A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN) encerra 2013 com um balanço satisfatório e com a missão de contribuir com a divulgação do RN em outros estados atingida de maneira importante.
Prova disso que, em 2013, foram realizados 11 eventos em três regiões do Brasil para vender o destino RN. Os eventos promovidos pela ABIH-RN foram realizados em Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS). No total, 884 agentes participaram dos eventos da Associação e foram capacitados para divulgar o destino RN junto aos interessados em comprar pacotes turísticos.
O bom trabalho desenvolvido nos workshops fez com que algumas cidades recebessem mais de uma vez o evento da ABIH-RN em 2013, principalmente no Nordeste tendo em vista o turismo regional facilitado pelas rodovias, em especial a BR-101.
O presidente da Associação, Habib Chalita, vê iniciativas como estas muito importantes para o setor de turismo do RN. “Não ganha só a hotelaria. Toda a cadeia econômica ligada ao segmento se beneficia com isso”, declarou.
O diretor executivo da ABIH-RN, Márcio Guedes, disse que o planejamento para os workshops também contou com a participação de alguns representantes da área comercial dos hotéis associados que acreditaram na ideia de divulgar seus produtos em outros estados.
Para 2014, o planejamento feito é com a previsão de serem feitos 24 eventos para divulgar o RN e Natal, principalmente pelo fato da capital ser cidade-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 o que é um fator importante para valorizar ainda mais os potenciais turísticos do Rio Grande do Norte. Vale lembrar que o comércio é um dos principais setores que se beneficia com o incremento da vinda de turistas para o estado.
Uma grande conquista da ABIH-RN para 2014 é a destinação de 20% no orçamento municipal gasto com a publicidade para ser usado na fomentação da economia da cidade. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves vai encaminhar à Câmara Municipal ainda esse ano a mensagem.
Márcio Guedes destacou a opinião dos associados na montagem do calendário 2014. “O trabalho feito este ano fortaleceu o planejamento e quem ganha com isso é toda ABIH-RN”, disse. Para se ter ideia do que vão representar os 24 eventos previstos para 2014, serão, no mínimo, 3600 agentes treinados das operadoras de turismo como CVC, Trend, Flytur, TAM dentre outras treinadas para o destino RN.
Vale lembrar que a ABIH-RN também participou das principais feiras do país (Centro Oeste Tour, Minas Tour, Abav). Além disso, há entidades como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio), Natal Convention & Visitors Bureau, Sindicato de Hotéis, Restaurantes bares e Similares do RN, e a Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (Coohtur), que são parceiras em eventos da ABIH-RN.
Podem divulgar o quanto quiserem, enquanto o estado vizinho baixa o imposto sobre o combustível de avião o RN não irá atrair nada e nem ninguém !