A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN) Monalissa Dantas, juntamente com a diretoria da instituição, cancelou o uso do cartão corporativo da CAARN. A decisão foi tomada após uma análise detalhada das contas e contratos da instituição.
Segundo Monalissa, essa foi uma das prioridades da atual gestão, logo após tomarem posse. “O uso do cartão vinha sendo questionado pela advocacia. Assim que assumimos a diretoria, fizemos uma averiguação detalhada junto à tesouraria da CAARN, e entendemos que a utilização do mesmo é totalmente dispensável”, disse.
A presidente falou ainda da importância de tratar o dinheiro com responsabilidade. “O uso do cartão corporativo não transmite transparência. E é justamente essa clareza que nós queremos na Caixa de Assistência. A advocacia potiguar precisa saber de que forma o dinheiro da anuidade está sendo empregado e é esse o nosso maior compromisso”, finalizou Monalissa.
Pontos turísticos da cidade de Natal e cartões postais do Rio Grande do Norte, praias do Estado ainda convivem com a falta de educação e cultura irresponsável: o descarte irregular de lixo. Em Natal, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) mantém equipes diárias visando manter as praias limpas. Neste ano, foram recolhidas em média 44 toneladas de lixo por dia das praias urbanas, o equivalente a cerca de 8% de toda a produção de lixo da cidade. Fazendo um cálculo simples, 30 quilos de lixo por minuto são recolhidos diariamente nas praias de Natal. No dia 14 agosto, foi celebrado o Dia de Combate à Poluição, com o objetivo de conscientizar sobre o descarte adequado do lixo.
Segundo dados da Urbana, entre janeiro e junho deste ano, as praias urbanas da zona Leste são as que mais registram lixo, com média mensal de 681 toneladas. As praias da zona Leste abarcam trechos de Mãe Luiza, além das praias dos Artistas, do Meio e do Forte. Por sua vez, o bairro de Ponta Negra registrou uma média mensal de 460 toneladas de lixo recolhidas. A contabilidade aponta a coleta entre a avenida Roberto Freire até a orla, além da Via Costeira e o Morro do Careca. Já o bairro e a praia da Redinha registram média de 201 toneladas de lixo por mês.
Para manter as praias limpas, o presidente da Urbana, Alvamar Silva do Vale, cita que a companhia tem intensificado a presença de garis em turnos consecutivos nas áreas turísticas da cidade. Ao todo, são 48 garis por dia em vários turnos.
“Não tem como não ser todos os dias. A limpeza é diária. Todos os dias temos tanto garis quanto a coleta. Em Ponta Negra, além da coleta nos turnos manhã e noite, temos os garis que fazem toda a limpeza da praia nos turnos de manhã, tarde, noite e madrugada. A coleta é de domingo a domingo em toda a zona litorânea da cidade”, cita. A Urbana disse ainda que foi retomado um projeto de aumento de distribuição de placas de conscientização na cidade.
Ainda segundo o presidente da Urbana, a companhia está avaliando a utilização de lixeiras subterrâneas nas praias urbanas da capital, com intuito de melhorar a paisagem visual nos calçadões e evitar que lixo acabe se espalhando pela orla.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, na quarta-feira (20), o jornalista André Basbaum como o novo presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).
Agora, com a assinatura do documento que aponta Basbaum como chefe da EBC, o nome dele deve ser publicado na edição do DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (21).
Com 25 anos de carreira, o jornalista acumula passagens pela Globo, Record, SBT e Bandeirantes.
Demissão
No início do mês, Jean Lima pediu demissão do órgão, que é ligado à Secom (Secretaria de Comunicação Social), por meio de uma carta com balanço de suas ações à frente da empresa.
Ele estava no cargo desde 2023, quando foi indicado pelo atual ministro da pasta, Sidônio Palmeira, e também pelo ex-ministro e deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
“Durante minha gestão, conseguimos importantes avanços para o fortalecimento da comunicação pública, ao separá-la da comunicação estatal e governamental”, escreveu Lima no documento ao qual a CNN teve acesso.
Em resposta à demissão, Sidônio definiu o trabalho de Lima, que durou cerca de 30 meses, como “relevante contribuição à frente da Empresa Brasil de Comunicação”.
A CPMI do INSS recebeu nesta quarta-feira (20) requerimentos de quebra dos sigilos bancário e fiscal dos dirigentes do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). A entidade é ligada à Força Sindical e tem como vice-presidente o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão mais velho do presidente Lula.
Os requerimentos, apresentados pela deputada Adriana Ventura (Novo-SP), pedem a quebra de sigilo e a convocação do presidente do Sindnapi, o sindicalista Milton Baptista de Souza, conhecido como Milton Cavalo, e da coordenadora jurídica da entidade, a advogada Tonia Andrea Inocentini Galleti. O próprio Frei Chico já acumula diversos pedidos de convocação.
As solicitações também incluem a quebra de sigilo da empresa Gestora Eficiente LTDA.
Como revelou a coluna, a companhia pertencia ao marido de Tonia Galleti e teve como sócia, até meados do ano passado, a mulher de Milton Cavalo, a decoradora Daugliesi Giacomasi Souza.
Essa empresa era responsável por tratar as fichas dos aposentados que aderiram ao Sindnapi e repassar as informações ao INSS. Toda vez que um aposentado era descontado pelo Sindnapi, a empresa recebia uma comissão. As notas fiscais mostram que ela recebeu pelo menos R$ 4,1 milhões em comissões entre 2020 e 2023.
Na última quarta-feira (13), o advogado Carlos Afonso Galleti Júnior, marido de Tonia, encerrou a Gestora Eficiente. A baixa da empresa foi registrada na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) apenas nesta terça-feira (19).
Os requerimentos de convocação citam reportagem da coluna que revelou pagamentos a familiares de Milton Cavalo e de Tonia Galleti por meio da empresa.
Segundo os documentos, a quebra de sigilo de Tonia Galleti é “medida indispensável para o completo esclarecimento das graves irregularidades investigadas”.
O texto afirma que ela “exerceu papel estratégico na estrutura de comando do sindicato, validando juridicamente os instrumentos e contratos que possibilitaram a expansão abrupta das receitas da entidade e o consequente repasse de recursos a empresas privadas ligadas a familiares de dirigentes”.
“Além disso, documentos obtidos pelo portal Metrópoles apontam que a Gestora Eficiente também efetuou pagamentos a familiares da própria Tonia Galleti, como Nita Gabriela Inocentini e Neuza Pereira Inocentini, o que demonstra a existência de um ciclo de favorecimento interno ao núcleo familiar”, diz o requerimento.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026 para 58% dos brasileiros, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21).
Por outro lado, 39% dizem que o petista deve concorrer novamente ao Palácio do Planalto. Os que não souberam opinar ou não responderam totalizam 3%.
Os números se mantiveram sem grandes alterações quando comparados ao último levantamento, realizado em julho deste ano. Na época, os que acreditam que Lula não deveria concorrer novamente também eram 58%; os que responderam que ele deveria, 38%, e os que não sabiam ou não responderam, 4%.
A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com mais de 16 anos entre 13 e 17 de agosto por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Para você, Lula deveria se candidatar à reeleição em 2026?
Não: 58% (58% em julho)
Sim: 39% (38% em julho)
Não sabe/não respondeu: 3% (4% em julho)
A cidade de Ceará-Mirim e toda a região do Mato Grande conquistam um marco histórico na segurança pública. Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (20), o Decreto nº 34.829/2025, que cria oficialmente o 17º Batalhão da Polícia Militar (17º BPM), com sede em Ceará-Mirim.
O resultado é fruto da união de esforços do prefeito Antônio Henrique, dos vereadores da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, dos prefeitos da região do Mato Grande e de diversas lideranças locais, que, de forma articulada, defenderam junto ao Governo do Estado a necessidade de um Batalhão para reforçar a presença policial e ampliar a segurança em toda a região.
Em julho, o prefeito Antônio Henrique esteve reunido com a governadora Fátima Bezerra, com a cúpula da Segurança Pública do RN, vereadores da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, secretários municipais, prefeitos da região e o ex-prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César, em um encontro decisivo para garantir esse avanço.
Também participaram de forma decisiva da reunião os prefeitos Professora Nira (Maxaranguape), Ricardo Brito (Pureza), Fernando de Canto de Moça (Ielmo Marinho), Márcio de Cici (Rio do Fogo) e Louvado (Taipu), reforçando a união em torno dessa importante conquista.
O novo 17º BPM atenderá não apenas Ceará-Mirim, mas também os municípios de Ielmo Marinho, Maxaranguape, Pureza, Rio do Fogo e Taipu, fortalecendo o policiamento ostensivo e garantindo maior efetividade no combate à criminalidade e na prevenção da violência.
Para o prefeito Antônio Henrique, a criação do 17º BPM é uma conquista coletiva:
“Esse é um passo fundamental para melhorar a segurança em nossa cidade e em todo o Mato Grande. Ceará-Mirim sempre defendeu essa pauta e hoje vemos que a luta valeu a pena. Agradeço à governadora Fátima Bezerra, aos vereadores da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, aos prefeitos da região do Mato Grande, às lideranças locais e, de forma especial, ao ex-prefeito Júlio César, que também sempre lutou em sua gestão por essa conquista. Esse resultado é fruto de um grande esforço coletivo.”
Com o novo Batalhão, a antiga 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM) é extinta, dando lugar a uma estrutura mais robusta e preparada para atender às demandas de segurança da região.
O pastor Silas Malafaia voltou a criticar duramente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após se tornar alvo de decisão judicial que restringe sua liberdade.
Moraes determinou que todos os passaportes do religioso — nacionais e estrangeiros — sejam entregues à Polícia Federal no prazo de 24 horas, proibindo sua saída do país e bloqueando a emissão de novos documentos.
As narrativas da vereadora Brisa Bracchi para tentar justificar a destinação de dinheiro público em evento político-partidário não se sustentam.
Brisa já disse que não há nada ilegal, mas dois dos 4 artistas devolveram os cachês.
A petista já disse que a emenda foi destinada antes da prisão domiciliar de Bolsonaro, o que é fato. Mas em vídeo divulgado nas redes sociais dela – gravado no prédio da Câmara Municipal, diga-se de passagem – Brisa para o evento dizendo que é para comemorar a prisão.
Agora, vídeos recebidos pelo blog do BG mostram que todo palco estava decorado com a imagem do ex-presidente Bolsonaro e um dos artistas dizendo durante a apresentação: “Todo mundo aqui comemorando a prisão de Bolsonaro!”
Em tempo: manifestação política em eventos culturais não é ilegal. O problema é quando isso é promovido com verba pública.
Mensagens reproduzidas no relatório final em que a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) mostram o deputado federal xingando o pai devido a uma entrevista em que ele foi chamado de imaturo.
No diálogo via aplicativo WhatsApp Eduardo manifesta grande incômodo pelo fato de Bolsonaro tê-lo chamado de imaturo devido a divergências do deputado com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-PB) e passa a atacá-lo com palavrões.
“VTNC SEU INGRATO DO CARALHO’!, escreveu Eduardo em maiúsculas, usando a sigla que significa “vai tomar no c…”
Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, o deputado critica o vazamento do que chamou de conversas entre pai e filho. A defesa do ex-presidente não se manifestou até a conclusão deste texto.
“Me fudendo aqui! VC ainda te ajuda a se fuder aí!. (..) Se o IMATURO do seu filho de 40 anos não puder encontrar com os caras aqui, PORQUE VC ME JOGA PRA BAIXO, quem vai se fuder é vc E VAI DECRETAR O RESTO DA MINHA VIDA NESTA PORRA AQUI”, prossegue o parlamentar, que cobra “reponsabilidade” do pai.
Na entrevista, concedida ao portal Poder360, Bolsonaro diz que as divergências entre o filho e Tarcísio estavam superadas e diz: “Ele [Eduardo Bolsonaro] apesar de ter feito 40 anos de idade agora, né… ele não é tão maduro assim, vamos assim dizer, talhado para a política… tá bem. Ele acerta 90% das vezes, 9% quando meio e 1% está errando”, afirmou.
Após a entrevista, Eduardo manda mensagem ao pai dizendo que ia deixar de lado a história, mas que estava com vontade de dar “mais uma porrada” em Tarcísio devido às críticas recebidas do pai. De acordo com o relato da PF, Bolsonaro e o filho seguem o diálogo por meio de mensagens de áudio que não puderam ser recuperadas.
Sinônimo de bons lucros até pouco tempo atrás, o Banco do Brasil apresentou na quinta-feira, 14, o balanço do segundo trimestre e registrou uma queda de 66% em relação ao mesmo período do ano passado.
É a segunda baixa seguida. No primeiro trimestre, o lucro líquido do banco caiu 24% – os chamados “bancões” do setor privado (Itaú, Bradesco e Santander) aumentaram o lucro.
Agora, o problema está no agronegócio, um dos setores mais sólidos da economia. Desta vez, o erro não foi exatamente dos produtores, mas do próprio banco, que subestimou os riscos das operações e ampliou o volume de crédito sem garantias robustas. Resultado: o aumento da inadimplência chegou a 3,5% – pior marca desde o início da pandemia.
Em números totais, contudo, o montante envolvido é muito maior. Em março de 2020, a inadimplência somava R$ 6,5 bilhões. Hoje, são R$ 12,5 bilhões em parcelas atrasadas há mais de 90 dias. O mercado carimba esse dinheiro não pago com NPL, sigla para non-performing loan. Em português: empréstimos não produtivos. Ou seja, um dinheiro com alta probabilidade de não ser pago – e que, além do agro, abarca outros setores que também não vão bem.
No primeiro semestre de 2025, o banco já deu como perdidos quase R$ 20 bilhões da carteira de crédito. Nem mesmo no governo Dilma houve uma perda tão grande. Em fevereiro, a diretoria do Banco do Brasil previu um lucro líquido entre R$ 37 bilhões e R$ 41 bilhões para este ano. Com tantos números ruins, a previsão foi revisada para baixo. Agora é de no máximo R$ 25 bilhões. No mercado, há quem acredite em valores ainda mais baixos.
Em maio deste ano, quando divulgou os resultados do primeiro trimestre, as ações do Banco do Brasil (BBAS3) despencaram mais de 30% (fechando em R$ 19,85 na quinta-feira, 14). Isso antes mesmo do balanço do segundo trimestre. Segundo reportagem de O Estado de S.Paulo, “analistas cortaram as projeções de lucro e colocaram a recomendação das ações do Banco do Brasil em revisão”.
Azul, Latam e Gol pressionam o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a apresentar a conta do aumento da alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que passou de 0,36% para 3,5% e incide sobre o arrendamento de aeronaves.
Nos cálculos do setor, o aumento da tarifa custará R$ 600 milhões a mais do que é pago hoje de IOF pelas três empresas — um custo que será repassado ao preço das passagens.
Os CEOs das três empresas – John Rodgerson (Azul); Celso Ferrer (Gol) e Jerome Cadier (LATAM) – se reuniram com Haddad na sexta-feira, 15/08, em São Paulo. Juliano Noman, presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) também participou.
A coluna da Andreza Matais apurou que o ministro não sinalizou possibilidade de recuo. O governo conta com a receita do IOF para pagar as contas. A medida foi derrubada pelo Congresso, mas retomada por decisão do Supremo.
O setor também advertiu sobre os impactos da reforma tributária no preço das tarifas.
Atualmente, a carga tributária limita-se ao PIS/Cofins. Com a implementação gradual da reforma a partir de 2026, o setor passará a ser tributado pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), com alíquota estimada em 26,5%.
Conforme mostrou a coluna, Azul e Latam colocaram à venda voos de Belo Horizonte para Belém, com 30 horas de duração (daria para ir até a China), no período da COP-30. Sem escala, a duração é de três horas.
Em entrevista ao Contexto Metrópoles, o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) afirmou que mantém conversas com empresas estrangeiras para que ofereçam rotas nacionais. Um movimento sempre barrado pelo poderoso lobby da Latam, Gol e Azul.
Comente aqui