Diversos

Artigo: Quando os políticos querem atrapalhar a democracia – por Thiago Medeiros

Democracia em risco, democracia em perigo, como as democracias morrem. Falas como essas são assustadoras em relação às expectativas que se tem com este modelo de organização política que já conta com mais de dois séculos – isto se formos considerar a república norte-americana como um marco na recuperação do evento de curta duração que foi a democracia em Atenas, no século V a.C.

A realidade é que temos a impressão que as turbulências parecem caminhar juntas com a democracia (assim como as crises parecem perseguir o capitalismo), e muito dificilmente poderíamos supor que isto não viesse a ocorrer. As primeiras tentativas de estabelecimento do princípio democrático de governo já distribuíam evidências da dificuldade de acordo em relação às demandas, os radicalismos, as aspirações e vontades insatisfeitas principalmente daqueles que são governados. Aceitar que haja uma distribuição igualitária de bom senso e equilíbrio não é exatamente uma coisa fácil.

O tema está posto na mesa, aparece com amplitude exagerada na mídia e mobiliza países em várias partes do mundo. Para alguns, o EUA se livrou desse “perigo” ao eleger Biden como presidente, por lá tudo se acalmou. Para alguns, o Brasil está ocupando um lugar de destaque neste quesito. Vários pesquisadores defendem que o foco era sondar a satisfação com a democracia e a profundidade da crença nos valores democráticos. A insatisfação à Democracia segundo pesquisa publicada pelo Pew Research Center (2020), é atribuída ao modo como a democracia tem funcionado, mas, em especial, ela tem a ver com a frustração com as elites políticas. A pesquisa foi realizada com amostras de entrevistas pessoal e também via telefone.

Vamos focar no Brasil…

A pesquisa da Pew Research Center, ressalta que apenas 36% dos brasileiros aceitam os partidos de oposição, enquanto a média global é de 54%. Esta é a maior discrepância do Brasil com relação à média global e por isso vale ser avaliada. Este desgosto em relação aos partidos de oposição pode dizer respeito a um entendimento de que a oposição opera de modo contundente na direção de apresentar somente os lados negativos? A sensação pode ser a que não existe uma oposição construtiva no País. Aquele que não está no poder joga no time de quanto pior melhor. De fato, gera-se muita confusão se esse negativismo estaria ligado à um alerta para melhorar alguma coisa ou se é pura demagogia, em momentos como este de Pandemia o alerta precisa ficar ainda maior.

Um grande estudioso da política brasileira, o professor de Harvard, Scott Mainwaring avalia que “a democracia brasileira sofre alguns riscos, não de uma quebra, mas de um processo lento de pequenas degradações”. Antes de tudo, vale ressaltar que para o professor, os riscos são inerentes às ideologias, podem ser de esquerda ou direita, que estejam exercendo o poder.

O populismo pode ser considerado como a principal ameaça à democracia na atualidade. “O populismo impõe a ideia de que o líder representa a nação, de modo que quem é contra ele é inimigo do povo. Essa ideologia iliberal não entende que a oposição é legítima, democrática”, explica Scott. Para alguns, Bolsonaro introduz um populismo à direita na América Latina, e para defesa dessa tese se considera a definição que populistas governam como se estivessem em uma eterna campanha eleitoral, propondo políticas públicas inconsistentes e financeiramente insustentáveis. Desse ponto de vista, Bolsonaro é uma referência de populismo, principalmente no que toca à economia. Porém, o grande perigo ao usar este termo de referência é uma comparação desproporcional com outros populismo que vemos na própria América Latina, como exemplo na Venezuela. Veremos se essa tese se sustenta na condução da aprovação do orçamento de 2021.

Temos sinalizações que nossa Democracia pode estar sofrendo danos, porém longe do que hoje principalmente a grande mídia tem pregado, a utilização do termo Golpe tem uma exacerbação contundente por parte da oposição, mas sem fatos concretos para sustentá-los, essa narrativa tem principalmente se sustentado em distorções da realidade. Fiquemos em alerta, pois principalmente esta mega polarização política será incapaz de produzir bons frutos para nossa nação, a nossa Democracia não dormirá tranquila, enquanto vivermos num clima de ataques políticos, que se refletem numa guerra eleitoral constante.

Thiago Medeiros, Publicitário e Sociólogo

Opinião dos leitores

  1. Parabéns Thiago Medeiros! A realidade foi desnudada nesse brilhante artigo! Infelizmente, no Brasil de hoje, as eleições Gerais de 2018 ainda não terminaram. O inconformismo foi transformado em luta pelo poder. Para esses inconformados, é muito difícil aceitar o que alguns Ministros da Equipe de Governo estão fazendo, apesar da Pandemia que já se arrasta a mais de um ano. Água no Nordeste e Infraestrutura pelo Brasil afora! Apenas para citar esses dois pontos, que até a oposição, se fosse construtiva, aplaudiria em pé! Aplicar os recursos brasileiros, em prol do desenvolvimento do País e sem Corrupção, o POVO BRASILEIRO AGRADECE!

  2. Acredito que diante da reflexão vejo que no Brasil a oposição é sempre do quanto pior melhor.

  3. “O populismo impõe a ideia de que o líder representa a nação, de modo que quem é contra ele é inimigo do povo. Essa ideologia iliberal não entende que a oposição é legítima, democrática”. Para mim, esse trecho resume o artigo .
    Isso ocorreu com os seguidores de Lula e está acontecendo agora com os seguidores de Bolsonaro.

  4. Esse texto demonstra umas das técnicas mais complexas da escrita: escrever muito e não conseguir dizer porra nenhuma! Parabéns ao autor!

  5. Parabéns Thiago Medeiros, seus textos são leves, verdadeiros, simples, objetivos e lúcidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump afirma que arma secreta “desorientadora” foi usada para capturar Maduro

Foto: Jim Lo Scalzo/EPA/Bloomberg/Getty Images via CNN Newsource

O presidente Donald Trump afirmou que os EUA usaram uma arma que ele chamou de “descombobulator” (algo como “desorientador”) para capturar o então presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, neste mês, mas um alto funcionário americano disse que ele provavelmente está confundindo diferentes ferramentas usadas pelas Forças Armadas dos EUA.

“O descombobulator, não tenho permissão para falar sobre isso”, disse Trump ao New York Post em uma entrevista publicada no sábado, acrescentando que o equipamento “fez com que [o equipamento inimigo] parasse de funcionar” durante a captura.

O presidente pode estar misturando várias capacidades em uma única arma que, na prática, não existe, afirmou à CNN um alto funcionário dos EUA.

As forças americanas usaram, sim, ferramentas cibernéticas para desativar sistemas de alerta antecipado e outras defesas venezuelanas durante a operação, além de empregar sistemas acústicos já existentes para desorientar o pessoal em terra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja o momento em que raio atinge praça onde acontece ato de Nikolas Ferreira em Brasília, deixando pelo menos 34 feridos, sendo 9 em estado grave

Um vídeo mostra o exato momento em que um raio atingiu a Praça do Cruzeiro, em Brasília, deixando 34 pessoas feridas, 9 delas em estado grave, durante o ato organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira.

As imagens foram cedidas pelo jornal O Povo, produzidas por João Paulo Biage e cedidas à CNN Brasil.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas que estavam no local receberam atendimento imediato das equipes de resgate.

A descarga elétrica ocorreu em um período de fortes chuvas no Distrito Federal, fator que já havia impedido o encerramento formal da manifestação, inicialmente previsto para as 12h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Declarações do presidente do Sinmed repercutem negativamente entre os médicos

Imagem: reprodução

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, Geraldo Ferreira, provocou mais uma crise na categoria. Em vídeo publicado nas redes sociais, o representante do Sinmed culpa os médicos que atuam em unidades de saúde como responsáveis pelo caso da jovem que morreu vítima de um erro de troca de medicamento.

Em nota, os médicos, que prestam serviços de saúde para o Município de Natal nas mais diversas unidades, definiram como desastrosas as afirmações de Geraldo Ferreira.

Na publicação, o “representante” da classe traz supostas denúncias de falha na prestação, utilizando de maneira apelativa a imagem de uma paciente que veio a óbito, cujo fato não está relacionado ao exercício da medicina, conforme se apurou preliminarmente.

Desrespeitando a melhor técnica da medicina, o funcionário público que “trabalha” no sindicato — Geraldo Ferreira — coloca de forma leviana horas de trabalho médico, dedicação e profissionalismo em xeque. E o pano de fundo é atacar, por interesse unicamente próprio, o processo de contratação perdido no ano se 2025.

Os médicos prestadores de serviço afirma que, há muito tempo, Geraldo Ferreira havia perdido o tom, mas ainda se mantinha no campo óbvio da guerra empresarial que lhe era conveniente; agora, o médico ataca quem deveria defender, usando de fala irresponsável contra aqueles que lutam em unidades públicas de saúde, cujos problemas todos conhecemos — inclusive o senhor —, mas não deixamos de continuar atendendo a população.

Leia a íntegra da nota aqui

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

34 são atendidos e 9 estão em estado grave após raio atingir praça em Brasília onde acontece ato organizado por Nikolas

Foto: reprodução/CNN

Após um raio atingir as proximidades da Praça do Cruzeiro, em Brasília, onde está previsto o encerramento do ato organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), neste domingo (25), pelo menos 34 pessoas feridas foram socorridas, sendo nove delas em estado grave, segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros.

Caminhada rumo a Brasília

Nikolas Ferreira saiu na segunda-feira (19) do município de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais. O gesto do parlamentar, após grande repercussão nas redes sociais, ganhou a adesão de outros membros do Congresso, apoiadores de Bolsonaro e também de eleitores do deputado federal.

A manifestação, que seguiu pela BR-040, seria encerrada no domingo (25), às 12h, na Praça do Cruzeiro, em Brasília, após 240 quilômetros percorridos. Por conta das fortes chuvas no Distrito Federal, o ato ainda não foi encerrado.

Segundo o deputado, o objetivo é protestar contra decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, especialmente o ex-presidente Jair Bolsonaro — condenado por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022 e preso no Complexo da Papuda, em Brasília.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Queda de raio fere dezenas em ato de Nikolas em Brasília

Imagem: reprodução/UOL

A queda de um raio provocou pânico e deixou dezenas de pessoas feridas durante o ato convocado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), em Brasília, neste domingo. Testemunhas relataram que várias pessoas caíram após sofrerem choques elétricos. Chovia forte no momento do incidente na praça do Cruzeiro.

Pessoas desacordadas foram carregadas nos braços até a única ambulância disponível no local, que acabou cercada por manifestantes sentados ou deitados no chão. Algumas vítimas apresentavam sinais de desorientação.

A equipe de socorro atendia uma mulher dentro da ambulância enquanto familiares, em estado de choque, tentavam reanimar parentes caídos. Com a abertura da grade que isolava o veículo, mais pessoas se aproximaram em busca de ajuda. Um pai desesperado pedia socorro, enquanto outra pessoa oferecia a própria perna para apoiar a cabeça de uma jovem deitada no chão.

Do carro de som, organizadores pediam insistentemente para que o público se afastasse das grades. O locutor informava que havia pessoas feridas por choques elétricos. Por orientação do Corpo de Bombeiros, o guindaste que sustentava uma grande bandeira do Brasil foi baixado, diante do risco de descargas elétricas provocadas por raios.

Tendas de atendimento foram montadas no Memorial JK. De acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas pessoas estão com batimento cardíaco mais baixo, outras se queixam de dormência. Há também pessoas em estado de choque.

A chuva diminuiu e o ato continuou. As pessoas gritam “Eu não vou embora” e, a cada novo relâmpago, se abaixam e gritam de medo.

Câmeras saíram do ar devido ao raio. Seguranças do Memorial JK relataram ao UOL que as câmeras do circuito interno do memorial saíram do ar quando o raio caiu e demoraram alguns segundos para voltar a funcionar.

Veja imagens das pessoas sendo socorridas:

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zelenski diz que conversas entre Ucrânia, Rússia e EUA foram ‘positivas’ e nova reunião é marcada

Foto: reprodução

Rússia e Ucrânia confirmaram neste sábado uma nova rodada de negociações diretas, com participação dos Estados Unidos, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. As conversas ocorreram na sexta (23) e no sábado (24) e devem ser retomadas no próximo domingo (1).

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, afirmou que os encontros foram “construtivos” e avançaram na discussão de possíveis parâmetros para encerrar a guerra. Segundo ele, os participantes vão relatar os resultados a seus governos e coordenar os próximos passos.

Foi a primeira reunião direta entre representantes dos três países, dentro de um esforço liderado por Washington para buscar um acordo de paz. Os diálogos trataram de temas militares e econômicos e incluíram a possibilidade de um cessar-fogo antes de um acordo definitivo.

Um dos pontos debatidos foi a Usina Nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia. Ainda não há definição sobre o controle da unidade, embora haja consenso sobre o compartilhamento da energia gerada.

Zelenski disse que há entendimento sobre a necessidade de monitoramento dos Estados Unidos para garantir segurança no processo. Apesar das negociações, ataques russos continuaram, com mortos e feridos em Kiev e Kharkiv, o que gerou críticas do governo ucraniano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

GOVERNO LULA: Orçamento para prevenir incêndios florestais e fiscalizar ambiente cai 17% em 2026

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O orçamento federal para fiscalização ambiental e prevenção de incêndios florestais em 2026 terá corte de 17% em relação a 2025. Estão previstos R$ 495,8 milhões, R$ 101 milhões a menos que no ano anterior. Em valores corrigidos pela inflação, é o menor orçamento do terceiro mandato do presidente Lula.

O montante previsto para 2026 também fica abaixo do de 2024, ano em que o país registrou 278,2 mil focos de incêndio, o pior número desde 2010. Os dados constam no Painel do Orçamento Federal, com base na Lei Orçamentária Anual sancionada pelo presidente.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o projeto original previa R$ 507,4 milhões, mas o Congresso cortou R$ 11,5 milhões durante a tramitação. A pasta afirma que recursos extras podem ser remanejados ao longo do ano, conforme a necessidade e o cenário climático.

Em 2025, após reforços emergenciais para combater queimadas em 2024, o total empenhado chegou a R$ 791,9 milhões, quase 60% acima do valor previsto para 2026.

A maior redução ocorre na verba para prevenção e combate a queimadas em áreas federais prioritárias, que cai 48%, de R$ 128,7 milhões para R$ 66,6 milhões. O orçamento de controle e fiscalização ambiental do Ibama diminui 24%, passando de R$ 305,2 milhões para R$ 232,7 milhões. Já os recursos do ICMBio para unidades de conservação federais recuam 6%, de R$ 209 milhões para R$ 197,1 milhões.

Especialistas alertam que os cortes aumentam o risco de novas queimadas em 2026, especialmente diante da possibilidade de retorno do El Niño, que intensifica períodos de seca. Eles defendem investimentos contínuos em prevenção, considerados mais eficazes e baratos do que ações emergenciais, e afirmam que a redução de recursos pode comprometer políticas públicas recentes, como a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Acompanhada por multidão, caminhada de Nikolas Ferreira chega a Brasília; concentração será na Praça do Cruzeiro

A caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) chegou a Brasília na manhã deste domingo (25). Foi a última fase do percurso teve que come início na última segunda-feira (19) em Paracatu, interior de Minas Gerais. O grupo liderado pelo parlamentar mineiro chegou ao Distrito Federal na noite de sábado (24).

A parada final da caminhada é a Praça do Cruzeiro, na zona cívico-administrativa da capital federal. Por lá, Nikolas e outros líderes da oposição devem discursar aos manifestantes.

O ato ocorre em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e contra as condenações referentes aos crimes cometidos em 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes.

“O objetivo foi alcançado antes mesmo do ato final, que é despertar as pessoas, abrir seus olhos para o que está acontecendo…escândalo do Banco Master, contratos milionários com esposas de ministros, como a do Alexandre de Moraes…temos escândalo do INSS, mesadinha para filho de Lula, impostos em cima das pessoas”, disse Nikolas a jornalistas nesta manhã.

Nikolas começou a usar um colete à prova de balas nos últimos dias do movimento promovido por ele em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A assessoria do parlamentar alega que o uso do colete, preventivamente, se deve a ameaças recentes feitas contra ele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO VERÃO: Confira as receitas de escondidinho de camarão; e tirinha de tilápia crocante

ESCONDIDINHO DE CAMARÃO NORDESTINO

Ingredientes:
300g de filé de camarão
500g de macaxeira
200g queijo mussarela
500ml de leite de Coco
1 colher de café de orégano
100ml de manteiga da Terra
1 cebola branca picada
3 dentes de alho
Pimenta do reino a gosto
Colorau a gosto
¼ de pimentão verde picado
1 tomate picado
50ml de molho de tomate

Modo de preparo:
Cozinhe a macaxeira até ela ficar bem macia, amasse bem e acrescente 300ml de leite de coco, 50ml de manteiga da terra e misture bem.
Ajuste o sal e reserve.
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino.
Em uma frigideira bem quente coloque a manteiga da terra, o alho, a cebola e refogue um pouco.
Acrescente os camarões, o pimentão, o tomate, o colorau e refogue por dois minutos.
Acrescente o restante do leite de coco e deixe ferver por dois minutos. Ajuste o sal e reserve.
Unte um refratário com manteiga da terra, coloque uma camada do purê de macaxeira, de aproximadamente dois centímetros, coloque os camarões e outra camada de purê.
Coloque a mussarela cobrindo todo o prato.
Pincele um pouco de molho de tomate sobre o queijo, um pouco de orégano e leve ao forno preaquecido 220 graus por 15 minutos ou até gratinar.
Retire do forno e sirva na hora.

Tempo de preparo: 10min
Tempo de cozimento: 25min

DICA RÁPIDA
TIRINHA DE TILÁPIA CROCANTE

Ingredientes:
1 filé de tilápia grande
Sal e raspas de limão a gosto
100g de farinha panko
50g de queijo parmesão ralado
20 g de salsinha picada
Azeite
1 ovo grande
Farinha de trigo
Óleo

Ingredientes para o molho:
1 manga pequena em pedaços
2 colheres de sopa de coentro picado
5 colheres de sopa de leite de coco
Suco de 1 limão
1 colher de café de pimenta sriracha
1 a 2 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:
TILÁPIA
Corte em tiras, tempere com sal, raspas de limão a gosto, misture bem e reserve.
Tempere a farinha panko com queijo parmesão, salsa e azeite.
Empane as tirinhas de peixe primeiro na farinha de trigo, em seguida no ovo e depois na farinha Panko temperada.
Frite em azeite bem quente.

MOLHO DE MANGA
No liquidificador coloque a manga, o coentro, o leite de coco, a pimenta (opcional), o suco de 1 limão, bata tudo e depois adicione 1 ou 2 colheres de mel.

Agora é só chamar todo mundo para saborear essa delícia.

Tempo de preparo: 15 min
Tempo de cozimento: 8min

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP Militar atua nas férias para decidir sobre expulsão de Bolsonaro das Forças Armadas nos próximos dias

Foto: Marcos Corrêa / PR

O procurador-geral da Justiça Militar, Clauro de Bortolli, trabalha durante o recesso do Judiciário para concluir os pedidos de expulsão das Forças Armadas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de generais condenados pelo STF por envolvimento na trama golpista. A expectativa é que as representações sejam enviadas ao Superior Tribunal Militar (STM) na próxima semana.

Os pedidos devem ser encaminhados de forma conjunta. Caberá ao STM decidir se os militares condenados mantêm “idoneidade e dignidade” para permanecer nas Forças Armadas. O mérito das condenações não será reavaliado, pois não há mais possibilidade de recurso no STF.

Os condenados começaram a cumprir pena em regime fechado há dois meses. A única exceção é o general Augusto Heleno, que passou ao regime domiciliar por motivos humanitários.

Foram condenados pelo STF:

  • Jair Bolsonaro, capitão reformado do Exército;

  • Almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;

  • General Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil;

  • General Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;

  • General Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa.

No STM, as ações serão distribuídas por sorteio a um relator e um revisor, sem prazo para julgamento. Qualquer ministro pode pedir vista e suspender a análise. A presidente da Corte, Maria Elizabeth Rocha, só vota em caso de empate, e o voto de desempate favorece o réu.

Os julgamentos serão inéditos. O STM nunca analisou pedidos de perda de patente por crimes contra a democracia nem expulsou generais condenados. Ainda assim, nos últimos oito anos, a Corte acolheu 93% dos pedidos de expulsão apresentados pelo Ministério Público Militar, principalmente em casos de corrupção, peculato e estelionato.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *