A governadora Rosalba Ciarlini não deixou sem resposta as críticas feitas pela vice-prefeita de Natal, Wilma Faria, ao Jornal de Hoje na última quinta-feira. Na ocasião, Wilma considerou errada a decisão de só repassar parcialmente o duodécimo ao Judiciário, Legislativo, Ministério Público e Tribunal de Contas. Em nota enviada ao periódico neste sábado, Rosalba subiu o tom e detonou a ex-governadora.
“Wilma de Faria insiste na aposta arriscada de que o povo potiguar não tem memória e capacidade crítica. Isso é característica de quem não sabe, ou faz questão de esquecer, o desastre do seu próprio governo”, rebateu Rosalba.
Respondendo mais diretamente à crítica de Wilma, Rosalba afirmou que a colocação da ex-governadora foi uma desfaçatez. “Sobre os repasses ao Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas, a declaração da ex-governadora surpreende pela desfaçatez. Afinal, [Wilma] nunca repassou o duodécimo integral previsto no OGE”.
Rosalba também comentou sobre uma dívida quase bilionária que Wilma deixou para o Estado. “[Wilma] esquece a dívida de R$ 800 milhões que deixou de herança, e assume uma postura nada edificante, de confundir a opinião pública”.
A nota enviada por Rosalba aborda ainda outros temas, como educação e segurança pública. Ciarlini diz que Wilma, em sua gestão, provocou um caos na educação, conduzindo “o nosso Estado ao lamentável 2º pior índice no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os 27 estados brasileiros”.
Acerca da segurança pública, a atual governadora lembrou que teve que devolver recursos destinados à área porque Wilma não executou, em três anos, o que foi acordado em convênios com o governo federal.
Wilma é a maior populista do rn. Esta no poder a quase 20 anos, sempre foi o maior centro dos escândalos de corrupcao politica do estado. E sempre soube sair as ruas apoiada no seu populismo e o povo, de memoria curta, sempre cai na sua farça. Pior que ela deve fazer tudo pra estar sempre em vantagem politica: tem um grande curral eleitoral, uma vasta cabide de cargos comissionados, que trabalham para a eleger, sem falar que toda ação judicial ela sempre acaba escapando. O judiciario parece estar do lado dela, ou de quem ela apoia. Ela, de todos os coroneis do estado, representa o maior atraso no desenvolvimento do Rn, a final sao 20 anos somando todos os seus mandatos, e sempre com base no popular. Wilma esta aproveitando que as midias sociais esta divulgando e destruindo imagens dos politicos, e quer usar essa arma ao detonar rosalba, que mesmo sendo uma incompetente, wilma é pior.
Assim como "UM ERRO NÃO JUSTIFICA OUTRO", um sujo não tem moral para falar do mal lavado. Nessa briga política, todo o Rio Grande do Norte sabe que Vilma fez uma carreira consagradora, em termos administrativos, na Prefeitura de Natal. Fazendo-a despontar no cenário Estadual por vias tortuosas da Política que aprendeu com Lavosier e José Agripino, seus padrinhos e mentores na iniciação no mundo público. Utilizando artimanhas típicas do universo politico partidário, passou a perna em todos e chegou ao governo como uma renegada que se rebelava contra as tradicionais famílias Alves e Maia, que mandavam com braço de ferro nas terras de Poty. Em seu primeiro Governo foi inovador em muitas coisas e conquistou bons resultados nos índices de aceitação e aprovação do seu Governo, levando-a a se reeleger de forma relativamente tranquila. Já no seu segundo mandato, as alianças espúrias e muitos episódios de esquemas de fraudes e corrupção, solaparam seu Governo e a complexidade do cenário Nacional influenciando o local, acabaram de fazer o serviço, colocando-se toda uma estrutura policialesca, com o Judiciário e o MP sedentos para sangrar a sua gestão, com um conjunto de ações e processos para operacionalizar o seu enterro, impedindo-a de eleger o seu sucessor, Iberê. Entretanto, como provam os fatos, assim como Micarla não conseguiu apagar Carlos Eduardo em natal com o seu desgoverno absurdo, Rosalba somente contribuiu para o resurgimento de Vilma com sua desastrada gestão e modelo imperialista, arrogante, prepotente e centralizador.
Rosalba, ao contrário, ungida ao posto de candidata por ter sido Prefeita do Império de Mossoró, representando uma ala poderosa da oligarquia Rosado naquelas bandas, pelo Senador José Agripino, inserindo-a no cenário estadual sub-repticiamente ao elege-la senadora e depois, participando ativa e desenvoltamente da campanha de Micarla em Natal, já começou mal o seu Governo. sua forma de se relacionar com os aliados, como exemplo, a forma como tratou de Robson Farias, seu principal trunfo na vitória de sua campanha,além de tantos outros vítimas de sua cegueira politica-administrativa. Sua gestão conseguiu piorar muito e em muito pouco tempo, o que já era ruim. Assim como Micarla fez com Natal, Roalba conseguiu fazer muito pior com O Estado do RN. Levando o Governo a uma situação de descrédito que sua palavra é constantemente desmentida e as trapalhadas são a regra. Como disse Túlio Lemos em sua coluna, " a competência em ser incompetente da Governadora é assombrosa". E as respostas são tão surreais que parecem tratar-se de brincadeira. Gastar 17 milhões em SAÚDE, 24 milhões em Diárias e 27 milhões em PUBLICIDADE, é no mínimo aterrador.
De maneira que o que a sociedade começa a se perguntar é: Quem, como e Por que ninguém (que tem competência e prerrogativa, sendo seu dever fiscalizar) tem feito nada para parar esse trem escabroso que já começa a deixar danos permanentes ao Estado?
Será apenas OMISSÃO? Ou será outra coisa, tipo influências, graus de parentescos, apadrinhamentos, proteções extras sensoriais, etc?
Onde estão os Guardiões da LIBERDADE, DA LEGALIDADE, DA MORALIDADE, DA IMPESSOALIDADE, DA PUBLICIDADE E DA EFICIÊNCIA?
Rosalba, apesar do fraco governo acerta em cheio quando aponta Wilma Maia como uma política com senso de desfacatez. Wilma foi a pior governadora que nosso sofrido RN já teve. Realmente sempre o povo daqui teve memória curta. Pessoal, lembrem-se dos roubos e escândalos de corrrupcao do governo de Wilma lembrem do FOLIADUTO, OPERAÇÃO OURO NEGRO, OPERACAO HIGIA e tantos outros. O RN, governado por ela uma professora amargou o ÚLTIMO LUGAR NO ÍNDICE DE EDUACAO DO BRASIL. Até Serejo que sempre foi do lado dela já a criticou por isso. Lembrem também que o WALFREDO igualmente hoje também via com pacientes nos corredores e também vivia saindo no jornal nacional. Na segurança o caos era ainda maior. Nem veículos as delegacia tinham para fazer uma pequena diligencia. Você chegava para prestar uma queixa de roubo e os delegados simplesmente diziam: moca, eu tenho que optar entre sua diligencia e a apuração de um homicídio, por que não temos estrutura para os dois. Isso aconteceu diversas vezes por exemplo na Delegacia da Candelária. Imagine nas outras em bairros mais pobres. Portanto, quando vejo Wilma pousar de bacana, isso me revolta. É uma CÍNICA E FOI A GOVERNADORA DOS ESCÂNDALOS TEVE ATÉ O FILHO PRESO E ESTÁ RESPONDENDO PROCESSO PENAL. POPULACAO DO RN TENHA MEMÓRIA. REJEITEMOS ROSALBA, MAS ESQUEÇAMOS DESSA PRAGA QUE É WILMA.
A cidade de Natal recebe nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, a turnê “A Cruzada”, do evangelista e pregador nacionalmente reconhecido Deive Leonardo, considerada uma das maiores dos últimos 50 anos no Brasil. O evento será realizado no estacionamento da Arena das Dunas e terá entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado às instituições cadastradas no Banco de Alimentos Municipal.
O prefeito Paulinho Freire considera a iniciativa “uma ação de grande impacto social. O evento permite à população participar de um momento de fé e reflexão, enquanto contribui para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade”.
A Prefeitura do Natal oferecerá apoio logístico completo, com a atuação integrada de diversas secretarias, garantindo que o evento seja seguro, acessível e organizado. Entre as ações estão: segurança, mobilidade urbana, serviços urbanos (Semsur), desenvolvimento social com a Semul e, principalmente, a arrecadação de alimentos por meio da Semtas, fortalecendo a rede de apoio às instituições sociais da cidade.
Doações para o Banco de Alimentos
O Programa do Banco de Alimentos de Natal, coordenado pela Semtas, atua há três anos e já distribuiu mais de 200 toneladas de alimentos, atendendo 80 instituições cadastradas. Em maio deste ano, o programa recebeu nova sede na Ribeira, ampliando sua capacidade de atendimento.
Natal será uma das dez cidades brasileiras a receber a turnê, sendo apenas duas no Nordeste (Natal e Maceió). A expectativa é reunir milhares de pessoas em prol da solidariedade, fortalecendo a rede de apoio às instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social.
A secretária de Cultura, Iracy Azevedo aproveitou o momento de receber um evento desse porte e destacou: “mais do que apoiar a mobilização de fé, nosso maior ganho é social: cada alimento doado será encaminhado para quem mais precisa. É uma ação que une espiritualidade e solidariedade”.
Inclusão e acessibilidade
Para garantir que todos os cidadãos possam participar, o evento contará com uma Área PCD, que oferece acessibilidade física e auditiva, em parceria com a Alport. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo formulário (https://l1nq.com/57S1p) ou através do aplicativo Natal Digital. Cada pessoa com deficiência terá direito a um acompanhante, seguindo as orientações de segurança e organização:
– Não será permitido o uso de cooler ou garrafas de vidro;
– O acesso será permitido exclusivamente com a pulseira de identificação entregue na entrada;
– O acompanhante deve ter idade mínima de 18 anos;
– Crianças e adolescentes só poderão permanecer na área acompanhados por um responsável maior de idade;
– Recomenda-se chegar cedo para facilitar a locomoção até o local.
Trânsito e transporte
Para garantir mobilidade e segurança, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) realizará uma operação especial de trânsito, com bloqueios a partir das 18h nos seguintes trechos:
– Av. Lima e Silva (sentido BR-101) – interditada sob o Viaduto Estaiado;
– Acesso à Av. Lima e Silva (sentido Prudente de Morais) – fechado pela lateral do Viaduto Estaiado;
– Túnel da Romualdo Galvão – permanecerá aberto, garantindo acesso ao estacionamento da Arena.
O transporte público terá pontos de embarque e desembarque nas avenidas Prudente de Morais, Salgado Filho e Marginal da BR-101, e pontos de táxi nos cruzamentos da Av. Lima e Silva com Romualdo Galvão e BR-101. As áreas de estacionamento para ônibus estarão concentradas no Anel Viário do Campus da UFRN e na Rua Raimundo Chaves, em Candelária.
A operação contará com 30 agentes de mobilidade e inspetores em viaturas e motocicletas. Condutores e participantes são orientados a planejarem seu deslocamento e utilizarem os pontos oficiais de táxi.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 156, 3232-1003, 3232-9105 e 3232-9107.
As contas externas do Brasil tiveram deficit de US$ 7,1 bilhões em julho. É o maior saldo negativo para o mês desde 2019, quando atingiu US$ 11,5 bilhões.
O Banco Central divulgou o resultado nesta terça-feira (26).
O saldo negativo cresceu 37,1% ante julho de 2024, quando o deficit foi de US$ 5,2 bilhões. Os dados constam no relatório de estatísticas do setor externo da autoridade monetária, que calcula mensalmente as transações correntes do Brasil.
O levantamento considera o saldo da balança comercial (exportações e importações), e os serviços adquiridos por brasileiros no exterior pela renda, como remessa de juros, lucros e dividendos para outros países.
No caso da balança comercial de bens, ela foi superavitária em US$ 6,5 bilhões em julho de 2025. Em julho de 2024, o saldo também estava positivo, em US$ 7 bilhões.
“As exportações de bens somaram US$ 32,6 bilhões, aumento de 4,8%, enquanto as importações de bens cresceram 8,3%, totalizando US$ 26,1 bilhões”, informou o BC. Ainda segundo o banco, os resultados das contas de serviços e renda secundária permaneceram estáveis.
O déficit em transações correntes nos doze meses encerrados em julho de 2025 ficou em US$ 75,3 bilhões (3,50% do PIB-Produto Interno Bruto), ante aos US$ 73,3 bilhões (3,43% do PIB) registrados em junho e aos US$ 30,7 bilhões (1,37% do PIB) observados em julho de 2024.
A conta de serviços apresentou déficit de US$ 5 bilhões em julho de 2025, resultado próximo ao de julho de 2024.
Já as despesas líquidas com viagens internacionais cresceram 34,1%, ficando em US$ 1,6 bilhão, resultado que decorre do aumento de 27,2% (US$ 2,3 bilhões) nas despesas e de 13,3% nas receitas (US$ 696 milhões).
As despesas líquidas de serviços de telecomunicação, computação e informações aumentaram 52,7%, ficando em US$ 791 milhões. No caso das relativas a propriedade intelectual, o aumento foi 26,2%, chegando a US$ 842 milhões. Já as relativas a aluguel de equipamentos, o incremento ficou em 7%, totalizando US$ 1 bilhão. Houve retração de 17% nas despesas líquidas de transportes, para US$ 1,1 bilhão.
Durante reunião ministerial, na manhã desta terça-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil não está “disposto” em ser tratado como um país “subalterno”.
Na abertura do encontro, o petista discursou sobre diversos assuntos envolvendo o cenário mundial, indo desde a guerra na Faixa de Gaza até as taxações impostas pelo governo dos Estados Unidos. Sobre o “tarifaço”, Lula voltou a defender a soberania brasileira.
Segundo o presidente, os ministros Geraldo Alckmin, Fernando Haddad e Mauro Vieira “estão 24h por dia à disposição de negociar com quem quer que seja o assunto que for, sobretudo na questão comercial”.
“Estamos dispostos a sentar na mesa em igualdade de condições. O que não estamos dispostos é sermos tratados como se fôssemos subalternos. Isso nós não aceitamos de ninguém”, acrescentou.
A 22ª Convenção do Comércio e Serviços do RN que ocorre nos dias 05 e 06 de setembro em Mossoró 2025 promete ser um dos maiores eventos de capacitação empresarial do estado, reunindo empresários, gestores e profissionais de diferentes segmentos para dois dias de muito conteúdo, networking e oportunidades de negócios. Com o tema “Experiência do Cliente: Integração entre o Humano e o Mundo FÍGITAL”, o evento centraliza as apresentações nas tendências que estão transformando o varejo e a relação entre marcas e consumidores.
Nesta edição, o destaque da programação está na estrutura inédita com mais de 40 palestras, distribuídas em quatro palcos simultâneos, abordando temas altamente relevantes como: Atendimento ao cliente e experiência do consumidor; Inteligência artificial aplicada aos negócios; Digitalização do varejo e transformação digital; Marketing, vendas e estratégias de crescimento; Liderança, gestão empresarial e inovação no comércio.
Formato imersivo e inovador
Em parceria com o Sebrae RN, um dos principais apoiadores da convenção, três dos quatro palcos terão programação exclusiva com mais de 20 apresentações focadas em capacitação e desenvolvimento de negócios. A grande novidade é que o público nesses espaços acompanhará as palestras com fones de ouvido individuais, garantindo uma experiência imersiva, personalizada e sem ruídos.
Com os palcos funcionando simultaneamente, cada participante poderá escolher os temas mais alinhados às suas necessidades, interesses e desafios profissionais, tornando a experiência ainda mais rica e estratégica.
Grandes nomes no palco principal
O palco principal da Convenção do Comércio trará referências nacionais e internacionais do varejo, do marketing e do empreendedorismo, como:
• Giuliana Morrone – jornalista e especialista em comunicação;
• Lucas Neves – diretor executivo da Usaflex;
• Marcos Rossi – referência nacional em superação;
• Tony Ventura – expert em tendências digitais;
• Giba – campeão olímpico e ídolo do vôlei brasileiro;
• Fred Alecrim – especialista em varejo, inovação e gestão de negócios;
• Bruno Félix – especialista em marketing;
• Larissa Marques – fundadora da health tech Life Sprint e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
A Convenção é uma realização da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL),com o propósito de fortalecer o empreendedorismo no Rio Grande do Norte, promovendo atualização profissional e o desenvolvimento de competências essenciais para enfrentar os desafios do mercado atual. São patrocinadores deste evento Governo do RN, Prefeitura de Mossoró, Sistema Fecomercio, Sesc, Senac, Fiern, Desenvolve RN.
O Grupo Nordestão completa 53 anos em setembro de 2025 e vai comemorar a data de forma inédita. Neste sábado (30), a rede realiza na Praça Pedro Velho, mais conhecida como Praça Cívica, o Festival da Gente, um evento cultural e gastronômico aberto ao público que marcará a abertura oficial do Aniversário Premiado Nordestão (28/08 a 05/10/2025).
A celebração terá como destaque a produção da maior carne de sol do mundo, acompanhada de queijo coalho em igual medida. Serão preparadas 500kg de cada produto, valorizando dois dos maiores símbolos da gastronomia potiguar. Importante ressaltar que fomos a primeira rede de Supermercados no Brasil e ter o Selo SISBI, que atesta a qualidade e garante que é 100% inspecionada.
O evento acontece das 15h às 18h, com entrada gratuita. Além do prato principal, haverá degustações de indústrias parceiras, apresentações culturais e espaços de convivência para toda a família. A expectativa é reunir cerca de 3 mil pessoas, em um encontro que une tradição, cultura e lazer.
“Era para ser só um bolinho, mas a gente se empolgou… e vai presentear o público natalense com um prato tipicamente potiguar. Somos do Rio Grande do Norte e queremos celebrar essa história de 53 anos junto com todos vocês”, destaca o Diretor Presidente do Grupo Nordestão, Leonardo Correa.
O Festival da Gente reafirma o compromisso do Grupo Nordestão em valorizar a cultura local, fortalecer a identidade gastronômica do estado e promover um grande momento de celebração com clientes e toda a população potiguar. Como reforça o tradicional jingle de Rômulo Tavares: “Nordestão é amor pelo nosso Rio Grande do Norte!” Toda a população de Natal está convidada a celebrar com a gente!
O estrategista de marketing potiguar Alan Oliveira conquistou dos prêmios nacionais pelo 4º Prêmio Camp Brasil, nesta segunda-feira (25), em São Paulo, para a agência Persona Marketing. Destaque para melhor campanha de vereador do País, ficando com a “Categoria Prata” para o vereador de Natal, Irapooã. Nóbrega, cliente da agência desde a campanha eleitoral.
A agência Persona foi avaliada pelos jurados pelo conjunto da campanha do vereador Irapoã, eleito ano passado na capital pelo Republicanos. A análise foi feita desde a linha criativa, identidade visual, jingles, peças como vídeo, entre outras.
A campanha com Irapoa Nóbrega foi uma das 15 vitórias da Persona Marketing nas eleições de 2024, foram 12 prefeitos e 3 vereadores. Outra conquista da agência no Prêmio CAMP Brasil foi na categoria Prova Social, com o prêmio Prata, com o projeto “Lendas Alvinegras”, conceito da camisa do ABC Futebol Clube em braile, fabricada e concebida pela Scudeto, e que teve diversas ações promocionais. Alan Oliveira foi gestor de marketing do ABC até junho de 2024. Foi o segundo prêmio dessa campanha, o primeiro foi “Bronze” no Prêmio Bárbaro, premiação Potiguar em 2024, promovida pela SINAPRO (Sindicato das Agências de Propaganda do RN).
Ou seja: vitória no marketing político e marketing esportivo no 4º CAMP Brasil.
O senador e presidente estadual do União Brasil, José Agripino, divulgou nota nesta terça-feira (26) lamentando o afastamento político entre a prefeita de Parnamirim, Professora Nilda, e a vice-prefeita Kátia Pires.
No comunicado, Agripino afirmou que, do ponto de vista pessoal, lamenta “e muito” o distanciamento entre as duas gestoras, destacando que lutou pela vitória eleitoral da chapa. Politicamente, ele ressaltou que Kátia e Carol Pires continuam com a confiança do União Brasil para conduzir os rumos do partido no município.
O posicionamento ocorre após a prefeita Nilda se pronunciar oficialmente, em publicação nas redes sociais, sobre o rompimento. A gestora disse ter sido surpreendida pelos acontecimentos, mas assegurou que segue firme à frente da administração municipal.
Na nota, Nilda destacou que aprendeu a fazer política baseada na “confiança, respeito e lealdade com quem não solta nossa mão”. A prefeita reforçou ainda que o afastamento não compromete sua relação com o União Brasil nem com José Agripino, a quem declarou respeito e admiração.
O Sindnapi é alvo de investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) no âmbito da Operação Farra do INSS, escândalo revelado por uma série de reportagens do Metrópoles. Desde agosto de 2023, a entidade tem como vice-presidente o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A propriedade da família Inocentini possui cerca de 11 mil metros quadrados e fica em um condomínio rural situado na região de Campo Largo, em Jarinu. O imóvel foi adquirido em 22 de agosto de 2022 por Inocentini, sua esposa e uma filha, por R$ 540 mil — valor que, corrigido, equivale hoje a R$ 615,8 mil. O contrato de compra e venda, registrado em cartório, indica pagamento por meio de duas transferências bancárias.
As obras começaram logo após a aquisição. Na imagem de satélite de 1º de julho de 2022, o sítio ainda mantinha sua configuração original, com apenas uma casa de 103,6 m² e uma casa de caseiro de 68,2 m². Já no registro de 31 de agosto do mesmo ano, é possível identificar o início das construções.
Segundo os documentos do imóvel arquivados em cartório, as intervenções foram extensas. Além da nova residência principal de 519 m², a família fez as seguintes obras:
Piscina de 36,9 m²;
Casa de caseiro de 65 m²;
Salão de festas familiar de 101 m²;
Depósito de ferramentas de 21,8 m²;
Ampliação da casa principal em 28,7 m²;
Ampliação da casa de caseiro em 30,8 m².
Após as obras, a área construída total chegou a 984,08 m². Em agosto de 2023, João Batista Inocentini faleceu, e o sítio passou a ser propriedade de sua esposa, Neuza, e das três filhas do casal — entre elas a advogada previdenciária Tonia Galleti, diretora jurídica do Sindnapi.
João Batista Inocentini começou sua via como metalúrgico e conheceu Lula. Quando ele faleceu, o petista publicou nota no site do Palácio do Planalto lamentando a morte. “Defensor dos direitos dos aposentados, (Inocentini) atuou de forma incansável pelo aprimoramento de políticas públicas voltadas para essa categoria”, diz a mensagem.
No Congresso, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Farra do INSS terá sua primeira reunião nesta terça-feira (26). Há requerimentos de quebra de sigilo para o Sindnapi e de convocação de seus dirigentes, inclusive Frei Chico, mas ainda não há pedidos de quebra do sigilo fiscal dessas pessoas.
Explosão de descontos no sindicato do irmão de Lula
A aquisição do sítio e as benfeitorias realizadas coincidem com a escalada de valores arrecadados pelo Sindnapi por meio de descontos automáticos nos benefícios de aposentados. Entre 2020 e 2024, a arrecadação da entidade saltou de R$ 23,3 milhões para R$ 154,7 milhões — alta de 564%, segundo dados do Portal da Transparência.
Como revelado pela coluna, famílias de dirigentes do sindicato recebiam uma espécie de comissão sempre que havia descontos nas mensalidades. Os repasses eram feitos à empresa Gestora Eficiente LTDA, pertencente ao marido de Tonia Inocentini Galleti e à decoradora Daugliese Giacomasi Souza, esposa do sindicalista Milton Baptista de Souza, o Milton Cavalo. Após a morte de Inocentini, Cavalo assumiu a presidência do Sindnapi.
O aumento de filiações ao sindicato ocorreu após um acordo com o banco Bmg. Há centenas de relatos, tanto na internet quanto em processos judiciais, de aposentados que tiveram dados usados sem autorização para permitir os descontos, após solicitarem empréstimos consignados ao banco.
Nesse mesmo período, Milton Cavalo também ergueu uma casa de grande porte no interior paulista. Batizada de “Recanto Double Horse”, a propriedade em Ibiúna fica a 72 quilômetros, em linha reta, do sítio da família Inocentini. Entre maio de 2021 e maio de 2023, foi construída ali uma residência de 360 m² com piscina. Embora o Sindnapi tenha confirmado que o local pertence a Cavalo, o imóvel não está registrado em nome dele nem de familiares.
Dez anos após atingir seu maior número de voos domésticos, o Rio Grande do Norte apresenta retração na malha aérea. Segundo levantamento da ForwardKeys, a pedido da Panrotas, o estado soma 7.599 voos em 2025, número inferior ao registrado em 2015 e também menor que os estados vizinhos.
A Paraíba, por exemplo, alcançou 7.186 voos, apresentando crescimento em relação a anos anteriores. Já Alagoas teve desempenho ainda mais expressivo, com 9.672 voos; o dado chama ainda mais atenção quando se considera que a Paraíba e Alagoas, estados vizinhos do Rio Grande do Norte, apresentaram avanços na malha aérea ao longo dos últimos dez anos, ao contrário do RN que registrou retração.
No panorama nacional, o Brasil ainda não recuperou o nível de voos do período pré-pandemia. Em 2019, foram 799.788 voos domésticos, contra 784.969 em 2025. O auge foi em 2015, quando o País somou 916.739 operações.
Veja os números da oferta aérea em 2015, 2019, 2024 e 2025 na tabela abaixo:
Apesar da queda no número de voos, a oferta de assentos mostra recuperação. Neste ano, já são 126,5 milhões de assentos disponíveis, número próximo ao recorde histórico de 2015, que foi de 128,5 milhões.
Enquanto São Paulo lidera com mais de 257 mil voos e concentra um terço da malha aérea nacional, Estados do Nordeste como Pernambuco, Alagoas e Paraíba avançam no cenário pós-pandemia. O Rio Grande do Norte, no entanto, segue na contramão, com números menores que há dez anos
Quem mulesta quer vir pra essa cidade? Fraca de atrações, oq tem é o olho da cara, praias sebosas cheia de pedintes, exploradores comerciais e maloqueiros… aeroporto nos quintos dos infernos, estacionamento é um roubo, uber, outro roubo… se pega o caminho saindo… é capaz de outro roubo, dessa vez armado. Natal acabou-se!
Eu falo a todos os meus amigos de fora que não venham ao RN. A paraiba está melhor do que aqui. Eu quando me aposentar vou embora desse Estado lascado.
Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem mais ouvir do que falar na reunião ministerial desta terça-feira (26).
Um dos objetivos do chefe do Executivo é cobrar uma “arrumação da casa” antes da movimentação de desincompatibilização eleitoral. Em abril, vários ministros devem deixar o governo para disputar as eleições.
Diferente de outros encontros, o Palácio do Planalto não pediu uma preparação de apresentações de prestação de contas do time ao presidente da República.
Com exceção de ministros palacianos e do titular da Fazenda, Fernando Haddad, outros ministros não devem ter falas durante o encontro.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também deve falar sobre as reações do governo ao tarifaço aplicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao país.
O chefe da Casa Civil, Rui Costa, preparou uma apresentação com dados do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e detalhamentos sobre programas como o da reforma de moradias e auxílio gás.
A proposta da reunião é que os ministros se engajem em ideais que mostram que o governo cuida da população e tenham dados na ponta da língua.
O ministro da Secom, Sidônio Palmeira, deve apresentar dados internos de pesquisas sobre a percepção do governo para dar direcionamentos de discurso
É complicado arrumar um parceiro infestado de cobras e ratazanas, o chefe vive dando caroes públicos e puxões na matrona mor, que insiste em ser protagonista e estar de beijoca beijosa em todo visitante
Wilma é a maior populista do rn. Esta no poder a quase 20 anos, sempre foi o maior centro dos escândalos de corrupcao politica do estado. E sempre soube sair as ruas apoiada no seu populismo e o povo, de memoria curta, sempre cai na sua farça. Pior que ela deve fazer tudo pra estar sempre em vantagem politica: tem um grande curral eleitoral, uma vasta cabide de cargos comissionados, que trabalham para a eleger, sem falar que toda ação judicial ela sempre acaba escapando. O judiciario parece estar do lado dela, ou de quem ela apoia. Ela, de todos os coroneis do estado, representa o maior atraso no desenvolvimento do Rn, a final sao 20 anos somando todos os seus mandatos, e sempre com base no popular. Wilma esta aproveitando que as midias sociais esta divulgando e destruindo imagens dos politicos, e quer usar essa arma ao detonar rosalba, que mesmo sendo uma incompetente, wilma é pior.
Assim como "UM ERRO NÃO JUSTIFICA OUTRO", um sujo não tem moral para falar do mal lavado. Nessa briga política, todo o Rio Grande do Norte sabe que Vilma fez uma carreira consagradora, em termos administrativos, na Prefeitura de Natal. Fazendo-a despontar no cenário Estadual por vias tortuosas da Política que aprendeu com Lavosier e José Agripino, seus padrinhos e mentores na iniciação no mundo público. Utilizando artimanhas típicas do universo politico partidário, passou a perna em todos e chegou ao governo como uma renegada que se rebelava contra as tradicionais famílias Alves e Maia, que mandavam com braço de ferro nas terras de Poty. Em seu primeiro Governo foi inovador em muitas coisas e conquistou bons resultados nos índices de aceitação e aprovação do seu Governo, levando-a a se reeleger de forma relativamente tranquila. Já no seu segundo mandato, as alianças espúrias e muitos episódios de esquemas de fraudes e corrupção, solaparam seu Governo e a complexidade do cenário Nacional influenciando o local, acabaram de fazer o serviço, colocando-se toda uma estrutura policialesca, com o Judiciário e o MP sedentos para sangrar a sua gestão, com um conjunto de ações e processos para operacionalizar o seu enterro, impedindo-a de eleger o seu sucessor, Iberê. Entretanto, como provam os fatos, assim como Micarla não conseguiu apagar Carlos Eduardo em natal com o seu desgoverno absurdo, Rosalba somente contribuiu para o resurgimento de Vilma com sua desastrada gestão e modelo imperialista, arrogante, prepotente e centralizador.
Rosalba, ao contrário, ungida ao posto de candidata por ter sido Prefeita do Império de Mossoró, representando uma ala poderosa da oligarquia Rosado naquelas bandas, pelo Senador José Agripino, inserindo-a no cenário estadual sub-repticiamente ao elege-la senadora e depois, participando ativa e desenvoltamente da campanha de Micarla em Natal, já começou mal o seu Governo. sua forma de se relacionar com os aliados, como exemplo, a forma como tratou de Robson Farias, seu principal trunfo na vitória de sua campanha,além de tantos outros vítimas de sua cegueira politica-administrativa. Sua gestão conseguiu piorar muito e em muito pouco tempo, o que já era ruim. Assim como Micarla fez com Natal, Roalba conseguiu fazer muito pior com O Estado do RN. Levando o Governo a uma situação de descrédito que sua palavra é constantemente desmentida e as trapalhadas são a regra. Como disse Túlio Lemos em sua coluna, " a competência em ser incompetente da Governadora é assombrosa". E as respostas são tão surreais que parecem tratar-se de brincadeira. Gastar 17 milhões em SAÚDE, 24 milhões em Diárias e 27 milhões em PUBLICIDADE, é no mínimo aterrador.
De maneira que o que a sociedade começa a se perguntar é: Quem, como e Por que ninguém (que tem competência e prerrogativa, sendo seu dever fiscalizar) tem feito nada para parar esse trem escabroso que já começa a deixar danos permanentes ao Estado?
Será apenas OMISSÃO? Ou será outra coisa, tipo influências, graus de parentescos, apadrinhamentos, proteções extras sensoriais, etc?
Onde estão os Guardiões da LIBERDADE, DA LEGALIDADE, DA MORALIDADE, DA IMPESSOALIDADE, DA PUBLICIDADE E DA EFICIÊNCIA?
Que moral tem Rosalba de falar de Wilma?
Basta ela olhar para a Saúde.
Rosalba, apesar do fraco governo acerta em cheio quando aponta Wilma Maia como uma política com senso de desfacatez. Wilma foi a pior governadora que nosso sofrido RN já teve. Realmente sempre o povo daqui teve memória curta. Pessoal, lembrem-se dos roubos e escândalos de corrrupcao do governo de Wilma lembrem do FOLIADUTO, OPERAÇÃO OURO NEGRO, OPERACAO HIGIA e tantos outros. O RN, governado por ela uma professora amargou o ÚLTIMO LUGAR NO ÍNDICE DE EDUACAO DO BRASIL. Até Serejo que sempre foi do lado dela já a criticou por isso. Lembrem também que o WALFREDO igualmente hoje também via com pacientes nos corredores e também vivia saindo no jornal nacional. Na segurança o caos era ainda maior. Nem veículos as delegacia tinham para fazer uma pequena diligencia. Você chegava para prestar uma queixa de roubo e os delegados simplesmente diziam: moca, eu tenho que optar entre sua diligencia e a apuração de um homicídio, por que não temos estrutura para os dois. Isso aconteceu diversas vezes por exemplo na Delegacia da Candelária. Imagine nas outras em bairros mais pobres. Portanto, quando vejo Wilma pousar de bacana, isso me revolta. É uma CÍNICA E FOI A GOVERNADORA DOS ESCÂNDALOS TEVE ATÉ O FILHO PRESO E ESTÁ RESPONDENDO PROCESSO PENAL. POPULACAO DO RN TENHA MEMÓRIA. REJEITEMOS ROSALBA, MAS ESQUEÇAMOS DESSA PRAGA QUE É WILMA.
Faltou só a Rosa falar de Lauro, que roubou a saúde.
Essa Rosa não tem moral para falar de Wilma, todo governo ruim só bota a culpa nos antecessores.