Diversos

ARTIGO: Você, o judeu europeu-nordestino, por Marcus Aragão

Quando os romanos invadiram Israel no ano 70, os judeus que fugiram para a península ibérica (Portugal e Espanha) foram chamados de sepharditas por causa da região que era chamada de sephard (nge, em hebraico).

O tempo passou e em 1492, os reis católicos da Espanha, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, iniciam a inquisição por razões religiosas e, como sempre, econômico-financeiras. Os judeus ficaram entre a cruz e a espada — ou se convertiam e perdiam os bens ou poderiam sofrer punições — como serem queimados na fogueira, por exemplo.

Portugal só começa a inquisição no ano de 1536 com o D Manoel querendo casar seu filho com os herdeiros dos Reis católicos espanhóis e então, cede a pressão dos mesmos. Como ninguém brinca com fogo, muitos judeus fugiram da Espanha e Portugal. Foram para diversos países, entre eles, o Brasil.

Estima-se que 3 em 4 pessoas que chegavam de Portugal nas caravelas ou naus, fossem Judias. Ora, você já imaginou ou conhece alguém que queira vir da Europa para o Brasil hoje? Mesmo com internet, avião à jato, vacinas e cartão de crédito? não é fácil encontrar quem queira enfrentar os problemas de saneamento, segurança, transporte e educação que massacram o pobre Brasil desde sempre. Imagine se tinha quem queria vir no século XVI? Só vinha à força — e ninguém foi tão empurrado pra cá quanto os judeus. Aliás, teve sim, os africanos — mas isso é uma outra história.

Os cristão novos, como eram chamados os judeus convertidos, tinham que esconder suas raizes judaicas pois eram continuamente perseguidos pela inquisição — também no Brasil. Yes, nós tivemos inquisição. Com a chegada de um Inquisidor Oficial no Brasil, em 1531, e com a realização do primeiro “auto-de-fé” em 1540, o Brasil tornou-se uma terra de exílio, para onde eram transportados todos os réus de crimes comuns e cristãos-novos.

Muitos convertidos por livre e espontânea pressão que conseguiam sucesso eram perseguidos em diferentes áreas. Os caminhos dos judeus pelo nordeste foram bem marcantes em Pernambuco onde fundaram a cidade do Recife e quando expulsos, uma parte fugiu para o seridó, no Rio Grande do Norte (entendeu porque tem galego por lá?) e também foram para a região do Crato e Sobral no Ceará. Outra parte foi para os EUA e fundaram Nova Amsterdã — depois chamada de Nova Iorque.

Enquanto a península ibérica esteve sobre o domínio muçulmano não havia perseguição aos judeus, mas quando o catolicismo dominou, a intolerância foi total. Além de só admitirem 1 só Deus, tinha que ser o Deus católico para todas as outras religiões. Outra questão, é a financeira. As perseguições sempre existiram por parte da igreja que não abria mão dos bens dos judeus que se convertiam sob forte pressão — os chamados cristãos-novos. Para ter os mesmos direitos de um cristão-velho tinha que ser aprovado segundo as leis do sangue-limpo (não é nazismo, não. Acredite). Você só poderia ter, no máximo, 1/8 de sangue judeu — isto é, apenas um(a) bisavô(ó).

Sua família é descendente judaica sephardita? É provável. Pelo nome é muito impreciso. O melhor é contratar um genealogista — caso você queira a cidadania portuguesa (a Espanha não concede mais). O nome de nossas famílias é interessante porque nossos pais escolhem 2 a 4 sobrenomes quase aleatoriamente para nos batizar e deixa outros tantos de fora do nosso nome mas continua no nosso sangue — Toda família é muito mais que um ou dois sobrenomes. Temos centenas deles.

A busca pela ascendência judaica aumentou muito e se tornou ainda mais polêmica com a nova política imigratória de Portugal. O país está concedendo cidadania aos descendentes de sephardita que conseguirem provas documentais das suas origens ibéricas – uma espécie de reparação e compensação pela expulsão e pelas atrocidades cometidas contra o povo judeu durante a Inquisição. Antes tarde do que nunca.

Então, se você está cansado da briga entre esquerda e direita no Brasil e quer tentar a sorte na Europa, nada melhor com a cidadania portuguesa. Seja para morar ou apenas pelo privilégio de passar rapidamente na imigração em Lisboa como cidadão europeu.

Vale lembrar que as fake news usadas para gerar intolerância sempre foram presságio de tragédias — como as inúmeras utilizadas pela santa inquisição. Mas a maioria não acredita que desgraças possam acontecer porque nunca leu a respeito. Geralmente as pessoas só dedicam seu tempo para absorver conteúdo que possa gerar renda diretamente — e cultura enriquece a alma.

Sempre é bom lembrar que a discriminação pela cor, raça, religião ou ideologia é ainda mais inadmissível em nossa pátria. Porque aqui no Brasil, somos todos imigrantes — menos os índios.

Marcus Aragão
Publicitário
@aragao01

Opinião dos leitores

  1. Marcus os seus artigos sempre nos despertam muita curiosidade a começar pelos títulos que chamam logo muita atenção. E mesmo que o leitor não tenha interessse especificamente em algum assunto abordado, ele termina agregando conhecimentos. Parabéns a você e aos comentários que contribuiram com mais esclarecimentos sobre o tema abordado.

  2. Falou muita merda num texto só. "Os muçulmanos não perseguiram os judeus". Meu Deus! Quanta mentira!

  3. Perfeito. Só duas correções. Os judeus não fundaram Recife, nem Nova Iorque. Na primeira, construíram a primeira sinagoga da América, hoje restaurada e que merece uma visita, além de terem sido muito importantes, principalmente no período holandês. Na segunda, chegados de Pernambuco, fundaram a primeira comunidade judaica do local, mas não a cidade, que já existia, embora apenas quase como um entreposto comercial.

    1. Holandeses fundaram Recife. Eu moro na Holanda e tive de voltar à escola para ter o visto de casamento. Isso está bem claro nos estudos da história da Holanda.

  4. Faltou mencionar os nomes de família adotados pelos cristãos novos.
    Geralmente nomes de árvores e animais.
    Não se veem muitos livros de genealogia no Rio Grande do Norte.
    Poderia haver um sistema de pesquisa, realizado pelo governo do Estado, cartórios.
    Conseguir puxar a árvore granítica.

  5. Artigo Importante para conhecermos nossas origens e, principalmente, o porquês dos acontecimentos. Parabéns!

  6. Sou de origem em caico, 1.84 branco magro rosto ao estilo europeu, de fato é bem marcante e pertinente essa reportagem sem falar da capacidade empreendedora, capricho na vida, coleguismo fácil e da boa simpatia do povo do seridó, de fato o sangue é bom.

    1. Não existe sangue bom, nem ruim…existem pessoas boas ou ruins independente da raça e cor da pele…alma não tem cor! E não confunda fenótipo com genótipo, apesar da sua casca “europeia”, você graças a Deus de sangue de índio, a parte boa de sua herança, pois a maioria dos europeus que vieram para o Brasil eram homens aventureiros e de origens duvidosas…hoje é assim, imagine há 500 anos…

  7. Por isso que o povo do Seridó é diferente. Aliás, foram os seridoenses que desenvolveram Natal.

    1. Existem pessoas louras no serido pela presença dos corsários holandeses, judeu não é louro, são primos dos árabes em sua origem…e na miscigenação de amarelo(índio) com quase albinos, descenderam alguns louros, muito ridículo é querer pertencer a uma etnia sendo mestiço e esquecendo suas preponderantes origens…as indígenas…não existem muitos negros, nem mulatos porque sempre fomos uma região miserável…não tínhamos escravos por aqui…índios foram escravizados e suas mulheres sodomizadas pelos holandeses, português…judeus ou não…somos na verdade BASTARDOS INGLÓRIOS…mas a galera da hipocrisia e do falso verniz não assume suas verdadeiras origens….

    2. Maxuell, tenha paciência.
      A comparação com judeu loiro é impossível, são todos meio irmão dos árabes da oriente médio ou africanos. Alguns brancos que restauram é só a casca, pois cabeça chata, nariz miudinho, e atarracado é um pouco diferente de holandês.

    3. Os judeus influenciaram o louro do Seridó foi pq alguns quando saíram de Portugal passaram algumas gerações na Holanda. E foram estimulados a virem para Pernambuco na época de Maurício de Nassau.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sem citar Trump ou Venezuela, Lula diz que “uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina”

Foto: Reprodução/CanalGov

O presidente Lula (PT) afirmou hoje que a América Latina é uma “região de paz”, em discurso na Celac-UE, na Colômbia. Lula fez um breve discurso na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia. O presidente está em Santa Marta, na Colômbia. Ele faz um bate e volta, saindo de Belém e voltando ao Brasil no mesmo dia.

“A ameaça de uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina e do Caribe. Velhas manobras retóricas são recicladas para justificar intervenções ilegais. Somos uma região de paz e queremos permanecer em paz. Democracias não combatem o crime violando o Direito Internacional”, disse Lula.

O Caribe vive um momento de tensão. Recentemente, os Estados Unidos enviaram tropas terrestres, submarinos e navios militares à região.

O governo de Donald Trump bombardeou embarcações que disseram ser de narcotraficantes. A justificativa norte-americana é combater rotas de narcotráfico que abastecem os EUA. Cerca de 70 pessoas já morreram.

Além disso, Washington retirou a Colômbia da lista de países aliados na luta contra as drogas. Também impôs sanções econômicas contra Petro e seus familiares, por considerar que ele não faz o suficiente para combater o narcotráfico.

Lula não citou diretamente Trump, Colômbia ou a Venezuela na Celac. Disse que “não existe solução mágica para acabar com a criminalidade”. “É preciso reprimir o crime organizado e suas lideranças, estrangulando seu financiamento e rastreando e eliminando o tráfico de armas”, afirmou.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ENEM 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” é o tema da redação

Foto: g1

A prova de redação no primeiro dia do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, revelou o ministro Camilo Santana em suas redes sociais.

A produção do texto faz parte do primeiro dia de provas, que conta também com questionário de linguagens, língua estrangeira e ciências humanas.

A segunda etapa acontece no próximo domingo (16), quando os participantes responderão questões de matemática e ciências da natureza.

Confira o tema da redação do Enem em outros anos

  • Enem 2024 – “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”
  • Enem 2023 – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
  • Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
  • Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
  • Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
  • Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
  • Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
  • Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
  • Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
  • Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
  • Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Primeira Turma do STF forma maioria para tornar réu Tagliaferro, ex-assessor de Moraes no TSE

Foto: reprodução

Com votos de Moraes, Dino e Zanin, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria de votos neste domingo (9) para tornar réu Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele é acusado de agir contra a legitimidade do processo eleitoral e atuar para prejudicar as investigações de atos antidemocráticos.

A Procuradoria-Geral da República denunciou Tagliaferro por violação de sigilo funcional; coação no curso do processo; obstrução de investigação envolvendo organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Tagliaferro está na Itália, onde o Brasil iniciou um processo de extradição contra ele.

Os ministros julgam no plenário virtual a acusação da PGR e os votos podem ser inseridos até sexta-feira (14) no sistema eletrônico.

Votaram pelo recebimento da denúncia os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Ainda falta o voto da ministra Carmen Lúcia.

A Procuradoria afirmou ao Supremo que Tagliaferro vazou à imprensa e tornou públicos diálogos sobre assuntos sigilosos, que manteve com servidores do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral na condição de assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE.

“[Fez isso] para atender a interesses ilícitos de organização criminosa responsável por disseminar notícias fictícias contra a higidez do sistema eletrônico de votação e a atuação do STF e TSE”, disse a PGR.

Na avaliação de Paulo Gonet, os índicios reunidos pela Polícia Federal (PF) indicam que ele atuou para atender interesses pessoais e ainda de um grupo que age contra a democracia. Nas redes sociais, Tagliaferro tem destacado apoio de bolsonaristas.

“Os elementos não deixam dúvida de que o denunciado, alinhado às condutas da organização criminosa responsável pela tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, bem como à divulgação de informações falsas, revelou informações confidenciais que obteve em razão do cargo ocupado, com o fim de obstruir investigações e favorecer interesse próprio e alheio”, afirmou o procurador.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Way Drive revoluciona transporte por aplicativo no RN e PB e lança modelo inédito de assinatura de R$ 20 para motoristas

Em 45 dias de operação, o Way Drive, aplicativo de mobilidade urbana com DNA potiguar, alcançou a marca de 40 mil usuários em 12 cidades, no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

Com a marca da inovação, o app lança agora um modelo de adesão inédito no Brasil: o Way Drive Plus. Os motoristas pagam uma assinatura mensal de R$ 20,00 e rodam o mês inteiro com TAXA ZERO, ficando com 100% do valor das corridas.

“É o primeiro modelo de assinatura para motoristas do País. Se o motorista ganha mais, ele atende melhor o passageiro, e todo mundo sai ganhando”, diz Alan Mota, CFO do WayDrive.

O WayDrive está presente em: Assu, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Parnamirim, Mossoró, Natal e João Pessoa (PB).

Com suporte humano e foco na valorização do motorista, o WayDrive já é considerado o aplicativo de mobilidade com o crescimento mais rápido no RN.

“Checamos antecedentes criminais dos nossos parceiros e buscamos oferecer um serviço eficiente, seguro e com preço justo para passageiros e motoristas”, pontua Alan Mota.

Esse é o link oficial para baixar o app WayDrive! 📲 Quem quiser começar a rodar ou usar o app, é só acessar:
https://linktr.ee/waydrive?utm_source=linktree_profile_share

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ENEM 2025: Mais de 113 mil inscritos são esperados para o primeiro dia de provas no RN

Foto: divulgação/FTD

Mais de 113,2 mil candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 são esperados nos locais de prova no Rio Grande do Norte, neste domingo (9), primeiro dia de aplicação.

O número é quase 11% maior que o de inscritos em 2024, quando 102.090 pessoas se inscreveram para participar da prova no estado.

Segundo a Secretaria de Segurança do RN, o estado conta com 314 locais de provas distribuídos em 41 municípios potiguares – 10 cidades ficam na região metropolitana de Natal.

O Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro em todo o país – com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Neste domingo (9), a prova é composta por 90 questões objetivas (dividas entre Linguagens e Ciências Humanas) e uma redação.

Nos dois domingos de aplicação, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h – e, depois desse horário, nenhuma entrada será permitida. A prova começa às 13h30. O Enem segue o horário oficial de Brasília.

No próximo domingo (16), serão mais 90 questões (Matemática e Ciências da Natureza).

No primeiro dia de Enem (9), os candidatos têm até as 19h para realizar a prova, totalizando 5 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia (16), a prova vai até as 18h30, em um máximo de 5 horas de duração.

A saída da sala é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Só é possível deixar a sala com o caderno em mãos faltando 30 minutos para o fim do exame: portanto, após as 18h30 no primeiro dia e após as 18h no segundo.

Horários de aplicação (no fuso de Brasília)

  • Portões abrem às: 12h
  • Portões fecham às: 13h
  • Prova começa às: 13h30
  • Aplicação da prova no 1º dia (09/11) acaba às: 19h
  • Aplicação da prova no 2º dia (16/11) acaba às: 18h30

Transporte gratuito em Natal

A prefeitura de Natal anunciou a gratuidade do transporte público para estudantes nos dias do Enem. Para isso, o estudante deve apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) ou o cartão de inscrição do Enem nos ônibus.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) também divulgou os horários de operação do transporte público da capital. A operação conta com 717 viagens distribuídas em 37 linhas de transporte público.

Inscritos

Do total de inscrições neste ano, mais de 33,7 mil foram feitas em Natal, capital do estado. Já Mossoró, no Oeste potiguar, teve 11,5 mil inscritos.

Parnamirim, na Grande Natal, é a terceira cidade com mais participantes no estado: pouco mais de 7,4 mil. Pau dos Ferros, no Alto Oeste, tem 4,2 mil.

Juntas, as quatro cidades somam mais da metade do total de inscritos no estado.

As mulheres são maioria entre os participantes previstos no Rio Grande do Norte. O estado tem 66 mil candidatas, cerca de 58,34% do total dos inscritos.

Do total de candidatos, 31.445 são de estudantes que estão terminando o ensino médio em 2025 – cerca de 27% do total. A maioria, porém, já concluiu o ensino médio. São 58.892 pessoas.

Outras 21,3 mil pessoas são estudantes que estão no ensino médio, mas não devem concluir o ensino médio em 2025. São os chamados treineiros, que fazem a prova como preparação para os anos seguintes.

Outros 1,4 mil disseram que nem concluíram nem estão cursando o ensino médio.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Michelle Bolsonaro diz que o “Congresso está de joelhos em frente ao STF”


Imagem: reprodução/PL Mulher

A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL) afirmou, durante evento do PL Mulher em Londrina (PR), no sábado (8), que o Congresso Nacional “está de joelhos em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal)”. Ela ainda voltou a defender o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como o “única opção” para 2026. O ex-chefe do Executivo, no entanto, está inelegível.

“A gente tem visto um Congresso de joelhos em frente ao STF, isso é uma tristeza para a gente, porque, hoje, só quem governa é o Judiciário”, afirmou a ex-primeira-dama.

“Os nossos deputados aprovam leis e se não tiver em concordância, eles anulam”, continuou ela, em primeira declaração após a Primeira Turma do STF ter rejeitado, por unanimidade, recursos apresentados pelo ex-presidente e por outros seis réus condenados por participação na tentativa de golpe de Estado.

Michelle, que é um dos nomes cotados para substituir Bolsonaro nas eleições do próximo ano, ainda afirmou que o ex-presidente segue sendo a opção da direita para a corrida presidencial de 2026.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moradores e comerciantes reclamam de falta de energia elétrica no bairro de Petrópolis na manhã deste domingo (9)

Imagem: reprodução

Restaurantes, bares e vários prédios sem energia elétrica em parte do bairro de Petrópolis, em Natal, na manhã deste domingo (9). Também há queixas de oscilações no fornecimento.

A reclamação é geral entre moradores e comerciantes. Segundo informações recebidas pelo BLOGDOBG, a causa teria sido um transformador que apresentou problemas, próximo à avenida Deodoro da Fonseca.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO – Sabor & Tradição: Confira as receitas de Terrine de catupiry, camarões e geleia de caju; e manteigas saborizadas

CAJUMAR
Terrine de catupiry, camarões e geleia de caju

Ingredientes:
Camarão e Base:
600g de camarão médio limpo
1 litro de água
Sal e pimenta-do-reino a gosto
40g de manteiga do sertão
Flor de sal a gosto
700g de catupiry

Farofa:
100 g de castanha de caju torrada
100g de rapadura picada

Mel de Caju Maçaricado:
2 cajus frescos em cubinhos
15 g de alho picado
20 g de manteiga do sertão
250 g de mel

Finalização:
Chips de batata-doce a gosto
Crostini de tapioca com queijo de coalho – Potioca
Castanhas inteiras para decorar

Modo de Preparo:
Escalfar o camarão em água fervente até mudar de cor.
Retirar e mergulhar em água gelada (choque térmico).
Cortar os camarões me pedaços pequenos e temperar com manteiga do sertão, flor de sal e pimenta do reino a gosto. Reservar.
Misturar o camarão com o catupiry até formar creme homogêneo.
Torrar as castanhas, tritutar e juntar à rapadura picada. Reservar.
Grelhar o caju sem gordura em frigideira quente até brasear.
Acrescentar a manteiga do sertão, adicionar o mel e deixar incorporar até formar mel aromático.
Forre uma forma com um saco plástico ou plástico filme e coloque o creme, apertando bem. Leve pra geladeira por 1h30.
Desenforme, retire o plástico e finalize regando com o mel de caju maçaricado, salpicar a farofa de castanha e finalizar com chips e castanhas inteiras.

Tempo de preparo: 2h
Tempo de cozimento: 10min

DICA RÁPIDA
MANTEIGA DA TERRA COM MELADO DE CAJU
Ingredientes:
100ml de manteiga de garrafa
3 colheres de Melado de caju
1 pitada de Flor de Sal

Modo de preparo:
Coloque os ingredientes em uma vasilha e misture bem com um batedor até incorporar totalmente.
Caso queira, leve a geladeira.
Tempo de preparo: 5min

MANTEIGA DA TERRA COM GELEIA DE UMBU-CAJÁ E FLOR DE SAL
Ingredientes:
100ml de manteiga de garrafa
2 colheres de geleia de Umbu-cajá
1 pitada de Flor de sal
1 pitada de pimenta do reino

Modo de preparo:
Coloque a geleia em uma vasilha e amasse com um garfo, até ficar bem fina.
Coloque a manteiga e misture bem até incorporar.
Acrescente a Flor de Sal, a pimenta do reino e misture bem.
Leve a geladeira, se quiser, ou sirva ela líquida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] PÂNICO: Tiroteio durante festa em Apodi deixa um morto e oito feridos

Um tiroteio interrompeu o show da Banda Lagosta Bronzeada durante o encerramento da Feira Multissetorial de Apodi (Femulti), na madrugada deste domingo (9), no município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações da Polícia Militar, o incidente ocorreu por volta das 3h da manhã, quando um homem efetuou diversos disparos de arma de fogo contra o público. A ação deixou uma pessoa morta e pelo menos oito feridas.

O suspeito foi identificado como Regiano Mendes de Lima, de 41 anos, guarda municipal de Mossoró. Ele utilizou uma pistola calibre .40, arma pertencente à corporação. Regiano também foi baleado e preso em flagrante pela PM ainda no local.

Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros e ambulâncias municipais foram acionadas para o socorro das vítimas, que foram levadas ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi. Algumas delas precisaram ser transferidas para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

De acordo com informações hospitalares, nenhuma das vítimas corre risco de morte. O suspeito segue internado em estado grave sob escolta policial no Hospital Tarcísio Maia.

Segundo a Polícia Civil, o caso teria sido motivado por rixa antiga entre o acusado e a vítima fatal. O evento, que reunia milhares de pessoas, terminou em correria e pânico. A Delegacia de Apodi investiga o crime e trabalha na coleta de imagens e depoimentos para esclarecer a dinâmica do ocorrido.

Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: “Linha de montagem de guerra” em SP fazia até 10 fuzis por dia para CV

Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal descobriu em Santa Bárbara d’Oeste (SP) uma fábrica clandestina com estrutura industrial capaz de produzir até 3.500 fuzis por ano — cerca de 10 armas por dia. O espaço funcionava sob a fachada de uma empresa de peças aeroespaciais, mas fabricava armamentos para facções criminosas, incluindo o Comando Vermelho (CV).

Estrutura industrial

Segundo laudos da PF, o galpão tinha uma linha de montagem completa, com máquinas CNC, tornos de alta precisão, fresadoras digitais e setores separados de corte, acabamento, montagem e embalagem. No estoque, havia aço 4140 e alumínio 7075, materiais usados na indústria de armas.


Foto: Reprodução/PF

Como funcionava a produção

O técnico Anderson Custódio Gomes programava as máquinas com softwares industriais (MasterCam e Fusion 360) e fazia engenharia reversa de modelos como AR-15 e Glock.
As peças eram usinadas, polidas, separadas em kits e enviadas para um depósito em Americana, onde eram embaladas e entregues sob encomenda.

Os peritos afirmam que o padrão de qualidade das peças era compatível com o de fabricantes oficiais.


Foto: Reprodução/PF

Vendas e clientes

Mensagens e planilhas mostram que os fuzis eram vendidos por R$ 12 mil a R$ 18 mil cada. Pagamentos eram feitos via Pix e depósitos fracionados, enviados de vários estados. A PF indica ligação direta com o crime organizado.

O que diz a investigação

“Não era improviso. Era uma indústria clandestina de armas.” — Delegado Jeferson Di Schiavi

Quem é quem no esquema

  • Anderson Custódio Gomes – programador CNC e projetista das armas; preso

  • Janderson Aparecido Azevedo – operador de máquinas e testes; preso

  • Wendel dos Santos Bastos – compras e logística; denunciado

  • Gabriel Carvalho Belchior – dono da empresa usada como fachada; responde em liberdade

  • “Milque” – supervisor noturno; foragido

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *