A Prefeitura do Natal lança no próximo dia 18, o Anuário Natal 2013, durante o seminário “Natal: a informação como ferramenta de transformação urbana e metropolitana-desafios contemporâneos à cidade”. O evento será realizado no auditório da biblioteca Zila Mamede, na UFRN, a partir das 8h, em parceria com o Departamento de Políticas Públicas e Observatórios das Metrópoles.
A publicação editada pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) reúne informações atualizadas no campo técnico, estatístico e social sobre a cidade e sua região metropolitana.
Nesta edição, mantendo o compromisso de evolução o Anuário Natal traz como novidade, um estudo sobre a cobertura verde de todos os bairros, fonte fundamental para o Executivo Municipal e sociedade civil organizada poderem, a partir desses dados, planejarem ações de arborização nos lugares mais críticos da cidade.
Segundo os organizadores do Anuário, sua finalidade é poder oferecer um conjunto de dados referentes ao município, possibilitando democratizar e qualificar o debate sobre os rumos da cidade. Além de atualizar os dados estatísticos que permitem uma melhor compreensão da sua dinâmica.
O seminário vai contar com três palestras em sua programação, uma rodada de discussão e o lançamento do Anuário. A primeira palestra será sobre “O direito á cidade como direito a informação: em defesa de uma pedagogia urbana e a transformação qualitativa da cidade”, ministrada pelo professor doutor em Arquitetura e Urbanismo, Alexandro Ferreira.
Já a segunda explanação será sobre “Natal e sua inserção metropolitana: uma proposta de gestão a partir do pólo”, conduzida pela professora doutora em Arquitetura e Urbanismo, e procuradora do Município, Marise Costa.
E por fim, a palestra “Natal Ontem, Hoje e Amanhã: o papel da informação sobre a cidade em sua contribuição ao planejamento urbano” ministrada pelo professor e historiador da Semurb, Luciano Capistrano. Ao final haverá distribuição do Anuário Natal 2013 aos participantes do evento.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Comente aqui