Blitz Lei Seca: Detran retém 51 CNHs na Ayrton Senna

A Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN realizou na noite e madrugada dessa quarta-feira (05) e quinta-feira (06) mais uma blitz dentro da Operação Lei Seca. A intervenção aconteceu na Avenida Ayrton Senna, zona Sul da capital, e foi responsável pela retenção de 51 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).

Desse total, 42 motoristas foram autuados com medida administrativa e os outros nove também foram lavrados autos de prisão em flagrante e conduzidos à Delegacia de Plantão Zona Sul por se encontrarem com o índice de alcoolemia igual ou superior a 0,34mg/l de sangue, o que é configurado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como crime.

As ações de fiscalização do Detran/RN em parceria com a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual da Polícia Militar já contabilizam, somente neste ano, 492 CNHs retidas por desobediência à Lei Seca. O número já é responsável por alcançar o índice de 56,29% de todas as ocorrências do mesmo tipo registradas durante todo o ano de 2013, onde foram retidas 874 carteiras de motoristas.

O condutor autuado pode no dia seguinte procurar a sede do Detran/RN para reaver a CNH retida e no prazo de até 30 dias da autuação deverá receber no seu endereço o registro legal da infração cometida, dispondo de mais 30 dias para realizar sua defesa, se assim desejar. Após os prazos citados, é emitida a multa no valor de R$ 1.915,30 que pode chegar a R$ 3.830, 60 caso o infrator já tenha sido autuado pelo artigo 165 nos últimos 12 meses.

Depois do devido processo legal, o motorista pode ter suspenso o direito de dirigir pelo prazo de 12 meses, lembrando que o período da punição administrativa só começa a contar no momento em que a CNH do infrator é entregue a autoridade de trânsito estadual. Já aquele motorista que foi enquadrado em crime de trânsito poderá ainda ser condenado à detenção de seis meses a três anos.

Segundo o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN, Adryano Barbosa, as blitzen vão continuar durante todo o ano e para isso já foi planejado um cronograma de ações sequenciadas. “Já traçamos todo o calendário de operações desse ano e a gente só vai cumpri-lo para dar mais segurança à sociedade e diminuir o número de vítimas de acidentes de trânsito nos hospitais”, garantiu.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Sergio Nogueira disse:

    Vetou? Mas é verdade viu?

  2. Raphael disse:

    É hipocrisia, aquele velho ditado "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço." Retrato de um governo falido que só logra êxito no bafômetro e na aplicação de multas em trabalhadores e pais de família, enquanto a segurança não funciona, saúde mata todo dia, educação estraçalhada etc…

  3. Alexandre disse:

    Beleza, estão enquadrando os bebuns.
    Mas falando em trânsito, quem a a cabeça "iluminada" que está a frente do trânsito em Natal HOJE??? Esse ser deve ter uma inteligência privilegiada e uma costa MUITA larga no conceito da classe política. A Salgado Filho entrou de vez em colápso, fica engarrafada das 05:00 da manhã às 23:00 horas. Que BOM!!!! Parabéns ao gênio que está a frente desse planejamento, conseguiu PARAR uma avenida e deve logo, logo PARAR as outras. VIVA a INTELIGÊNCIA E COMPETÊNCIA!!!

COMENTE AQUI