Jornalismo

Zé Dias afirma que Henrique Alves é um dos “chefões” da corrupção na Petrobrás

 

Reportagem do Jornal de Hoje desta quarta-feira

O deputado estadual José Dias (PSD) afirmou hoje que o presidente da Câmara dos Deputados e candidato do PMDB a governador do Rio Grande do Norte, deputado federal Henrique Eduardo Alves, é suspeito de ter recebido dinheiro desviado dos cofres da Petrobras, segundo a deleção do ex-diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, conforme investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.  Segundo o pessedista, a hegemonia de apoios conquistada pelo peemedebista no primeiro turno talvez seja explicada pelo escândalo da Petrobras. “Henrique era o Deus do Olimpo, e nós éramos todos aqueles que queriam, pelo menos, olhar para o Olimpo. Se ele não ganhou no primeiro turno, ele, na realidade, perdeu. Porque apostava na vitória no primeiro turno. Porque fez promessas mirabolantes. Promessas que um dia alguém vai escrever no folclore político. Porque são promessas que o próprio ministro Garibaldi Filho na minha cidade Umarizal disse que eram irrealizáveis. Só que há um movimento político que é contra essa hegemonia. Hegemonia construída, só Deus sabe como… Talvez o escândalo da Petrobras explique”, disse Dias, durante entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94.

Claro, (Henrique é suspeito) de ter recebido dinheiro da Petrobras”, completou José Dias. “Olha eu não digo a você que ele é chefão de nada. Ele é quem diz que é chefão. Você já viu Henrique dizer que é igual à gente? Você ver dizer que ele tem poder. Quem tem o poder que ele tem para abrir todas as portas, que tem o poder para fazer tudo, ele não é chefão? Chefão não somos nós, que somos pessoas humildes, exercemos as nossas profissões tentando ser dignos delas. Nós não somos chefões. Henrique é quem diz que tem poder. Você acha que alguém deste esquema é mais poderoso que ele? Só Michel Temer”, afirmou Dias, se referindo, ainda, ao vice-presidente da República, Michel Temer, do PMDB.

Henrique foi citado pela revista Veja como um dos beneficiários do esquema de desvio de recursos da Petrobras através de empresas construtoras de obras públicas que abastecem campanhas eleitorais. Apenas de duas dessas empresas Henrique recebeu oficialmente cerca de R$ 6,5 milhões para sua campanha ao governo do Estado. Segundo José Dias, o fato de ser suspeito de ter recebido recursos advindos de corrupção seria suficiente para Henrique não ter o voto do eleitor potiguar.

O parlamentar reeleito acredita, inclusive, que o envolvimento de Henrique com a Operação Lava Jato foi um dos elementos responsáveis para levar a eleição para o segundo turno. “Politicamente, no escândalo que é o maior do mundo, Henrique é citado. Ele, o presidente do Senado. E acho que isso teve influência, não tenho a menor dúvida”. José Dias acrescenta, ainda sobre o escândalo da Petrobras, que uma decisão judicial proíbe novas revelações. “Então só vamos ter conhecimento do escândalo depois”.

José Dias faz a ressalva de que a citação ao nome de Henrique não significa que ele seja culpado. “Se você ler todas as referências, as notas nos blogs nacionais, aqui no Rio Grande do Norte tem pouco, mas, nos blogs nacionais, na IstoÉ, na Veja, no Estado de S. Paulo, no Valor Econômico, enfim, de vez em quando, você vê uma referência ao nome do homem. Isso significa que ele é o culpado e vai para a cadeia? Não estou falando isso. Deus me livre de falar uma coisa dessas. Mas um homem com suspeita, para mim, não merece o meu voto para governador”.

Para José Dias, embora não provado, vez que todos os fatos não estão revelados, “mas pelo menos há um pedacinho, um fio do novelo foi puxado”. Declarou o deputado: “Na hora que o nome dele foi citado, que foi citado enfaticamente, aí que a gente tem que botar a orelha em pé, porque eu mereço o favor da presunção de inocência, claro, todo mundo merece. Criminalmente sim, politicamente, não. Um político é como a mulher de César, ele não pode só ser honesto, precisa parecer. Por que não citaram Pedro Simon? Por que não citaram o Jarbas Vasconcelos? por que não citaram o Cristovam Buarque? Por que não citam essas pessoas? Eu não vou nem dizer porque não cita a gente aqui, por que aqui não somos nada. Daqui, só é grande Henrique”, disse o deputado.

Enquanto no Direito há o devido processo legal que deve ser respeitado, com ampla defesa e contraditório, “na Política existe a obrigação de você não parecer comprometido com coisas que não são corretas”. Além disso, no que toca a Henrique, Dias afirma que “ele não tem um histórico tão limpo porque foi super secretário do governo Garibaldi, originando um processo em que foi condenado por improbidade administrativa”.

“Henrique manipula dados contra Robinson Faria”

O deputado José Dias acusou Henrique Alves de manipular informações com o intuito de atingir a imagem do vice-governador Robinson Faria. Ele se refere à acusação da campanha do peemedebista, que aponta que Robinson gastou R$ 9 milhões por ano como vice sem nada produzir para o Estado.

“A manipulação que o deputado Henrique fez em relação à vice-governadoria é uma coisa que depõem contra qualquer pessoa, é vergonhosa. Primeiro ele desconhece a função o vice-governador, que é substituir e suceder o governador, exercer funções especiais se for designado pelo governador, podendo ser secretário, outra coisa qualquer. Mas ele fala que se gastou muito na gestão de Robinson, mas uma comparação mostra que Robinson foi o que menos gastou no comparativo com os vices anteriores, inclusive apoiados por Henrique”, diz Dias, mostrando uma tabela.

Diz o parlamentar: “Henrique manipula o negócio de uma forma vergonhosa, mas deveria informar ao povo o que significa a vice-governadoria”, declarou, comparando o presidente da Câmara ao presidente russo, Wladimir Putin. “Eu confesso a você que o candidato Henrique é o presidente da Câmara, mas se julga um Putin. Ele é o Putin brasileiro, é Hércules”.

Dias também questionou a demissão do ex-diretor do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), Elias Fernandes, indicado por Henrique, sob suspeita de corrupção. “Se você for à internet vai encontrar matérias falando da demissão de Elias Fernandes do DNOCS, que foi demitido covardemente. Henrique diz que construiu 500 e tantos poços, mas não foi ele, foi Elias que construiu os poços. As outras coisas do DNOCS (suspeita de corrupção) não foi Elias que fez e quem deveria estar respondendo ao processo era Henrique. Como é que ele faz os poços, decide tudo e quem vai responder ao processo é Elias? É uma coisa uma contundência, isso não é justo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA IPSENSUS/GOVERNO RN/ESPONTÂNEA: Álvaro Dias lidera com 19,4%; Allyson tem 18,5% e Cadu 10,7%

Pesquisa do Instituto IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que, no cenário espontâneo, Álvaro Dias lidera as intenções de voto para o Governo do RN com 19,4%. Seguido por Allyson Bezerra com 18,5%, Cadu Xavier com 10,7%.

Branco/nulo somaram 6,4% e outros 43,8% não souberam responder.

A pesquisa IPSsensus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 22 de junho de 2026. O levantamento possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Registro no TSE: RN-09520/2026

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA IPSENSUS/GOVERNO RN/ESTIMULADA: Álvaro Dias lidera com 32,5%; Allyson tem 27,3% e Cadu 16,8%

Pesquisa do Instituto IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que, no cenário estimulado, Álvaro Dias lidera as intenções de voto para o Governo do RN com 32,5%. Seguido por Allyson Bezerra com 27,3%, Cadu Xavier com 16,8%.

Também foram citados na pesquisa Robério Paulino (2%), Rodrigo Vieira (0,4%) e Dário Barbosa (0,3%).

Branco/nulo somaram 3,2% e outros 17,5% não souberam responder.

A pesquisa IPSsensus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 22 de junho de 2026. O levantamento possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Registro no TSE: RN-09520/2026

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Qual torcida vai lotar mais a Arena no fim de semana? ABC ou América?

A Casa de Apostas Arena das Dunas será palco de um fim de semana especial para o futebol potiguar. Os dois maiores clubes do Rio Grande do Norte entram em campo em confrontos decisivos pela Série D do Campeonato Brasileiro e contam com um ingrediente que pode fazer a diferença na busca pela classificação: a força das arquibancadas.

No sábado às 18h, o América recebe o Fluminense (PI). Menos de 24 horas depois, no domingo às 16h, o ABC enfrenta o Altos (PI). Os dois confrontos são decisivos e valem vaga na próxima fase da competição e prometem lotar Arena.

Mais do que acompanhar duas partidas decisivas, o fim de semana lança uma provocação saudável entre as duas maiores torcidas do estado: qual delas será capaz de promover a maior festa nas arquibancadas?

Além da emoção dos jogos, os torcedores encontrarão toda a estrutura da Casa de Apostas Arena das Dunas, com estacionamento, praça de alimentação, acessibilidade, segurança, reconhecimento facial e opções premium de hospitalidade, como o Rooftop Dunas, que funcionará nas duas partidas com serviços de open bar, open food, música ao vivo e estacionamento incluso.

Os ingressos para as duas partidas seguem à venda no site casadeapostasarenadasdunas.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara de Natal concede título de cidadão natalense a Frei Gilson, aprovado por unanimidade

Foto: reprodução

A Câmara Municipal de Natal concedeu o título de cidadão natalense ao Frei Gilson. A homenagem foi oficializada por meio do Decreto Legislativo nº 1780/2026, publicado nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial do Município. A entrega ocorrerá em sessão solene, em data ainda a ser definida.

A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora da Casa em outubro de 2025 e aprovada por unanimidade em junho deste ano. Segundo a justificativa, a honraria reconhece a contribuição de Frei Gilson à evangelização, à cultura e à promoção de valores humanos e cristãos em Natal.

Conhecido nacionalmente por suas pregações, músicas e transmissões de oração nas redes sociais, Frei Gilson soma mais de 22 milhões de seguidores no Instagram e no YouTube. O sacerdote também lidera o Ministério Som do Monte e é autor de canções como “Eu Te Levantarei” e “Tu És o Centro”.

O religioso tem apresentação marcada em Natal no dia 10 de outubro, na Arena das Dunas, durante o evento Bote Fé Natal com Maria. Segundo a Arquidiocese de Natal, a renda será destinada ao projeto de climatização da Catedral Metropolitana e a ações sociais da instituição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

LUTO: Morre a jornalista Helga Oliveira

Foto: reprodução

Tristeza grande. Faleceu nesta quinta-feira (25), uma grande amiga, a jornalista Helga Oliveira, aos 52 anos.

Amiga de longa data, desde a infância, Helga lutou muito nos últimos dias quando esteve internada.

Helga era casada com meu amigo e companheiro de bancada no Meio Dia RN, Luis Henrique, e deixa dois filhos, a quem presto minha total solidariedade neste momento.

Ao longo do dia informaremos sobre o velório e sepultamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula anuncia Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado; senadora substitui Jaques Wagner, investigado no caso Master

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.

A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6×1 e a chamada PEC da Segurança Pública.

Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros“, disse Lula no X (antigo Twitter).

Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.

Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”, afirmou a senadora em suas redes sociais.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi RN participa do 5º Summit Sicredi de Governança

Evento reuniu mais de 1.700 lideranças para debater gestão, inovação e os desafios do cooperativismo em um cenário de transformação
O Sistema Sicredi realizou, no dia 10 de junho, a 5ª edição do Summit Sicredi de Governança, evento dedicado ao fortalecimento da governança, ao alinhamento estratégico e ao aprimoramento da gestão na instituição financeira cooperativa.
Com transmissão ao vivo a partir do Centro Administrativo Sicredi (CAS) e do Espaço Sicredi São Paulo, o encontro reuniu mais de 1.700 participantes, entre conselheiros de administração, conselheiros fiscais, presidentes, diretores executivos e demais lideranças das cooperativas, centrais e entidades do Sistema.
A Sicredi RN esteve representada por integrantes da Diretoria, da Secretaria Executiva e da área de Desenvolvimento do Cooperativismo.
A programação contou com especialistas e convidados para debater governança, inovação, tecnologia, estratégia, ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) e transformação dos negócios — temas que reforçam a importância de uma governança sólida para a sustentabilidade, o crescimento e a perenidade do cooperativismo de crédito.
“Fortalecer a governança é fundamental para garantir decisões consistentes, alinhadas aos princípios cooperativistas e às necessidades dos nossos associados — e nos prepara para evoluir com foco no desenvolvimento das pessoas, das comunidades e dos negócios”, destacou o presidente da Sicredi RN, Damião Monteiro.
Fundada em 1993, a Sicredi RN é a maior instituição financeira cooperativa do estado. Com atuação em 11 cidades-polo, está presente em todas as regiões do Rio Grande do Norte, oferecendo seu modelo cooperativo de relacionamento aos associados em todo o estado e apoiando a realização de projetos, o crescimento dos negócios e o desenvolvimento da economia local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura isenta IPTU de imóveis atingidos por transbordamento de lagoa na Zona Norte de Natal

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Natal sancionou uma lei que perdoa a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2026 para imóveis atingidos pelo transbordamento da lagoa de captação do Jardim Primavera, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte.

A isenção também é válida para a Taxa de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação do Lixo de 2026. Ao todo, 170 imóveis vão receber a isenção. Segundo a prefeitura, as isenções somam R$ 116 mil. Os endereços completos das residências foram divulgados na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Município (DOM).

As vias citadas no documento são:

Avenida Desembargador Francisco de Assis Martins;
Rua Alexandre Pinto;
Rua Coração de Maria;
Rua Couto Magalhães;
Rua da Liberdade;
Rua Eider Carvalho;
Rua Engenheiro Nerivaldo Soares;
Rua José Luis da Silva;
Rua Miguel de Cervantes;
Rua Nova Canaã;
Rua Nova Galileia;
Rua Nova Jerusalém;
Rua Nova Primavera;
Rua Novo Oriente;
Rua Rizomar Correia dos Santos;
Travessa Cantor Jesse;
Travessa Nova Jerusalém;
Travessa Padre Cícero;
Travessa Padre Pedro.

Segundo o documento, a isenção é para “incidentes sobre imóveis edificados atingidos pelas chuvas intensas e pelo transbordamento da lagoa de captação do Jardim Primavera”.
Para ter direito à remissão dos tributos, o imóvel precisa ter sofrido “danos materiais decorridos de alagamento, inundação ou interdição parcial ou total” comprovados por laudo técnico da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

O benefício será processado automaticamente pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) aos endereços listados no anexo da legislação.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Faixa da Ponte de Igapó é interditada pela PRF para instalação de câmeras

Foto: Reprodução

Uma faixa da Ponte de Igapó, em Natal, no sentido Centro-Zona Norte, ficará parcialmente interditada nesta quinta-feira (25) para a realização de serviços de instalação de câmeras. A interdição ocorre das 10h às 15h.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio acontece no km 85 da BR-101, no sentido decrescente da rodovia. A faixa interditada é a da esquerda.

A Ponte de Igapó é uma das principais ligações entre a Zona Norte e as demais regiões de Natal, com fluxo intenso de veículos ao longo do dia.

A PRF informou que o local foi sinalizado para orientar os motoristas durante a execução do serviço. A orientação é que os condutores reduzam a velocidade e redobrem a atenção ao passar pelo trecho.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Michelle nega “briga” após vídeo com críticas a Flávio: “Não tenho raiva”

Foto: Reuters

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou uma mensagem em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (25) em que apazigua sua relação com o enteado e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL). “Não há briga, nem competição.” No dia anterior, Michelle publicou um vídeo afirmando que foi desrespeitada e maltratada pelo enteado.

Michelle abre a nota com a afirmação de que não tem raiva de ninguém: “apenas esclareci uma situação que estava sendo deturpada”.

O desentendimento entre os dois surgiu por conta da recusa da ex-primeira-dama em apoiar a pré-candidatura do ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, opção feita pelo PL e defendida por Flávio.

Ainda na definição da chapa que concorrerá a cargos no estado, outra rusga surge da rejeição do nome da vice-presidente nacional do PL Mulher, Priscila Costa, aliada de Michelle, para uma vaga ao Senado. Flávio Bolsonaro teria entrado em acordo com o deputado federal André Fernandes (PL-CE) para que a vaga fosse de Alcides Fernandes (PL-CE), pai de André Fernandes.

Na sequência da nota desta manhã, a presidente do PL Mulher afirma que os membros da sigla irão “todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno”. Como mostrou a CNN, integrantes do PL avaliaram que a ex-primeira-dama extrapolou limites com os comentários do vídeo da última quarta-feira (24).

“Não há briga, nem competição. Peço apenas que não retirem trechos da minha fala de contexto para gerar confusão. Uma nova história será escrita com verdade, clareza e respeito”, finaliza.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *