Política

Bolsonaro chama Randolfe de “bosta” e fala em “sair na porrada” com o senador

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Em novo trecho de ligação entre o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e o presidente Jair Bolsonaro, o chefe de Estado chama o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) de “bosta” e que teria de “sair na porrada” com o congressista.

Kajuru, que já havia divulgado trecho da conversa em que Bolsonaro pressiona por mudanças na CPI, mostrou nesta 2ª feira (12.abr.2021) a nova fala em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Eis a íntegra da entrevista (46min24s):

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso determinou, na 5ª feira (8.abr), que o Senado instale uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia.

Barroso concedeu liminar (decisão provisória) em ação movida justamente pelos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, ambos do Cidadania. Eis a íntegra da decisão (204 KB).

ideia da criação da comissão foi do senador Randolfe Rodrigues. Inicialmente, o objetivo proposto para a CPI era de investigar apenas as omissões do governo federal no combate à pandemia.

Na entrevista, Kajuru disse que avisou a Bolsonaro de que a conversa estava sendo gravada. Segundo ele, o trecho que tratava de Randolfe foi ocultado na 1ª divulgação por respeito ao colega.

“Eu não tinha divulgado essa parte para preservar um colega senador. Era desnecessário, na minha opinião. De graça. Tem inimizade entre eles? Tem, Randolfe é líder da oposição. Mas eu achei que o melhor para os dois era essa parte não ser colocada. Não tinha nada a ver. Era um desabafo. Mas ele quis o restante, então coloquei. Pronto, acabou.”

Já o presidente disse não saber que estava sendo gravado. Bolsonaro criticou nesta 2ª feira (12.abr) o senador por ter registrado e divulgado a conversa entre os 2. Bolsonaro afirmou também que Kajuru não publicou todo o diálogo.

“Eu fui gravado em uma conversa telefônica, tá certo. Olha a que ponto chegamos no Brasil”, criticou o presidente em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

“A gravação é só com autorização judicial. Gravar o presidente e divulgar? Só para controle, falei mais coisas naquela conversa lá. Pode divulgar tudo da minha parte.”

Em certo momento da conversa divulgada inicialmente, Bolsonaro diz temer um relatório “sacana” da CPI da Covid, que deve ser instalada nesta 3ª feira. Depois, pressionou o senador Kajuru a ingressar com pedidos de impeachment contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Poder 360

 

Opinião dos leitores

  1. Quem tem que investigar prefeitos e governadores são as câmaras municipais e as assembleias legislativas respectivamente, não o congresso. Me corrijam se estiver errado.

  2. Não faça isso Grande Presidente! Bater em criança!! Mas o cabrinha além de falar fino, tem as mãoszinhas pequenas e é atrevido!

  3. Essa CPI vai ser boa para desvendar certos “mistérios”. No RN, por exemplo, por que a governadora Fátima do PT não abriu novos leitos? Onde aplicou a fortuna que recebeu do governo Bolsonaro? E as compras dos respiradores? E o caríssimo aluguel de ambulância? E a compra de sacos de lixo a “peso de ouro”? E o contrato de “pesquisa” com a empresa do Piaui, será que foi com dinheiro da COVID? Enfim, há muito o que desvendar. Vamos em frente.

  4. Fala em dar porrada mas se for pro braço esse presidente give e se esconde . De longe e valente , de perto não passa de um maricas

  5. Igual à famosa reunião ministerial que foi divulgada por ordem daquele Celso de Melo, essa conversa só prova que o presidente se preocupa com o povo brasileiro. Ele não teme nada pois está agindo corretamente. Mas, quer que estados e municípios, os principais responsáveis pelas medidas contra o vírus, segundo decisão do STF, sejam também investigados pela CPI. Mas, está claro que foi uma canalhice desse Kajuru.

  6. Bom é LULA
    NÃO HÁ MOTIVOS PARA PRENDER LULA

    O jurista Helio Bicudo, Procurador dê Justiça que desbaratou o Esquadrão da Morte, em São Paulo, escreveu artigo sobre a prisão de Lula.
    Fundador nacional do PT, tem sido um crítico do ex-presidente.
    O artigo viralizou na Internet. Confiram:
    “Prender Lula só porque lavou dinheiro ocultando duas propriedades?
    Só porque ganhou imóveis e reformas de empreiteiras às quais tinha favorecido?

    Só porque recebeu propina fingindo que fez palestras que nunca deu?

    Só porque fez o BNDES emprestar 8 bilhões para Odebrecht fazer obras sem concorrência em países bolivarianos?

    Só porque comandou uma organização criminosa que quebrou a Petrobrás?

    Só porque contratou sondas superfaturadas da Schahim para receber comissões e dinheiro sujo para a campanha?

    Só porque mandou acobertar o assassinato do prefeito Celso Daniel pagando com dinheiro da comissão das sondas?

    Só porque fez a Petrobras fornecer nafta à Braskem abaixo do valor de mercado por vários anos, causando prejuízo superior a 5 bilhões segundo o TCU?

    Só porque saqueou os palácios ao ir embora, levando não só presentes de Estado como até a prataria da casa?

    Só porque escolheu e elegeu uma presidente incompetente, despreparada, desequilibrada e burra, propositadamente, esperando com isso sucedê-la 4 anos depois?

    Só porque a elegeu tapeando o povo numa campanha criminosamente mentirosa, irrigada com dinheiro roubado da Petrobras?

    Só porque permitiu que sua quadrilha saqueasse os fundos de pensão de quase todas as Estatais, prejudicando as aposentadorias de centenas de milhares de petroleiros, carteiros, bancários?

    Só porque permitiu que a Bancoop lesasse milhares de bancários para favorecer a OAS e ganhar um triplex no Guarujá?

    Só porque deu aval político e dinheiro para que organizações criminosas como o MST invadissem e depredassem impunemente fazendas, centros de pesquisa e prédios públicos?

    Só porque sistematicamente comprou apoio político através do Mensalão e Petrolão?

    Só porque colocou um cupincha no Sesi Nacional, que transformou a instituição num cabide de empregos para os companheiros e parentes vagabundos?

    Só porque ajudou o enriquecimento ilícito de seus filhos em troca do favorecimento de empresas de telefonia e outras?

    Só porque vendeu medidas provisórias isentando montadoras de impostos em troca de comissões?

    Só porque inchou o governo e as estatais com centenas de milhares de funcionários supérfluos, quebrando o Estado e provocando déficit público Record?

    Só porque loteou mais de 30 mil cargos de confiança com seus apaniguados, dando o comando das estatais e autarquias para petistas incompetentes que mal sabem administrar suas vidas?

    Só porque elegeu outro poste como prefeito da maior cidade do país, também com dinheiro roubado das estatais?

    Só porque comprou milhões de votos com programas de esmola como o Bolsa Família?

    Só porque criou o Bolsa Pescador, e deixou 3 milhões de falsos pescadores se inscreverem para receber a sua esmola compradora de votos?

    Só porque aumentou nossa carga tributária de 33 para 40% do PIB?

    Só porque aumentou nossa dívida pública para quase três trilhões de reais, tornando-a impagável?

    Só porque favoreceu o sistema financeiro com taxas exorbitantes de juros, transferindo renda dos pobres para os ricos?

    Só porque conseguiu fazer o Brasil torrar toda a bonança da maior onda de alta das comodities na década passada?

    Só porque loteou todas as agências reguladoras fazendo-as inúteis na proteção dos cidadãos?

    Só porque tentou aparelhar até o STF nomeando ministros comprometidos com a proteção à sua ORCRIM?

    Só porque deixou a Bolívia expropriar a refinaria da Petrobras sem fazer nada?

    Só porque humilhou nossas Forças Armadas nomeando ministros da Defesa comunistas e incompetentes?

    Só porque favoreceu comercialmente ditaduras como as de Angola, Venezuela e outras?

    Só porque esfriou relações e esnobou as maiores economias do mundo, direcionando nossas relações exteriores para países inexpressivos comercialmente, apenas no afã de ganhar prestígio e votos na ONU?

    Só porque humilhou o Itamaraty orientando a política externa através de consiglieri mafiosos como Marco Aurélio Garcia?

    Só porque nos envergonhou deixando nossas embaixadas e consulados sem dinheiro para pagar aluguéis?

    Só porque comprou um aerolula da Airbus pelo triplo do que poderia ter comprado um Embraer e promovido nossa indústria aeronáutica?

    Só porque descuidou dos programas de saúde pública através de ministros incompententes e desvio de verbas, permitindo a volta de doenças como a dengue e o zika?

    Só porque aparelhou todas as universidades federais com reitores de esquerda, obtusos e incompetentes?

    Só porque fez o Brasil ser motivo de chacota no mundo inteiro?

    Só porque nos tirou o orgulho de sermos brasileiros?

    Só por estes motivos?

    Compartilhar até o dedo doer…

    ORA. NÃO É JUSTO .”

    1. Bla, BLÁ bla ! Texto enfadonho , longo e fraco. Dormi e acordei pensando que o presidente era Lula 🦑. Ai papai .

    2. isso ai meu amigo, ja e desespero, e dos grande, se acalme

  7. Dá com pau Bolsonaro.
    Hô Véio arroxado do cunhão rôxo é Bolsonaro.
    Meta o pau e mostre o taco Véio macho da gota serena. Esse Senador é outro calça apertada kkk.

  8. Randolfe é um chato, metido a dono da verdade. É a “palmatória” do mundo. A própria “rainha da cocoda preta”.

    1. Karuju é um grande alcaguete! Quer servir a duas senhores ao mesmo tempo, se fez com o doidivana, faz com qualquer um, possa de bom Samaritano, mais na verdade é um Fariseu.

    2. Karuju é um grande alcaguete! Quer servir a duas senhores ao mesmo tempo, se fez com o doidivana, faz com qualquer um, possa de bom Samaritano, mais na verdade é um Fariseu.

  9. Não consigo entender como uma pessoa com qualquer grau de consciência ou de inteligência pode defender uma criatura do tipo Bolsonaro. O Brasil, com certeza, não merecia uma criatura dessa como presidente em uma crise tão terrível. O cara é rude, grosseiro, tosco, ignorante, incompetente e imbecil, sem nenhuma classe para dirigir o país, realmente o RJ é com certeza o pior celeiro de políticos que o Brasil produz. Garotinho, César Maia, Pezão, Marcelo Crivela, Eduardo Paes, Sérgio Cabral e essa aberração chamada Bolsonaro. Deus Salve o Brasil destes políticos do RJ.

    1. Simples… não possuem consciência e menos ainda inteligência…

  10. Kajuru e BOSTAnaro combinaram e fizeram uma encenação…na verdade, bozo tá c*gando de medo da CPI…e quer animar o gado…
    Mas seria legal ele, com seu reconhecido histórico de atleta(especialista em flexão de pescoço), enfrentando o Randolfe…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Briguem desgraçados, briguem…

    1. Especialista em flexão de pescoço?
      🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  11. Cpi nenhuma vai colocar comida na mesa dos necessitados. É uma beleza essa cortina de fumaça para o governo e a oposição.
    Precisamos é de vacina e solução para o desemprego e a fome.
    Todos são culpados : STF, congresso e governantes.

    1. Quem é esse senador DPVAT pra impor ou julgar alguém. Que faça a CPI, porém, inclua na mesma governadores e prefeitos, pois assim ter ativo e passivos juntos que mostrará o resultado fina. O barroso à serviço da esquerda não iria vê seu pedido sendo divido entre presidente, governadores e prefeitos. Aí à verdade aparece e a mentira mostra o lado podre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Café da manhã dos americanos vai ficar mais caro, diz Haddad

Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o “café da manhã dos americanos” ficará mais caro com as tarifas impostas pelos EUA aos produtos nacionais. Além disso, Haddad disse que as taxas de 50% “não afetam só o trabalhador brasileiro, mas também o consumidor americano”.

Segundo Haddad, uma das maiores preocupações era a taxação sobre o suco de laranja devido à integração da cadeia produtiva –o suco não é envasado no Brasil. O produto é um dos que figuram na lista de isenção das tarifas, porém o café brasileiro será taxado. A declaração foi feita a jornalistas nesta 5ª feira (31.jul.2025), em frente ao Ministério da Fazenda.

Na 4ª feira (30.jul), o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), assinou decreto em que confirma as tarifas de 50% contra o Brasil. A taxação entra em vigor em 6 de agosto –7 dias depois da assinatura do decreto–, e não mais na 6ª feira (1º.ago). Foram excluídos do tarifaço 694 produtos. Além do suco de laranja, aeronaves civis e castanhas são exemplos dos produtos isentos.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Polícia Federal faz operação na região em que “Pica-pau” foi morto e movimentação assusta moradores


Vídeo: Via Certa

A manhã desta quinta (31) começou movimentada no loteamento Portal do Sol, na cidade de Extremoz; região em que o criminoso Marcelo “Pica-pau” foi morto pela polícia no último domindo (27), após intenso confronto com troca de tiros, resultando também na morte da namorada e do comparsa do perseguido.

Equipes da Polícia Federal circularam com carros identificados por toda a região chamando atenção de moradores e curiosos, que não hesitaram em gravar as movimentações para postagens nas redes sociais. No perfil de instagram ZN News, a legenda trazia que mesmo sem ter detalhes sobre o real objetivo da operação “bicho tá pegando” por Extremoz”.

Um detalhe não passou despercebido pela população durante as movimentações intensas, um veículo Mercedes, que seria de “Pica-pau” estava na garagem de um imóvel do bairro. E outro relato de moradores traz a informação que em uma das ações da Polícia Federal o portão de uma residência foi derrubado e três veículos foram apreendidos no local.

As diligências seguem em sigilo, mas a movimentação de agentes federais levanta um alerta e deixa a população com medo.

Bnews Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Homem morre após ser pisoteado por boi em Caicó

Foto: Reprodução

Um ataque de boi resultou na morte de um homem em Caicó, nesta quarta-feira (30). A vítima foi identificada como Rivaldo, morador do bairro Barra Nova, conhecido na região por trabalhar no transporte de animais para abate.

Segundo testemunhas, Rivaldo realizava a descarga de animais no matadouro público de Caicó quando foi surpreendido por um boi agressivo. O animal o derrubou e começou a pisoteá-lo violentamente, antes que qualquer pessoa conseguisse intervir.

O trabalhador ainda foi socorrido por populares e levado com urgência ao Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes. Apesar dos esforços da equipe médica, Rivaldo não resistiu aos graves ferimentos e faleceu poucos minutos após dar entrada na unidade.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa pede cela com isolamento para preservar integridade física de agressor

Foto: Reprodução

A defesa de Igor Eduardo Pereira Cabral, que agrediu a namorada com pelo menos 60 socos no rosto dentro de um elevador, pediu à Justiça que ele fique em isolamento na cadeia para “preservar sua vida e integridade física”. O pedido foi protocolado na última terça-feira (29). A Justiça remeteu a solicitação para a Secretaria de Administração Penitenciária, que avaliará o pedido. Igor Eduardo está preso provisoriamente no Centro de Recebimento e Triagem, mas deve ser transferido em breve.

O documento da defesa foi embasado na repercussão regional e nacional do caso, nas mídias sociais e órgãos de imprensa e ameaças à integridade física de Igor Eduardo. Na petição, a defesa do acusado alega ameaças de uma facção criminosa e pede “isolamento para preservar sua vida e integridade física”, disse. A justiça deu prazo de 48h à Seap para informar as providências tomadas. No documento, é mencionado que também há ameaças do “sindicato do crime”.

No sistema penitenciário, Igor Eduardo Pereira Cabral está custodiado no Centro de Recebimento e Triagem, em Parnamirim, numa cela com outros seis presos. Ainda não há prazos para que ele seja transferido para unidades do sistema penal. Segundo apuração da TN, a cela em que ele está é considerada a de “seguro”, isto é, uma cela para presos que correm risco.

Uma vez no sistema, o preso passa por uma Comissão Técnica de Classificação (CTC) multidisciplinar formada por policiais penais, psicólogos, equipe de saúde, sendo feito um levantamento psicossocial, antecedentes e periculosidade, sendo efetivamente classificado. Essa triagem é uma espécie de “porta de entrada” do sistema penal, tomando ciência das regras e horários. Ainda não há previsão de transferência do preso para penitenciária ou presídio da Grande Natal.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula deve tentar encontro com Trump em setembro, dizem aliados

Foto: REUTERS/Pablo Sanhueza

A próxima visita de Lula aos Estados Unidos está programada para setembro, durante a Assembleia Geral da ONU. Durante esta viagem, existe a possibilidade de um encontro presencial com Donald Trump, segundo informações de ministros envolvidos nas articulações iniciais.

A estratégia de Lula em relação ao contato com Trump tem sido cautelosa. O brasileiro tem evitado fazer ligações telefônicas para não correr o risco de não ser atendido, aguardando um cenário mais favorável para um encontro presencial.

Tensões comerciais e expectativas

O momento atual é marcado por tensões comerciais entre os dois países, com destaque para a recente questão da taxação de produtos. No entanto, o Palácio do Planalto já considera uma vitória o adiamento do prazo para início das novas tarifas, que passou do dia 1º para o dia 6, permitindo mais tempo para negociações.

Existe uma preocupação significativa no governo brasileiro quanto ao formato do possível encontro. Há receio de que a reunião possa se transformar em um episódio similar ao que ocorreu entre Trump e Vladimir Zelensky, que resultou em um confronto público transmitido mundialmente.

O discurso planejado por Lula na Assembleia da ONU deve manter o tom de defesa do multilateralismo e das relações comerciais entre países utilizando suas próprias moedas, uma posição que tradicionalmente gera atritos com os interesses americanos.

Apesar disso, a expectativa é de que as negociações possam avançar até setembro, possibilitando um ambiente mais favorável para o encontro entre os dois.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cantor gospel influencer é baleado por PM em rodoviária de São Paulo

Foto: Reprodução

Um homem foi baleado por um policial militar no terminal Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (30).

A vítima foi identificada como João Igor, cantor gospel que acumula mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Segundo sua assessoria, ele foi atingido por dois disparos, um no punho e outro no joelho, e levado pelos socorristas à Santa Casa de Misericórdia, na região central da cidade.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o caso está sendo registrado na 91ª DP (Ceagesp). A pasta não deu mais detalhes sobre o caso.

A Polícia Militar informa que o episódio aconteceu na plataforma 13, num ônibus que sairia com destino a Bauru, no interior do estado, e envolveu um policial que estava saindo do serviço. A reportagem apurou que o agente teria abordado duas pessoas que fumavam no ônibus. Porém, a situação gerou um conflito, que deixou o homem baleado.

João Igor viralizou em março deste ano. Durante uma de suas lives de evangelização, o cantor, da igreja Tua Graça & Vida, em Arujá, na grande São Paulo, foi surpreendido por Fernanda Ganzarolli, travesti que passava pela calçada e resolveu participar daquele momento.

Enquanto o artista encorajava as pessoas a pedirem para que Deus falasse com elas, Fernanda se aproximou. Olhando para a câmera do celular, disse: “É isso aí, galerinha. Vamos dar uma força pra quem está começando”. E pediu: “Toca uma moda aí!”

Rapidamente, a cena alcançou milhões de visualizações no perfil do cantor.

Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PoderData: Para 59%, Brasil deve ficar mais próximo dos EUA do que da China

Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo

O Brasil deveria ter mais relações comerciais com os Estados Unidos do que com a China para 59% dos brasileiros, de acordo com levantamento do PoderData divulgado nesta quinta-feira (31).

Na outra ponta, 32% optaram por responder que o país deveria se aproximar dos chineses. Os que não souberam responder somam 9%.

Foto: Reprodução

A pesquisa também dividiu os dados em recortes demográficos; os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022 foram os que mais optaram por escolher os EUA, com 61%, contra 58% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em relação à escolha da China, os que declararam voto a Lula representam 33%; em Bolsonaro, 30%.

O levantamento ouviu 2.500 pessoas em 182 municípios entre os dias 26 e 28 de julho, por meio de ligações telefônicas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MPRN deflagra operação e mira esquema milionário de lavagem de dinheiro ligado a facção criminosa

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou, nesta quinta-feira (31), a operação “Vereda Grande”, com o objetivo de desarticular um esquema milionário de lavagem de dinheiro que abastecia a facção criminosa Sindicato do Crime.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Natal, Assu e na cidade de São Paulo (SP). A ação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN e contou com apoio da Polícia Militar potiguar e de forças de segurança de São Paulo.

As investigações apontam que o grupo utilizava “laranjas” para movimentar valores obtidos com o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. Somente entre 2022 e 2024, o principal investigado, que não possui renda lícita, movimentou mais de R$ 1,1 milhão em sua conta bancária. Outra investigada, com salário declarado de cerca de R$ 1.600, transacionou R$ 1,3 milhão no mesmo período.

Foto: Divulgação

A apuração revelou ainda que familiares dos suspeitos também participavam do esquema, utilizando contas e e-mails em comum, além de realizarem diversas operações suspeitas. Alguns dos investigados eram beneficiários de programas sociais, como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família.

Segundo o MPRN, a operação enfraquece o núcleo financeiro da facção, dificultando o financiamento de crimes como tráfico de drogas e compra de armas. A Vereda Grande é um desdobramento da operação Sentinela, que já havia denunciado uma mulher por envolvimento com a mesma organização criminosa e levou à descoberta de transações suspeitas que ultrapassaram R$ 300 mil em apenas dois meses.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dinheiro, eletrônicos, cartões e documentos, que serão analisados para identificar novos envolvidos e aprofundar as provas sobre a lavagem de capitais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

GESTÃO DILMA: TCU condena ex-diretores do Postalis por rombo de R$ 1 bilhão

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou, nesta quarta-feira (30), dois ex-diretores do Instituto de Previdência Complementar dos Empregados dos Correios (Postalis) e duas empresas a devolverem mais de R$ 452,8 milhões à entidade, valor histórico do rombo causado por investimentos considerados inadequados em um fundo. Também aplicou multa que, ao todo, soma R$ 307 milhões.

O montante, em valores atualizados até esta quarta, alcança R$ 915.165.985,45, além da multa.

Uma auditoria da Corte analisou o déficit acumulado pela Postalis em relação ao Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Multimercado Serengeti (FIC Serengeti), apontando para uma série de irregularidades. As ações se deram em meio a uma grave crise financeira do Postalis: o Plano de Benefício Definido (PBD) viu o prejuízo quintuplicar em 5 anos: era R$ 1,34 bilhão em 2010, que saltou para mais de R$ 6,77 bilhões em 2015.

O caso levou à realização de sucessivos planos para equacionar o déficit: funcionários, aposentados e pensionistas dos Correios precisaram arcar com contribuições extras – uma de 13,98% e outra de 3,94%, já existente – para cobrir o rombo. A previsão é de que perdurem até 2039.

“Na prática, isso significou que milhares de trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas dos Correios foram compelidos a arcar com o prejuízo. […] A presente apuração de responsabilidade visa, portanto, a identificar a parcela desse sacrifício que não decorreu de riscos ordinários de mercado, mas de atos de gestão temerária, buscando o devido ressarcimento”, explicou o relator no TCU, Bruno Dantas, no voto.

A condenação do ex-diretor-presidente do Postalis Antônio Carlos Conquista, do ex-diretor financeiro Ricardo Oliveira Azevedo e da BNY Mellon – responsável pela administração fiduciária e pela gestão da carteira do FIC Serengeti – ao ressarcimento de R$ 452,8 milhões ocorreu de forma solidária.

Em outras palavras, isso não significa que cada um deve o valor integralmente, e sim que o Postalis pode cobrar qualquer um deles (ou mais de um) até quitar a dívida. A Azevedo, no entanto, o TCU atribuiu a responsabilidade solidária apenas a uma parte do débito: R$ 178 milhões.

A gestão de fundos do Postalis

O Postalis, entidade fechada de previdência complementar dos empregados dos Correios, constituiu o FIC Serengeti em 2008 para alocar recursos do PBD, terceirizando a gestão e a operacionalização em dezembro de 2010. No contrato, a responsabilidade recaiu sobre o BNY Mellon Serviços Financeiros Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (BNY Mellon DTVM).

Como se tratava de um fundo de investimento em cotas (FIC), a carteira do Serengeti tinha, na maioria, cotas de outros fundos, culminando numa estrutura com diferentes camadas de gestão. É a chamada “árvore de fundos”.

A irregularidade central pairou sobre a constatação de que a gestão do FIC Serengeti, feita pelo BNY Mellon, descumpriu a política de investimentos do fundo. O regulamento dele previa a busca por uma “boa relação risco/retorno”.

O TCU mostrou que a carteira do fundo tinha uma relação de risco e retorno considerada inadequada, o que levou ao dano ao Postalis, uma vez que o FIC Serengeti apresentava alto risco com baixo retorno. O rendimento era menor que o de títulos públicos, sem risco.

Para a Corte, esse quadro resultou de uma alocação de ativos considerada ineficiente e temerária. Também verificou falhas nos meios e no processo de gestão, assim como no desrespeito à lei quanto ao dever fiduciário e às normas.

“Pois foi exatamente nesse quadrante da irracionalidade financeira que a auditoria deste Tribunal encontrou o FIC Serengeti. A análise empreendida demonstrou, de forma objetiva, que a cláusula basilar de seu regulamento foi sistematicamente violada. Com base nos dados históricos que eram públicos e disponíveis aos gestores em agosto de 2012 – abrangendo o período de 2009 a 2012 –, constatou-se que a carteira do fundo não apenas falhou em buscar uma “boa” relação risco/retorno, como ativamente manteve uma das piores relações possíveis”, prosseguiu Dantas.

Metrópoles – Tácio Lorran

Opinião dos leitores

  1. Onde tem PT, tem roubo e o povo continua colocando o bandido de volta ao poder para continuarem roubando e atrasando o país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Detida em Roma, Carla Zambelli irá depor na Itália no dia 1º de agosto

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) será interrogada pela justiça italiana na próxima sexta-feira, 1º de agosto. A parlamentar foi presa em Roma, capital do país, na última terça-feira, 29, e se encontra no presídio feminino de Rebibbia.

No interrogatório, a justiça italiana perguntará se Zambelli prefere voltar ao Brasil ou passar por um processo de extradição.

Caso opte pela segunda opção, o juiz deverá decidir se ela ficará presa ou terá medidas cautelares enquanto aguarda o resultado do processo. Os trâmites para concretizar a extradição podem demorar de um ano e meio a dois anos.

Dentre as medidas cautelares que podem ser impostas à parlamentar, estão a prisão domiciliar, a continuidade no presídio ou, até mesmo, a possibilidade de seguir em liberdade enquanto o processo corre.

A defesa da deputada já afirmou que ela deseja permanecer no país e não deve escolher voltar ao Brasil por conta própria.

“Carla busca a não extradição e, obviamente, ser julgada com imparcialidade e justiça”, afirmou o advogado Fábio Pagnozzi, que representa a deputada, por meio de um vídeo publicado no seu Instagram.

O deputado italiano de esquerda Angelo Bonelli, do Partido Europa Verde, diz ter encontrado a deputada em Roma e fornecido o endereço dela à polícia nacional.

O parlamentar europeu era vocal nas críticas à Zambelli e, em junho, pressionou o governo de seu país, questionando ao ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, ao ministro do Interior e ao ministro da Justiça, sobre a permanência de Zambelli na Itália.

A defesa de Zambelli, no entanto, sustenta uma versão diferente. O advogado e a deputada afirmam que ela se entregou às autoridades italianas e busca por um julgamento no país.

A deputada deixou o Brasil após ser condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a dez anos de prisão e a perda do seu mandato por ser mentora intelectual da invasão ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Na ocasião, um mandato de prisão falso foi emitido para o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *