Diversos

Associações de juízes repudiam declaração de Rodrigo Maia sobre o fim da Justiça do Trabalho

Por interino

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra-2), entidade que reúne juízes e desembargadores do maior Tribunal Regional do Trabalho do País, repudiou na manhã desta quinta-feira (9), em nota, as declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Em evento realizado na quarta-feira (8), Maia disse que os juízes trabalhistas vêm tomando “decisões irresponsáveis”‘ e que a Justiça do Trabalho “não deveria nem existir”. Na avaliação de Maia, o excesso de regras no mercado de trabalho gerou 14 milhões de desempregados no Brasil.

Na Nota, a Amatra-2, que abrange abrange São Paulo, grande ABC, Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba e Baixada Santista, destaca que não se pode, de forma nenhuma, transferir a responsabilidade pela crise econômica, “agravada pelo mau gerenciamento do dinheiro público”, para os ombros dos trabalhadores e do Poder Judiciário. “Os Juízes aplicam a Constituição e as leis vigentes.”

Para a entidade, a existência de uma “justiça especializada” garante o julgamento por magistrados que estudam profundamente a legislação do trabalho, trazendo decisões mais justas e compatíveis com a especificidade das relações de trabalho. “Querer fazer uma reforma da legislação que rege a relação capital-trabalho a toque de caixa, isto sim é uma atitude irresponsável e casuística”, critica.

A Amatra-2 diz ainda que “sob o guarda-chuva da crise, o presidente da Câmara quer votar nesta quinta um projeto de lei de 1998 que significa um retrocesso social nas relações de trabalho no País, ampliando a terceirização para a atividade-fim das empresas”. E continua: “Esta seria a forma para tornar a reforma trabalhista enviada ao Congresso pelo governo Temer, do qual Maia é aliado, uma legislação mais agressiva. Se aprovada, a medida irá direto à sanção do presidente Michel Temer. A história mostrará quem são os irresponsáveis.”

Anamatra e Coleprecor também se revoltam contra “críticas irresponsáveis”

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entidade que representa mais de 4.000 juízes do Trabalho no País, e o Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) também divulgaram notas de repúdio às declarações do presidente da Câmara.

Para as entidades, as declarações de Rodrigo Maia “ofendem os juízes do Trabalho que atuam em todo o Brasil e que, ao contrário do que afirma o parlamentar, têm a importante missão de equilibrar as relações entre o capital e o trabalho, fomentando a segurança jurídica ao garantir a correta aplicação do Direito, de forma digna e decente”.

“Críticas sobre o aprimoramento de todas as instituições republicanas são aceitáveis, mas não aquelas — aí sim irresponsáveis — com o único objetivo de denegrir um segmento específico do Poder Judiciário que, especialmente neste momento de crise, tem prestado relevantes serviços ao país e aos que dela mais necessitam”, afirmam a Anamatra e o Coleprecor.

Segundo as entidades, em 2015, 11,75% (4.980.359 processos) do total de novos processos ingressados no Poder Judiciário representaram as ações relativas ao pagamento de verbas rescisórias, “dado que revela o quanto a Justiça do Trabalho é imprescindível em um país desigual e injusto”.

“Também causa repulsa à Anamatra, ao Coleprecor e aos seus representados as afirmações do deputado de que a reforma trabalhista encaminhada pelo Governo Federal ao Parlamento seria ‘tímida’ e que a reforma da Previdência não possuiria pontos polêmicos, declarações essas que revelam um profundo desconhecimento dos princípios constitucionais que regem os direitos trabalhistas e sociais, além dos verdadeiros reflexos das propostas para o País”, diz a nota subscrita por Germano Silveira de Siqueira, presidente da Anamatra, e James Magno Araújo, presidente do Coleprecor.

R7

 

Opinião dos leitores

  1. Perfeitas as palavras do deputado César Maia, chega de se gastar tanto com justiças caras, que funcionam em palácios magníficos, a custa do sofrido contribuinte.

  2. Quantos comentários imbecis. E este do Rodrigo é o maior. A justiça NÃO TEM PREÇO. Desde quando, no Brasil, um trabalhador tem poder de negociação frente ao patrão????

  3. ta ganhado quanto dos patroes ou seja ele um é patrao pois deve ter empresa e não pagar bem aos seus funcionarios que o coloca na justica

  4. As vezes só percebemos o que tem valor pra nós quando perdemos o que temos.
    Pára quem pensava que estava ruim, agora dá pra perceber que a cada movimento salvador do País, mais benefícios, aumentos e privilégios são concedidos a alta casta política e empresarial.
    Ao mesmo tempo em que mais arrocho, restrições e retirada de direitos consagrados pela conquista em lutas históricas do trabalhador, são implementadas a "toque de caixa".

    1. Qual direito trabalhista está sendo atacado? Pelo que se comenta, a reforma trabalhista proposta apenas regulamenta algo que já é previsto na Constituição Federal: a supremacia das negociações coletivas. Ou seja, fortalece os sindicatos, que passarão a ser protagonistas nessas negociações.

  5. Pra quem. Unca deu um pregi numa barra de sabão, o nome deputado ta certo. Mas a quem os trabalhadores vao recorrer nos litigios? Com ela ja ruim, imagina sem. Ha disparidade em tudo. Esses politicos perderam a noção, agira eles esquartejam qualquer um plena luz do dia. E vcs defendo tese A ou B. Pra eles nao importa, eles nao discutem, apenas tiram de nós e roubam pra eles.

  6. Pois é… Somente em "republiquetas"existem tribunais do trabalho para acabar com a economia e trucidar os empregadores "heróis". É por isso que, a exemplo do Brasil, esses países periféricos e atrasados não vão para frente e possuem baixo nível de escolaridade e não se importam com as questões sociais de sua população. Gente, vamos avisar para eles que o problema é a Justiça do Trabalho e as leis trabalhistas, para que essas pobres "republiquestas" abaixo cheguem ao mundo civilizado!!!
    ALEMANHA: Tribunal Federal do Trabalho da Alemanha (Bundesarbeitsgericht)
    FINLÂNDIA: Tribunal do Trabalho (Työtuomioistuin)
    NORUEGA: Tribunal do Trabalho (Arbeidsrett)

    Em tempo: devemos julgar a importância de uma instituição pelo cálculo entre "gasto" que ela gera e a "riqueza" que devolve. Logo, acabemos com a Justiça Criminal também, gente! Só serve para prender bandido e gerar gastos nos presídios! Que importa se alguém matou sua mãe?! Ela já morreu mesmo. Você ainda vai gastar dinheiro dos impostos com a polícia e a justiça para condenar o assassino que, depois, ficará preso na cadeia? E para que serve a Justiça Eleitoral? Ora! Gastos e mais gastos… para que serve? Devolve algum dinheiro a alguém? Não… é só para tentar fazer das eleições um lugar mais civilizado. Não! Certamente, assim não dá!
    Para que serve uma Justiça do Trabalho?! Droga! Só para condenar empregadores que não cumprem as leis do país. Tudo bem se aqueles que cumprem sofrem com a "concorrência desleal" dos que não recolhem FGTS, não pagam adicional noturno, horas extras, demitem o empregado e mandam procurar a Justiça do Trabalho. Quando chega lá, fazem "acordo" no equivalente a 60%-70% do seria realmente devido por lei e ainda dividem em 5 parcelas. PELO FIM DA JUSTIÇA DO TRABALHO!
    P.S.: Façam uma pesquisa no site do TRT-21… Peguem os nomes das grandes redes de supermercado que vocês conhecem (locais e até internacionais). Perceberão que uma grande rede LOCAL cumpre tão bem a legislação, que praticamente não tem ações contra ela. Quando tem, são improcedentes ou resolvidas com acordo (a empresa percebe que houve alguma falha). já grande REDES INTERNACIONAIS possuem vááááários e repetidos processos contra elas. Na maioria das vezes, são condenadas. Façam a pesquisa e tirem suas conclusões!

    1. Droga! Esqueci de dizer que temos de acabar com a Justiça Federal também!!!! Afinal, além dos gastos com pessoal e funcionamento, a Justiça Federal condena, na maioria das vezes, a União e seus órgãos a pagarem alguma coisa. Então, ao extinguir a Justiça Federal, a gente mata dois coelhos com uma cajadada: acaba o gasto do funcionamento da Justiça Federal e o gasto público com as condenações!!! Olha só que ideia legal que eu tive agora!!! Vamos fazer um abaixo-assinado, gente?

    2. Segundo comentou o deputado Rodrigo Maia, a estrutura da Justiça do Trabalho seria transferida para a Justiça Federal.

    3. Agora ficou claro, Ceará-Mundão!
      A fusão da Justiça do Trabalho com a Justiça Federal vai trazer economia para o Brasil e competitividade para as empresas brasileiras! Isso porque deixaram de existir os servidores e juízes do trabalho, né? Com a incorporação deles na JF, nao vai mais precisar gastar dinheiro! Muito bom! E as empresas… poxa, vai ficar massa! Vamos concorrer em pé de igualdade com os chineses!!! VIVA! Ficaremos muito felizes trabalhando como os empregados chineses e certamente teremos os salários da Suécia! Sim, porque a desregulamentação vai gerar salarios maiores para todos! Estou tão feliz em ter um presidente da câmara federal pensando na gente! Eu era tão ingênuo… ia na conversa dos bobalhões que falavam que nossa CLT era algo bom e que a Justiça do Trabalho era até um meio de evitar concorrência predatória e precarização do trabalho. Obrigado por abrir meus olhos !!!

  7. Quando vemos um grupo não querer que mude nada no seu segmento é porque existe muito privilégio. A justiça precisa de reforma profunda em todos os seus tentáculos.

  8. Boa parte dos empresários preferem que o trabalhador vá à JT para negociar a demissão. Lá, eles fazem acordo, diminuem o valor e parcelam em 10 vezes sem juros. Por que não cumprem a lei e pagam assim que demitem? Palhaçada. Cumpram a CLT. A JT está cheia de ações por conta desses empresários devedores. Se não tem competência, não se estabeleça. Simples.

    1. Fazem isso porque uns mal intencionados quando recebem seus direitos vão a JT mentir para quebrar a empresa. Eu mesmo recebi as minhas contas pagas corretamente e não faltaram colegas inescrupulosos sugerindo que eu fosse à JT, pois com certeza que ganharia mais algumas lascas. Dei banana para os desonestos.

  9. Tai uma coisa correta que esse Deputado disse, pois a Justiça Trabalhista é cara é inócua. Se pegarmos os salários dos Juízes e Desembargadorores daquela casa, são verdadeiras fortunas, de 100 mil por mês têm vários. E mesmo ganhando fortunas dignas de milionários, não conseguem julgar a contento. Hora da sociedade, através de seus representantes tornar pública essa discussão, saber se os estudos que comprovam que seria muito melhor acabar com a Justiça Trabalhista, pois a economia seria de milhões.

    1. Disse tudo!! Assim como o mp e entidade de classes que ganham fortunas, em cima dos associados .

  10. Qual mesmo a serventia de uma "justiça" esquartejada como a do Brasil?
    Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar, Justiça Desportiva…
    Haja mordomia e vitaliciedade bancadas com o suor e a vida miserável levada pelo cidadão-contribuinte.
    E haja carteirada ("sabe com quem está falando?") de 'otoridade' inescrupulosa, num país acostumado historicamente a fazer justiça com as próprias mãos.

  11. E quanto custa a Justiça do Trabalho e quais são os salários pagos aos Magistrados e Servidores?

    1. Recentemente, saiu o orçamento para Justiça do Trabalho: 22 bilhões; previsão de acordos trabalhistas: 9 bilhões. Mais conveniente: Fechar, por falta de utilidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula sonha em convencer Trump sobre gravidade da crise climática e salvar o planeta

Foto: Divulgação/Gov.br

Durante a COP30 em Belém (PA), o presidente Lula disse que pretende convencer o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a gravidade da crise climática durante a COP30, em Belém. Em tom otimista, Lula afirmou que sonha em resolver a guerra na Ucrânia e alcançar o “melhor resultado que uma COP já pôde oferecer ao planeta Terra”.

No discurso, o petista exaltou a importância do chamado “desenvolvimento verde” e insistiu que cuidar do clima é cuidar da própria existência da humanidade. Ele destacou que, em negociações como a COP, não se pode impor regras, apenas buscar consenso entre os países participantes.

Apesar da fala confiante de Lula, Trump não participou do evento nem enviou representantes oficiais, após ter retirado os EUA do Acordo de Paris no início do ano. Entidades americanas e governos subnacionais, como o governador da Califórnia, Gavin Newsom, marcaram presença na conferência.

A COP30 ainda enfrenta impasses sobre financiamento climático, lacunas nas metas e relatórios de transparência, enquanto Lula tenta acelerar negociações para fechar a conferência até sexta-feira (21). O otimismo do presidente brasileiro contrasta com a ausência de Trump, deixando dúvidas sobre a efetividade dos acordos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula confirma favorito e prepara Messias para vaga no STF

Foto: Agência Brasil

O presidente Lula deve oficializar nesta quinta-feira (20) a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga de Luís Roberto Barroso no STF. O encontro acontece no Palácio da Alvorada antes de Messias embarcar para compromissos em São Paulo e África do Sul.

A vaga está aberta desde 18 de outubro, quando Barroso se aposentou antecipadamente. Messias é dado como certo para a cadeira por ser considerado leal e de confiança do petista, superando outros nomes cotados, como o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A preferência de Lula foi confirmada mesmo após reunião com Pacheco no último dia 17.

Se confirmado, Messias passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, depois, no plenário. Com 45 anos, ele poderá permanecer na Corte até 2055, caso aprovado. Com esta escolha, Lula acumula 11 indicações ao STF, sendo três apenas no terceiro mandato.

A indicação de Messias é mais rápida do que em nomeações anteriores de Lula: ele levou 33 dias para oficializar a escolha, enquanto Cristiano Zanin e Flávio Dino demoraram 51 e 58 dias, respectivamente. O cenário reforça a estratégia do petista de manter aliados fiéis no comando da Suprema Corte.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Colômbia propõe saída “bonitinha” para Maduro e tenta segurar EUA

Foto: Bloomberg

A Colômbia defende que Nicolás Maduro entregue o poder a um governo de transição que organize novas eleições, em vez de enfrentar uma intervenção direta dos EUA. A ideia é evitar prisão do ditador venezuelano e impedir uma crise humanitária enquanto Donald Trump acumula navios de guerra no Caribe.

Segundo a ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Rosa Villavicencio, Maduro poderia aceitar o plano se tivesse garantias de imunidade. “Ele poderia sair sem necessariamente acabar na prisão”, disse, sugerindo um acerto diplomático que blindaria o presidente venezuelano da Justiça.

A proposta circula nos bastidores de Washington e Caracas, mas enfrenta ceticismo: Maduro não se manifestou e não há sinais de que os EUA estejam dispostos a negociar. O plano ainda depende de apoio da oposição venezuelana, apontou Villavicencio, e de que Brasília e Bogotá consigam convencer a região de que “eleições legítimas” são possíveis depois de um pleito fraudulento em 2024.

Enquanto isso, o mercado reage: os títulos da Venezuela e da estatal petrolífera subiram, com algumas notas atingindo o maior valor em seis anos. Na prática, a proposta tenta criar uma saída “segura” para Maduro, mas esbarra na política, na diplomacia e na desconfiança regional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PGR barra redução de pena de ex-ajudante de Bolsonaro e deixa Cid na mira de Moraes

Foto: Reprodução

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, disse não à redução da pena de 2 anos em regime aberto do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. A decisão foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, e reforça que medidas cautelares não contam como cumprimento antecipado da pena.

A defesa de Cid alegava que o militar já havia cumprido mais de 2 anos sob tornozeleira eletrônica, afastamento das funções e recolhimento domiciliar, conforme informações do Poder 360. Mesmo assim, Gonet destacou que “não se verifica hipótese de extinção da punibilidade do réu”, citando o entendimento do STF de que o artigo 42 do Código Penal não permite abater períodos de medidas cautelares do tempo da pena.

Cid já foi condenado pela 1ª Turma do STF, em setembro, pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa e outros, com validade de sua delação premiada reconhecida. Apesar de os ministros terem fixado a pena mínima, a Justiça mantém o militar sob restrições rigorosas, incluindo monitoramento eletrônico e recolhimento noturno, feriados e finais de semana.

Além disso, a PGR intimou a defesa sobre o pedido da Polícia Federal de incluir Cid e seus familiares no programa de proteção a testemunhas, devido às delações contra Bolsonaro e outros réus do chamado plano de ruptura institucional de 2022. A decisão final sobre essa proteção cabe ao ministro Moraes, mantendo o ex-ajudante de ordens na mira do STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PF mira ex-sócio do Master e expõe elo antigo e lucrativo com o PT da Bahia

Foto: Reprodução

O empresário Augusto Ferreira Lima, preso pela Polícia Federal na operação Compliance Zero, caiu direto no centro de um velho enredo baiano: suas ligações com o PT de Rui Costa, hoje ministro do presidente Lula. Lima entrou no mundo dos grandes negócios em 2018, quando comprou da gestão petista a Ebal — a estatal que controlava a rede Cesta do Povo e o cartão Credicesta. Levou tudo por R$ 15 milhões e ainda assumiu a dívida deixada para trás.

A partir daí, seu caminho se entrelaçou com figuras do PT baiano, como Rui Costa e o senador Jaques Wagner. Em 2019, já com Rui no comando do Estado, servidores públicos passaram a receber automaticamente o cartão Credcesta — sem nem pedir. Bastava “ativar”. O benefício? Expansão acelerada do negócio de Lima, que passou a lucrar oferecendo empréstimo consignado para funcionários do governo, segundo informações do Poder 360.

Apesar da proximidade com petistas históricos, Lima também circulava bem na oposição baiana, incluindo ACM Neto. E sua vida política ganhou outro capítulo quando se casou, em 2024, com Flávia Arruda — ex-deputada do DF, ex-ministra de Bolsonaro e nome forte do PL. Um pé lá, outro cá. Brasília conhece esse tipo de equilíbrio.

A PF agora tenta entender como o ex-sócio do Master se beneficiou dessas relações políticas enquanto expandia seus negócios. Rui Costa, Wagner e ACM Neto foram procurados, mas ninguém quis comentar. O silêncio, como sempre, fala mais alto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT tenta dar palanque a Bolsonaro na CPMI do INSS e virar contra ele esquema de corrupção

Foto: Reprodução

Silenciado há mais de cem dias por ordem judicial do STF, Jair Bolsonaro pode ganhar um microfone aberto na CPMI do INSS — graças ao próprio PT. A estratégia dos petistas é convocar o ex-presidente para tentar vinculá-lo a medidas que permitiram a criação de entidades fantasmas, usadas para desviar dinheiro de aposentados e pensionistas, segundo informações do Metrópoles.

A ideia partiu do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que também quer chamar o ex-ministro da Fazenda Paulo Guedes. Oficialmente, a convocação é para ouvir sobre o INSS, mas nos bastidores o microfone da CPMI estará livre para Bolsonaro mandar recados ao eleitorado e falar sobre qualquer assunto.

Mesmo proibido por Moraes de se manifestar publicamente nas redes sociais, Bolsonaro poderá se posicionar diante das câmeras, transformando a convocação em palanque político. O episódio reforça a tensão entre petistas e bolsonaristas: cada lado acusa o outro de ser responsável pelo esquema de desvio que já levou à prisão a cúpula do INSS e ex-dirigentes indicados pelo governo Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Líder do PT diz que apoiar Tarcísio é o ‘beijo da morte’ de Bolsonaro

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, não poupou Jair Bolsonaro: segundo ele, uma candidatura de Tarcísio de Freitas à Presidência em 2026 seria o “beijo da morte” para o ex-presidente. Para Farias, Bolsonaro já vem sendo abandonado por aliados e corre risco de ser esquecido, especialmente se acabar no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Farias acredita que a tentativa de emplacar um dos filhos de Bolsonaro – Eduardo ou Flávio – seria apenas para manter o nome da família vivo na política, segundo informações do Metrópoles. “Se Bolsonaro apoiar o Tarcísio, ele vai enterrar o bolsonarismo e será esquecido lá na Papuda”, disse o deputado, sem rodeios.

O PT avalia ainda que uma escolha de candidato da direita sem o sobrenome Bolsonaro prejudicaria toda a base bolsonarista na Câmara e no Senado. “A força política dele se dissipa. Pararam de falar no Bolsonaro. Se passarem para o Tarcísio, é o beijo da morte”, afirmou Farias.

Para o líder petista, o Centrão aposta em Tarcísio para apagar o ex-presidente do mapa político. “Quem tem voto mesmo é Bolsonaro. Mas a turma do Centrão calcula: esquece o Bolsonaro, segue com o Tarcísio. É o fim da linha para ele e para os filhos”, concluiu.

Lindbergh vê Haddad “forte” em São Paulo

 O parlamentar disse ainda que o ministro Fernando Haddad é o principal nome da base governista para disputar o governo de São Paulo em 2026, embora a decisão ainda dependa de discussões internas. Segundo ele, a escolha deverá passar por uma avaliação do presidente Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pedro Lopes deixa secretaria de Fátima Bezerra e retoma poder no Fenafisco

Foto: Arquivo

O secretário de Administração do RN, Pedro Lopes, pediu exoneração do cargo que ocupava desde o segundo mandato da governadora Fátima Bezerra. O anúncio foi feito pelo próprio Lopes nas redes sociais, mas o pedido oficial já havia sido enviado à governadora no último dia 11.

Pedro Lopes vai assumir na próxima semana a vice-presidência da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco). Ele destacou que está “voltando para onde veio” e que continuará a lutar em defesa da administração tributária e do serviço público.

O secretário estava no governo Fátima desde o primeiro dia, iniciando como controlador geral do Estado em 1º de janeiro de 2019. Depois, foi escalado para comandar a Secretaria de Administração, pasta estratégica para gestão de servidores e recursos do Estado.

Apesar do agradecimento público à governadora, sua saída reforça a impressão de que a gestão petista enfrenta dificuldades em manter nomes experientes em cargos-chave. A saída de Pedro Lopes abre espaço para nova troca na estrutura administrativa do governo do RN, que já convive com desgaste e impopularidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Feriadão bomba hotéis do RN: ocupação pode bater 95% em Natal

Foto: Arquivo

O setor hoteleiro do RN vai ferver neste feriado prolongado. A ABIH-RN, que representa os hotéis e pousadas do estado, projeta taxa de ocupação entre 85% e 90% durante os dias 20 e 21 de novembro. Em Natal, a expectativa dispara para 95% por causa do feriado municipal.

A pesquisa da associação mostra que os turistas não estão perdendo tempo: hotéis e pousadas já se preparam para receber uma multidão, aproveitando a chance de faturar alto em datas estratégicas. A alta procura indica que o turismo potiguar segue firme, mesmo com a crise econômica que pressiona o país.

Para quem não conhece, a ABIH-RN é a principal voz do setor no estado. A entidade sem fins lucrativos atua defendendo hotéis e meios de hospedagem, promovendo o turismo e capacitando profissionais da área. Ou seja: eles sabem bem o que significa encher quartos e encher o caixa.

Se você ainda não reservou, corra. A chance de conseguir vaga está cada vez menor, e a cidade promete estar lotada com turistas aproveitando o feriadão. Natal, Mossoró e outras cidades do RN devem sentir o impacto direto no comércio e na rede hoteleira.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil prende três suspeitos de ataques a motoristas de aplicativo na Grande Natal

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, nesta quarta-feira (19), três mandados de prisão preventiva contra homens suspeitos de participar de roubos a motoristas de aplicativo em Natal, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim.

As investigações começaram em março deste ano, após um motorista ser feito refém durante uma corrida. Ele foi algemado, levado até João Câmara e teve veículo e pertences roubados, além de sofrer ameaças relacionadas a facções criminosas. Um segundo caso semelhante ocorreu em junho, na mesma região, com outro motorista sendo ameaçado e roubado.

No primeiro estágio da apuração, a polícia reuniu provas que incluíram reconhecimento fotográfico das vítimas, imagens de câmeras de segurança, registros de transferências bancárias e dados fornecidos pelo aplicativo de transporte. Uma prisão já havia sido cumprida em setembro, identificando outros integrantes do grupo.

Na segunda fase, três suspeitos tiveram prisão preventiva decretada pelo Juízo de Garantias da Comarca de Natal. Os mandados foram executados nesta quarta-feira em Goiás e no Rio Grande do Norte. Os homens já estavam presos por outros crimes de roubo e agora respondem também pelos novos casos.

A ação foi coordenada pela 21ª Delegacia de Polícia de São Gonçalo do Amarante. A Polícia Civil segue investigando para localizar outros envolvidos e pede que informações relevantes sejam repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *