Diversos

Pelé pede que responsáveis pela corrupção não sejam confundidos: 'Os jogadores e a seleção não têm culpa'

2011110804929Maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé pediu, nesta quinta-feira, que a população brasileira não confunda os responsáveis pelos recentes casos de corrupção na política brasileira. Para ele, a Copa do Mundo que começa no dia 12 de junho é uma oportunidade para o Brasil se inserir com mais destaque no cenário internacional.

— Os jogadores e a seleção não têm culpa dos casos de corrupção. Durante a Copa das Confederações, no ano passado, aconteceu uma série de manifestações, mas tudo se acalmou um pouco depois do título, porque o futebol é uma das alegrias do povo brasileiro. Não podemos confundir responsabilidades.

O pedido aconteceu na loja da Apple do shopping Village Mall, na Barra, durante o lançamento do filme “Pelé eterno” para o iTunes. O documentário estará disponível no aplicativo a partir do próximo dia 24.

Copa do Mundo

Pelé está confiante no bom desempenho dos comandados de Felipão no mundial, mas não esconde que tem preferência por um adversário em uma possível decisão. O Rei quer revanche.

— Primeiramente, eu quero que o Brasil esteja na final, seja contra quem for. Mas, se eu tivesse a chance divina de escolher um adversário, ele seria o Uruguai, por causa da final de 1950 — afirma Pelé, sem esquecer a derrota por 2 a 1 naquele 16 de julho.

Em 1950, Pelé tinha 9 anos, mas ele ainda guarda lembranças do maior trauma da história do futebol brasileiro.

— Eu estava em casa, e meu pai, que também foi jogador, estava chorando após a derrota. Eu não sabia bem o que fazer, e disse a ele para relaxar, que um dia eu ainda daria um título mundial a ele. E foi o que aconteceu em 1958, na Suécia — relembra.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. “Se o capitalismo é assim tão maravilhoso, porque minha vida é uma merda?”. Acho que a pergunta é: se o comunismo é tão fantástico, porque as pessoas fogem DE Cuba e não PARA Cuba?
    O PT tem dois pilares sob os quais se mantém: os que se dão bem com uma boquinha sempre alargada em "comissões" e os otários que acreditam na pureza do partido e sustentam os do primeiro grupo no degrau de cima.

  2. ANTES DE FALAREM DO NOSSO GOVERNO DO PT, LAVE A SUA BOCA NOSSO PARTIDO MERECE RESPEITO FOI QUEM MUDOU NOSSO PAIS,POR DEZ ANOS E VAI FAZER MUITO MAIS TUCANADAS SAFADAS.

  3. Pelé definitivamente foi um dos maiores jogadores de futebol do mundo, isso é indiscutível, mas quando a matéria é política e povo ele é um desastre completo.
    Realmente os jogadores, 22 mais a comissão técnica e outro goleiro reserva, não têm culpa da corrupção, mas isso não quer dizer que não se possa mais protestar porque esses 22 vão jogar.
    Assistir jogo de futebol e 22 ganhando títulos não mata a fome do povo e tão pouco faz com que tenham equipamentos, infra-estrutura e médicos em hospitais.
    22 em campo não muda a realidade dos políticos terem se beneficiado diariamente das verbas pagas as construtoras através de propinas.
    Boa sorte a seleção Brasileira, mas digo… mais sorte para nós, cidadãos brasileiros.

  4. Lendo os comentários dos senhores Rabelo e Eric, verifico que "parecem" sérios, mas são na verdade, verdadeiras verborreias, uma falácia política mesmo, dessas que alimentam ingenuidades pouco afeitas a uma análise mais criteriosa acerca das sutilezas da história e das complexidades do poder.
    O Filósofo Pablo Capistrano afirma que: rupturas na ordem democrática só se justificam quando servem para implantar uma radicalização maior da própria democracia. Quando nascem com um conteúdo moralista e reacionário, destinado a combater abstrações como “os corruptos” ou “a bandidagem” e defender medidas retoricas vazias como “colocar ordem na casa”; escondem na verdade uma pulsão autoritária recalcada, que traz as marcas de regimes de força que se sucederam de modo miseravelmente constante na história nacional.
    O que está por trás do delírio da “ameaça vermelha” é um recurso mistificador bastante usado pelos liberais para contornar a terrível pergunta que todo mundo nesse mundão de meu deus alguma vez já se fez: “Se o capitalismo é assim tão maravilhoso, porque minha vida é uma merda?”.
    A melhor maneira de negar o fracasso de um sistema é dizer que ele não existe ou que está ameaçado por forças que o sabotam. Esse é o recurso usado pelos liberais ao afirmar que o capitalismo real não é o capitalismo utópico do livre mercado justamente porque a “ameaça vermelha” sabota o projeto liberal. Curiosamente esse era o mesmo argumento usado pelos stalinistas para justificar os Gulags: “não conseguimos implantar ainda o comunismo como prometemos porque a ameaça pequeno burguesa está sabotando nosso projeto, por isso precisamos de um regime de força”.
    Encontrar inimigos, internos ou externos, que sirvam como recurso retórico para desviar a percepção das pessoas acerca dos fracassos das próprias utopias é uma estratégia velha, usada pela esquerda e pela direita.
    Por isso, amigo velho, fique esperto, pra depois não ser surpreendido na curva da esquina. Pois, agora é a hora de mostrar de que lado você samba.

    1. É…e o PT LIXO não é nadinha né? Coitado desses Tolos do PT.
      OBS: Nem moro mais nesse PAIS lixo do brasil, Olho apenas as noticias e mostro aos meus filhos a MERDA de lugar que o pai deles veio,para que eles NUNCA tenham vontade de ir ao brasil. PT é o MAIOR partido LADRAO da historia Luciano PTralha. Boa sorte com esse partido que apenas levou um pais que ja era ruim para o fundo do poço.

    2. Não precisa se revoltar…o PT vai ter que comer muita farinha para chegar ao nível do DEM/Tucanos, estatisticamente os partidos mais corruptos do país disparado. Pesquise, nao vai doer. Pelo comentário, parecer ser um capachinho de gringo….Vai o seguinte, esquece o Brasill e vai lavar prato pra gringo, e calado.

    3. Luciano, tenho pena de patetas fanaticos pelo PT como você é, mas que seja, só para você chorar por que deve ganhar uma bolsa esmola do governo,eu tenho 2 empresas de estacionamento aqui em Lisboa (sabe onde fica?) ganho por semana, mas do que você provavelmente vai ganhar na sua vida ai no Brasil. Aprenda a ser uma pessoa melhor, MUDE essa ideia de "quem fala mal do PT é DEM/TUCANO" saiba de uma coisa "moleque" pq é isso que vc é, aqui o prefeito ganha apenas 5mil euros, o salario minimo é em media de 1mil euros, igualzinho no seu pais ne? ACORDA alienado do PT, teu partido e QUALQUER outro SAO LIXO!!!!!apenas isso LIXO.

    4. Mas os que estão cumprindo pena são os do PT. Nem para roubar esses petralhas são competentes.

    5. TEM GENTE QUE É CEGA DO CEREBRO E NÃO DOS OIOS, CITOU OS PARTIDOS POLITICOS CORRUPTOS E NÃO FALOU DO 1º LUGAR pt.
      vamos ser justos para melhorar essa nação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “DERAM UMA RASTEIRA NELE”: Vereador Fúlvio Saulo afirma que Kelps Lima não deverá votar em Allyson Bezerra para o Governo do Estado

Vídeo: Reprodução

O vereador de Natal Fúlvio Saulo (Solidariedade), em entrevista nesta semana ao programa “Contraponto”, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas na 96 FM, afirmou que o ex-deputado estadual Kelps Lima (União Brasil) não deverá votar em Allyson Bezerra (União Brasil) para o Governo do Estado.

“Eu acredito que Kelps vai ficar neutro, não vai tomar posicionamento político, o voto dele só ele vai saber, mas eu não acredito que ele vote em Allyson”, declarou o vereador, que na semana passada anunciou o rompimento com o pré-candidato do União Brasil e o apoio a Álvaro Dias (PL).

Após falar em uma eventual “neutralidade” de Kelps, Fúlvio disse acreditar que ele deverá romper com Allyson Bezerra pela “decepção” com o ex-prefeito de Mossoró. “Foi um sentimento de traição de verdade. Eu acredito que se Allyson quisesse ele teria feito Kelps deputado federal, ele ter um deputado federal que realmente seria amigo dele. Allyson participou da reunião em Brasília e da decisão de darem a rasteira, tirarem o alicerce de Kelps”, afirmou.

Kelps Lima anunciou a retirada da pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil alegando “quebra de compromissos” políticos assumidos com ele pelos deputados federais Benes Leocádio (União Brasil), João Maia (PP) e Robinson Faria (PP), que envolveriam a transferência de bases eleitorais para viabilizar sua campanha à Câmara dos Deputados. O próprio Allyson Bezerra teria lhe assegurado que os acordos seriam cumpridos, o que terminou não acontecendo e culminando com sua saída das eleições de 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ESQUECERAM DE FÁTIMA: Samanda imita Cadu e vai aparecer na urna como “Samanda de Lula”

Foto: Reprodução

A pré-candidata ao Senado pelo PT, Samanda Alves, imitou o pré-candidato petista a governador Cadu Xavier e vai aparecer na urna como “Samanda de Lula”. A decisão foi tomada em reunião virtual na quarta-feira (29) da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB.

Cadu já vinha se apresentando desde o início da pré-campanha como “Cadu de Lula”, mas Samanda estava apostando no slogan “Samanda é Fátima e Fátima é Samanda”. Os dois, no entanto, começaram a tentar se descolar da governadora, que tem a gestão reprovada por quase 60% da população do RN, segundo a pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG.

Cadu deu entrevista nesta semana dizendo que Fátima é sua “líder”, mas que é “diferente dela” e que, se for eleito, não fará um governo “simplesmente de continuidade”, mas sim com “ideias próprias”. Já Samanda, que apostava na ligação com a governadora para tentar decolar nas pesquisas, agora decidiu que é melhor se associar a Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NO MUNDO DA LUA: Fátima nega realidade e diz que RN “voltou a planejar, investir e entregar resultados”

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT) deu uma entrevista ao “Diário do RN”, nesta sexta-feira (31), falando dos supostos “avanços” da sua gestão nas áreas da educação, infraestrutura rodoviária, segurança hídrica e segurança pública. Ela disse que o Rio Grande do Norte “voltou a planejar, investir e entregar resultados”

A entrevista comprova que Fátima vive no mundo da lua, ignorando inclusive que sua administração é reprovada por quase 60% da população do RN, que não vê esses avanços citados pela governadora do PT.

A realidade do RN, diferentemente daquela pintada pela governadora, é de caos financeiro, com um rombo bilionário das contas estaduais, fornecedores sem receber e serviços públicos funcionando precariamente. A educação amarga os piores índices do país, na segurança temos as facões criminosas ampliando cada vez mais seu domínio nos territórios de todas as regiões e na saúde temos uma verdadeira tragédia, como comprovam os corredores lotados do Walfredo Gurgel em Natal e do Tarcísio Maia em Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Após fuga de 11 detentos, Sindppen-RN denuncia retrocesso no sistema prisional do estado

O Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN) manifestou preocupação com a fuga de 11 presos da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5), registrada nesta sexta-feira (31). Segundo a entidade, entre os foragidos há detentos apontados como lideranças de organização criminosa.

Em nota, a presidente do sindicato, Vilma Batista, afirmou que o episódio é reflexo da falta de investimentos em segurança e da ausência de uma gestão voltada para procedimentos técnicos dentro das unidades prisionais. Ela também criticou o que classificou como enfraquecimento das medidas de segurança adotadas pelos policiais penais.

O Sindppen-RN afirma que o sistema enfrenta problemas como déficit de efetivo, câmeras inoperantes, guaritas desativadas e coletes balísticos vencidos. De acordo com a entidade, a fuga ocorreu em uma área sem monitoramento adequado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Executiva Nacional do Solidariedade nega encerramento de atividades políticas no RN e diz que partido será presidido pela prefeita de Parnamirim Nilda Cruz

 

Foto: Reprodução

A Executiva Nacional do Solidariedade emitiu nota oficial negando que o partido tenha encerrado suas atividade políticas no Rio Grande do Norte e informando que o diretório potiguar da legenda será presidido pela prefeita de Parnamirim Nilda Cruz.

O anúncio contraria o comunicado feito ontem pelo ex-presidente estadual do partido, Janiel Hercílio, que havia afirmado em nota que a legenda estava “encerrando momentaneamente sua atividades políticas no Rio Grande do Norte” e transferindo à Direção Nacional todas as decisões político-eleitorais para 2026.

De acordo com a Executiva Nacional, o partido “inicia uma nova etapa de fortalecimento de sua atuação no Estado, com uma reorganização política voltada à construção de um projeto ainda mais sólido para as eleições de 2026”. A nota reafirma ainda que a Federação Renovação Solidária, compota pelo Solidariedade e pelo PRD, seguirá na coligação do pré-candidato a governador Allyson Bezerra (União Brasil).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Após investigação, Lula defende silêncio de Lulinha: “não precisa comentar mentiras”

Imagens: Reprodução/Poder360

O presidente Lula (PT) afirmou que o filho Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, não precisa se manifestar sobre acusações e suspeitas envolvendo seu nome. Segundo Lula, o filho atualmente mora na Espanha e responderá caso seja alvo de investigações.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (30), durante entrevista ao podcast “Inteligência Ltda.”.

Questionado se seria importante Lulinha falar sobre o assunto, Lula respondeu que não, alegando que comentar “mentiras” não ajudaria o filho.

Segundo o presidente, Lulinha afirma diariamente que é inocente e, caso seja investigado, deverá ser tratado como qualquer outra pessoa.

“Se meu filho for acusado de qualquer coisa, ele será tratado como o filho de qualquer pessoa”, declarou.

Inquérito 

A fala ocorreu no mesmo dia em que o ministro André Mendonça, do STF, autorizou a abertura de um inquérito para investigar suspeitas de tráfico de influência e corrupção envolvendo Fábio Luís Lula da Silva. A investigação será conduzida pela Polícia Federal.

O inquérito apura se Lulinha teria atuado para facilitar contatos do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, com integrantes do Ministério da Saúde.

A PF investiga possíveis relações envolvendo negócios na área de cannabis medicinal. A defesa de Lulinha informou que não tinha conhecimento do pedido feito pela Polícia Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VEJA QUEM SÃO: Seap divulga nomes dos 11 presos que seguem foragidos da Rogério Madruga, na Grande Natal

Foto: Reprodução

Onze presos seguem foragidos após uma fuga registrada nesta sexta-feira (31) na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, em Nísia Floresta. Segundo a Seap-RN, 13 detentos conseguiram escapar da cela por volta das 5h30. Dois foram recapturados ainda dentro da unidade.

A direção do presídio e equipes da Polícia Militar realizam buscas para localizar os demais fugitivos. A Seap informou que as circunstâncias da fuga ainda estão sendo investigadas.

A secretaria divulgou a lista dos presos que continuam sendo procurados:

Cleidson Martins Dantas. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Thiago da Silva Maia Braga. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Diogo da Luz Silva. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Isaac Donato Rodrigues. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Kaio do Nascimento Gomes. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Tiago Nogueira da Silva. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Petrúcio Railande dos Santos. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Jackson Matheus Martins Simões. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Jonatas Ferreira Isis Dorea da Silva. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Eliandson Luciano de Lima. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Julianderson Francisco Nogueira. Foto: Divulgação/SEAP/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PF aponta que Vorcaro citou Rui Costa, Wagner e Silveira como favoráveis ao negócio do Master com BRB

Foto: Reprodução

Um relatório da Polícia Federal aponta que Daniel Vorcaro, do Banco Master, teria citado três integrantes do governo Lula como favoráveis à venda da instituição financeira para o Banco de Brasília (BRB).

Segundo o documento, ao ser questionado por um jornalista sobre quais nomes do governo apoiavam a operação, Vorcaro teria mencionado o então ministro da Casa Civil, Rui Costa, o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Rui Costa. Foto: Reprodução

A conversa, segundo a PF, ocorreu em 19 de agosto de 2025 e faz parte da investigação que apura possíveis relações envolvendo o Banco Master e aliados políticos.

Jaques Wagner. Foto: Reprodução

De acordo com o relatório entregue ao ministro André Mendonça, do STF, os investigadores avaliam que Vorcaro enxergava Jaques Wagner como um aliado político em uma operação de caráter regulatório, que dependia de análises técnicas do Banco Central.

Alexandre Silveira. Foto: Reprodução

A PF afirma ainda que o apoio de Wagner à negociação do Banco Master com o BRB, somado a cobranças feitas pelo enteado do senador, Eduardo Sodré Martins, por pagamentos pendentes, reforçaria a suspeita de que haveria uma relação entre articulações políticas e repasses financeiros investigados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula reclama do Palácio da Alvorada e diz que morar no local é “desumano”

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (30) que morar no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, é “desumano” e disse que o local não seria “aconchegante”, durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda., realizada dentro do próprio palácio.

Foto: Reprodução

Segundo Lula, apesar do imóvel ter oito quartos, a distância entre os ambientes dificulta a rotina. Ele afirmou que a cozinha fica longe dos quartos e brincou sobre o tempo para receber alimentos e bebidas.

Foto: Reprodução

“Se você tiver que pedir café, o café chega frio; se você pedir uma cerveja, aí ela chega quente”, disse o presidente.

Foto: Reprodução

Lula também comentou que o tamanho do espaço torna a circulação cansativa. A fala ocorreu durante uma conversa sobre sua rotina e a estrutura da residência oficial da Presidência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

URGENTE: 11 detentos seguem foragidos após fuga da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga; forças de segurança fazem buscas

Foto: Reprodução

Onze presos seguem foragidos após uma fuga registrada na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, na madrugada desta sexta-feira (31). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-RN).

Segundo a secretaria, 13 detentos conseguiram deixar a cela por volta das 5h30. Dois deles foram recapturados ainda dentro da unidade prisional, enquanto 11 permanecem foragidos.

A direção da penitenciária e equipes da Polícia Militar realizam buscas para localizar os fugitivos e trabalham na identificação dos presos que escaparam.

A Seap informou que a ocorrência ainda está sendo apurada e que as circunstâncias da fuga seguem sob investigação. Novas informações deverão ser divulgadas após a conclusão do levantamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *