Judiciário

‘Atuei nos limites legais e profissionais’, diz advogado de acusado no caso Mariana Ferrer

Foto: Reprodução/Internet

O advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho é considerado um dos advogados de maior sucesso e remuneração em Santa Catarina. Como criminalista, ele é lembrado pelas atuações no Tribunal do Júri, sempre performáticas, e também pelo peso dos clientes. Nesta semana, ficou conhecido por atacar a influenciadora digital Mariana Ferrer durante julgamento de denúncia de estupro feita pela jovem. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apuram o caso.

Ao Estadão, ele afirma que as provas coletadas durante o processo indicaram a inocência do réu, o empresário André de Camargo Aranha, absolvido pela Justiça. Gastão Filho refuta ainda que tenha prosperado a tese de “estupro culposo (sem intenção)”, figura jurídica inexistente na lei brasileira, usada pelo site The Intercept Brasil, que revelou o caso, para descrever o posicionamento do Ministério Público.

Além disso, o defensor do empresário afirma que as dinâmicas entre acusação e defesa seguem, muitas vezes, “ritos acalorados” e diz ter “convicção” de que atuou “dentro dos limites legais e profissionais, considerando-se a exaltação de ânimos que costuma ocorrer em audiências como aquela”.

Como classifica a denúncia por estupro de vulnerável contra seu cliente?

O magistrado considerou André Aranha inocente da acusação de estupro de vulnerável, acatando a alegação final do Ministério Público e a tese da defesa. O processo corre em sigilo de Justiça, mas é importante esclarecer a que se refere a acusação de estupro de vulnerável e por qual motivo André de Camargo Aranha foi absolvido. Vamos à explicação do que se enquadra em estupro de vulnerável. A vítima precisa se enquadrar em uma ou mais das situações abaixo: 1) ser menor de 14 anos; 2) ter problema mental ou enfermidade; 3) comprovar que estava bêbada ou vulnerável (alcoolizada ou sob efeito de drogas).

Na decisão, o juiz se vale de literatura apresentada pelo promotor Thiago Carriço para justificar a falta de dolo do estupro de vulnerável, que considera que o “fato é atípico”. Não há “estupro culposo” na legislação, mas o senhor concorda que é isso que a decisão deixa transparecer, já que há longa explanação da existência de dolo e vulnerabilidade?

Discordo. A investigação resultou em inquérito de três mil páginas. Foram ouvidas 22 testemunhas, cinco delas mais de uma vez, além do acusado e da autora da denúncia. Seis exames periciais, busca e apreensão e perícia dos equipamentos eletrônicos do acusado. O que se comprovou, ao longo das audiências, é que em nenhum momento as provas comprovaram estupro. Ao ler a sentença completa e assistir a todos os vídeos das testemunhas, é possível comprovar que Mariana, em momento nenhum, apresentava relatos coerentes e que sempre se esquivava de responder, independentemente do proponente da questão. Em depoimento ao juiz, Mariana disse que não se recordava desse mesmo estupro amplamente relatado nas mídias porque tinha sido drogada. Os laudos toxicológicos, na verdade, não apontaram qualquer indício de droga no seu organismo.

Por que usou fotos da Mariana como modelo ao sustentar que a denúncia seria falsa? O senhor falou em “posições ginecológicas” e das poses dela para justificar tal tese. Acredita que não haveria outra forma de sustentar esse posicionamento da defesa se não confrontando os elementos da forma como foi feita?

Assim como é importante a leitura na íntegra da sentença para compreender os seus fundamentos, é indispensável assistir a toda a audiência antes de se emitir opiniões definitivas. Os trechos que estão sendo amplamente divulgados distorcem todo o contexto das afirmações. Sou enfático em afirmar que as audiências foram tensas e os embates entre defesa e Mariana foram constantes e longos. A denunciante, por repetidas vezes, mencionou minha família e outras questões pessoais como tentativa de me intimidar ou desestabilizar. A tese utilizada de confronto não pormenoriza as questões, uma vez que, algumas das imagens foram juntadas aos autos por advogadas da própria Mariana. Importante destacar que as dinâmicas entre a acusação e a defesa, especialmente em casos mais complexos, abrangem aspectos relacionados a hábitos, perfis, relacionamentos e posturas das pessoas envolvidas. Por isso, fiz indagações à Mariana a respeito desses pontos. Isso fazia parte do que estava em discussão nos autos e é decorrência do direito à defesa e da busca da verdade. A minha indagação se referiu ao fato dela ter mudado completamente o perfil de suas postagens após o início da denúncia infundada contra o acusado. Toda pessoa tem o direito de postar e tirar fotos da forma como quiser e não deve ser julgada por isso e essa é uma das minhas premissas. O ponto chave da indagação é a mudança brusca de comportamento da Mariana logo após início do caso para supostamente sustentar o estereótipo criado para a personagem que protagoniza o caso.

O senhor se arrepende de algum dos comentários sobre a vida pessoal de Mariana, como supor que ela ganharia a vida por meio da desgraça dos outros?

As dinâmicas entre acusação e defesa muitas vezes seguem ritos acalorados. O que posso colocar, em face ao vazamento seletivo de áudios, imagens e trechos de um processo que corre em sigilo de Justiça, é que lamento o mal entendido caso alguém tenha se sentido ofendido, porque jamais foi minha intenção ofender ou agredir quem quer que seja. Tenho a convicção de ter atuado dentro dos limites legais e profissionais, considerando-se a exaltação de ânimos que costuma ocorrer em audiências como aquela.

Estadão

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Protesto fecha BR-101 em Natal por desaparecimento de mulher

Foto: Divulgação/PRF-RN

No final da tarde desta segunda-feira (19), cerca de 20 manifestantes bloquearam o km 75 da BR-101, no sentido Natal – Touros, por volta das 17h50. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local, e os bombeiros foram acionados. A interdição ainda segue em andamento.

Segundo informações preliminares, a mobilização seria em protesto pelo desaparecimento de uma mulher que teria saído de casa para um encontro e não retornou. Ainda não há detalhes sobre buscas ou prisões.

O bloqueio causa lentidão e retenção de veículos na rodovia, enquanto autoridades acompanham a situação para liberar o tráfego.

Imagens: Reprodução/Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

[ANÁLISE] ‘O ANTAGONISTA’: Toffoli perdeu totalmente as condições morais de conduzir o caso Master

Foto: Reprodução de vídeo

Por Wilson Lima – O Antagonista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli perdeu todas as condições morais para conduzir as investigações relacionadas ao escândalo do Banco Master.

Os motivos são inúmeros: procedimentos fora dos usuais e uma obsessão quase que doentia pelo controle de todos os processos desta investigação. Nunca, nunca na história da recente República, um ministro de Supremo demonstrou tanto interesse em um caso específico; Toffoli, neste aspecto, conseguiu o exemplo (ruim, diga-se) de ultrapassar os limites já esgarçados pelo seu colega de corte, o ministro Alexandre de Moraes em relação à chamada ação penal do golpe.

Em menos de uma semana, Toffoli impediu que policiais federais tivessem acesso às provas do processo, determinou que peritos – indicados por ele – atuassem na perícia e, pasmem, determinou que as provas fossem armazenadas no Supremo Tribunal Federal (STF).

E, para piorar o cenário, o ministro ainda reduziu o prazo para a PF ouvir os investigados. Eram seis dias; o magistrado reduziu para dois.

A situação foi tão esdruxula que a Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) foi obrigada a se manifestar sobre o caso.

Eis o que os próprios delegados afirmaram, por meio de nota oficial.

“Cumpre salientar, a título de exemplo, que, nem mesmo no âmbito interno da Polícia Federal, a designação de peritos ocorre por escolha pessoal ou nominal da autoridade policial. Tal cenário, de caráter manifestamente atípico, além de causar legítima perplexidade institucional, implica afronta às prerrogativas legalmente conferidas aos Delegados de Polícia Federal para a condução técnica, imparcial e eficiente da investigação criminal, comprometendo, inclusive, a adequada e completa elucidação dos fatos em apuração”.

Os procedimentos adotados fora do rito, por si só, causam espanto. Algo que alguns colunistas alinhados ao Planalto classificam como, por exemplo, inusitado. O cenário fica ainda pior quando se constata, que, no passado não muito distante, familiares do ministro Dias Toffoli tiveram relações comerciais com parentes do banco Master, mais precisamente com o cunhado de Daniel Vorcaro.

É tudo muito grave. É tudo muito estranho. É tudo inaceitável do ponto de vista ético. Os ministros do STF adoram afirmar, em seus pronunciamentos, que atuam em prol da estabilidade democrática no país. O problema é que, ultimamente, eles se tornaram o principal fator de instabilidade democrática da República brasileira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em nota, PT diz que Walter rompeu com o projeto político, confirma que Fátima se desincompatibilizará e anuncia candidatura para eleição interna na Assembleia

Foto: Elisa Elsie/Assecom

O PT soltou nota oficial no fim da tarde desta segunda-feira (19) afirmando que o vice-governador Walter Alves (MDB) rompeu com o projeto político do partido e vai integrar a oposição ao governo Fátima Bezerra. A legenda confirmou ainda que a governadora vai se desencompatibilizar do cargo para disputar o Senado e anunciou que lançará candidatura própria na eleição indireta da Assembleia Legislativa, que deve definir quem governa o Estado entre abril e dezembro.

Segundo o PT, a decisão de Walter “compromete a estabilidade” do RN e reforça a necessidade de manter a governabilidade e as obras em andamento. A nota também enfatiza o alinhamento do partido com Lula e o projeto nacional petista, tentando passar uma imagem de unidade frente à saída do vice.

Walter, no entanto, deixa claro que não vai assumir o governo interino, abrindo espaço para que o PT corra atrás de votos na Assembleia. O movimento evidencia o enfraquecimento do partido no Estado e fortalece o MDB como alternativa política real para 2026.

A eleição indireta promete ser uma disputa acirrada, com estratégias sendo traçadas nos bastidores e aliados de Walter posicionando-se com força. Para o PT, será uma prova de resistência; para a oposição, uma oportunidade de marcar território e capital político no RN.

NOTA PÚBLICA | PT-RN

O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte foi oficialmente comunicado, nesta segunda-feira (19 de janeiro), pelo vice-governador Walter Alves, de sua decisão de romper com o projeto político que reorganizou o Estado e melhorou a vida do povo
potiguar. O vice também confirmou que passará a integrar um grupo político de oposição ao governo do qual fez parte nos últimos três anos.

Há mais de um ano, o PT trabalha com a perspectiva da candidatura da governadora Fátima Bezerra ao Senado Federal, por três razões centrais: a defesa dos interesses do Rio Grande do Norte; o compromisso com a estabilidade democrática, diante da ofensiva
da extrema direita para conquistar maioria no Senado; e o apoio ao projeto nacional de desenvolvimento liderado pelo presidente Lula.

O Partido dos Trabalhadores tem plena consciência de sua responsabilidade com o Estado e do compromisso firmado com o povo potiguar nas urnas, em 2018, e renovado de forma expressiva em 2022, com mais de 1 milhão de votos. Diante da decisão do vice-governador de não assumir essa responsabilidade, o PT apresentará candidatura ao Governo do Estado para o mandato de abril a dezembro, no processo de eleição indireta que deverá ocorrer na Assembleia Legislativa.

Estamos realizando todos os diálogos necessários com as forças políticas comprometidas com o Rio Grande do Norte para vencer essa disputa, com muita unidade interna e certos de que o Estado não pode ter sua estabilidade comprometida e precisa
seguir com as políticas públicas e as obras que estão em andamento.

O PT nunca fugiu da responsabilidade e não vai fugir agora. Seguiremos firmes, com Lula presidente, Cadu Xavier governador e Fátima Bezerra senadora. A luta será grande, mas sairemos vitoriosos.

Natal, 19 de janeiro de 2026.
Samanda Alves
Presidenta do Partido dos Trabalhadores – RN

Opinião dos leitores

  1. Walter não fez nada além de ‘bater pino’ ou querem que a gente acredite que ele embarcou nessa furada forçadamente?

  2. Isto posto, esses sete anos de Fátima como governadora foi uma merd*, acabou com a economia do RN. Em sendo assim, o seu mandato acabou…
    Tchau querida!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro quer visita de Tarcísio na Papudinha: STF decide se libera encontro

Foto: Divulgação

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorização para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vá visitá-lo. Além de Tarcísio, a equipe de Bolsonaro também quer liberar encontros com Diego Torres Dourado, irmão de Michelle e ex-assessor do governador, e Bruno Scheid, assessor do ex-presidente.

A última visita com Tarcísio aconteceu em setembro de 2025, ainda durante a prisão domiciliar do ex-presidente, e tinha como foco discutir o cenário eleitoral de 2026.

Na Papudinha, onde Bolsonaro foi transferido desde a última quinta-feira (15), o horário de visitas é mais flexível: quartas e quintas-feiras, em três faixas diferentes, das 8h às 16h.

Antes, na PF, Bolsonaro só recebia visitas às terças e quintas, entre 9h e 11h. Mesmo assim, todas as visitas — exceto as de Michelle, advogados e médicos — dependem da autorização de Moraes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BC deu aval a ex-sócio do Master para comprar banco antes de operação da PF

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O Banco Central autorizou, em julho de 2025, a transferência do Banco Voiter para Augusto Ferreira Lima, um dos investigados na fraude do Banco Master. A aprovação ocorreu meses antes da Polícia Federal deflagrar a Operação Compliance Zero, que apura crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Um ano antes, o BC já havia aprovado outra operação envolvendo o Voiter, permitindo que Daniel Vorcaro assumisse o controle do antigo Banco Indusval.

Após a mudança, o Banco Voiter passou a se chamar Banco Pleno S.A., voltado ao segmento empresarial.

Lima e Vorcaro foram sócios no Banco Master até maio de 2024. Ambos foram presos em novembro na Operação Compliance Zero, mas tiveram a prisão preventiva revogada pelo TRF menos de duas semanas depois.

Os investigados devem prestar depoimento à Polícia Federal ainda em janeiro, após o ministro Dias Toffoli, do STF, reduzir o prazo das oitivas para dois dias.

A CNN Money informou que aguarda posicionamento do Banco Central sobre o caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Clientes relatam problemas com Pix em diferentes bancos nesta segunda (19)

Foto: Ivo Meneghel Jr/Canaltech

O sistema de pagamentos Pix enfrenta instabilidade nesta segunda-feira (19), afetando clientes de bancos como Inter, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander, Nubank e Banco do Brasil.

Segundo o site Downdetector, que monitora serviços online, foram registradas mais de 7 mil reclamações por volta das 14h42. Às 15h12, o número ainda superava 1,8 mil.

Usuários relatam principalmente dificuldade para realizar pagamentos ao longo da tarde. O Banco Central informou que ainda apura as causas do problema e não divulgou previsão para a normalização do serviço.

Nas redes sociais, bancos confirmaram a instabilidade. Santander, Bradesco, Itaú e Inter afirmaram que suas equipes técnicas estão trabalhando para restabelecer o funcionamento do Pix e orientaram os clientes a tentar novamente mais tarde.

Falhas semelhantes já ocorreram em 2024, incluindo uma instabilidade ligada a uma pane global na nuvem da Amazon e problemas técnicos no sistema de consulta às chaves Pix.

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: RN deverá ter pré-candidatos ao governo definidos nesta semana

Os principais pré-candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte devem ser definidos até o fim desta semana. Assista ao comentário de Bruno Giovanni e fique por dentro de novos detalhes sobre as pré-candidaturas de Alysson Bezerra que caminha para ter Hermano Morais (MDB) com vice; BG também comenta sobre a consolidação de Cadu Xavier como pré-candidato do PT, única alternativa do partido e a dificuldade que Fátima terá de lidar com alianças para o Senado que não apoiam Cadu na disputa estadual; e ainda a intensificação de reuniões de Rogério Marinho com lideranças políticas e com o pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro. O partido também avalia os nomes de Styvenson Valentim e do ex-prefeito Álvaro Dias como possíveis candidatos ao governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump se nega a dizer se usaria força para tomar Groenlândia

Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se negou a dizer se usaria força contra a Groenlândia e reforçou a ameaça de taxar países europeus que se opõem ao plano da Casa Branca de anexação da ilha do ártico.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-secretário pegou dinheiro vivo 26 vezes na prefeitura em esquema que cita ex-nora de Lula, diz PF

Foto: reprodução/Facebook

A Polícia Federal aponta que o ex-secretário de Educação de Sumaré (SP), José Aparecido Ribeiro Marin, recebeu dinheiro em espécie proveniente de licitações supostamente fraudadas em pelo menos 26 ocasiões, dentro da própria prefeitura.

A operação também apura a atuação da ex-nora do presidente Lula, Carla Ariane Trindade, por suposta ligação com o empresário investigado. Sua defesa nega irregularidades.

Marin foi alvo de busca e apreensão na quinta-feira (15), na terceira fase da Operação Coffee Break, que investiga desvios milionários na compra de materiais didáticos. Segundo a PF, ele autorizava contratações antes mesmo da publicação oficial dos editais, a pedido do empresário André Mariano, dono da Life Educação.

Mensagens de WhatsApp indicam que Mariano repassava informações antecipadas sobre recursos federais e marcava encontros usando o termo “café” como referência à propina. Em alguns casos, ele buscava dinheiro com doleiros antes das entregas na prefeitura.

A PF também afirma que Mariano pagou cerca de R$ 549 mil de uma parcela de um apartamento de Marin, avaliado em R$ 2,86 milhões, em troca de contratos superfaturados.

Durante a operação, agentes apreenderam 11 armas e cerca de 400 munições em uma chácara ligada ao ex-secretário. A defesa informou que o armamento é regular e que Marin é registrado como CAC.

A investigação aponta que o esquema atua desde 2021, envolvendo agentes públicos, empresários e intermediários. A empresa Life recebeu cerca de R$ 70 milhões em contratos com prefeituras paulistas, que teriam sido direcionados e superfaturados.

Com informações do Blog do Fausto Macedo, Estadão

Opinião dos leitores

  1. É só bla bla bla, quero v devolver todo o dinheiro desviado e ser preso por 15 anos no regime fechado, só isso, nenhuma das duas situações acontece, são tantas robalheiras q com pouco tempo, esquece das anteriores de tantas recorrências na justiça, rende só as atuais, kkkkkkkkkkk, vergonha desse país corrupto sem a justiça ter moral pra punir, são tantas brechas nessas leis q seria melhor não acontecer nada, melhor nem divulgar, não prendem e não devolvem o dinheiro, lástima, roubo sem fim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MDB do RN confirma a apoio a Lula para presidente e coligação com a Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD para o Governo

Imagem: reprodução

O partido MDB-RN confirmou que apoiará a candidatura de Lula à reeleição para presidente nas eleições de 2026, em nota divulgada no início da tarde desta segunda-feira (19), pelo presidente da legenda no Estado, Walter Alves.

Além disso, o partido afirmou que caminhará com a Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD na sucessão para o Governo do RN.

Nota à imprensa

Estive reunido com a governadora Fátima Bezerra (PT) na manhã desta segunda-feira, dia 19 de janeiro.

Comuniquei que não assumirei o cargo de governador, com a possível renúncia dela. Também adiantei que sou pré-candidato a deputado estadual.

Ainda sobre as Eleições 2026, ratifiquei o posicionamento já alinhado com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, de apoiar a reeleição do presidente Lula (PT).

Sobre a sucessão estadual, cientifiquei a governadora que a posição do MDB-RN é de caminhar com os partidos Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD. Decisão tomada após consulta aos correligionários.

Walter Alves
Presidente do MDB-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *