Jornalismo

Blitz no Frasqueirão prende 20 motoristas alcoolizados e provoca congestionamento de mais de 1h30m

A saída do estádio Maria Lamas Farache, mais conhecido como Frasqueirão, foi ponto, na noite da última quarta-feira, 15, após o jogo ABC x Corinthians de Caicó, de mais uma blitz da operação Rodo Vida da PM que tem como objetivo autuar os motoristas que consomem bebida alcoólica e depois dirigem, violando a Lei Seca.

Na ação 73 CNHs foram recolhidas e 20 motoristas presos com teor alcoólico acima do que a Lei considera crime.

30 policiais estiveram envolvidos na operação, que contou com o apoio de 8 viaturas da PM e um guincho e realizou mais de 1.100 testes de bafômetro em todos os motoristas que passaram pela região, naquilo que a polícia chama de Operação Padrão.

O engarrafamento nas vias de saída do estádio provocou um congestionamento de aproximadamente 1h30m e gerou muita reclamação dos motoristas.

Segundo o Ten. Styvensson, responsável pelas blitzen, afirma que a operação foi um sucesso, pois não foi registrado nenhum acidente de trânsito na região na noite de ontem.

“A insatisfação dos motoristas é natural. O que Natal está vivendo é uma mudança na cultura do trânsito”, argumentou o PM. “Quando vamos instalar as blitzen fazemos um estudo que leva em consideração as características da via, o horário e o tipo evento. Não está prevista a colocação de barreiras policiais às 18h em Avenidas como Roberto Freire ou Prudente de Morais. Em outros locais como a blitz de Pium, onde o risco de encontrarmos um motorista sob o efeito de álcool é menor, paramos por amostragem”.

Segundo o oficial, tanto faz utilizar 30 ou 100 agentes, sempre haverá transtornos. Natal, diferentemente de outras cidades como Recife, não tem vias largas suficientes que comportem medidas com essa e não tragam transtornos. Mas as operações vieram para ficar e vão continuar na mesma intensidade após o verão e carnaval.

Opinião dos leitores

  1. A detenção de um único motorista dirigindo sob o efeito de álcool já justificaria a realização da blitz.  Eu fico imaginando como pensariam as pessoas que costumam reclamar dos incômodos das operações policiais, acaso um ente querido fosse atropelado ou algo semelhante causado por um motorista embriagado.  Os transtornos são passageiros mas o benefício é imensurável.  O problema é que infelizmente os cidadãos do RN ainda não perceberam a importância da fiscalização da chamada Lei Seca.

    1. As pessoas confundem muito as criticas a uma determinada Blitz, como se
      fosse direcionada a toda operação. Não é bem assim, a operação tem que
      ser feita, só é contestado esses estudos.  Porque os números apresentados na materia provam o
      contrário, ir pra um lugar onde tem muita gente não significa dizer que
      ali é um foco de consumo de álcool.

      E se vc desperdiça 1000 testes pra pegar um único bebado, não, esse gasto não justifica uma blitz.

      essa Blitz em questão é alvo da minha critica e de muitas pessoas, pois
      sabemos que ali não é rota dos bares das cidades que estavam cheios
      devido a estreia de times na libertadores de muita torcida na nossa
      cidade, e nao só por isso, quarta os bares já são cheios normalmente, o
      foco deveria ser os entornos dos bares e não um local que não vende
      bebida. E se fosse ali que fosse por amostragem, até pq daquela forma vc
      acaba por  "mostrar" ao bebado oq esta aconcendo e ele troca de
      motorista ou fica por lá mesmo até a poeira abaixar. e o único
      prejudicado é o cidadão que esta correto.

  2. Queria saber que estudo é esse que leva em consideração o tipo de evento e não leva em conta que é proibido a venda de bebidas alcoólicas. Desta forma o risco de encontrar um motorista sob o efeito de álcool é menor então deveria ter sido feito por amostragem.

    Eu li no Diario de Natal que tb teve blitz por volta das 1:00 da manhã na Roberto Freire, e somados as duas blitz daria esses números. Ou seja, a blitz foi um fracasso, se o público total do ABC deu em torno de 5000 pessoas mais as outras pessoas da roberto freire na segunda blitz, nota-se que pelos números que a blitz foi um fracasso e mau localizada, enquanto os bares de Natal onde o pessoal assistia Flamengo e Corinthians foi esquecido.

  3. Quando saio de casa rezo para não ser assaltado e morto; não ser atingido por um motorista embriagado; ou não ficar horas preso numa destas estúpidas blitzen (plural de blitz), sem que possa, p. ex., socorrer um filho em perigo ou algo do gênero. Estas blitzen são estúpidas porque existem MILHARES de outras formas, muito mais eficientes, de se chegar aos  motoristas criminosos, sem ter que impingir tantos malefícios à população. Mas desde quando a PM se preocupa com a população ? Com os velhos diabéticos presos dentro de seus carros, com incontinência urinária ? Com os médicos com cirurgias e plantões marcados ? Com as crianças irritadas no caminho para casa ? Insisto que o combate aos assassinos do trânsito é FUNDAMENTAL, mas a polícia militar tem que se divorciar da burrice estonteante, nesta guerra em prol da paz no trânsito. Caso eu fique preso e sofra algum prejuízo além da demora terrível (apenas a demora dá prá aguentar), entrarei com Ação Criminal contra todos os oficiais que estão encampando esta estultice, e Ação de Indenização por Danos Morais também, com o resultado financeiro a ser revertido em prol do Hospital Infantil Varela Santiago. E o mais absurdo, Bruno, é que os assassinos do trânsito agora já percebem, de longe, que tem bafômetro à frente, e tratam logo de mudar de assento. Simples assim, Tenente Styvensson…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes se declara impedido de julgar ação que envolve esposa e Vorcaro

Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes (STF) declarou-se impedido nesta segunda-feira (21) de relatar uma ação que pede acesso a registros de entrada de sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, e do ex-banqueiro Daniel Vorcaro ao Senado. Ele havia sido sorteado para o processo na sexta-feira (18).

No despacho, Moraes citou o artigo do Código de Processo Civil que trata do impedimento de juízes quando o caso envolve o cônjuge. Os autos foram enviados à presidência do STF para a escolha de outro relator.

O pedido foi feito pelo vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo-PR) após o Senado negar acesso aos registros pela Lei de Acesso à Informação. A ação também solicita dados de entrada de outras pessoas, entre elas Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS. O impedimento de Moraes diz respeito a esse pedido de registros, não à investigação do Banco Master.

Com informações da CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Sob gritos de “futuro presidente”, Flávio Bolsonaro chega à Praça Cívica lotada em Natal


Flávio Bolsonaro chegou à Praça Cívica, em Natal, na noite desta segunda-feira (21), acompanhado do candidato a vice-presidente Alfredo Gaspar e do candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias. Após percorrerem as ruas da capital na Motocarreata Onda 22, eles foram recebidos por uma multidão que lotou a praça para o Comício Onda 22. Em clima de festa, o público cantou o Hino Nacional e recebeu Flávio aos gritos de “futuro presidente”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PESQUISA QUAEST: 50% dos brasileiros desaprova governo Lula; aprovação é de 44%

AFP PHOTO / EVARISTO SAEVARISTO SA/AFP/Getty Image

A desaprovação do governo Lula (PT) segue maior que a aprovação, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (21). Metade dos entrevistados, 50%, desaprova o trabalho do presidente, enquanto 44% aprovam. A diferença é de seis pontos percentuais.

Em relação à pesquisa anterior, a desaprovação permaneceu em 50% e a aprovação oscilou de 43% para 44%. A variação de um ponto está dentro da margem de erro.

A Quaest ouviu presencialmente 2.004 pessoas entre 17 e 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-06004/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Globonews destaca “passivo” da Operação Mederi para candidatura de Allyson Bezerra


A Operação Mederi, deflagrada no final de janeiro pela Polícia Federal (PF) em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), para investigar um suposto esquema criminoso de desvio de recursos públicos da Saúde na Prefeitura de Mossoró, foi destaque nesta segunda-feira (21) no programa Globonews Mais.

A investigação foi citada como um “passivo” que pesa contra a candidatura da candidatura ao Governo do Estado de Allyson Bezerra (União Brasil), ex-prefeito de Mossoró, suspeito de receber propina de 15% nos contratos da Prefeitura com a Dismed.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

TENSÃO: Cantor Rick desaparece após helicóptero perder contato em SC

O cantor Rick Sollo, da dupla sertaneja Rick & Renner, está entre os desaparecidos após um helicóptero que saiu de Santa Catarina com destino a São Paulo perder contato na manhã desta segunda-feira (21).

Rick embarcou na aeronave acompanhado do empresário Bruno Avelar, que também está desaparecido. A assessoria do cantor confirmou o caso ao portal LeoDias.

No mesmo período, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina confirmou a queda de um helicóptero na região. Até o momento, porém, não há confirmação de que a aeronave encontrada seja a mesma em que estavam o cantor e o empresário.

Equipes de busca e resgate foram acionadas e tentam chegar ao último ponto onde o sinal da aeronave foi registrado. Cerca de 20 socorristas participam da operação.

Com informações do Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

MAIS UMA DO MASTER: Vorcaro disse que precisava dar “algum caso” a filho de Lewandowski para justificar contrato

Reprodução / Ricardo Lewandowski, Vorcaro e Enrique Lewandowski

Mensagens extraídas pela Polícia Federal do celular de Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, indicam que ele pediu, em dezembro de 2024, ao então diretor jurídico do banco, Luiz Rennó, que desse “algum caso ou parecer” ao advogado Enrique Lewandowski, filho do ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski.

Segundo os diálogos obtidos pela Folha, Vorcaro queria justificar um contrato que o escritório de Enrique mantinha com o Banco Master. “Tem que chamar ele urgente”, escreveu o empresário. Em seguida, orientou Rennó a se apresentar, pedir desculpas pela falta de contato e “dar algum caso ou parecer para ele fazer”.

Rennó respondeu que já havia informado o escritório anteriormente e afirmou que faria o contato. Dois dias depois, informou a Vorcaro: “Aqui dominado! Quase bebemos cerveja aqui no banco! Vou dar sequência”.

O escritório de Enrique Lewandowski informou que mantinha contrato de consultoria jurídica com o Banco Master desde agosto de 2023, encerrado em agosto de 2025. Segundo a banca, a partir de 2024 os serviços tinham como foco assuntos fiscais e tributários.

Ricardo Lewandowski não se manifestou sobre os diálogos. O ex-ministro deixou o STF em abril de 2023 e assumiu o Ministério da Justiça no governo Lula em fevereiro de 2024.

Com informações da Folha de São Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] Flávio Bolsonaro, Alfredo Gaspar e Álvaro Dias dão largada à Motocarreata Onda 22 em Natal


Flávio Bolsonaro, Alfredo Gaspar e Álvaro Dias deram a largada, na tarde desta segunda-feira (21), à Motocarreata Onda 22, em Natal. Flávio seguiu no carro ao lado de Alfredo Gaspar, Álvaro Dias, do senador Rogério Marinho, do candidato ao Senado Coronel Hélio e do prefeito de Natal, Paulinho Freire, acompanhando a mobilização que saiu do Centro de Convenções com apoiadores, motociclistas e motoristas.

Em clima de festa, a motocarreata reúne candidatos a deputado estadual e federal, lideranças políticas e apoiadores e segue pelas ruas da capital em direção à Praça Cívica, onde a programação será encerrada à noite com o Comício Onda 22.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA QUAEST: Flávio empata tecnicamente com Lula no 1º turno e aparece numericamente à frente do petista no 2º

Reprodução

A nova pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (21), encomendada pela Globo e pelo jornal O Globo, aponta um empate técnico entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) no 1º turno da disputa pela Presidência da República. De acordo com o levantamento, o petista passou de 36% para 37%, enquanto o senador cresceu de 31% para 33%. É a menor distância entre eles na série história do instituto.

Reprodução G1

Depois aparecem Augusto Cury (6%), Ronaldo Caiado (4%), Renan Santos (3%), Romeu Zema e Samara Martins (ambos com 1%). Os outros candidatos não pontuaram. Indecisos somam 8% e branco/nulo/não vai votar, 7%.

Já no segundo turno, a pesquisa mostra Flávio Bolsonaro manteve os 42% das intenções de voto da pesquisa anterior, enquanto Lula foi de 40% para 41%. Eles estão em empate técnico. Branco/nulo/não vai votar somam 14% e indecisos, apenas 3%.

Lula também empata tecnicamente com Caiado (41% a 39%), Augusto Cury (39% a 35%) e Renan Santos (41% a 38%). Num eventual embate contra Romeu Zema, Lula venceria por 46% a 32%.

A Quaest ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 17 e 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%. O número de registro da pesquisa é BR-06004/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DUROU POUCO: Praça André de Albuquerque recém-reformada tem fiação roubada e fica às escuras


A Praça André de Albuquerque, recém reformada, após cerca de 4 anos de espera pela conclusão das obras, já é alvo de bandidos que roubaram a fiação e luzes do local. A praça está escura, com pouco tempo de uso pelos natalenses.

A praça abriga o Marco Zero da capital potiguar e possui grande relevância histórica para o Rio Grande do Norte. A obra contemplou a recuperação completa da praça, com melhorias na infraestrutura, acessibilidade, pavimentação, mobiliário urbano e paisagismo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Garrafão de água terá reajuste de 10% a 15% no RN a partir de 5 de outubro

Divulgação

As indústrias de águas minerais e adicionadas de sais do Rio Grande do Norte vão reajustar o preço do garrafão de 20 litros a partir de 5 de outubro. O aumento na fonte ficará entre 10% e 15%, conforme a decisão de cada empresa. Hoje, o produto é vendido ao consumidor por valores entre R$ 9 e R$ 15; o preço final nas lojas pode variar.

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN (Sicramirn), o reajuste acompanha a alta dos custos de garrafões, tampas e lacres, além de energia, combustível, envase e distribuição. “É uma adaptação necessária para mantermos o nosso compromisso com o consumidor”, afirmou o presidente da entidade, Joafran Nobre.

O sindicato informa que o estado tem 35 indústrias de águas envasadas, responsáveis por cerca de 507 milhões de litros produzidos por ano e aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *