Cidades

Associação de advogados criminalistas destaca assertividade do Judiciário do RN em relaxar prisão de traficantes por ato de delegado

por Dinarte Assunção

A Associação de Advogados Criminalistas no Rio Grande do Norte (Abracrim RN) emitiu nota em que reforça a assertividade do Poder Judiciário em relaxar a prisão em flagrante ilegal feita por autoridade policial que se recusou a deixar advogados exercerem seu direito de defesa.

O caso veio a público em primeira mão pelo BlogdoBG, que revelou que presos com quase 150 kg de drogas na terça, em Parnamirim, foram liberados em audiência de custódia pelos atos agora apontados como ilegais pela Abracrim.

Confira a nota:

No dia de ontem (21) o Poder Judicário do Estado do Rio Grande do Norte, durante audiência de custódia, cumpriu rigorosamente o texto de lei federal (EAOB) ao relaxar prisão em flagrante ilegal, pelo fato de a autoridade policial ter impedido Advogado de atuar na defesa de seu cliente ao vetar a formulação de perguntas durante depoimento de testemunhas.

A ABRACRIM RN vem a público parabenizar a atuação firme do Poder Judicário ao impedir excessos da polícia. O Estatuto da Ordem dos Advogados prevê textualmente (artigo 7º, XXI, a) a hipótese de nulidade dos atos investigativos em caso de desrespeito ao direito do Advogado de formular quesitos durante os procedimentos policiais.

Sem o respeito às prerrogativas dos Advogados não há Estado Democrático de Direito. A defesa tem papel fundamental para uma investigação policial isenta e sem ela se configura o descumprimento de preceito constitucional importante, da ampla defesa, atropelando inclusive o princípio igualmente constitucional da dignidade da pessoa humana.

Aquiles Perazzo Presidente da ABRACRIM RN

Opinião dos leitores

  1. Bom Dia,

    hj, cada dia mais, tenho a certeza de que estamos chegando ao fim dos tempos, quem já se viu em um país de vergonha, o bandido ser preso com 150 Kg de drogas e ser liberado por puro ego de advogados que queria fazer o papel do delegado, que mesmo que errasse, teria que existir o bom senso do judiciário em não punir mais a sociedade que não tem carros blindados e seguranças particulares para proteção. Acabou-se tudo … BRASIL DESMORALIZADO !!!

  2. A polícia prendeu em flagrante,conduziu os acusados até a delegacia,o delegado autuou com todas as provas possíveis do crime,e na audiência de Custódia,a justiça entendeu que os acusados teria que ser solto,alegando que o delegado não ouviu os acusados na presença de ADVOGADOS,com isso os acusados foram liberados….
    Aí fica aquela pergunta;
    Pra que serve a polícia e o delegado?

    1. Não queria está na pele desses policiais e do delegado….
      Eles devem está se sentindo humilhados por essa justiça podre desse país…

    2. Colega,
      Com toda falta de estrutura, as polícias fazem seu papel, porém, está enxugando gelo, pois faz um trabalho muito grande de investigações para prender uma quadrilha dessas que são soltos em horas, a punição foi perder a droga. A policia está servindo é de chacota pra vagabundo !!!

  3. Tá ruim!!! Do jeito que está, haverá o dia em seremos assaltados e ao prestarmos queixa, seremos presos por ajudar o assaltante.

  4. Li a reportagem e questiono o seguinte: Com o relaxamento de prisão em flagrante, em razão de procedimento irregular na ação policial, por qual motivo o magistrado não decretou a prisão preventiva, em razão da gravidade dos fatos?

  5. O Brasil tá assim, porquê têm esses Lixos destruindo o país, acordem Militares acabem com essa safadeza.

  6. É por isto que existe bandido, cometer crime dá lucro! Absurdo, estamos vivendo em um país que as leis são feitas para beneficiar os bandidos. O cidadão de bem que paga imposto é quem paga o pato. O meliante rouba, estupra, mata, faz todo tipo de miséria e a primeira pergunta da justiça é se a polícia cometeu alguma arbitrariedade. O cara é preso em fragrante com drogas, armas e todo tipo de milacria, recebe tratamento vip e a polícia que defende o estado sai desmoralizada, envergonhada! Deixo aqui a minha indignação a esta justiça e a esta associação! precisamos como cidadãos EXIGIR equilíbrio da justiça e punir com rigor esses bandidos! #MEUPROTESTO

  7. Absurdo, o cara foi preso em flagrante com 150kg de drogas e por uma questão burocrática foi solto!!! Como podemos acreditar que o Brasil é um país sério!?!? Se o delegado errou, ele que seja punido e não a sociedade!!! O que nos garante que não foi de propósito para que o traficante fosse solto????

    1. Judiciário podre, que se orgulha do auxílio-moradia e não se envergonha de usar as brechas desses códigos caducos em benefício da criminalidade. ACORDA CNJ INOPERANTE!!!!!

    2. Parabéns pelo comentário Marcio Fonseca, concordo integralmente.
      Neste caso o Juiz, optou por punir a sociedade!!!!
      Falta de bom senso do magistrado e respeito para com a sociedade que vive refem da criminalidade.
      Fato lamentável é difícil de engolir!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Subsecretário dos EUA chama condenação de Bolsonaro de “censura”

O subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, fez uma publicação na rede social X, nesta sexta-feira (12), afirmando que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), representa “um novo marco fatídico no complexo de censura e perseguição do juiz Moraes”.

“Esta decisão representa um novo marco fatídico no complexo de censura e perseguição do juiz Moraes, violador de direitos humanos sancionado, contra Bolsonaro e seus apoiadores”, escreveu Beattie.

O funcionário do governo Trump já havia direcionado uma mensagem ao ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal), em meio ao julgamento de Bolsonaro, afirmando que os EUA continuarão a “tomar as medidas cabíveis”.

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF, uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão pelo plano de golpe de Estado.

O ex-presidente e outros sete réus foram considerados culpados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União (com exceção de Ramagem) e deterioração de patrimônio tombado (também com exceção de Ramagem).

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Farra do INSS: nova operação apreende carro de Fórmula 1 e obras de arte

Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) apreendeu uma série de obras de arte, uma Ferrari e até uma réplica de uma carro de fórmula 1 durante a operação Cambota deflagrada na manhã desta sexta-feira (12/9), um desdobramento das investigações da “farra do INSS”, revelada pelo Metrópoles.

Como mostrou a coluna Fabio Serapião, os agentes prenderam, em Brasília, Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” e apontado pelas investigações como um dos principais operadores do esquema de fraudes.

Também foi preso, em São Paulo, o empresário Maurício Camisotti, igualmente suspeito de fazer parte do esquema de descontos indevidos de aposentados e pensionistas do INSS.

Além dos dois mandados de prisão, a PF também cumpre 13 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Um ods alvos foi o advogado Nelson Willians.

A Ferrari, na cor vermelha, foi apreendida junto um ex-sócio do advogado, Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti.

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

A nova ação apura os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além da possível obstrução da investigação por parte de alguns investigados.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

CLC abre vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência em diversas cidades do país

Foto: Divulgação

A CLC – Construtors Luiz Costa- anunciou a abertura de vagas de emprego destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD) em várias regiões do Brasil. As oportunidades estão distribuídas em diferentes estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

No Nordeste, há vagas em Pacajus (CE), Cabedelo (PB), João Pessoa (PB), Boqueirão (PB), Recife (PE), Ribeirão (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE), Olinda (PE), São Mateus do Maranhão (MA) e Juazeiro (BA).

Já na região Centro-Sul, as oportunidades estão disponíveis em Rosário do Catete (SE), Brazlândia (DF), Aracruz (ES), Pinheiros (ES), Matinhos (PR), Pitanga (PR), Araucária (PR), Dourados (MS), Santana do Araguaia (PA), Campo Erê (SC), Serra de Dona Francisca (SC) e Ijuí (RS).

Os interessados devem enviar currículo informando que são PCD para o WhatsApp (84) 9.8129-2805.

A empresa reforça o compromisso com a inclusão e destaca que busca ampliar a empregabilidade de pessoas com deficiência em diferentes áreas de atuação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aliança entre PT e Hugo Motta na Paraíba ameaça anistia a Bolsonaro

Foto: Wilton Júnior

Uma aliança eleitoral regional nas eleições de 2026 virou um dos principais entraves para que avance no Congresso o processo de anistia a Jair Bolsonaro (PL)e demais condenados na trama golpista e no 8 de janeiro.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), discute com o PT uma composição para apoiar conjuntamente o atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do estado. O acordo incluiria também o apoio ao Senado do pai de Motta, Nabor Wanderley (Republicanos), atualmente prefeito de Patos, o reduto eleitoral da família de Hugo Motta.

Essa articulação é apontada por aliados de Hugo e também pela oposição como um dos motivos pelos quais o presidente da Câmara não abraça a pauta da anistia.

Isso porque pesquisas apontam apoio majoritário do eleitor do estado a Lula e Hugo tem receio de que uma postura dele pró-anistia possa ameaçar a aliança e, em especial, o principal projeto do presidente da Câmara em 2026, eleger o pai senador.

Isso explicaria os movimentos de Hugo contrários à anistia. Nesta semana, por exemplo, ele disse que “não há previsão nem de pauta e nem de relator” para o assunto.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /NATAL/ AVALIAÇÃO: Gestão de Paulinho Freire é aprovada por 65%; e 30,8% desaprovam

O Instituto Paraná pesquisas ouviu os eleitores de Natal sobre como eles avaliam o a gestão do prefeito Paulinho Freire.

O resultado foi que 65%% aprovam e 30,8% desaprovam.

46,6% avaliam a gestão de Paulinho como Boa/Ótima. 24,2% como ruim/péssima e 26,8% consideram regular.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 608 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 8 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /RN/ AVALIAÇÃO: 63,5% desaprovam o Governo Fátima; 33,7% aprovam

O Instituto Paraná pesquisas também ouviu os eleitores do RN sobre como eles avaliam o governo de Fátima Bezerra.

O resultado foi que 63,5% desaprovam e 33,7% aprovam.

45,6% avaliam a gestão de Lula como péssima.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /RN/ AVALIAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 51,9% e desaprovado por 45,3%

O Instituto Paraná pesquisas também ouviu os eleitores do RN sobre como eles avaliam o governo do presidente Lula.

O resultado foi que 51,9% aprovam e 45,3% desaprovam.

29,6% avaliam a gestão de Lula como péssima.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS /SENADO /REJEIÇÃO: Fátima Bezerra é a mais rejeitada com 47,8%

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada na quinta-feira (11) mostra que a atual governadora Fátima Bezerra é a mais rejeitada pelos eleitores no voto para o Senado, ou seja, não votariam nela de jeito nenhum.

Fátima é rejeitada por 47,8%, seguida por Styvenson com 15,5% e Álvaro Dias 14,6%.

8,5% afirmaram que poderiam votar em todos.

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS/SENADO /ESTIMULADA: Styvenson lidera com 49%; seguido por Zenaide com 30%; Fátima tem 29,2% e Álvaro Dias 28,8%

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada na quinta-feira (11) mostra que no cenário estimulado, Styvenson Valentim lidera as intenções de voto para o Senado no RN com 49%, seguido por Zenaide Maia com 30%, Fátima Bezerra com 29,2% e Álvaro Dias com 28,8%.

Na sequência, Coronel Hélio Oliveira (9,9%), Nina Souza (6,6%), Luizinho Cavalcante (2,7%) e Babá (2,5%).

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS/ SENADO/ ESPONTÂNEA: Styvenson é citado por 10,6%, Fátima 3,5%, Zenaide 2,4%

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada na quinta-feira (11) mostra que no cenário espontâneo, Styvenson Valentim lidera as intenções de voto para o Senado no RN com 10,6%, seguido por Fátima Bezerra com 3,5% e Zenaide Maia com 2,4%.

Também foram citados Rogério Marinho (0,7%), Álvaro Dias e Babá (0,3%) e Coronel Hélio Oliveira (0,2%)

O instituto Paraná Pesquisas ouviu 1505 eleitores no Rio Grande do Norte entre os dias 6 e 10 de setembro de 2025. O grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *