Segurança

TERROR: Assalto a passageiro vindo do aeroporto de São Gonçalo na madrugada quase acaba em tragédia

Mais uma vez o terror toma conta de quem volta para casa pelas vias que ligam Natal à tragédia que é o Aeroporto Aluízio Alves.

Um natalense, que voltava para casa após pousar e chamar um motorista de aplicativo, foi alvo da ação de 3 bandidos e por muito pouco o assalto não acabou em tragédia.

Os elementos pararam o carro por volta das 2h da manhã, invadiram o veículo e saíram pelas ruas da Zona Norte.

Levaram tudo, carro, mala, smartphone e a paz do passageiro e do motorista. “Foram momentos de terror, 1h depois os bandidos nos soltaram na Itapetinga”, disse o passageiro.

O que será necessário acontecer? Vamos ter que assistir o sequestro ou a morte de alguém importante ou algum político para que o governo do Estado tome alguma providência?

Esse aeroporto é um câncer para a população do RN. As vias que levam a ele são mais perigosas na madrugada do que a Linha Vermelha no Rio de Janeiro.

Opinião dos leitores

  1. Gastaram um monte de dinheiro para reformar o velho aeroporto e entregaram para a Aeronáutica e parece que depoua para o município de Parnamirim que instalou um museu da segunda guerra que é uma lástima. Deveriam voltar o aeroporto para Parnamirim

    1. Estou observando aqui os comentários tremendamente desrespeitosos! Por favor vamos usar a educação! Nos da ZN TAMBÉM VOAMOS!!!! O que devemos lutar e por policiamento na madrugada já que é o horário que tem mais assaltos! Será possível que as pessoas só pensam em si? Chega de o melhor é maior shopping, o melhor aeroporto, a melhor loja e o melhor tudo tem que ser da ZONA SUL!!! Que preconceito e esse gente? Chamaram até a zn norte de boca de c… ABSURDO são esses comentários desrespeitosos de vcs!!!

  2. Não vamos misturar os problemas; 1- o SGA, equipamento necessario tendo em vista as peculariedades do de Parnamirim. Raciocinem: quando Parnamirim foi construído, os B eram os B26; hoje, os B são os B52… 2- a insegurança generalizada que campeia em toda Natal, região metropolitana e Estado!!!

  3. O aeroporto Internacional de Jampa, é a melhor opção.
    Alem do mais, o preço das passagens são bem mais em conta, pra voar pra qualquer região do Brasil.
    Todo mundo pra lá.
    Ou tem que voltar pro Augusto severo.
    Tem que construir um terminal novinho em folha, as pistas ja tem.
    Urgente!!

  4. É de rir mesmo esses comentários. Gente os aeroporto na maioria das cidades ficam distantes mesmo do centro. Já ouviram falar em Confins? Sim, um dos aeroportos de Belo Horizonte. É nós confins do mundo e ninguém lá reclama. Aeroportos têm que ser longe mesmo por causa do barulho e segurança da população.
    Sinto muito, mais vocês vão ter que se acostumar, pelo menos até as melhorias chegarem a Zona Norte!

  5. O grande problema é: As plataformas de aplicativos, para continuarem com valores competitivos, IGNORAM a vida dos motoristas e passageiros !!! Quando o cidadão pede um aplicativo no aeroporto, imediatamente ele recebe uma TARIFA BAIXA a qual ele se agrada, porém essa TARIFA BAIXA faz com que o intinerário seja reduzido em KM…então direciona via ZN. O Turista que chega aqu e nada conhece, imagina que o intinerário será super tranquilo, mas não é! O GPS das plataformas não visualizam problemas de segurança, lentidão devido vários radares, Numero excessivo de motos garupadas transitando pela ZN e Bernardo Vieira, radares que multam mesmo em horários que já não deveriam multar. Tudo isso são ingredientes para tornar a probabilidade maior ! E pra piorar, se de comum acordo entre o motorista e passageiro, eles decidem ir pela via Sul ! O custo da viagem a mais, é dado como desconto ao passageiro e é cobrado do motorista ! Simples assim !

  6. Gente, dei muito plantão no Walfredo Gurgel, muitas noites insones e de muito trabalho, como muitos comentaram, de fato a localização atual e um desastre, a polícia não tem apoio nenhum, ficar um noite ao relento não é fácil. Esse desgoverno pode e deve providenciar, não faz por não prestar, uma logística que possibilite a polícia militar, tornar possível uma vigilância mais efetiva e eficaz.

  7. São mais perigosas do que a linha vermelha do Rio de Janeiro, principalmente porque devido a os políticos imbecis inventaram de colocar e este aeroporto no c de Natal ao invés de estruturar o de Parnamirim, além disto vale lembrar que toda as organizações crimininais estão aqui representadas graças à brilhante ideia de trazer um presídio federal para o Estado. Não ganhamos refinarias de petróleo e perdemos Fernando de Noronha para Pernambuco e ganhamos esses elefantes brancos para termos de lidar.

  8. Absurdo, já que o governo não tem o menor respeito por nós então deveríamos deixar de viajar de madrugada para deixar os voo vazios aí eu queria ver ou então rezar para um assalto deste a mão armada fosse com pessoas da família do governo do estado!!!!!!!

  9. O PIOR É QUE NÃO TEMOS PERSPECTIVAS DE MELHORA.
    O GOVERNO DO RN, É RUIM, SEM PRUMO, SEM RUMO, SEM PROJETOS.
    PELO ANDAR DA CARRUAGEM, O POVO VAI TER QUE PAGAR SEGURANÇAS ARMADOS, PRA PODER TRAFEGAR NESSA LINHA NEGRA, ESCURA E PERIGOSA.
    É IMORAL!!!!

    1. A minha família já fez isto para um embarque de madrugada. Infelizmente, e faz pouco mais de um ano.

  10. Lamentável o fato q se tornou corriqueiro. Vou sempre buscar ou deixar amigos do meu oeste, nunca vou por esta nova estrada por me sentir inseguro, sempre vou pela Bernardo Vieira. É uma vergonha a insegura nesta estrada. Quem se beneficiou mesmo com este novo Aeroporto?

  11. E o governo do estado não está nem aí. Tem uma obra no meio do caminho que acaba virando uma verdadeira armadilha. Completo absurdo!

    1. Bom dia!! Sou motorista de aplicativo e realmente é uma vergonha, a distância e a insegurança andam de maos dadas, as vezes somos obrigado a cancelar uma solicitação dos usuários por motivo de medo. O mais importante é que as autoridades revejam a possibilidade de voltar os atendimentos para passageiros para o aeroporto de Parnamirim e deixar somente o de carga em São Gonçalo do Amarante RN.

      Precisamos ter cuidado com as ações dos nossos políticos aqui no estado, infelizmente a maioria deles só pensam em si próprio.

      Desejos aos meus amigos de aplicativos e aos passageiros a proteção de Deus.

      Att,
      CARLOS SÉRGIO
      Natal RN

      Obrigado

  12. Lembro que tinha há alguns artigos que falavam sobre “preconceito” e “rejeição” do novo aeroporto “só” porque o trajeto atravessava a Zona Norte…. Uma péssima escolha para a cidade os números da economia e de criminalidade podem hoje provar que não valeu a pena perdermos o Augusto Severo. Uma grande burrice e uma tragédia Na nossa economia. É muito mas barato perder todo o investimento em São Gonçalo que manter este aeroporto.

  13. O povo do RN tem q se unir, junto a imprensa séria e tirar aquilo dali e voltar pra Parnamirim. Quando o aeroporto saiu de Parnamirim, todos os políticos da cidade ficaram calados, prefeitos, vereadores…

  14. É uma armadilha preparada pelos bandidos, que contam com o aval do governo do estado. Claro! Cadê a iluminação e patrulhamento policial na área?..

  15. Este ano o RN passa a perder em PIB para a PB tambem, acabaram as industrias, e o comercio é todo liderado por empresas de fora ( basta vet no Midway) ou seja , o dinheiro nao fica aqui., ficaram aqui só forcas armadas e funcionarios publicos . Sem gerar riquezas nao tem lugar que se sustente, se comecar a reagir hj em 20 anos estará melhor, mas cadê o governo ? Cadê as ações de fomento para vinda de empresas ? Natal é bela , mas é hoje uma dos piores lugares pra trabalhar no Brasil, sendo assim vamos exportar nossos jovens , nossos filhos , nossos talentos.
    Com Bolsonaro presidente e uma petista no governo, o Aeroporto é um probleminha menor,.
    Esse nosso povo potiguar tem que escolher melhor seus gestores.

  16. Esse aeroporto é e sempre será um câncer para o RN, pois venderam as terras a peso de ouro para a união e agora quem paga o pato é quem usa o mesmo. As autoridades não estão nem aí para as ocorrências policiais que ocorrem nos dois acessos ao aeroporto, pois só irão tomar providências quando morrer algum safado político ou familiares dos mesmos.

    1. Concordo, Azevedo.
      Quando um safado político desses morrer pode acontecer alguma coisa, mansidão será difícil, sabe por quê? Os ladroes e bandidos são corporativistas: dificilmente matam “colegas” de profissão.

  17. Lamentável que toda a população do RN pague pelo erro e ganância de um político safado HEA, acorda RN!!! Mude essa realidade ruim, voltem para Parnamirim.

    1. Verdade pura. Ah se voltássemos mesmo para Parnamirim …

      Entraríamos pela bonita entrada de Natal, pela “boca” de Natal, e não pelo c…

  18. Deveríamos fazer uma campanha para a volta do uso do antigo aeroporto em Parnamirim, pois não aconteceu essas coisas lá e ele tinha sido recém reformado

  19. Leiam no blog nominuto artigo de Airton bilhões sobre a favela do mosquito principal corredor para o aeroporto praias e zona norte.chefiada pelo pcc.e depois como. Solução leiam o projeto no Google.joao pessoa sustentável.LEIAM

  20. Melhor vim por João pessoa.. nunca que vou por esse aeroporto, principalmente na madruga,caso aconteça espero o dia amanhecer,, burro quem vem essa hora,,, já vou compartilhar com RJ,SP e Minas

  21. Não se deve apequenar o debate,limitando o probmema a um local específico.Isoo ocorre em pleno centro da cidade.Arrastões em Candelária.Culpar só o aeroporto é eximir de culpa o poder pùblico,esse sim,incompetente e irresponsável.Quem anda de busão e de trem passa pela mesma agonia.Sinto cheiro de preconceito no ar.

    1. Existe sim o preconceito grande, problema crônico em Natal, em que pese que os problemas devam ser solucionados, problemas esses que nao sao só no novo acesso ao aeroporto mas em toda regiao metropolitana, bem como Parnamirim, e de muito tempo, não só agora.

  22. Benefício consagrado pelo Deputado Henrique Alves. Somos gratos a ele por ter prestado esse grande benefício a população do RN.? Terrível!!!!!

  23. Natal é geograficamente um ponto estratégico ligando a Europa às Américas. Os norte-americanos vislumbraram isso no período da segunda guerra mundial. Deveríamos ter hoje aqui, um dos maiores aeroportos do mundo, unindo continentes e rivalizando com o aeroporto de Atlanta nos EUA.
    Também deveriamos ter um dos maiores portos do mundo, favorecidos pelas correntes marítimas. De quebra, uma malha ferroviária continental. Mas a mesquinhez, estupidez e ganância dos nossos políticos, não nos permitem desfrutar dessa posição geográfica privilegiada, infelizmente.

  24. Este aeroporto o qual não tem mais volta e um verdadeiro câncer para nós. Vergonha um caminho onde não se vê uma viatura policial. O governo era para montar um esquema na madrugada para policiar a área pela ZN e ZS. Mais não tem o mínimo de interesse para com a população. Está história de sensação de segurança e conversa para boi dormir comandante da PM

  25. o aeroporto civil deveria voltar para o AUGUSTO SEVERO e o militar ir para SGA pois além do quesito segurança lembrem que os APRENDIZES DE PILOTO estão voando sobre a zona sul de natal fazendo zuada logo cedo as 5h da manhã, tem gente até pulando de paraquedas em PRAIA da cidade por pura INEXPERIENCIA pq ficou com medo durante o vôo… vão esperar cair um avião em zona residencial para tomar uma providencia?

  26. como alguns já disseram aqui, eu tb fiz , espalhei pra grupos de outros estados sobre o perigo , sobre a tragédia que é esse aeroporto, e não acho que se deveria colocar viaturas não, o certo seria trazer as viajens de volta pra parnamirim e frchar aquele troço , queria a população indo as ruas por isso.

  27. NUNCA se esqueçam de agradecer a HENRIQUE EDUARDO ALVES pelo famigerado aeroporto. Ele foi quem mais lutou por isso. Teve apoio? Claro, mas ele foi o cabeça!!! NÃO SE ESQUEÇAM.

    1. Você esqueceu de propagar que os Alves também são responsáveis em trazer para o estado do Rio Grande do Norte a energia elétrica de Paulo Afonso, a expansão hoteleira para todo o estado, construção de diversos hospitais, pioneiro na construção de conjunto de casas populares e erradicação de casas de taipas construindo milhares de casas, construção do parque têxtil, parque industrial, construiu o maior programa de adutoras do Brasil, levando água de boa qualidade para onde não tinha em todo o RN…

    2. E o pior é que a população de Natal silenciou na época. Só pensavam no Copa do Mundo e os políticos do RN, só pensavam em dinheiro

  28. Interessante como tem gente para bater em pato morto.Porque não batem em Robson Farias que deixou o Estado quebrado?

    1. Henrique = bosta
      Garibaldi = bosta
      Robinson = bosta
      Rosalba = bosta

  29. Não defendendo o aeroporto de SGA propriamente, mas se puxar “na memória” o Aeroporto não é simplesmente um legado ruim da Copa pois a intenção de instalar este Aeroporto remonta ha mais de 30 anos juntamente com uma ZPE e que nem existia a ideia de uma COPA do Mundo no Brasil e muito menos Natal sendo uma sede.

  30. E de quebra o único aeroporto pedagiado que se tem noticia, passou da cancela lembro de um programa de TV "quinze minutos valenndooo…" É rir para não chorar.

  31. Pura verdade! Sou prova dessa realidade de q não há condições de transitar principalmente se for vindo por Macaíba oq os meliantes pararam i carro dessa pessoa ,a sorteio é q o militante reconheceu a pessoa q tinha sido professor dele,sendo i assim DX seguir mas DX o aviso q o mesmo tivesse cuidado. Isso era duas horas da manhã estava vindo do aeroporto.

  32. Retorno IMEDIATO ao Aeroporto AUGUSTO SEVERO. Essa desgraça construída em São Gonçalo, não passa de um embuste. Os norte-rio-grandenses foram ludibriados, como sempre, pelo sr. Henrique Alves e alguns outros urubus de segunda classe (minhas desculpas à família Cathartidae). Sabemos das dificuldades de retorno sugerido. Mas devemos lutar, sim, pela reativação do AUGUSTO SEVERO.

    1. Concordo faça qualquer coisa já mas voltei os voos para Augusto severo

  33. Vcs estão se esquecendo que pouco antes de entregar o Augusto severo o governo Garibaldi gastou 500 milhões em reformas…
    Entregar pra isso sermos assaltados e sequestrado em um aeroporto no fim do mundo!!

    1. Se gastou pouco mais de 16 milhões para em 21 meses depois se desativar. Inclusive, segundo pesquisa da época, era considerado o terceiro melhor do Brasil, inclusive era o melhor em satisfação geral.
      Triste ver esse dinheiro sendo jogado pelo ralo… poderia ter ficado funcionando para voos regionais.

  34. Só quem se deu bem com esse aeroporto foi a família Alves, principalmente o ex presidiário Henrique Alves.

  35. Revoltante o que fizeram com o povo potiguar. Tínhamos o privilégio de um aeroporto praticamente dentro de Natal, muito bom e os salafrários, gananciosos, nos empurraram de goela abaixo esse monstro.

  36. O aeroporto de São Gonçalo foi um esquema de corrupção gigante, obra superfaturada , todo mundo sabe disso, além do esquema de comprar as terras da redondeza a preço de banana. O maior pilantra ALVES está envolvido nisso pois fazia parte do poder federal na época.

    1. Calígula, vc é um demônio. Pessoa da pior qualidade e sem qualificações onde o seu interesse é quebrar o RN. Seu pseudônimo já diz tudo, mas o satanás tá de olho em vc, pode acreditar que é destes que ele puxa pra ele. Infeliz ignóbil perdido nas trevas.

    2. Relaxem…o Calígula é só um aposentado desocupado que passa o dia todo destilando ódio e babando o Bozo…ele não influencia ninguém…kkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. Nâo sei se foi por sua causa, mas um amigo em SP, num grupo de zap, veio me perguntar sobre esse assalto.

  37. Esse aeroporto, é um presente dos Alves ao RN. Queriam vender terras ao governo da Dilma Anta, mataram Parnamirim e colocaram em sofrimento constante, a população potiguar.
    Temos que eleger um governo comprometido de inverter a situação:
    Base Aérea ser no aeroporto de Henrique Alves, e o aeroporto internacional, voltar a ser em Parnamirim.

  38. O que custa fatão colocar duas viaturas 24 horas naquela estrada? Uma indo e outra voltando. É um desgoverno total, era bom que pegasse ela.

    1. Eu acho msm é que tinha que ter um carro da PM escoltando cada passageiro, e a conta ser paga por HEA, através do confisco dos bens da família até a enésima geração.

  39. O próximo candidato a governo que vier com a proposta de tentar reativar o Aluísio Alves leva meu voto e de boa parte do RN, é mta burrice, VOLTA AEROPORTO AUGUSTO SEVERO

  40. A desgraça de levar o aeroporto para São Gonçalo devemos agradecer aos ALVES e com relação à segurança a nossa querida governadora.

  41. Essa tragédia foi anunciada. O antigo aeroporto foi avaliado, no período que antecedeu a copa do mundo no Brasil, como o segundo melhor aeroporto do Brasil.
    Todos nós sabíamos que o aeroporto de Parnamirim supria às nossas necessidades, aí vem os políticos e toda as suas sabedorias e inteligências e resolve desativar um bom e fazer um outro torrando o dinheiro em prejuízo à sociedade.
    O melhor seria admitir o erro, doar o aeroporto de São Gonçalo para a Aeronáutica e voltar a operar no antigo aeroporto.
    Simples!

    1. Por falar em legado, destruíram o Machadinho, puseram abaixo o Machadão (que tinha sido reformado) e hoje a tal Arena abriga o RN afundado na 4a Divisão. É muito desmantelo pápi!

  42. E saber que tínhamos um dos melhores aeroporto do Brasil e simplesmente por corrupção desenfreada fizeram isso com natal. Quem fez isso? Puxe na memória e lembre se do nome do aeroporto!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘É grave’, diz Lula sobre candidata da oposição barrada de concorrer às eleições na Venezuela

Foto: TV Globo/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (28) ser “grave” que Corina Yoris não tenha conseguido registrar sua candidatura à presidência da Venezuela.

Yoris representa o principal grupo de oposição ao atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, aliado histórico de Lula. Ela não conseguiu inscrever a candidatura no prazo previsto e, por isso, ficou impedida de concorrer.

As declarações foram dadas durante cerimônia de recepção ao presidente francês, Emmanuel Macron, em visita ao Brasil. As eleições venezuelanas, agendadas para o dia 28 de julho, estão marcadas por questionamentos e denúncias de perseguição contra opositores do atual regime.

Lula disse que conversou com Nicolás Maduro e disse que seria essencial garantir o processo democrático no país, porque é “importante para a Venezuela voltar ao mundo com normalidade”. No entanto, o petista afirmou acreditar que a candidata tenha sido prejudicada.

“Eu fiquei surpreso com a decisão. Primeiro a decisão boa, da candidata que foi proibida de ser candidata pela Justiça [María Corina Machado], indicar uma sucessora [Corina Yoris]. Achei um passo importante. Agora, é grave que a candidata não possa ter sido registrada”, disse.

“Ela não foi proibida pela Justiça. Me parece que ela se dirigiu até o lugar e tentou usar o computador, o local, e não conseguiu entrar. Então foi uma coisa que causou prejuízo a uma candidata”, continuou.

“O dado concreto é que não tem explicação. Não tem explicação jurídica, política, você proibir um adversário de ser candidato.”

Candidatura não registrada

Esta foi a primeira declaração de Lula sobre o tema desde que, nesta semana, o Brasil externou preocupação com as eleições na Venezuela, após a impossibilidade do registro da candidatura de Corina Yoris, na última segunda-feira (25). A situação também gerou reações de outras nações.

Após o fim do prazo para inscrição de candidatos, a coalizão Plataforma Unitária Democrática, que reúne dez partidos de oposição, afirmou não ter conseguido registrar o nome de Corina Yoris.

Ela já havia sido escolhida porque a candidata inicial, María Corina Machado, foi inabilitada pela Suprema Corte venezuelana, alinhada a Maduro.

Diante disso, a oposição deve apoiar o nome de Manuel Rosales, que conseguiu se inscrever de última hora no processo eleitoral.

 g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça manda suspender cobranças da Receita Federal contra Lulinha; filho do presidente era alvo de processos da Receita oriundos da Lava Jato

Foto: Paulo Giandalia / AE

A Justiça Federal determinou a suspensão de seis processos da Receita Federal contra Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), relativos à Operação Lava Jato.

Publicada na terça-feira (26/3), a decisão do juiz Diego Câmara, da 17ª Vara do Distrito Federal, acolheu a argumentação da defesa de Lulinha de que a Receita Federal utilizou provas que já foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Lulinha foi investigado pela Lava Jato por repasses milionários da Oi à Gamecorp, uma de suas empresas, entre os anos de 2004 e 2016, durante os governos do PT.

O caso foi transferido para São Paulo e arquivado a pedido do Ministério Público Federal (MPF) após o STF declarar o ex-juiz e atual senador Sergio Moro suspeito nos processos envolvendo Lula – foi Moro quem autorizou as quebras de sigilo da operação que investigou Lulinha.

A decisão desta terça determina que Lulinha não seja cobrado por eventuais pagamentos à União relacionados às ações e que tenha o nome retirado de listas de devedores, como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.

O filho do presidente tem se movimentado para voltar aos negócios. Ele busca um CEO no mercado e quer voltar a atuar na área de games, que era parte da programação da PlayTV.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Fugitivos de Mossoró ficaram ao menos 30 dias sem revista em celas; 10 servidores são investigados

Foto: Depen/Divulgação

Os dois presos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, ficaram ao menos 30 dias sem revista nas celas. A corregedoria da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) abriu investigação contra 10 servidores.

A informação consta em uma IPS (investigação preliminar sumária) realizada pela corregedoria do órgão, que aponta que a fuga foi resultado de diversas falhas de procedimentos.

Segundo fontes envolvidas nas buscas, a partir da próxima semana, vai haver uma mudança na estratégia de procura pelos fugitivos. O tempo de permanência da Força Nacional no município não será renovado, haverá uso somente das forças locais, além de membros da inteligência da polícia.

A busca pelos dois presos completa 44 dias nesta quinta-feira (28).

Nesse intervalo, Rogério da Silva Mendonça, 36, conhecido como Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, 34, chamado de Tatu ou Deisinho, já mantiveram uma família como refém, foram avistados em comunidades diversas, se esconderam em uma propriedade rural e agrediram um indivíduo na zona rural de Baraúna.

Os investigadores dizem acreditar que eles estejam atualmente escondidos em uma caverna na região, e um deles estaria mancando.

De acordo com a IPS, a falha principal foi a ausência de revistas nas celas por um período mínimo de 30 dias, quando, conforme os procedimentos adequados, deveria ocorrer diariamente. Isso resultou na incapacidade dos servidores de detectar o buraco que os presos estavam fazendo na luminária.

Segundo os investigadores, não foi possível determinar com precisão quantos tempo foi necessário para abrir o buraco, mas estima-se que tenha levado de três a quatro dias.

Além das barras de ferro da própria cela, os presos utilizaram uma chapinha de 20 cm, localizada no buraco da porta, por onde eles recebem alimentos.

Falta de revistas nas celas

Há ainda a possibilidade de o prazo da falta de revistas em celas ser ainda maior, considerando que só foram analisados relatórios de um período de 30 dias. Durante a investigação preliminar, foram colhidos depoimentos de 22 servidores.

São apontadas ainda falhas estruturais no presídio, como o uso de luminária com parafuso inadequado e a ausência de laje no shaft, como é chamado o espaço da manutenção do presídio, onde estão máquinas, tubulações e toda a fiação.

Segundo investigadores, a presença da laje poderia ter inviabilizado a fuga, considerando que em 2018, na penitenciária federal de Catanduvas, houve uma tentativa de fuga semelhante através da luminária. Naquela ocasião, o preso não conseguiu sair e retornou à cela.

As penitenciárias foram informadas sobre o ocorrido, e a penitenciária de Mossoró implementou o reforço na segurança das luminárias em 2018. No entanto, foi utilizado um parafuso inadequado, o que também teria contribuído para essa nova fuga.

A corregedoria da Senappen não chegou a investigar a tentativa de fuga de 2018 tendo em vista que a situação foi classificada como dano ao patrimônio. Agora, investigadores consideram que houve um erro na época. A avaliação é de que a obra na área externa do presídio não foi determinante para a fuga, mas facilitou a saída dos detentos.

10 servidores investigados

Após a conclusão da investigação preliminar, a corregedoria instaurou três processos administrativos disciplinares envolvendo 10 servidores que ocuparam cargos de chefia durante os 30 dias que antecederam a fuga.

A lista inclui o chefe de segurança, o diretor da unidade, seis chefes de plantão e dois servidores das torres 3 e 4, que supostamente teriam visão sobre a área de onde os presos fugiram.

Na visão dos investigadores, os chefes teriam a obrigação de fiscalizar se os servidores estavam realizando as revistas de forma adequada. Esses processos podem levar mais de um ano para serem concluídos.

Além disso, 17 servidores receberam TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) por não terem seguido os procedimentos adequadamente.

Enquanto o processos administrativos disciplinares pode resultar até na demissão do servidor, o TAC não possui esse caráter. O servidor concorda em cumprir as condições estabelecidas e se compromete a não cometer infrações durante dois anos. Além disso, ele é obrigado a realizar um curso sobre procedimentos e rotinas carcerárias.

A investigação preliminar também concluiu que não houve conivência por parte dos servidores. O que ocorreu foi uma sequência de falhas procedimentais.

Na avaliação desses investigadores, houve também uma falta de investimento ao longo do tempo na infraestrutura do presídio, que também contribuiu com a fuga. O presídio ficou durante dois anos sem contrato de manutenção, resultando em um aspecto deteriorado nas celas dos dois detentos.

Além disso, devido à promessa de construção da muralha, não houve investimento na cerca elétrica com sensor de presença, apesar de essa cerca já ter sido eletrificada no passado. Adicionalmente, havia uma lâmpada queimada em um poste, que deveria iluminar o corredor por onde os presos passaram até alcançar a cerca.

Algumas câmeras de vigilância também estavam inativas ou apresentavam qualidade insatisfatória. Enquanto as câmeras de todos os presídios federais são espelhadas com Brasília, as que capturaram a fuga não estavam devido à sua baixa qualidade.

Além da investigação em relação aos servidores, também foi instaurado uma nova IPS para examinar a gestão desde a construção do presídio, com foco nos problemas estruturais que não foram devidamente tratados.

Uma das questões que os investigadores buscam esclarecer é o motivo pelo qual o projeto original da construção da penitenciária incluía uma laje no shaft, enquanto no projeto executivo essa laje foi removida.

Também querem apurar quem autorizou a instalação dos parafusos inadequados na luminária em 2018.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Açude Gargalheiras registra maior acúmulo de água dos últimos 12 anos, diz Igarn

Foto: Anthony Medeiros

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (28), indica que o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 16.428.067 m³, percentualmente, 36,98% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Este já é o maior acumulado de águas no manancial dos últimos 12 anos.

De acordo com o Igarn, o açude público de Cruzeta acumula 11.391.701 m³, correspondentes a 48,38% da sua capacidade total, que é de 23.545.745 m³, o que também representa a maior reserva hídrica do manancial, no mês de março, desde 2012, em que apresentou um acumulado de 58,51% da sua capacidade no dia 28 de março.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1.454.869.247 m³, equivalentes a 61,3% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 1,286 bilhão de m³, correspondentes a 54,20% da sua capacidade total.

De acordo com o Igarn, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 377.678.200 m³, percentualmente, 62,97% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório acumulava 266.835.315 m³, correspondentes a 44,49% da sua capacidade total.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que continuam com 100% da sua capacidade são: Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; o açude público de Encanto. O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, que já chegou a sangrar no mês de março, voltou a atingir 100% da sua capacidade.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Moradores protestam por morte de criança vítima de atropelamento na Olavo Montenegro

 

Moradores da avenida Olavo Montenegro protestam nesta quinta-feira (28) por morte de criança de 12 anos, após atropelamento na via ocorrido ontem.

Pneus e entulhos estão sendo queimados e o trânsito está lento nos dois lados da via que liga Nova Parnamirim ao Parque das Nações.

A menina Maria Ester, 12 anos, atropelada na avenida Olavo Montenegro, na quarta-feira (27), morreu na tarde desta quinta-feira (28), na UTI do Hospital Walfredo Gurgel, onde estava internada.

Segundo realato de testemunhas, ela atravessava a via entre os carros quando foi surpreendida por um veículo, do tipo gol, que a atropelou. Com o impacto, Maria, como foi identificada, caiu ferida no chão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e esteve no local para a assistência médica.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Bebê de 1 ano foge e é achado na companhia de cachorro caramelo

 

Por volta de 3h da quarta-feira (27), uma criança de um ano e oito meses foi encontrada andando em uma rua movimentada de Belém na companhia de um cachorro caramelo.

A criança foi encontrada sem roupas, na Avenida Duque de Caxias, no bairro Marco por uma equipe da Guarda Municipal (GMB). Em um vídeo gravado pela equipe mostra o momento em que os guardas tentam se aproximar da criança e o cachorro parece proteger o menino.

Segundo o G1, a GMB passou a procurar por aberturas em portas ou portões por onde a criança poderia ter saído. O giroflex da viatura foi acionado, barulho que acordou os moradores, dentre eles, os pais da criança.

Os pais relataram no depoimento que chegaram em casa cansados, tomaram banho e dormiram. Não perceberam que a criança acordou e saiu.

O bebê e o cachorro foram entregues à família.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Alexandre de Moraes autoriza soltura de coronéis da PMDF presos pelo 8/1

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu, nesta quinta-feira (28), a liberdade provisória aos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Klepter Rosa (foto em destaque), Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro.

Os três coronéis deverão cumprir medidas cautelares que consistem na proibição de se ausentar do DF, no recolhimento domiciliar no período noturno e nos fins de semana. Eles deverão usar tornozeleira eletrônica e precisam se apresentar na Vara de Execuções Penais do DF todas as segundas-feiras.

Moraes também determinou aos ex-integrantes da cúpula da PMDF a entrega e o cancelamento de todos os passaportes e a suspensão imediata de quaisquer documentos de porte de arma de fogo. Os coronéis estão proibidos de usar redes sociais ou de se comunicar com os demais envolvidos no caso.

Fábio Augusto era o comandante-geral da PMDF durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Klepter atuava como subcomandante-geral da tropa e Casimiro era o chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF.

Os coronéis estavam presos desde 18 de agosto de 2023 e foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), junto a outros cinco integrantes da PMDF, por omissão, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e violação dos deveres.

Advogado de Klepter, Newton Rubens disse que o coronel “cumpriu com seu dever no dia 08/01, no que resultou, antes mesmo da intervenção federal na SSP/DF, no esvaziamento dos prédios públicos e prisão de alguns invasores.”

“A prisão cautelar imposta pelo Supremo não fazia e não faz sentido, pois o coronel Klepter não atrasou e mais entregou toda documentação solicitada pelo STF. Ademais, não alinhou a nenhuma movimento político golpista e mais, jamais arregimentaria a tropa para afastar-se dos deveres legais e constitucionais. A concessão da liberdade é só o primeiro passo para a comprovação da inocência do coronel Klepter”, declarou o advogado.

Moraes considerou que o fim da investigação policial, o recebimento da denúncia e a transferência dos coronéis para a reserva remunerada da PMDF afastam eventual capacidade de organização da tropa para benefício próprio. O ministro também apontou que houve “reestruturação total do comando da Polícia Militar do Distrito Federal”.

A coluna tenta contato com a defesa dos demais coronéis citados.

Réus
Em fevereiro de 2024, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da PGR e tornar réus sete oficiais que integravam a cúpula da PMDF à época dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Segundo a PGR, havia “uma profunda contaminação ideológica de parte dos oficiais da PMDF denunciados, que se mostraram adeptos de teorias conspiratórias sobre fraudes eleitorais e de teorias golpistas”.

A PGR denunciou, em agosto de 2023, sete oficiais da corporação.

Metrópoles 

Opinião dos leitores

  1. Deputados e senadores brasileiros viajam nesta quarta-feira (15) para Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de mostrar a parlamentares norte-americanos situações que têm colocado em risco a democracia no Brasil, muitas delas relacionadas a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). 👉 Parece que alguma coisa tá mandando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Sete bairros de Natal terão abastecimento de água suspenso no próximo domingo (31)

Foto: Reprodução

A Caern realiza no próximo domingo (31) manutenção para interligação e setorização do abastecimento dentro da obra de requalificação do bairro Cidade Alta, em Natal. O serviço está previsto para ocorrer entre 7h e 18h. Nesse período, a companhia informa que o fornecimento de água estará suspenso para os seguintes bairros: Alecrim (região do Baldo), Areia Preta, Barro Vermelho, Cidade Alta, Mãe Luiza, Petrópolis e Ribeira.

O prazo de normalização, tempo necessário para que todos os imóveis estejam plenamente abastecidos, é de até 48h após o sistema ser religado. A orientação da Companhia é que a população reserve água para o período informado e que utilize de forma racional.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Defesa de Bolsonaro volta a pedir devolução de passaporte

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil  

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) solicitou, mais uma vez, ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução do passaporte do ex-presidente. O documento foi apreendido no dia 8 de fevereiro na operação Tempus Veritatis, que apura suposta tentativa de golpe de Estado.

Junto com o pedido, os advogados anexaram um convite assinado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para que Bolsonaro visite o país entre os dias 12 e 18 de maio.

Em fevereiro, a defesa do ex-presidente já havia recorrido da decisão do ministro Alexandre de Moraes que resultou na apreensão do passaporte. Na época, os advogados alegaram falta de fundamento técnico.

Coincidentemente, o primeiro pedido foi feito no mesmo período em que Bolsonaro passou duas noites na Embaixada da Hungria, em Brasília.

Nesta semana, o jornal The New York Times divulgou imagens do ex-presidente na representação diplomática. A defesa de Bolsonaro afirmou que ele se hospedou na embaixada para “manter contatos com autoridades do país amigo”.

O episódio foi questionado pelo ministro Alexandre de Moraes. A defesa apresentou explicações, que foram remetidas à Procuradoria-Geral da República (PGR), antes da análise pelo STF.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Daqui a pouco vão acusar Bolsonaro de broderagem com a autoridade do país amigo. O valor do m2 do terreno da embaixada vai desvalorizar… parece com alguma fala sua quando ainda era deputado, capitão expulso?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

População ocupada recua em 258 mil pessoas em um trimestre, afirma IBGE

Foto: Agência Brasil 

O País registrou uma perda de 258 mil vagas no mercado de trabalho no trimestre até fevereiro de 2024 em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2023, um recuo de 0,3% na ocupação. A população ocupada totalizou 100,250 milhões de pessoas no trimestre encerrado em fevereiro. Em um ano, mais 2,127 milhões de pessoas encontraram uma ocupação. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE).

A população desocupada aumentou em 332 mil pessoas em um trimestre, totalizando 8,535 milhões de desempregados no trimestre até fevereiro. Em um ano, 689 mil pessoas deixaram o desemprego.

A população inativa somou 66,813 milhões de pessoas no trimestre encerrado em fevereiro, 293 mil a mais que no trimestre anterior Em um ano, esse contingente aumentou em 59 mil pessoas.

O nível da ocupação – porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar – ficou em 57,1% no trimestre até fevereiro, ante 57,4% no trimestre até novembro de 2023. No trimestre terminado em fevereiro de 2023, o nível da ocupação era de 56,4%.

Desalento

O Brasil registrou 3,671 milhões de pessoas em situação de desalento no trimestre encerrado em fevereiro. O resultado significa 293 mil desalentados a mais em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2023, um aumento de 8,7%.

Em um ano, 299 mil pessoas deixaram a situação de desalento, queda de 7,5%.

A população desalentada é definida como aquela que estava fora da força de trabalho por uma das seguintes razões: não conseguia trabalho, ou não tinha experiência, ou era muito jovem ou idosa, ou não encontrou trabalho na localidade – e que, se tivesse conseguido trabalho, estaria disponível para assumir a vaga. Os desalentados fazem parte da força de trabalho potencial.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Musica de Zeze de Camargo e Luciano.
    É o amor ôôô, que mexe com minha cabeça e me deixa assim…
    Quem sabe canta!!!
    É o Amor ôôô….

  2. Interessante é o malabarismo com as palavras pra não falar que o desemprego aumentou. Kkkkkk. População ocupada recuou. Traduzindo desemprego. Patife.

  3. Para a boiada imunda que só lê o título, segue resumo:
    Em um ano, mais 2,127 milhões de pessoas encontraram uma ocupação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *