Abertura dos JERNS 2013 acontece nesta sexta-feira

Acontece nesta sexta-feira (11), a abertura oficial da etapa final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERNS. Em 2013, a competição envolve mais de 500 escolas públicas e privadas dos 167 municípios do Estado, em todas as suas etapas. Além do crescimento no número de inscrições, que saltou de 32 mil atletas, em 2012, para 45 mil, em 2013, foram incluídas as modalidades de Tênis de Campo e Luta Olímpica.

Entre as 30 modalidades com disputa por medalha estão ainda Polo Aquático, Capoeira, Ciclismo, Handebol, Taekwondo, Judô, Badmintom, Atletismo, Futsal, Vôlei, Basquete, Karatê, Surf, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Aeróbica, Ginástica Rítmica, Tênis de Mesa, Handebol de Areia, Natação, Nado Sincronizado, Xadrez, Tênis de Campo, Pesca e Mountain Bike.

Outra novidade dessa edição é que pela primeira vez as finais de duas modalidades importantes serão disputadas no interior do Estado. As cidades de Assu e Goianinha sediarão, respectivamente, as competições masculinas do Futsal e do Futebol de Campo, promovendo assim uma descentralização dos jogos, que tradicionalmente ocorrem em Natal.

“Essa é uma oportunidade que as cidades do interior terão de organizar as etapas finais. Além de Assu e Goianinha, a cidade de Parnamirim receberá jogos do Futsal feminino, e Macaíba será palco do Ciclismo”, destacou Gileno Souto, coordenador de desporto da Secretaria de Estado da Educação.

Segundo o responsável pela CODESP, é do interior que vem o maior número de inscritos. “Isso demonstra que os jogos estão se firmando cada vez mais no estado como um todo e tem atraído um número maior de participantes a cada ano. Prova disso é o acréscimo de mais de 10 participantes do último ano para cá.”

Para a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, os jogos servem de meio para fomentar o interesse do aluno pela escola. “E consequentemente obtenha melhores resultados não apenas nas quadras, mas na sala de aula. Por isso estamos investindo tanto numa verdadeira transformação do Desporto Escolar do Rio Grande do Norte. É uma prioridade nossa”, concluiu a secretária.

Realizado pela Coordenadoria de Desporto Escolar, da Secretaria de Estado da Educação, a edição 2013 dos JERNS chega a sua etapa final após realizar uma série de regionais, selecionando as melhores equipes e atletas de todas as regiões do Rio Grande do Norte. O investimento total do Governo do Estado em todas as etapas dos jogos, envolvendo compra de materiais esportivos, medalhas, troféus, locação de praças esportivas, pagamento de arbitragem, alimentação e transporte de atletas do Estado é de aproximadamente R$ 2 milhões.

Utilidade Pública
Abertura dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERNS
Local: Ginásio de Esportes da UFRN – Campus Natal
Horário: 9h