Diversos

Alunos de Artes da UFRN fazem protesto defecando nas paredes e Polícia Federal é chamada

1cde1a8e499903b508a51eafe01079c8Um professor da UFRN, de identidade preservada, ligou para o blog na manhã desta terça-feira (19), indignado com mais um ato de vandalismo, no departamento de Artes da instituição. De acordo com o denunciante, alguns alunos do curso, que protestam desde a semana passada por liberdade artística, defecaram nas paredes do anexo do Departamento de Artes local e ignoraram a presença de mestres e da reitoria.

Segundo o denunciante, os manifestantes ignoraram o aviso da comunicação a Polícia Federal, e seguiram o ato nada higiênico. Informações dão conta que até os aparelhos de ar-condicionado foram melados de fezes. A PF se encontra no local.

Funcionários locais, inclusive, abandonaram seus postos sem condições de trabalho pelo mau cheiro.

Opinião dos leitores

  1. Bando de vermes e inconsequentes figuras desprezíveis. Alguém vai dizer que é coisa de adolescentes. Acho que são bandidos e com futuro inserto.

    1. E tem gente comentando como se fosse hoje, ou contra Bolsonaro.

  2. Lamentável que esses seres ignóbeis, se digam alunos de arte, que tipo de estesia querem provocar com esse vergonhoso protesto, com certeza os grandes mestres da artes, estariam parvos diante tanta sandice. Tem que internar esses lunáticos, numa instituição de saúde mental.

  3. Pessoas como as que fizeram tal estupidez, não representam ninguém, a não ser o próprio reflexo de sua ignorância. No fundo são pessoas assim que maculam instituições sérias , como a UFRN.

    Simplesmente lamentável!!! Deviam ter vergonha!!!

  4. A UFRN não merce tal agressão. Nem tão pouco os inúmeros estudantes que dão o seu melhor nos seus respectivos cursos, a fim de contribuir no futuro com o melhor de si, a bem de nosso país. Independentemente de suas predileções partidárias, as atitudes praticadas por esses "alunos" são dignas de pena. Nossa UFRN formou grandes homens e mulheres em vários segmentos e não se abalará por tal conduta, porque seu legado é maior que isso! Aos que praticaram esse ato, revejam seus conceitos, se é que possuem algum de relevância moral. Será que gostariam que fizessem isso onde moram? Tenho certeza que não! O direito à manifestação, à crítica, ao protesto deve ser sempre preservado e protegido, mas dessa forma é lastimável. Pensem nisso. Sejam maiores que isso.

  5. Depois esse bando de comunista ainda tem a audácia de falar em "porco capitalista", mas olha a porquice que fazem achando que estão "protestando". Além do mais, de tudo tentam botar a culpa nos militares, mas o erro dos milicos foi ter deixado essa mentalidade de merda florescer nas universidades ao invés de botar os marxistas apátridas nos seus devidos lugares.

    1. Não generalize. Não atribua ao comunismo um protesto que não se justifica a partir dele. Não seja tão reacionário ao ponto de insinuar que a ditadura deveria ter sido ainda mais desumana e podre do que foi. Sim, vá a um neurologista pois fazer relações que não existem e atribuir valores distorcidos às coisas é, no mínimo, sintomático. Aproveite e construa um pensar mais crítico e despretencioso – leia menos veja meu caro.

  6. Sintomático, reflexo do caos que vem se instalando sorrateiramente. É a geração da barbárie: não aprendeu ainda o que seja o outro, a convivência, o respeito. Não sabe o que são valores, não sabem nem quais são os seus próprios valores, agem por instinto, como animais irracionais. Que pena! Porque da universidade o povo espera a sabedoria…

  7. Gente, pelo amor de Deus né?! Dizer que quem fez isso é pobre (pobre so se for de espírito) ou que é playboy? Sendo pobres ou ricos as pessoas recebem educação, adquirem princípios (fazendo a distinção do certo ou errado)… Estas duas coisas vem de berço em uma união dos pais com a escola que seu filho frequentou em todos os estágios da vida antes de chegar á Universidade, e não tem nada a ver com pobreza ou riqueza.
    Acredito que no DEART tenha muitos problemas a serem resolvidos, assim como em toda a Universidade, o que não justifica tamanha arte (lê-se porcalhada, porque sim, isso parece mais um chiqueiro e quem gosta de chiqueiro é porco).
    Onde está o respeito consigo mesmo, com os colegas de departamento, com o pessoal que faz a limpeza, com seus mestres e com o patrimônio que deveria ser zelado exatamente por estes que fazer uma porcalhada desta?
    Não vou dizer que existem outras maneiras de protesto, de chamar atenção porque ja falaram até cansar nos outros comentários. Mas o que eu digo é que essa pessoas que fizeram isso precisam aprender a ter RESPEITO. Apenas!

  8. Ato de simples explicação: estão jogando nas paredes o que em abundância nas cabeças.

  9. "playboyzada" que está cagando para a ufrn. isso é coisa de "nóia".

    Na minha concepção, a Arte não precisa ser bela, agradável ou ética. Ela não precisa de espaços, paredes ou momentos específicos para se manifestar. Ela é livre, mas esta liberdade exige dos seus praticantes compromisso com a arte e responsabilidade na manutenção e consequência dos seus atos. O russo Piotr Pavlenski, que pregou seus testículos EM PRAÇA PÚBLICA, é um exemplo do que eu estou expondo.

    Fazer manifestações como esta do dia 19/11/13 e a do dia 21/03/13 ditas vanguardistas PROTEGIDAS PELOS MUROS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL É CORVADIA, É LIMITANTADA, É MESQUINHA E É IRRESPONSÁVEL.

    Será que estes “vanguardistas” amariam tanto a sua arte que seriam capazes de levá-la para quem precisa dela, a grande massa potiguar. Será que levariam estas manifestações para fora da PROTEÇÃO DA UFRN, realizando-as em ambientes públicos, nos quais esta “arte” atingiria mais atores e expectadores na cidade de Natal?

  10. Isto demonstra o tipo de aluno da nossa universidade.
    Falta educaçõ, falta bm senso, falta vergonha na cara.
    Deveriam todos terem suas matrículas cassadas.

    1. Concordo! Isso é motivo mais do que suficiente pra desligar essas criaturas imundas da instituição.

  11. Esse curso de artes precisa de aulas de educação moral e cívica. Sempre se superando no quesito vergonha alheia. Se expulsão não der jeito, extingue a cadeira. Não farão falta alguma.

    1. O que não faz falta no mundo é você…. Uma pessoa que não tem nem conhecimento da função da arte na vida. Idiota.

    2. Para a pessoa identificada como Amora: Cidadã, caso você, que se propõe a defender tal insanidade, quiser, posso comer uma bela feijoada e ir até sua casa fazer uma belíssima "obra de arte" como a que esses demendes fizeram na UFRN. Que tal?

  12. É um absurdo o que esses alunos estão fazendo. Imaginem o custo para refazer as destruições realizadas por eles. São os nossos impostos indo para o ralo.

  13. isto é porcaria, alunos não fazem isto, são predadores, e já vem alguns dias fazendo besteiras…….e com certeza não são pessoas pobres, e sim filhinhos de papai…que nada acontece…todos deveriam ser expulsos….

  14. esse pessoal de direita achando que a pf ia dar jeito, é isso aí, dou todo apoio aos "manifestantes" é uma forma de manifestar a arte da maneira deles, vão estudar e pesquisar sobre arte pra entender seus direitistas de merda

    1. kkkkkkkkk eh serio mesmo esse comentario? me diga uq que tem a ver posição política com cagar nas paredes? desde quando cagar no chão feito um animal virou ato político.. e o é unicamente quando representa diretamente a contribuição do gramcismo na nossa sociedade, qual seja, uma BELA DE UMA CAGADA

    2. Todos nós temos direito de nos manifestar…Mas fazendo "merda"??!! Isso não é arte… É desrespeito ao outro, é vandalismo, menos arte…

    3. Ou seja, você mesmo está de acordo que a arte que estão fazendo lá pelo DEART é uma bela bosta, né? Cada uma que dá 10 nessa terra.

    4. Não sei quem é essa tal de Cleoneide Assunção, mas diria a ela que ninguém precisa comer comer bosta para saber que gosto tem. Simplesmente ela deve fazer parte dessa patuleia fedorenta que toma conta das universidades. Dizem que os loucos às vezes comem as próprias fezes. Minha filha, se você não for um destes, com todo respeito a estes, tome cuidado quando falar certas coisas, para não sofrer de má digestão da sua dejeção mental.

    5. se vc acha que isso é arte, pede pra eles cagarem na sala da tua casa e convida teus amigos para apreciarem.

  15. Fico Pensando … onde esse povo que é contra ao movimento vive .. ou em que dimensão eles se encontra … Pq se quebra algo é baderneiro se , se caga é vandalo .. fica dificil .. . agora concordo com o amigo ali que disse que a PM seria melhor … "Claro né amigo merda é merda em qualquer lugar" creio que os PM iam chegar falando pra MERDA.. PARCERIAAAAAAA !!

    1. É, meu caro Ras, pra quem só sabe quebrar as coisas do outros ou cagar nas paredes, ou onde quer que seja, fica difícil mesmo. O jeito mesmo é se matar ou não se reproduzir. Esse é agora seu grito de guerra: NÃO SE REPRODUZA. Em algumas duas ou três gerações, vocês fazedores de merda desaparecem do planeta.

  16. O maior absurdo de todos é que por causa de um pequeno grupo de "alunos", os estudantes de Artes que lá estão com propósitos sérios ficam sendo marginalizados e tendo suas imagens agregadas as desses desordeiros, ou seja lá o que forem, mas que não são os artistas locais. O departamento de Artes produz muitas coisas maravilhosas (inclusive conhecidas a nível internacional), mas acaba voltando a ser ridicularizado pelo mal comportamento de alguns "artistas" que aparecem por lá ocasionalmente querendo "Causar".
    TRISTE!!

    1. eu so fico pensando uma coisa.. a maioria do pessoal que se envolve se auto intitula de esquerda e defensor da classe trabalhadora.. sendo que são esses mesmos trabalhadores que vão ter melar a mão de bost*, ironia? contradição? não pura burrice e falta de senso

    2. Era bom que esses "artistas" fizessem uma intervenção artística limpando a merda que fizeram nas paredes, encenavam o marquês de sade ao invés de deixarem lá a merda pros outros limparem.

  17. Culpa dos professores que estimulam essa criatividade. O pior é que esse tipo de aluno serão os futuros professores federais! Seria mais econômico se fechasse o departamento e investissem em áreas promissoras economicamente para a sociedade.

    1. Essa eu tenho de responder. Discurso medíocre este de quem defende o fechamento do departamento de artes e defende o investimento em atividades mais produtivas. De quem vê Universidade como ornecedor de mão de obra para o mercado capitalista.que não consegue enxergar a necessidade da arte como elemento provocador da sociedade.duvido que algo desse tipo saísse da área de exatas. Não estou defendendo os excessos. Até porque se o fizesse, justificaria a agressão diária que e feita pela sociedade bem comportada através dois seus agentes de repressão como a própria polícia.

    2. pqp vc acredita mesmo que o brasil (sim com b minusculo) é capitalista? somos o resto de placenta de um aborto mal sucedido de um gramcista que grita por intervenção estatal enquanto vandaliza patrimônio público.. vai estudar e para com essa dicotomia de esquerdismo x direitismo.. capitalismo x comunismo.. pare de tentar dar profundidade política, social ou econômica a literalmente MERDA

    3. kkk… Viver de bosta na parede é o verdadeiro discurso mediocre.. isso nunca foi manifestação e nem arte, possivelmente algum problema psiquiátrico. Tem que fechar aquilo mesmo, porque é muita merda na parede para justificar a existencia, o custo e a necessidade. Os ditos "estudantes" acham que a própria arte é feito de bosta e penduram na parede como quadros de tao mediocres. Usam recursos públicos como se fosse uma diarreia mental, fazem exposições que sao reconhecidas aonde, em CUba? Enquanto outros setores de fato necessitam de verba para pesquisas sérias e produtivas. Arte nunca foi ligado ao socialismo, sempre esteve ligada a quem pode comprar, o restante é artesanato e lixo. Agente de repressão (policia) é necessario para existir civilização e separar dos que colocam merda na parede. Aprenda que isso é problema de saude publica e policia.

  18. Os funcionários estão sem trabalhar porque entraram em greve devido a ocupação no departamento e não por causa do mau cheiro informado. O texto perde a credibilidade quando não assume a fonte e não disponibiliza fotos que comprovem a noticia.

  19. Seria bom não generalizar "alunos de artes" como todos os alunos do curso de Artes Visuais. A grande maioria está contra o movimento de ocupação e estamos sendo prejudicados com a falta de aulas no departamento. Os envolvidos na ocupação também são alunos de Teatro e até de fora do DEART.
    Sobre pagar a universidade, acredito mesmo que essa minoria não faz por onde merecer e provavelmente estão ali por terem alguém sustentando, já que não trabalham (e nem mesmo estudam) para pagar as contas e os gastos com os estudos que são altos em um curso na área artística.
    Conseguiram deixar a situação do departamento que era ruim, ainda pior. Só acho uma pena que a burocracia para expulsão seja tão grande!

    1. Particularmente, sou contra a postura da Universidade.
      Eles danificaram o patrimônio público! Eles deviam ser presos, só isso. Não defendo agressões físicas, mas morais. Deviam ter suas matrículas suspensas até que limpem tudo o que sujarem.
      É uma vergonha que após tais atos ninguém seja punido. Isso só servirá de exemplo para novos acontecimentos similares ou até piores (quem sabe?).
      Infelizmente a política da UFRN é de "paz e amor"…

      Uma dúvida: Se alguns alegam que a maioria dos alunos é contra esse manifesto, cadê eles? Os bons alunos estão se manifestando publicamente (e de forma organizada) contra o protesto?

  20. Tomara q os '' alunos'' sejam identicados com a ajuda da PF e cameras de seguranca , e sejam expulsos da universidade.

  21. E pensar que esse pessoal não paga um centavo para frequentar uma Universidade. Universidade gratuita era para ser somente para os pobres e não para os ricos que representam praticamente 100% dos que fazem a UFRN. Infelizmente esse é o retrato do nosso Brasil governado pelo PT.

    1. Caro colega, você está muito enganado. Muitos desses (talvez a grande maioria) alunos do departamento de artes, são de famílias pobres. Além de que, educação não depende de classe social!

    2. Pobreza ñ quer dizer bagunça ñ pois foi criada na podreza e tenho dignidade e educação , já esta passando do limite a universidade e local de saber e formação proficional para o futuro do nosso país . Kd a Reitoria e a Direção do CcHLA onde anda acorda Reitora e o direto do cchla já esta na hora de tomar providências, queremos uma universidade digna para nossos filhos, netos.

    3. Rapaz, os pseudo artistas defecaram nas paredes, mas você acabou de defecar no seus post. auhauhauhauhauh Algum sem noção "protesta" defecando nas paredes de uma repartição publica federal. Isto é facilmente explicado porque todo mundo na UFRN é rico. E no fim é tudo cupa do PT. Faz muito sentido para mim. Queria nem rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    4. Santa ignorância essa sua, colega.
      A universidade tem uma igualdade muito grande entre ricos e pobres, como você intitulou. A deficiência esta no sistema geral do pais desde a época da ditadura quando aceitou-se pagar por uma educação. O erro esta em vários lugares, energúmeno aquele que coloca a culpa nos de classe rica, onde muitos negam fazer diversos atos de vandalismo. Reveja seus conceitos e sua ignorância.

    5. Só de ver alguém falando "universidade gratuita" já dá pra perceber o nível intelectual da criatura.

    6. Não pagam? Engano seu. Todos pagam impostos, e são nossos impostos que pagam a universidade. Todos têm direito a frequentar a UFRN, seja rico ou pobre, pois ambos pagam impostos. Para ta dentro da universidade não deve ser considerada a questão social e sim a capacidade do aluno.

    7. concordo plenamente.. mas va falar isso pra um cotista kkkkkkkkkkkkk meritocracia que va pra cucuias

    8. Posição social não indica educação. Sendo que este ato, retrata fielmente a falta de educação enorme no nosso país.

    9. Filho de rico não estuda artes. Estuda em áreas que dão dinheiro.

  22. nesses casos a policia militar e mais eficiente que a policia federal, bastao no lombo de baderneiros apelidados de estudante e melhor que meia hora na delegacia.

    1. No caso, por se tratar de uma instituição federal, a PM não tem autoridade para atuar. É com a PF mesmo. Espero que finalmente estes baderneiros sejam levados em camburão e respondam a processos administrativos na UFRN, inclusive com a suspensão e/ou expulsão da universidade. Que os demais envolvidos, que não são alunos, que sejam fichados e proibidos de adentar os órgãos públicos. A UFRN, coo órgão público é bem de todos e não o espaço de meia dúzia de revoltosos que se acham dono deste espaço que é da população. Quer protestar? Proteste, mas na hora que depredar o patrimônio público, que as devidas punições sejam tomadas.

    2. merecem é bastãozada no lombo, enquanto não tomarem as decisões necessárias, esse baderneiros que se dizem ''estudantes'',vão acabar denegrindo ainda mais a imagem da universidade federal.

    1. Em primeiro lugar, peço desculpas pela ignorância e pergunto: o que vem a ser a tal liberdade artística em questão no protesto?
      E mesmo antes de saber a resposta, já encabeço minha opinião… Sou completamente contra quaisquer atos de protesto que venham a prejudicar a outrem ou o patrimônio comum a todos. A forma mais digna de se requerer seus direitos, primeiramente é cumprir os seus deveres e respeitar os direitos dos demais. Discordo dos que culpam o PT, bem como os que falam em favor do fechamento do setor, creio que o caminho também não é por aí. Depredar, agredir, sujar, entre outros, é sim ato de vandalismo e falta de educação, é um problema ético e moral, sendo nesse caso, algo completamente pessoal. Como diria a minha mãe – " educação vem do berço". Observei alguns comentários que se referem as artes como algo desnecessário e completamente fútil e discordo completamente. Sou aluno de letras e defendo as artes, sempre defenderei. Arte é vida, é beleza, é saúde, não podemos generalizar e culpar nem o curso, muito menos todos os alunos por causa de uns e outros sem educação. E sim, sou completamente a favor de severas punições para os envolvidos em tal ato, que além de tudo, denigrem completamente a imagem daquilo que escolheram por carreira…

    2. Prezados colegas,

      Colegas porque fui e sou aluno da UFRN há cerca de 20 anos. Aqui me formei em Sociologia (Bacharelado e Licenciatura – 1993-1997), fiz Mestrado em Ciências Sociais (Desenvolvimento Regional – 1998-2001 (desligado quando Mestrado era em 4 anos), 2003-2005 (Nova Seleção e Conclusão), cursei Doutorado em Ciências Sociais (2010-2011 como Aluno Especial) e fui aluno NOTA "A" e IRA máximo em quase todos estes momentos. Por toda a minha vida fui militante político. Atualmente, cursei Geofísica no primeiro semestre e agora (Via ENEM/SISU) estou cursando Bacharelado em Direito (N). Acompanhei as manifestações nas ruas, na BCZM, e nos banheiros (pluri-sexualizados e banalizados), nos espaços públicos e nos debates em rodas privadas de conversa acerca de liberdade de expressão que vivemos nestes meses de protestos. Digo tudo isso para tentar situar a minha posição com relação a tais manifestações. Fezes como arte não são problema, New York que o diga. A questão principal é sobre a falta de sensibilidade da comunidade acadêmica em lidar com a questão da rebeldia. Não será como o discurso de defesa da democracia, liberdade de expressão que resolveremos o problema dos excessos, mas simplesmente obedecendo as regras. danificou o Patrimônio Público, que recupere. Vandalizou, penalize. Infringiu o Regimento, expulse! SIMPLES! As regras são feitas tanto para garantir a liberdade quanto para limitá-la ao aceitável! As minorias têm o pleno direito de serem respeitadas, mas todo direito gera uma obrigação. Ontem circulando pelo Campus li, pichado numa parede, "Revolte-se"! Sim, sou revoltado com várias coisas (indiferença aos menores de rua nos semáforos, miséria, fome, abandono, vulnerabilidade social, corrupção, peculato, etc…etc..etc…) e uso minha revolta como estímulo para tentar seguir ajudando, no que posso como cidadão, a construir uma sociedade mais justa e solidária. Ser solidário com as minorias, ser compreensivo com a rebeldia, ser legalista com o Estado de Direito que construimos com tantas lutas e vidas, também é uma maneira de seguir com o possível, mas mirando no desejável. Entretanto, "Revoltar-se por revoltar-se" NADA me diz! É o VAZIO. A agressão e a violência pela violência, também não. Merda pela Merda, faço-a bem de pertinho, todos os dias. Normal! A questão de fundo é: seremos vítimas de um discurso democrático frágil, medroso, e irresponsável, onde direitos sobrepõem deveres, ou seremos defensores de um Estado de Direito Democrático com Deveres e Obrigações/Responsabilidades?! QUE SE INSTAUREM PROCESSOS, QUE SE FAÇAM DILIGÊNCIAS, QUE SE RESPONSABILIZEM E SE PUNAM OS CULPADOS! ARTE É ARTE, MERDA É MERDA, E LEI É LEI!

      Abraços,
      Paulo Araújo
      Sociólogo
      Aluno de Direito da UFRN
      (Filho de Pobre, classe média "emergente"
      45 anos, militante, ambientalista, cidadão-ativo, e feliz por viver num regime democrático.).
      E "EDUCADAMENTE", na linguagem dos "revoltados", FODAM-SE OS QUE NÃO CONCORDAM COM O QUE EXPONHO!

    3. O meu direito a liberdade termina quando começa o do outro e digo mais, isso é coisa de marginal, vândalos, querendo aparecer, precisa de uma punição severa para que sirvam de exemplo para outros que pretendem enveredar nesse caminho, concordo na expulsão dos alunos que fizeram essa PALHAÇADA. LIBERDADE BOA É LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE se querem fazer arte com bosta, façam sem prejudicar aqueles que não estão no caminho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PGR discorda da sentença de Cid, mas prefere não recorrer

Antônio Cruz/Agência Brasil

A PGR (Procuradoria-Geral da República) discordou da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de conceder o benefício quase máximo ao tenente-coronel Mauro Cid pelo seu acordo de delação premiada. Ainda assim, não deve recorrer.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, sinalizou a interlocutores que um eventual recurso teria pouca chance de prosperar – já que foi um dos poucos pontos de unanimidade entre os ministros.

Nas alegações finais do processo, Gonet disse que o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro deu depoimentos “em geral, superficiais e pouco elucidativos” – portanto, os benefícios deveriam ser fixados no “patamar mínimo”.

Não foi o que ocorreu no STF. Os ministros condenaram Cid por todos os crimes dos quais era acusado – contudo, por entenderem que a delação fechada com a PF (Polícia Federal) foi efetiva, fixaram a pena que o delator queria: apenas dois anos, em regime aberto.

Inicialmente, a defesa de Cid queria o perdão total da pena, mas a Primeira Turma afastou essa possibilidade, por compreender que não seria cabível para crimes contra a democracia – um recado claro sobre como a Corte trata a pauta da anistia.

A defesa de Cid pediu, nesta sexta-feira (12), a retirada da tornozeleira eletrônica e a “detração” da pena – uma espécie de abatimento pelo período de cumprimento de medidas cautelares, impostas a ele em maio de 2023.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Turismo do RN cai 2,7% em julho e tem pior resultado do Nordeste, aponta IBGE

Foto: José Aldenir/Agora RN

O índice de volume de atividades turísticas do Rio Grande do Norte recuou 2,7% em julho em relação a junho, quarto mês consecutivo de queda em 2025. O desempenho foi o pior entre os estados do Nordeste e o quarto pior do País, atrás apenas de Amazonas (-5,9%), Pará (-3,3%) e Goiás (-2,9%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira 12 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice de volume do turismo potiguar para julho segue negativo desde 2023, quando a variação foi de -1,4%. Apesar da retração em volume, a receita nominal do setor teve alta de 1,6% neste ano, mesmo percentual registrado pela Bahia, ambos os menores resultados entre os cinco estados nordestinos pesquisados.

No acumulado de janeiro a julho de 2025, o turismo no estado registrou crescimento de 5,4% em volume e de 13,2% em receita. Na comparação com os últimos 12 meses, houve expansão de 7,4% em volume de atividades e de 14% em receita nominal, frente ao período anterior.

Em nível nacional, o índice de atividades turísticas caiu 0,7% em julho frente ao mês anterior, terceiro recuo seguido, acumulando perda de 2,3%. Entre os 17 locais pesquisados, 10 acompanharam a queda. As maiores influências negativas foram registradas no Rio de Janeiro (-2,5%), Bahia (-2,1%) e Amazonas (-5,9%). Em sentido contrário, São Paulo (0,6%), Paraná (2,0%) e Minas Gerais (1,1%) tiveram crescimento.

No setor de serviços, o Rio Grande do Norte também apresentou retração em julho. O volume caiu 1,6% e a receita nominal, 2,5%, após dois meses de resultados positivos. Os índices colocaram o estado na quarta pior posição do País, à frente apenas de Tocantins (-3,5%), Mato Grosso (-3%) e Amazonas (-2,4%) em receita, e de Tocantins (-3,6%), Amazonas (-3,5%) e Amapá (-3%) em volume.

Na comparação com julho de 2024, o volume de serviços caiu 4,3%, enquanto a receita teve alta de 0,4%. No acumulado do ano, o setor potiguar registra crescimento de 4,7% em volume e 10,1% em receita. Em 12 meses, os resultados são de 6,9% em volume e 11,9% em receita, mas em ritmo menor do que o observado em junho de 2025.

AGORARN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Maior eclipse solar da história vai esconder o sol por 6 minutos e causar apagão mundial

Foto: divulgação

O eclipse solar total de 2027 promete ser o mais longo do século XXI, com até 6 minutos e 23 segundos de escuridão. Esse tempo recorde transformará o dia em noite, criando um cenário raro e fascinante para milhões de observadores ao redor do mundo.

Além da longa duração, o fenômeno será visível em áreas densamente povoadas, permitindo registros científicos e experiências visuais inéditas. Astrônomos já o consideram um marco para a história dos eclipses solares.

Como ocorre um eclipse solar total?

Esse tipo de eclipse acontece quando a Lua se alinha perfeitamente entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar em determinadas regiões. O resultado é um breve período de escuridão total durante o dia.

Desde tempos antigos, esse fenômeno fascina diferentes culturas e é usado para estudos sobre a atmosfera solar. Hoje, ele representa uma das mais impressionantes experiências astronômicas disponíveis ao público.

O Antagonista 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lupi muda versão sobre conselheira que alertou fraude no INSS, e CPI vê contradições de ex-ministro

Foto: Wilton Junior/Estadão

O ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi, exonerado após a operação da Polícia Federal contra fraudes em descontos a aposentados, mudou a versão apresentada ao Congresso sobre o vínculo que possuía com a conselheira que o alertou sobre denúncias de esquema no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Em depoimento à Câmara, em abril, Lupi afirmou que Tônia Galetti, que integrava o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), era “uma amiga pessoal”. Ao ser perguntado sobre sobre sua “relação pessoal” com ela, durante testemunho à CPI do INSS, na segunda-feira, 8, disse não ter “nenhuma”.

O advogado de Lupi, Wálber Agra, afirmou que “o uso da expressão ‘amiga pessoal’ representou uma manifestação coloquial, arvorada em um tratamento genérico e informal proferido, costumeiramente, no dia a dia como pessoa pública”.

O ex-ministro também não convenceu integrantes do colegiado ao negar ter conhecimento sobre uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) que detectou beneficiários que sofreram descontos associativos sobre pagamentos mensais sem que tenham autorizado.

Segundo Lupi, todos os contatos da CGU sobre irregularidades nos descontos associativos foram feitos diretos ao INSS ou a órgãos técnicos. Nunca com ele.

Entretanto, a diretora de benefícios da CGU afirmou em depoimento à CPI que deu ciência sobre resultados da fiscalização à assessoria especial de controle interno do ministério. No organograma da pasta, essa assessoria é diretamente ligada ao ministro.

O advogado de Lupi afirmou que “o ministro não foi comunicado do recebimento do relatório da CGU pela assessoria especial de controle interno” da pasta.

Para integrantes do colegiado, a versão sobre a conselheira do CNPS e a informação sobre não ter tido acesso à auditoria da CGU são duas das “incongruências” de Lupi durante depoimento de mais de dez horas que terminou na madrugada desta terça.

Com isso, estudam chamá-lo novamente para esclarecimentos ou mesmo para uma acareação com técnicos da CGU. A expectativa é de mais um capítulo de desgastes ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cujos aliados afirmam que irregularidades começaram na gestão de Jair Bolsonaro (PL), mas trabalharam contra a instalação da CPI.

Presidente do PDT, Carlos Lupi chefiava a pasta quando a Polícia Federal e a CGU deflagraram a Operação Sem Desconto, que estimou em R$ 6,3 bilhões o total de cobranças irregulares de associações de aposentados, entre 2019 e 2024.

O presidente da CPI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que as versões de Carlos Lupi ao colegiado poderão motivar um novo convite.

“Podemos convidá-lo novamente se ele concordar em retornar. Ele será bem-vindo como convidado. Se não, nós podemos fazer a convocação e até mesmo uma acareação com as pessoas que foram citadas eh durante os depoimentos”, afirmou.

Durante a sessão da CPI, o ex-ministro Carlos Lupi ainda se negou a responder o motivo de não ter pautado no CNPS uma discussão sobre denúncias de fraudes no INSS, como o próprio registrou que faria.

Como ministro da Previdência, Carlos Lupi presidia o CNPS. Na reunião de 12 de junho, a conselheira Tônia Galetti fez um alerta sobre denúncias de fraudes em descontos a aposentados e pediu para que o tema fosse discutido.

Lupi negou a solicitação alegando que o tema não estava na pauta. Conforme a ata da reunião, ele “registrou que a solicitação era relevante, porém não havia condições de fazê-la de imediato, visto que seria necessário realizar um levantamento mais preciso.”

O então ministro então solicitou que o assunto ficasse para a reunião do mês seguinte, realizada em 27 de julho de 2023. Entretanto, o tema também não foi tratado. O assunto só entrou em discussão no CNPS em abril de 2024.

No depoimento à CPI do INSS, o ex-ministro negou responsabilidade sobre as fraudes e disse que agiu nos limites de suas atribuições. Segundo ele, o INSS é órgão autônomo e não estava sob seu controle direto. Por isso, são os ex-gestores que devem apresentar explicações.

Veja as contradições e divergências:

Em abril, à Comissão de Previdência e Assistência Social Câmara, Carlos Lupi afirmou que Tônia Galleti era ‘amiga pessoal’; na CPI do INSS, disse que não tinha nenhuma relação pessoal com ela.

O que Lupi disse em abril de 2025:

“Quando tivemos a primeira fala, e não uma denúncia, dentro do Conselho Nacional de Previdência Social — como eu disse, temos três conselhos —, que trata de todas as diretrizes da Previdência Social, com discussões e debates, uma conselheira, que inclusive é minha amiga pessoal, a Dra. Tonia, falou: ‘Olha, está crescendo muito em umas instituições o número de filiados. Nós temos que olhar isso. Não pode ser possível. Isso é fraude’. Ela falou isso no meio de uma reunião do conselho.”

O que Lupi disse à CPI?

“O senhor tem alguma relação com ela (Galleti)?“, perguntou o deputado Delegado Fábio Costa (PP-AL). ”Nenhuma”, respondeu Lupi.

“É uma maneira que o carioca tem de se aproximar das pessoas, não é porque tem uma amizade com a pessoa, nem porque seja irmão de sangue da pessoa, é uma maneira como o carioca tem, leve… Quem vai ao Rio de Janeiro, quem é do Rio de Janeiro sabe disso. ‘Ó amigo’ ou ‘ó irmão’: a gente fala isso como um tratamento cotidiano.

A diretora de auditoria de previdência e benefícios da CGU, Eliane Viegas Mota, disse à CPI que o Ministério da Previdência foi comunicado sobre descontos não autorizados, por meio da assessoria especial de controle interno, setor diretamente ligado ao ministro.

O que disse Lupi?

“A CGU em algum momento procurou o senhor?”, perguntou o relator da CPI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). “Todos os contatos da CGU foram feitos direto ao INSS ou para os órgãos técnicos, nunca comigo”, respondeu Lupi.

O que disse a diretora da CGU?

“E foi enviado isso também (o relatório) ao Ministério da Previdência?”, questionou Gaspar. “Foi encaminhado ao ministério da Previdência”, respondeu Mota. “À Assessoria Especial de Controle Interno”, completou.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Esse cara tá enrolado até os cabelos, se expressar ele entrega tudo os peixes tubarão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa diz que Cid já cumpriu toda a pena imposta pelo STF e pede liberdade

Foto: Ton Molina/STF

A defesa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de extinção de punibilidade, alegando que o militar já cumpriu a pena de dois anos de prisão que foi imposta pela Primeira Turma da Corte em decisão na última quinta-feira.

“Considerando a pena imposta foi de dois anos, e que, Mauro Cid está com restrição de liberdade havidos mais de dois anos e quatro meses, entre prisão preventiva e as cautelares diversas da prisão – desde maio de 2023, extinto está, fora de toda dúvida, o cumprimento da pena fruto da condenação que lhe foi imposta por essa Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal”, afirmaram os advogados.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Tudo começou com a covardia e mentiras desse sujeito.
    Vai chegar o dia que ele vai refletir e pedir perdão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NOVO RECORDE: Brasil tem 8 milhões de empresas inadimplentes, diz Serasa

Foto: Boonchai Wedmakawand/Getty Images

O Brasil bateu, em julho deste ano, o recorde histórico de empresas inadimplentes, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (12/9) pela Serasa Experian.

Ainda de acordo com a pesquisa, o valor médio das dívidas das empresas foi de R$ 3.302,30 em julho, a máxima histórica da série.

Em média, segundo a Serasa Experian, foram 7,3 dívidas por empresa. O valor total deste passivo chegou a R$ 193,4 bilhões, dos quais R$ 174 bilhões de pequenas e médias empresas.

Segundo a Serasa Experian, o setor de serviços é o que mais acumulou empresas inadimplentes em julho, com 54,1% do total. Na sequência, aparecem comércio (33,7%) e indústria (8%).

Outras empresas, que incluem companhias do setor financeiro e do terceiro setor, corresponderam a 3,2%, enquanto o setor primário respondeu por 1% das companhias inadimplentes.

“As empresas têm contraído dívidas cada vez mais altas, muito por conta do ambiente de juros elevados e a concessão de crédito mais criteriosa, o que deixa o ambiente mais restritivo para renegociações de dívidas e prazos”, explica a economista Camila Abdelmalack, da Serasa Experian.

Metrópoles

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Primeira noite do 3º Mar de Fé tem recorde de público e segurança reforçada em Extremoz

A atração da noite, a cantora gospel Valeska Mayssa, trouxe milhares de fiéis ao largo de eventos na entrada da cidade.

A cidade de Extremoz viveu uma noite de grande fé e celebração com o início da terceira edição do Mar de Fé, um dos maiores eventos gospel da região metropolitana de Natal e do Rio Grande do Norte. A primeira noite, realizada nesta quinta-feira (11), atraiu uma multidão de mais de 50 mil fiéis, consolidando o evento como um marco no calendário da cidade.

Estrutura e Segurança

Para garantir o conforto e a segurança dos participantes, a Prefeitura de Extremoz preparou uma estrutura robusta. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou ambulâncias equipadas, prontas para qualquer tipo de ocorrência. A segurança pública também teve um papel fundamental, com um efetivo de quase 50 policiais militares e rodoviários estaduais, além de mais de 20 bombeiros civis, que patrulharam a área do evento, prevenindo acidentes e garantindo a tranquilidade de todos.

A Prefeita de Extremoz, Jussara, expressou sua emoção com a participação massiva do público. “É muito lindo e gratificante ver essa multidão clamando por Jesus. Nosso objetivo é consagrar a nossa cidade e, a partir desse momento, Extremoz sai ainda mais abençoada”, declarou. A prefeita também reforçou o convite para que mais pessoas participem dos próximos dias do evento.

A emoção e a fé marcaram a apresentação da cantora gospel Valeska Mayssa, que se disse “contagiada pela unção do povo dessa cidade linda e desse evento grandioso”. A Missionária Aline também ressaltou a importância do evento, destacando o crescimento de Extremoz e o apoio da gestão municipal à comunidade evangélica.

Programação e Transmissão Ao Vivo

O 3º Mar de Fé continua até o próximo sábado, dia 13. A programação gospel conta com uma diversidade de artistas renomados.

SEXTA-FEIRA (12)

17h00 – Banda Monte de Deus
19h00 – Kaline Araújo & Banda
21h50 – Cassiane
23h20 – Banda COMIPE
00h20 – Pastora Fabíola & Banda
01h20 – Congregação Shekinah

SÁBADO (13)

17h00 – Banda Lagoinha
18h50 – Banda Izolda Pontes
20h30 – Rafaella Marçal
22h30 – Samuel Mariano
00h10 – Vigília – Banda Igreja Redenção

Para quem não puder comparecer presencialmente, o evento tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Extremoz no YouTube. Acesse e acompanhe: https://www.youtube.com/@PrefeituradeExtremozRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Assembleia Geral da ONU apoia futuro Estado palestino, mas sem o Hamas; ‘Vergonhoso’, diz Israel

Foto: NYT

A Assembleia Geral da ONU adotou, nesta sexta-feira, a “Declaração de Nova York”, que visa dar um novo impulso à solução de dois Estados para Israel e Palestina, mas exclui a participação do Hamas. O texto, apresentado por França e Arábia Saudita, foi adotado por 142 votos a favor, 10 contra (incluindo Israel e seu principal aliado, Estados Unidos) e 12 abstenções. Israel, por sua vez, disse que declaração é “vergonhosa”.

Embora Israel critique há quase dois anos os organismos das Nações Unidas por sua incapacidade de condenar o ataque do movimento islamista palestino ao território israelense em 7 de outubro de 2023, a declaração é clara.

“Condenamos os ataques perpetrados em 7 de outubro pelo Hamas contra civis” e o “Hamas deve libertar todos os reféns” ainda sob seu poder em Gaza, afirma. Mas a declaração, respaldada pela Liga Árabe e assinada em julho por 17 países durante a primeira parte de uma das conferências da ONU sobre a solução de dois Estados, vai além.

“No contexto da finalização da guerra em Gaza, o Hamas deve deixar de exercer sua autoridade sobre a Faixa de Gaza e entregar suas armas à Autoridade Nacional Palestina, com o apoio e a colaboração da comunidade internacional, em conformidade com o objetivo de um Estados palestino soberano e independente”, sinaliza o texto.

Dos países europeus, a Hungria foi o único que se opôs à declaração, e a República Tcheca se absteve. Todos os outros países europeus votaram a favor.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel escreveu nas redes sociais que “rejeita totalmente a decisão”, e chamou a Assembleia Geral de “um circo político desligado da realidade”. “Não há referência ao simples fato de que o Hamas é o único responsável pela continuação da guerra, por sua recusa em devolver os reféns e se desarmar”, acrescentou a declaração, dizendo que a resolução “encoraja o Hamas a continuar a guerra”.

A votação antecede uma próxima cúpula da ONU copresidida por Riade e Paris em 22 de setembro em Nova York, na qual o presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu reconhecer formalmente o Estado palestino.

— O fato de que a Assembleia Geral finalmente apoie um texto que condena diretamente o Hamas é significativo, embora os israelenses digam que é pouco demais e tarde demais — afirmou Richard Gowan, do International Crisis Group, à AFP. — Agora, pelo menos, os Estados que apoiam os palestinos podem refutar as acusações israelenses segundo as quais apoiam implicitamente ao Hamas. Isto oferece um escudo contra as críticas de Israel.

Além da França, outros países anunciaram sua intenção de reconhecer formalmente o Estado palestino durante a semana da Assembleia Geral da ONU, que começa em 22 de setembro. O gesto é visto, além disso, como uma forma de aumentar a pressão sobre Israel para que encerre a guerra em Gaza.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estudante do ES é preso em flagrante pela PF por ameaçar matar deputado federal Nikolas Ferreira

Imagem: reprodução

Um estudante foi preso em flagrante nesta quinta-feira (11) pela Polícia Federal por ameaçar de morte nas redes sociais o deputado federal mineiro Nikolas Ferreira (PL). A ação aconteceu no interior do Espírito Santo.

A cidade onde ocorreu a prisão e a identidade do preso não foram divulgadas pela PF.

Segundo a PF, um inquérito foi instaurado para apurar outros fatos relacionados ao investigado, bem como a eventual participação de terceiros no crime.

Ainda de acordo com o órgão, a prisão ocorreu após representação do parlamentar pela continuidade das investigações e pela persecução penal do crime de ameaça.

Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo delito de ameaça (art. 147 do CP) foi lavrado e o preso, que contava com assistência de advogado, foi liberado após o procedimento, mediante compromisso de comparecer ao Poder Judiciário.

Ameaças nas redes

A postagem feita pelo estudante foi publicada na véspera de uma viagem programada do deputado ao estado.

O próprio deputado disse que era perseguido pelo jovem desde 2023 e compartilhou algumas ameaças recebidas e como: “Nikolas eu vou te matar a tiros”.

Em outras postagens feitas por Nikolas, o deputado apontou que o preso era estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), informação confirmada pela universidade.

A conta do estudante mencionado pelo deputado foi encerrada no X, antigo Twitter.

A Universidade Federal do Espírito Santo publicou nas redes sociais uma nota após a prisão do estudante.

“A Administração Central da Ufes afirma que repudia qualquer tipo de manifestação que incite à violência, ao ódio ou à discriminação expressa por qualquer meio ou veículo, incluindo as plataformas digitais. Denúncias, para serem formalizadas, devem ser encaminhadas à Ouvidoria da Universidade pelo endereço http://falabr.cgu.gov.br, que adotará as providências legais cabíveis.”, publicou no X, antigo Twitter.

A Universidade disse ainda que a prisão não foi feita dentro do campus. Declarou que ao tomar conhecimento dos fatos, autuou um processo e encaminhou para a Diretoria de Prevenção, Mediação de Conflitos e Correição, unidade competente para apuração dos fatos e adoção das providências cabíveis. Somente após essa investigação será possível definir os encaminhamentos.

O preso foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em São Mateus, no Norte do estado, para a lavratura dos procedimentos de polícia judiciária. O g1 não conseguiu localizar a defesa do estudante, espaço segue aberto para posicionamento.

Opinião dos leitores

  1. Cadê a liberdade de expressão?!?!!? Não vi ameaça nenhuma, apenas a expressão de um desejo do cidadão…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corte militar vai se manifestar sobre perda de patente de Bolsonaro e STF ainda pode julgá-lo por coação

Foto: Marcos Corrêa/PR

Condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista, o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda será alvo de um procedimento no Superior Tribunal Militar (STM) que pode perder a patente no Exército, instituição da qual é capitão da reserva.

Após a condenação pela trama golpista se tornar definitiva, o STF vai comunicar o resultado ao Superior Tribunal Militar (STM) para decidir sobre declaração de indignidade do oficialato de Bolsonaro.

A declaração, se aprovada, significa exclusão das Forças Armadas, com perda de posto e patente.

A declaração vale para penas de prisão superiores a dois anos.

O STM não vai decidir sobre o crime em si ou as circunstâncias do ocorrido, mas sim avaliar se a indignidade para o oficialato pode ser aplicada à situação.

Assim como outros efeitos civis da condenação, esta declaração depende do esgotamento de recursos.

Indiciamento por coação

Além disso, Bolsonaro foi alvo de outras investigações que podem levá-lo novamente ao banco dos réus no Supremo Tribunal Federal.

No mês passado, a Polícia Federal indiciou o ex-presidente e o filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação a autoridades responsáveis pela ação penal do golpe de Estado.

Os investigadores viram elementos de que Bolsonaro e o deputado buscaram atrapalhar o processo do golpe, no qual o ex-presidente e outros sete aliados foram condenados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11).

A PF teve acesso a trocas de mensagens em um celular apreendido com Jair Bolsonaro. Segundo o relatório, o material demonstra que o ex-presidente fez “intensa produção e propagação de mensagens destinadas às redes sociais, em afronta à medida cautelar anteriormente imposta”.

Para os investigadores, o ex-presidente e o filho atuaram para atrapalhar as investigações, inclusive com atuação junto ao governo de Donald Trump, nos Estados Unidos.

A Procuradoria-Geral da República não apresentou uma denúncia sobre esse caso. Se entender que não há elementos para isso, o órgão pode propor o arquivamento do caso.

g1

Opinião dos leitores

  1. Sempre foi uma VERGONHA para o exército: Em entrevista realizada em 1993, Ernesto Geisel, quarto presidente da ditadura militar brasileira, afirma que Jair Bolsonaro é um mau militar que pedia um novo golpe!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *