compartilhou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (28), um meme com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que sua passagem pelo país “foi um casamento”.

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!”

Na sequência, Macron agradeceu o acolhimento que recebeu dos brasileiros e citou o que fez em algumas cidades por onde passou.

“Em Belém, pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas. Vimos no Rio a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria. Tivemos discussões extremamente proveitosas com o mundo econômico, cultural e intelectual em São Paulo”, escreveu.

Macron também destacou articulações com o governo federal. Confira a publicação:

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pesquisa da CNI mostra que 26% dos brasileiros estão mais endividados do que no ano passado

Foto: Adobe Stock

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 26% dos brasileiros estão mais endividados ou muito mais endividados na comparação com os últimos 12 meses.

O levantamento mostra que esse percentual sobe para 33% entre pessoas analfabetas ou que apenas sabem ler e escrever (analfabetas funcionais). O índice também é maior, de 32%, entre os que ganham até um salário mínimo.

Entre as mulheres, 29% dizem que estão mais endividadas hoje do que há um ano. O percentual é o mesmo entre pessoas com idades entre 41 e 59 anos, moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e residentes nas capitais.

Na outra ponta, 47% dos entrevistados que moram na região Nordeste afirmaram estar menos endividados ou muito menos do que há 12 meses.

A pesquisa foi feita presencialmente pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre 6 e 9 de fevereiro deste ano. Foram entrevistados 2.012 cidadãos com mais de 16 anos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

13 Estados ainda têm mais Bolsa Família do que empregados; RN está incluso na lista

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação. Esses dados excluem o setor público.

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022, com o Auxílio Brasil, e 13 em 2023 –número que se manteve agora em 2024.

O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte. Há 641 mil empregos com carteira assinada e 1,2 milhão de famílias maranhenses recebendo Bolsa Família.

Ou seja, há 2 habitantes recebendo o Bolsa Família no Estado para cada empregado com carteira de trabalho.

O Estado onde essa proporção é menor é Santa Catarina. Lá, há 10 trabalhadores no mercado formal para cada beneficiário de Bolsa Família.

alt

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha

Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo apontou que a proporção de pessoas que se sentem “muito inseguras” nas ruas à noite chegou a 39%. O índice é cinco pontos percentuais maior em relação ao último levantamento feito pelo instituto sobre segurança, em setembro de 2023. Dos entrevistados, 26% dizem sentir “pouco inseguros”.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A quantidade de pessoas que responderam sentir-se “mais ou menos seguras” nas ruas da própria cidade à noite diminuiu de 26% para 21%, na comparação com a pesquisa anterior. O número de brasileiros que se sentem “muito seguros” manteve a mesma proporção, de 14%.

Segundo o levantamento, as pessoas estão se sentido mais insegura em todas as regiões do país. O Sudeste tem os piores índices e o maior crescimento da taxa de entrevistados que dizem ter o sentimento de muita insegurança nas ruas da cidade ao escurecer. Em setembro de 2023, esse percentual era de 38%. Agora, chegou a 45%. No Centro-Oeste e Norte (os dados da pesquisa estão unificados para estas regiões), o índice é de 37%, no Nordeste, 36%, e no Sul, 32%.

Na divisão entre homens e mulheres que sentem muita insegurança, o sentimento é admitido por 33% entrevistados do sexo masculino e 45% do sexo feminino.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Rio Grande do Norte tem 2,7 mil presos provisórios

Foto: Arquivo TN/Reprodução

O Rio Grande do Norte tem pelo menos 2,7 mil presos provisórios, isto é, detentos que ainda não foram à julgamento pela Justiça do Rio Grande do Norte. Os dados são da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), enviados à pedido da TN. O quantitativo representa cerca de 21% de toda a população carcerária potiguar, que é de pouco mais de 12 mil presos, incluindo regimes fechado, aberto e semiaberto. O índice apresenta uma redução, que segundo especialistas, se deve à modernização do sistema e a outros fatores sociais.

Segundo os dados da Seap atualizados na última terça-feira (26), o Estado possui atualmente 5.230 presos no regime fechado, 2.727 no semiaberto e outros 2.008 no regime aberto. Há ainda outros 33 presos em medidas cautelares. Em reportagem publicada em 2013 pela TRIBUNA DO NORTE utilizando dados da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), o Estado possuía mais da metade dos presos na época sem receber sentença. Segundo o documento da época, dos 4.660 detentos, 2.479 não haviam recebido julgamento.

Para o presidente da Comissão da Advocacia Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Anesiano Ramos de Oliveira, a redução de presos provisórios pode estar atrelada ao aumento da sistematização e aceleração de julgamentos nos processos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Governo gastou quase R$ 1,7 milhão em operação para procurar foragidos de Mossoró

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A força-tarefa do governo federal que atua nas buscas dos dois detentos que escaparam da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN), em 14 de fevereiro, já custou aproximadamente R$ 1,7 milhão aos cofres públicos. O dinheiro foi usado em despesas como diárias, passagens, plano de saúde e manutenção e abastecimento de viaturas. Os dados foram obtidos pelo R7 via Lei de Acesso à Informação.

As informações disponibilizadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram as despesas entre os dias 20 de fevereiro e 21 de março da Força Nacional de Segurança Pública, da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal e da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado. De acordo com a pasta, nesse intervalo os órgãos gastaram R$ 1.682.709,54 com a operação que tenta localizar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Esse valor pode ser ainda maior, pois não inclui as despesas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que também atuam nas buscas.

A maior parte dos gastos foi da Força Nacional. O governo enviou 500 agentes do órgão para Mossoró, e só com diárias gastou R$ 1.026.188,75. Além disso, até 15 de março, foram pagos R$ 115.446,02 em serviços de manutenção e abastecimento das viaturas empregadas na operação. Por fim, até 18 de março, a Força Nacional teve uma despesa de R$ 103.914,44 com o plano de saúde dos agentes que participam da missão.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge prédio em construção em Recife

Um incêndio atinge a cobertura de um prédio em construção no bairro Torre, que fica na Zona Oeste do Recife, em Pernambuco, na noite desta quinta-feira (28).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Potiguar medalha de ouro em olimpíada para professores de matemática é destaque no Jornal Nacional

Imagens: reprodução/Rede Globo

O potiguar Kácio José Cardoso, um dos 10 medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr) foi destaque no Jornal Nacional na noite desta quinta-feira (28).

A reportagem mostrou o trabalho realizado por Kácio na escola que ele trabalha em Parnamirim.

Como parte do prêmio, os primeiros classificados na olimpíada serão levados para uma viagem de duas semanas a Xangai, cidade chinesa que lidera rankings mundiais de ensino da matéria.

VEJA MAIS: Potiguar ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática e está entre 10 melhores professores da disciplina no Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em abril

Foto: Cristiane Mattos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira, 28, que a bandeira tarifária de energia elétrica continuará verde em abril. Isso significa que não haverá cobrança adicional na conta de luz.

A bandeira verde vigora desde abril de 2022, marcando dois anos consecutivos da manutenção. De acordo com a agência, a manutenção se deve ao cenário favorável de produção de energia no país, com os bons níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

“Essa é uma excelente notícia para o consumidor, pois a manutenção da bandeira possibilita menos custos no pagamento de energia e um maior equilíbrio nas contas das famílias de todo o país”, disse o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comprometer eleições de 2024

Foto: Wilton Junior/Estadão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução sobre infrações que podem comprometer as eleições municipais deste ano. As regras, definidas em fevereiro, incluem entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecem a aplicação de sanções e determinam que cabe aos juízes eleitorais a apuração dos ilícitos no pleito.

A resolução diz que casos que envolvam uso de estrutura empresarial ou poderio econômico para coagir pessoas e obter vantagens no pleito ou divulgação de mensagens falsas para descredibilizar o sistema eleitoral configuram abuso de poder econômico ou político.

Cota de gênero

Sobre fraude à cota de gênero, a resolução define que pode ser identificada a partir da obtenção de votação irrisória de candidatas, prestação de contas com movimentações financeiras idênticas e ausência de campanha eleitoral efetiva. A negligência de partido ou federação em relação às candidaturas femininas também comprova a irregularidade, que pode resultar na cassação de todos os eleitos pelo partido, invalidação das candidaturas e anulação dos votos recebidos.

Em relação às campanhas, os desvios de recursos destinados às candidaturas femininas serão considerados irregulares independentemente do valor desviado. Do mesmo modo, o uso exclusivo de recursos para beneficiar candidaturas masculinas será tratado como uma violação das normas de arrecadação e gastos. A sanção para essas ilicitudes é o impedimento de posse ao cargo.

Compra de votos

Já para definir a compra de votos, precisa ser comprovada a existência de promessa ou oferta de vantagem pessoal ao eleitor. Nesse caso, não é necessário apresentar o pedido explícito do voto em troca do benefício. A prática, que pode ser considerada corrupta caso seja demonstrada a capacidade de obstrução da legitimidade do pleito, prevê a aplicação de multas de até R$ 53 mil e cassação do registro do candidato.

O TSE ainda proibiu diversas ações aos agentes públicos, como a concessão de bens ou imóveis da administração pública em benefício de partidos ou candidatos e a prestação de serviços para campanhas eleitorais.

A regulamentação também permite que ações eleitorais diferentes, que dizem respeito a um mesmo caso, sejam reunidas para um julgamento comum, desde que a apreciação conjunta colabore com a efetividade do processo e não comprometa a celeridade.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *