Educação

Alunos da Maple Bear Natal recebem 42 medalhas em olimpíada internacional de matemática

Foto: Divulgação

Fruto de uma metodologia canadense diferenciada, que prepara os alunos para os mais diversos desafios, os estudantes da Maple Bear Natal acabam de conquistar um resultado inédito na Olimpíada Canguru de Matemática, com 42 medalhas de ouro, prata e bronze, além de medalhas de honra ao mérito. O Concurso Canguru é uma competição anual internacional destinada aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A participação na Olimpíada foi optativa, entretanto quase 100% dos alunos do 3º ao 8º ano realizaram a prova.

Ao todo, 42 alunos da Maple Bear Natal foram medalhistas (4 de ouro, 8 de prata, 13 de bronze e 17 de honra ao mérito). Ano passado foram 17, ou seja, o resultado mais do que dobrou. “A grande melhoria nos resultados, em comparação ao ano de 2021, nós creditamos a vários pontos: ao trabalho personalizado com os alunos, como com as monitorias específicas de matemática que realizamos; à capacitação externa da rede Maple Bear, voltada aos nossos professores; e à metodologia ativa implementada, que faz com que o raciocínio lógico do aluno e o aprofundamento em diversas possibilidades da matemática se concretizem”, diz a diretora da Maple Bear Natal, Thaís Almeida. O Canadá é, inclusive, o 6º melhor país do mundo em Matemática, de acordo com o resultado do último PISA, realizado em 2018.

Ela também atribui esse incremento ao trabalho que é feito em cima dos resultados da edição anterior do último Concurso Canguru. Foram feitas análises das fragilidades e pontos fortes dos resultados das provas balizadoras, bem como um plano de ação de melhoria junto com os alunos, na tentativa de buscar as potencialidades de cada um, visando o estímulo ao estudo da matemática.

A professora de matemática Renata Freire, responsável pelo 5º ano e componente da equipe docente do 6º ao 8º anos, aponta que os alunos estão em constante aprendizado matemático e, além disso, têm experiência com esse tipo de prova, pois estão contínuo treinamento. “Os estudantes são preparados ao longo do processo com auxílio do programa Maple Bear, que ajuda a estabelecer uma base sólida para matemática e que estimula o estudante a pensar de forma crítica, resolver problemas e ter contando com diferentes formas de resolução de questões, e com a mediação dos professores, nas aulas e ao incentivar e estimular o potencial dos estudantes”, disse a docente.

Metodologia Canadense
A Maple Bear Natal funciona há 12 anos na capital potiguar, oferecendo turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. São atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.

No ensino fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em Português e Inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em Português. Os conteúdos estudados em inglês incluem Língua Inglesa, Artes, Matemática e Ciências.

Opinião dos leitores

    1. Tomara que não “puxe “a “inteligência “do avô 😂

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Ciclista é assassinado na praia do Meio

Foto: Reprodução/Portal BO

Um ciclista identificado como Bruno Severino da Silva, de 30 anos foi morto a tiros, na noite desta quarta-feira (29), na orla da praia do Meio, zona Leste de Natal. A vítima trafegava no local quando foi surpreendida por uma dupla em uma moto. O homem que estava no banco garupa atirou pelo menos seis vezes em direção a bruno, que ainda foi socorrido, mas morreu no interior da viatura do SAMU.

De acordo com testemunhas um dos assassinos ainda gritou a frase “é ele mesmo” antes de efetuar os disparos. Os peritos do ITEP estiveram no local do crime e encontraram seis cápsulas de pistola calibre 380. A DHPP vai investigar o caso, porém até agora ainda não existem razões esclarecedoras para o crime que tem características de execução.

Portal BO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

UPAs da Grande Natal sofrem com superlotação e alta demanda de atendimentos

Foto: Sérgio Henrique Santos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Região Metropolitana de Natal estão superlotadas e atendendo acima da capacidade. Dois desses exemplos são as UPAs Aluízio Alves, em Macaíba, e a Geraldo Souza, em São José de Mipibu, que nessa quarta-feira (29) registraram grande movimentação.

Além disso, as UPAS sofrem ainda com a escassez de vagas nos hospitais públicos e não conseguem realizar transferências de pacientes.

As principais causas dos atendimentos são arboviroses e síndromes respiratórias, segundo as direções das unidades. Diante da grande quantidade de antedimentos e internações, há uma piora também no serviço oferecido, o que preocupa muitas famílias.

A Sesap disse que o aumento de casos de arboviroses contribuem para o aumento de usuários na unidade, e que 70% dos atendimentos realizados na UPA poderiam ser resolvidos nas unidades básicas de saúde.

g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Vaza áudio de Luva de Pedreiro pedindo ajuda por estar sendo vigiado pelo ex-empresário

Um novo áudio de Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, externa a situação delicada pela qual o influenciador digital tem passado, no imbróglio com seu ex-empresário Allan Jesus. Na gravação, Iran questiona como, onde e quando é que ele deveria gravar os seus vídeos sem levantar suspeitas para Allan.

“Me explica aí esses negócios do vídeo, por favor. Estou dentro da minha casa, senão ele vai desconfiar, tá entendendo? Não é melhor eu ficar na ‘manha’ para ele (Allan) não desconfiar de nada? Eu tô no interior. O que você acha aí, cara? Me diga aí porque tô numa sinuca de bico aqui.”, diz o influenciador digital durante o áudio enviado para algum de seus contatos.

Para não causar atritos com Allan – que ao que tudo indica, está vigiando o influenciador de perto –, o dono do bordão “Receba!” tem se utilizado de outras contas nas redes sociais para poder se comunicar com as pessoas mais próximas, sem que o ex-empresário tenha acesso.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Karaokê no Spotify? Plataforma testa função no aplicativo

Foto: Christian Hartmann/Reuters

Alguns usuários do Spotify, plataforma de streaming de músicas, já possuem a opção que permite que se cante junto com as canções reproduzidas, e até avalia a qualidade musical das “performances”. Trata-se de um momento de testes da nova funcionalidade de Karaokê, que deve ser oferecida a todos os usuários do aplicativo no futuro.

O modo karaokê permite que os usuários cantem junto com as músicas ao mostrar as letras e reduzir ou eliminar as vozes das canções. Aqueles que foram “premiados” com a nova funcionalidade no app e já resolveram testar, relatam que ao fim da experiência, há uma nota de zero a 100, presumidamente baseada no quão boa foi a cantoria da música – como é tradicional nos karaokês comuns.

Exemplos compartilhados pelos usuários mostram que o aplicativo disse a eles que estavam “80% corretos” na apresentação da música, com um recado de que estão “no caminho para a fama”.

Todos esses detalhes são partes do teste. Alguns podem encontrá-los no aplicativo, mas outros podem nunca obtê-los, uma vez que não houve um anúncio oficial. E, aparentemente, não há um critério para que a funcionalidade surja no aplicativo, restando apenas aguardar por uma atualização.

O Spotify não deu informações detalhadas sobre a funcionalidade ou seu lançamento. Em comunicado ao The Independent, a empresa indicou que o recurso pode nunca chegar a todos os usuários de fato.

Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereadores de Natal aprovam reforma da Previdência dos servidores municipais

Foto: Verônica Macedo

A Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou dois projetos relacionados à Previdência dos servidores públicos – o parcelamento de débitos previdenciários da Prefeitura e a reforma do Regime Próprio da Previdência Social. Os vereadores votaram, inicialmente, o projeto sobre refinanciamento da dívida previdenciária, porque não tinham emendas de vereadores.

O Executivo foi autorizado a renegociar as dívidas do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Natal (Natalprev) com vencimentos até 31 de outubro de 2021, no prazo de 240 meses.

Para apuração de montantes dos valores devidos, serão utilizados o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), acrescidos de juros de 4,95% ao ano, entre outros critérios de atualização de parcelas. Os pagamentos serão descontados do Fundo de Participação dos Municípios.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente nacional do PSB chama Carlos Eduardo de ‘bolsonarista’ e diz que aliança em SP depende de apoio do PT a Rafael

Foto: Reprodução

A aliança entre PT e PSB no Rio Grande do Norte fazia parte do projeto nacional de costuras entre os dois partidos. E a prova disso é que, agora, o PSB afirmou que só aceita negociar um acordo com o PT em São Paulo, se houver a aprovação de alianças em outros estados, incluindo, o Rio Grande do Norte.

A informação foi publicada pelo portal Valor Econômico e destaca uma entrevista com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Em São Paulo, o PT pressiona para o PSB retirar a pré-candidatura de Márcio França ao Governo e passe a apoiar Fernando Haddad, do PT. Contudo, agora, “a determinação é não tratar a situação de SP isoladamente. A intenção é resolver de uma única vez todos os impasses eleitorais existentes em outros estado”, cita a reportagem.

A matéria cita o impasse entre PT e PSB no Rio Grande do Norte. Aqui, a governadora deixou de apoiar a pré-candidatura de Rafael Motta, presidente estadual do PSB e apoiador da chapa Lula-Alckmin, para apoiar o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que já manifestou apoio a Ciro Gomes e, no pleito passado, apoiou Jair Bolsonaro – fato, inclusive, citado por Siqueira. Veja o trecho:

“O PSB demonstrou insatisfação com o fato de o PT ter escolhido o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) para concorrer ao Senado na composição montada pela ex-governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra. Ela vai concorrer à reeleição. ‘Lá [no Rio Grande do Norte], eles [PT] colocaram um bolsonarista na chapa majoritária’, disse Siqueira”.

Tem mais: no Rio Grande do Norte, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se não estiver na chapa, Rafael Motta pode ficar de fora até da coligação, visto que uma candidata ao Governo só pode ter um candidato ao Senado.

Com informações do Portal da 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Arthur do Val é agredido por ex-deputado no Paraná

O ex-deputado estadual por São Paulo Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, que renunciou ao mandato para não ser cassado por falas desrespeitosas a ucranianas, foi agredido pelo ex-deputado federal Boca Aberta (Pros-PR) durante agenda em Londrina (PR).

Do Val estava acompanhado do pré-candidato a deputado pelo Paraná João Bettega. Eles se aproximam de uma espécie de gabinete do ex-parlamentar paranaense, onde Emerson Miguel Petriv, conhecido como Boca Aberta, discursava.

Nas imagens, é possível ver Boca Aberta xingando Mamãe Falei de “estuprador” e “vagabundo”, além de tentar expulsá-lo dizendo: “Aqui, não”. Arthur do Val chega a ser acertado por socos e tapas. Nas imagens, ele não reage.

Bettega cai no chão. Um dos homens que estava no local, de casaco preto com capuz, derruba o ex-deputado paulista e, em seguida, lhe desfere um chute.

Nas redes sociais, Arthur do Val afirmou ter registrado boletim de ocorrência. Ele argumenta ter ido até o local para fazer denúncias contra Boca Aberta.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula volta a defender regulação de rádio, TV e internet e reformar “direito de resposta”

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender nessa quarta-feira (29) a regulação da mídia no Brasil por meio de um processo de discussão com a sociedade para garantir o “direito de resposta” e o “direito de várias opiniões nos meios de comunicação”.

O ex-presidente afirmou que a sociedade não irá se “politizar” nem terá “condições de fazer juízo de valores” caso só tenha acesso às mesmas versões da mídia. A declaração foi feita durante entrevista à rádio Educadora de Piracicaba, no interior de São Paulo.

Lula tentou dissociar a ideia de regulação de censura e acusou as empresas jornalísticas de negarem o direito de resposta, previsto em lei.

Segundo o petista, haveria também uma regulação do “direito de resposta”. “Porque a verdade é essa: nós temos nove famílias que são donas de quase todos os meios de comunicação neste país”, completou. A medida também teria como objetivo, segundo Lula, garantir o direito a “várias opiniões nos meios de comunicação”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil 

Desde o início da pandemia, a Covid-19 matou duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil. Ao todo, 599 crianças nessa faixa etária faleceram pela Covid-19 em 2020. Em 2021, quando a letalidade da doença aumentou em toda a população, o número de vítimas infantis saltou para 840.

Ao todo, 1.439 crianças de até 5 anos morreram por Covid-19 nos dois primeiros anos da pandemia no Brasil. A Região Nordeste concentra quase metade desses óbitos.

Os dados de 2020 e 2021, analisados pelos coordenadores do Observa Infância, Cristiano Boccolini e Patricia Boccolini, foram coletados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), os quais passaram por revisão do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Dados preliminares divulgados pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde indicam que a média de duas mortes diárias se mantém este ano. Entre janeiro e 13 de junho de 2022, o Brasil registrou um total de 291 mortes por Covid-19 entre crianças menores de 5 anos.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FRESCOU MESMO: Pezão é acusado de corrupção e dá o dedo

O Ministério Publico Federal divulgou nesta terça, 28,  release à imprensa do estado no qual comunica que denunciou o empresário Wbiranilton Linhares, o “Pezão” e seu sócio, Paulo Sergio Trindade, sob acusação de fraude em licitação de fornecimento de refeições para o Instituto Federal de Educação (IFRN), unidade de Santa Cruz.

Este comunicador reproduziu o release no Blog do BG, inclusive sem destaque. Não colocamos o nome de Pezão no título, não divulgamos foto dele, do sócio, da empresa, não citamos suas redes sociais, também não tocamos no assunto no programa Meio Dia RN, na 96 FM.

O Motivo: evitar exploração política do fato, uma vez que “Pezão” é pré-candidato a deputado federal pelo PSDB.

Nesta quarta, este comunicador foi surpreendido por um vídeo postado no Instagram do réu por improbidade em várias ações, em que “Pezão” mostra o DEDO, brinca com a situação e me chama de invejoso, apenas por publicar um release oficial do Ministério Público Federal.

A respeito do fato, este comunicador informa que a denúncia feita pelo MPF é um dos menores enfrentados por “Pezão”.

Lembra também que mostrar o dedo para este comunicador, para o Ministério Público e para a Justiça Federal e exibir papel higiênico não vai resolver os problemas judiciais e anular as acusações de prática de corrupção e os vários processos que “Pezão” responde, inclusive de fornecer alimentação de baixíssimo nível e fora de especificações e normas sanitárias, Wbiranilton, também diz no vídeo que não dá cabimento a este comunicador, agradecemos a “deferência”.

Este comunicador apesar de nunca ter sequer conversado com Pezão, agradece ele não da cabimento, porque entende que o melhor, mesmo, é manter distância do sujeito.

Detalhe importante: no release, o MPF informa que a denúncia de corrupção já foi aceita pela Justiça Federal.

O PSDB e os pré-candidatos a federal do partido estão bem arrumados com um pré-candidato desse.

 

Print do RELEASE DO MPF pedindo o indiciamento de “PEZÂO”:

Opinião dos leitores

  1. Entendi que ó Pezão tentou dizer que “outros” estariam querendo brigar e se lascar. Sendo de paz e amor. Mas o blogueiro aqui interpreta sempre da forma que é melhor pra ele dar mídia no seu canal! Falando que o BG teria ficado com ciúmes por ele gostar de Gustavo Negreiro e mais nada! Bem… qual seria então o interesse do BG em interpretar o vídeo de Pezão de outra forma? Acharia melhor pezão e as empresas dele começar a anunciar no blog do BG, assim ele interpreta da forma correta!

  2. O mi-mi-mi no meio-dia RN hoje vai ser grande. Vai ser um falatório de uma hora. Pior que no dia Cícero Martins

  3. BG vc acha mesmo que esse empresário chibata com nome esquisito e apelido de PEZÃO está querendo se eleger deputado federal aqui no RN porque? simplesmente arranjar a famigerada imunidade parlamentar e “tentar” escapar da justiça federal e ficar impune por muito tempo, só um lembrete ele não vai conseguir porque não vai ser eleito.

  4. BG, o pior de tudo é está história de inveja de Gustavo Negreiros, se verdade for, ” deixo de lhe seguir”. 😂😂😂😂😂

  5. O presidente, seus filhos, amigos, ministros e apoiadores fazem sucesso e se elegem com grosserias, ameaças e palavras de baixo calão. Essa cultura de ódio e intolerância influencia parte da população com menos educação e põe em risco a paz social.

  6. O presidente, seus filhos, amigos, ministros e apoiadores fazem sucesso e se elegem com grosserias, ameaças e palavras de baixo calão. Essa cultura de ódio e intolerância influencia parte da população com menos educação e põe em risco aqueles a paz social.

  7. Agora amanhã vai ser um editorial de de uma hora no meio-dia RN. Nem o diabo aguenta. Vai ser maior que o de Cícero Martins.

  8. Enquanto filiado ao PSDB no município de Natal,eu me envergonho de fazer parte de um partido que dá guarida ao Cidadão que simplesmente pelo fato de deter poderio econômico e financeiro vem para bater esteira para outros proceres com mais chance de conquistar um mandato, eu não voto e não apoio candidato que de fato não seja cândido como o próprio vocábulo diz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *