Política

Bolsonaro defende autonomia política do BC e fim da reeleição

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, defendeu hoje (20) a autonomia política do Banco Central (BC) e a manutenção de um tripé macroeconômico no país. Ele concedeu uma rápida entrevista à imprensa no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, onde gravou programa eleitoral da campanha no segundo turno.

Perguntado se tem intenção de manter no cargo o presidente do BC, Ilan Goldfajn, caso seja eleito, o candidato afirmou que a decisão cabe ao economista Paulo Guedes. “Nem tudo tem que ser mudado do governo Temer. O que está dando certo não tem que ser mudado, mas tem muita coisa errada também”, disse Bolsonaro sem citar exemplos de medidas malsucedidas adotadas pela gestão atual.

Reeleição

Na entrevista, o presidenciável também defendeu o fim da reeleição e a redução do número de parlamentares no Congresso Nacional. “Fala-se muito em reforma política, mas o presidente não tem autoridade para tal. Cada parlamentar vota de acordo com seu interesse. Da minha parte, vou conversar com o Parlamento com vistas a uma reforma. Acabar com o instituto da reeleição e reduzir de 15% a 20% a quantidade de parlamentares”, disse.

Indústria

Para o candidato do PSL, o país passa por um processo de desindustrialização e é preciso voltar a estimular o setor. “Não podemos continuar exportando minério de ferro e importando uma canoa de aço de volta. Temos que agregar valor, fomos desindustrializados nos últimos anos, e tem que se buscar uma maneira de incentivar e estimular para que a indústria seja próspera no Brasil.”

Bolsonaro também foi perguntado sobre nomes que vão compor o seu ministério, no caso de ele ser eleito. Disse que pretende desmembrar o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Ele confirmou a intenção de indicar o tenente-coronel da reserva Marcos Pontes para o comando do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Política externa

Ao falar sobre o Mercosul, o candidato afirmou que não se pode “jogar para o alto” o acordo. “O que não pode é continuarmos usando acordos como esse em função de interesses ideológicos como o PT fez”, criticou. Ele defendeu a assinatura de acordos bilaterais pelo Brasil. “Vamos partir para o bilateralismo onde for possível. Conversei com o [ Mauricio] Macri [presidente da Argentina], ontem com o do Paraguai, encontrei senadores do Chile. Vamos buscar fazer acordos com ao países da América do Sul sem o viés ideológico.”

Sobre comparações feitas entre ele e presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Bolsonaro respondeu: “Trata-se de querer um Brasil grande assim como ele quer uma América grande.”

O candidato fez elogios ao presidente norte-americano. “Ele diminuiu a carga tributária do setor produtivo, foi criticado, mas isso gerou emprego e atraiu novas empresas de fora. A Inglaterra fez isso há 20 anos. Admiro muito ele [Trump] por isso aí, ou vão querer que eu admire [Nicolás] Maduro [presidente venezuelano] ou o governo cubano?”

Jair Bolsonaro comentou ainda a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, que desapareceu no dia 2 de outubro após ir ao consultado de seu país em Istambul, na Turquia, para buscar documentos. Segundo a Procuradoria-Geral da Arábia Saudita, Khashoggi morreu em uma briga dentro do consultado. A versão contrasta com a dos veículos de imprensa turcos e americanos, que indicam uma execução de Khashoggi por agentes sauditas próximos do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. “Se comprovado, foi assassinato. Não tenho palavras para repudiar uma ação como essa”, disse Bolsonaro.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Quero ver se apos 1 de janeiro ainda vai ter algum jumento de carga apoiando este inútil. Pobre é muito burro,

  2. 30 anos q é político e nunca propôs nada. Um medíocre politicamente e humanamente falando.
    Só idiota acredita nessa figura.

    1. ME PASSA TEU E-MAIL, TE MANDO AS 44 FLS. DE PL. PECs E REQUERIMENTOS PROPOSTOS POR ELE…..LULA FOI DEPUTADO, NUNCA FEZ NADA….HADDAD FOI O PIOR PREFEITO DA HISTÓRIA DE SP….QUER MAIS?|

    1. Teixeira,VC falou que todo eleitor do pt é burro eu sou eleitor do pt e não sou burro não, com todo respeito burro é a senhora sua MÃE,e vê se aprende a respeitar a opinião dos outros seu babaca

  3. O mais completo atestado de INCOERÊNCIA que o Brasil já viu na vida. Defende fim da reeleição com 28 de mandato..

    1. Pior foi LULA que entrou defendendo o FIM DA CORRUPÇÃO e saiu como o MAIOR CORRUPTO da história.

    2. Incoerência era se não defendesse. São eleições distintas . Defendo um único mandato.

    3. Primeiro: #olulatapresobabaca
      Segundo: Trata-se do fim da reeleição ao cargo de presidente.

    4. Deixe de ser burro, não é contra a reeleição de deputado, é contra a reeleição de presidente da república, acéfalo esquerdopatas apetralhado.

    5. Realmente tal afirmação do presidenciável se mostra oposta à realidade, salvo se a menção foi feita somente ao mandato presidencial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Av. João Medeiros será interditada parcialmente para obra da Caern a partir desta terça-feira (14)

Foto: Maps / Reprodução

Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciará na próxima terça-feira (14) uma substituição de rede de abastecimento na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal.

Segundo a Caern, a manutenção preventiva é necessária por causa da vida útil da rede implantada.

Serão substituídos aproximadamente 350 metros na Avenida João Medeiros, no trecho entre a rua da Tamarineira e a avenida Bahia, próximo ao Partage Norte Shopping. A previsão da Companhia é que o serviço seja realizado até o dia 6 de junho.

Neste período, uma das faixas da avenida, no sentido Redinha estará fechada. O abastecimento da região terá alterações pontuais, que serão informadas com 72h de antecedência de qualquer ocorrência.

“Essa substituição traz uma melhoria para a rede de distribuição da zona Norte, já que estamos fazendo uma troca de uma tubulação antiga de cimento amianto por uma nova em PVC. Com isso se evita quebras e vazamentos”, explica o superintendente de Operação e Manutenção da Caern, Ewerton Siqueira.

Fonte: Portal 98 Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ACM Neto dispara: “Governo Lula cheira a mofo”

Foto: Valter Pontes/Secom

Em entrevista ao jornal Correio da Bahia, o vice-presidente eleito do União Brasil, ACM Neto, afirmou que o governo Lula não deslanchou e que a gestão federal petista continua “presa no passado”.

“[Esse] É um governo que cheira a mofo em relação à prática política. E também cheira a mofo em relação às ações de governo, aos projetos para o país”, disse o ex-prefeito de Salvador.

A crítica de ACM ocorre dias após o presidente Lula intimidar em evento oficial o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo.

Na sexta-feira da semana passada, Lula classificou como “falta de respeito” a ausência do prefeito na solenidade de inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias e na visita ao campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

“Eu não o conheço. Eu só quero dizer para vocês é que é uma falta de respeito o prefeito não estar aqui, agora, na inauguração, agradecendo ao governador Jerônimo [Rodrigues] de ter feito um hospital aqui, de agradecer ao Lula pela universidade aqui, pelas escolas técnicas…”, disse o petista.

Nesta segunda, ACM Neto respondeu.

“A gente vê um governo envelhecido. Um governo que continua preso ao passado, seja na prática política, seja nas ações e planos de trabalho e de governo em si. Nas práticas políticas porque não souberam fazer uma construção política mais ampla, reeditaram a lógica do passado, do próprio PT, do toma lá dá cá”, declarou o vice-presidente do União.

“[É] Um governo extremamente dominado por quadros petistas. Então, não é um governo plural. Outros partidos ocupam espaços periféricos, menos relevantes. E quando se trata de discutir a agenda do país, quando se trata de discutir políticas públicas, prioridades, rumos e caminhos, essas discussões acontecem intramuros, exclusivamente, entre os petistas. Então, é um governo que cheira a mofo em relação à prática política. E também cheira a mofo em relação às ações de governo, aos projetos para o país”, acrescentou.

O União Brasil tem hoje três ministérios no governo Lula e há indicativos de que a sigla desembarque de vez da base de sustentação da administração petista.

Fonte: O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] Parte de asfalto cede na BR 101 deixando trânsito congestionado

Parte do asfalto cedeu na marginal da BR-101, na altura do Carrefour, em frente à parada de transportes intermunicipais, na Zona Sul de Natal. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um buraco e bastante água no local. Dois ônibus colidiram devido ao incidente que teria sido causado por um vazamento de água.

O trânsito ficou complicado no trecho. Segundo relatos de testemunhas, um ônibus ficou preso no buraco.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que uma equipe foi enviada ao local e que a área foi isolada para a realização dos reparos necessários.

Fonte: Tv Ponta Negra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Cachorro salvo de enchente no RS fica ‘nadando’ no ar após resgate

Um vídeo que circula nas redes mostra um cachorro “nadando” no ar após ser resgatado de uma enchente no Rio Grande do Sul.

Uma voluntária disse que cachorros resgatados ficam traumatizados. “A gente levanta e eles ficam nadando no ar. Cada cachorro que sai do barco fica por horas assim”.

No vídeo, o cachorro resgatado faz o movimento para continuar nadando enquanto é carregado por uma voluntária. Pelo menos 20 mil animais já foram resgatados desde o início das chuvas no Rio Grande do Sul, segundo a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Os pets resgatados são direcionados para abrigos, lares temporários e ONGs. Governo do RS disponibilizou caixas de transporte pet, ração, chips e insumos para atendimento, além de veículo, barco e suporte logístico para acesso da equipe às regiões alagadas.

A procura por lugares para que famílias possam se abrigar junto aos pets é muito grande. A PUC-RS abriu um espaço para receber as pessoas resgatadas com seus animais de estimação. Atualmente, abriga 17 gatos, 43 cachorros e 2 porquinhos da Índia.

*Com informações do Uol e Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Médico sai do ES para ajudar vítimas da chuva e é encontrado morto em abrigo no RS

Foto: Reprodução

médico cardiologista Leandro Medice, de 41 anos, foi encontrado morto em um abrigo de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, na manhã desta segunda-feira (13). Uma das suspeitas é a de que ele tenha sofrido um mal súbito. Medice morava em Vila Velha, na Grande Vitória, e estava no Sul do país como voluntário para ajudar as vítimas da chuva.

O marido de Leandro Medice, o acupunturista João Paulo Martins, disse ao g1 que o companheiro não tinha histórico de doenças.

“Ele era muito saudável, sempre cuidou da saúde. Nunca teve histórico nenhum de problemas. Eu ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Quando me contaram, pensei que fosse brincadeira. Ele foi para ajudar as pessoas e aconteceu essa tragédia”, contou João Paulo.

Segundo o marido, Leandro Medice trabalhou a semana inteira com cirurgias na empresa de estética capilar que tinham juntos, na Praia da Costa, em Vila Velha. Organizou a viagem ao Rio Grande do Sul com um grupo de amigos, também médicos.

“O voo para o Sul estava marcado para às 3h de domingo (12). A intenção era chegar pela manhã e voltar para Vitória na segunda-feira (13) à noite. Ele tinha uma agenda para cumprir na clínica no dia seguinte”, explicou o marido.

Leandro contou ainda que, no domingo (12), o médico trabalhou o dia inteiro aferindo pressão e fazendo os primeiros atendimentos básicos para as vítimas da chuva na região.

Ajuda às vítimas

Leandro viajou com outros três médicos para dedicar o tempo e conhecimento às vítimas da chuva no Sul do Rio Grande do Sul. Eles saíram às 3h em um jato particular. O médico fez vídeos falando da ansiedade em chegar ao destino para ajudar.

Por telefone, ele contou ao marido, ainda na noite de domingo, após um dia inteiro de trabalhos, que foi recebido com muito carinho no abrigo. Disse que trabalhou o dia inteiro e que ia dormir para estar pronto para trabalhar nesta segunda-feira.

“Leandro roncava um pouco e, por isso, preferiu dormir mais afastado dos amigos. Me contou que era tudo muito organizado, que conseguiram um colchão muito limpo e que já estava com saudade de mim. Estávamos juntos há seis anos e disse que não lembrava qual tinha sido a última vez que tinha viajado sozinho”, contou muito emocionado.

O marido contou ainda que, ao amanhecer, o médico não apareceu no ponto de encontro no horário combinado. “Ele sempre foi muito pontual. As amigas foram até ele e já o encontraram morto”, relatou aos prantos.

“Antes de dormir, mostrou o vídeo do nosso casamento às amigas que viajaram com ele e contou como tudo tinha sido maravilhoso. Esse foi o último assunto da noite, segundo as próprias médicas”, contou João Paulo.

A primeira formação de Leandro Medice era fisioterapeuta. Em seguida, se formou em Odontologia, fez Medicina e se especialização em Cardiologia, trabalhou como médico intensivista e também se dedicou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nos últimos anos, se dedicou na especialidade de estética capilar.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Colisão entre carro e VLT deixa vítima presa às ferragens na Zona Leste de Natal

 

Um homem, identificado como Bruno Fonseca de Souza, ficou preso às ferragens de um veículo tipo Gol, na tarde desta segunda-feira (13), após uma colisão entre o carro e um VLT, na linha férrea, no Paço da Pátria, Zona Lesta de Natal. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma falha mecânica no veículo pode ter causado o acidente. Após a colisão, o carro foi arrastado por cerca de 300 metros.

Um homem, identificado como Bruno Fonseca de Souza, ficou preso às ferragens de um veículo tipo Gol, na tarde desta segunda-feira (13), após uma colisão entre o carro e um VLT, na linha férrea, no Paço da Pátria, Zona Lesta de Natal. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma falha mecânica no veículo pode ter causado o acidente. Após a colisão, o carro foi arrastado por cerca de 300 metros.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) se dirigiu ao local para atender a ocorrência. A vítima foi retirada do veículo consciente e sofreu traumatismo craniano moderado.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o condutor maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança, trafegando com velocidade reduzida na passagem de nível, utilizando a buzina de forma intermitente, além de ter acionado o freio de emergência assim que identificou o acesso indevido do veículo à linha férrea.

O carro foi recolhido do local por volta das 15h30 da tarde de hoje.

Leia a nota:

“A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que diante do acidente ocorrido nesta tarde, na Passagem de Nível que dá acesso ao Passo da Pátria, o condutor maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança, trafegando com velocidade reduzida na passagem de nível, utilizando a buzina de forma intermitente, além de ter acionado o freio de emergência assim que identificou o acesso indevido do veículo à linha férrea.

O condutor foi retirado do veículo, estava consciente, e foi socorrido rapidamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), chamado ao local pela equipe da CBTU.

A CBTU lamenta o ocorrido e reforça que a população deve obedecer às Normas de segurança na linha férrea, como o artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe sobre a obrigatoriedade de parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha do trem.

A equipe da CBTU está no local realizando a retirada do veículo para liberação da via férrea e normalização do sistema.

Todas as viagens da Linha Sul estão mantidas.

Natal, 13 de maio de 2024.”

Fonte: Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Anitta perde mais de 100 mil seguidores por clipe em homenagem ao candomblé

Foto: Reprodução

Anitta começou a semana causando nas redes sociais. A “Poderosa” virou assunto após anunciar seu novo clipe, Aceita, que será lançado na próxima quarta-feira (15/5) e mostra cenas do terreiro de candomblé que frequenta.

Na publicação, a cantora mostrou imagens da casa e dos rituais, citou sinopse da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025, que será dedicado a orixá Longun Edé, e acabou perdendo seguidores.

“Yorubá. Orixá. Eu sou Longun Edé, o grande príncipe herdeiro da raça dos meus pais! Tenho a sensibilidade e a inteligência da minha mãe e a bravura e astúcia do meu pai. Como caçador e pescador, sou minha própria natureza. Eu sou o único capaz de unir todos os mundos. Eu sou o equilíbrio entre homens e mulheres”, começou a artista.

E seguiu: “Sou adorado nos lugares sagrados do Brasil. Com Severiano, levantei a casa de Kalé Bokum na Bahia. Com Zezito, minhas forças chegaram ao Rio de Janeiro, onde cheguei com a Corte Real de Ijexá. Estou presente em todos aqueles que me reconhecem como o ‘filho santo que os velhos respeitam’, como dizia Madre Menininha do Gantois”, dizia na legenda das fotos, antes de completar:

“Eu sou a força da juventude no tempo. Estou no presente, olhando para o futuro. Estou no passado, onde reivindico tradições. Estou no futuro onde meu legado é imortal! Eu nunca morro”, garantiu.

E finalizou, contando que o texto faz parte da sinopse da Unidos da Tijuca: “Também estou no desafio dos limites. Neste mundo de afrontas, sou o combate à humilhação dos indivíduos subalternizados, empobrecidos e constrangidos simplesmente por existirem. Audácia é meu nome contra aqueles que negam uma vida plena e digna aos jovens negros”, encerrou.

Nos stories, Anitta se pronunciou sobre as pessoas que deixaram de segui-la por conta da religião: “Perdi 100k seguidores depois de anunciar o clipe que vou mostrar minha religião. Laroyê Exu tirando dos meus caminhos tudo o que já não me serve mais. Nessa minha nova fase, escolhi qualidade, não quantidade. Axé”, disparou.

Apesar da “debandada” de internautas, a cantora recebeu muitas mensagens de apoio nos comentários da publicação: “Meu Deus, vem aí o maior clipe de todos 🗣️”, afirmou uma. “Ela nunca decepciona 😍😍😍”, elogiou outra. “Revigorando o Axé ❤️”, apontou um terceiro. “Só imagens lindas 🙌🙌🙌 Asè!!!!🍀🤍”, escreveu mais uma.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Pais e mães tidos como “bons” tem apresentado e sujeitado os seus filhos a essa porcaria, notadamente os pais de meninas, que se portam como babacas e relapsos ao permitirem que suas filhas, desde a tenra idade, vejam esse conteúdo totalmente erotizado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo Federal vai suspender dívida do RS por três anos; alívio será de R$ 11 bilhões

Foto: Ricardo Stuckert / PR / Arquivo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar nesta segunda a suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos, a contar de maio.

Neste período, a taxa de juros cobrada sobre as parcelas cairá a zero, de maneira a não fazer a dívida do estado aumentar.

A medida deve dar um alívio de R$ 11 bilhões ao governo do Rio Grande do Sul, que sofre com as chuvas fortes, que já causaram mais de 140 morrtes, devastou cidades e deixou milhares de desalojados.

Por isso, municípios em situação de calamidade e que têm dívida com o governo federal também serão alcançados pelo benefício.

O presidente Lula se reúne nesta tarde com o governador Eduardo Leite para definir os detalhes.

A proposta do governo, que precisará ser aprovada peo Congresso, prevê que o dinheiro economizado deve ser integralmente destinado a um fundo público específico para financiar ações de enfrentamento e mitigação dos danos decorrentes da calamidade pública, bem como suas consequências sociais e econômicas.

 

O dinheiro poderá ser usado para obras de reconstrução, melhoria ou ampliação da infraestrutura afetada, mitigação de efeitos do fenômeno que causou a calamidade, contratação de mão de obra temporária, financiamento e subvenções para remoção de famílias e empresas de áreas de risco, aquisição de materiais e equipamentos e contratação de serviços necessários ao enfrentamento da tragédia.

A dívida suspensa será atualizada pelo IPCA e reincorporada ao saldo devedor. Hoje, a dívida é corrigida por IPCA + 4%.

Fonte: O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores de Natal fazem paralisação de 72 horas para cobrar reajuste salarial

Foto: Lenilton Lima/Sinte-RN

Professores e educadores infantis do município do Natal iniciaram uma paralisação de 72 horas nesta segunda-feira (13). No primeiro dia de mobilização, a categoria fez um ato em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), a manifestação é um protesto contra o “descaso do prefeito Álvaro Dias com a educação”. A categoria reclama da falta de reajustes salariais.

Desde 2020, os professores de Natal receberam apenas dois reajustes: um de 6,42% em 2021 e outro de 7% em 2023. Pela lei, porém, os aumentos deveriam ter sido de 12,84% em 2020, outro de 33,24% em 2022 e mais um de 14,95% em 2023. Para 2024, o valor do reajuste já foi definido em 3,71% pelo Ministério da Educação (MEC).

A categoria continuará mobilizada até quarta-feira (15), quando está prevista uma manifestação em frente à Secretaria Municipal de Educação. Há uma expectativa de que representantes da secretaria recebam a categoria para tratar dos reajustes salariais.

Coordenador geral do Sinte, o professor Bruno Vital afirma que a categoria aguarda desde março por uma proposta. Desde então, já foram duas reuniões sem sucesso com representantes da prefeitura.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

FMI elogia governo Milei e libera mais US$ 800 milhões à Argentina

Foto: Hollie Adams/Bloomberg

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou em relatório técnico divulgado nesta segunda-feira, 13, que o governo do presidente da Argentina, Javier Milei, “superou” as metas de aumento de reservas internacionais e de déficit fiscal, com resultados “melhores que o esperado para o primeiro trimestre” deste ano. Com isso, a Casa Rosada conquistou a oitava revisão do pacote de socorro de US$ 44 bilhões negociado pelos argentinos com o FMI em 2018, pelo então presidente Maurício Macri, e conseguiu liberar um desembolso de cerca de US$ 800 milhões.

Foi uma vitória no âmbito internacional para o ultraliberal, que nesta semana está focado em outra conquista a nível nacional: negociar apoio suficiente no Senado para aprovar sua polêmica “Lei Ônibus”. O pacote liberal se tornou uma das prioridades do governo, e inclui uma lista de privatizações, a concentração de alguns poderes nas mãos do executivo e uma pequena e polêmica reforma trabalhista.

“Melhor que o esperado”
Com tom elogioso, o relatório citou “esforços significativos” do governo para expandir a assistência social a mães e crianças vulneráveis, bem como para proteger o poder de compra das aposentadorias na Argentina. Em fevereiro, a diretora do FMI, Kristalina Georgieva, já havia acenado a Milei, ressaltando a confiança do fundo em seus esforços para reformar a economia argentina em crise, apesar de “contratempos políticos”.

“Com base em resultados melhores do que o esperado – todos os critérios de desempenho para o primeiro trimestre foram ultrapassados ​​- o corpo técnico do FMI e as autoridades argentinas chegaram a um entendimento sobre as políticas para continuar a fortalecer o processo de desinflação, reconstruir as reservas internacionais, apoiar a recuperação e manter o programa firmemente no bom caminho. Este entendimento está sujeito à implementação contínua das medidas políticas acordadas e à aprovação do Conselho Executivo do FMI”, observou o documento.

O fundo destacou as conquistas:

  • O primeiro superávit fiscal trimestral em 16 anos;
  • Rápida queda da inflação;
  • Mudança na tendência das reservas internacionais;
  • Forte redução do risco soberano (ameaça da Argentina não honrar o empréstimo bilionário).

Nas graças do ultraliberal
O fundo apoia Milei desde que ele assumiu o cargo, em dezembro, com o objetivo de atingir um déficit zero em 2024, mesmo que isso inclua um plano “motosserra” para cortar gastos.

Mas se o duro ajuste fiscal adotado pelo novo presidente ultraliberal tem o endosso do FMI, a inflação em quase 300% ao ano destruiu o poder de compra das famílias e o país deve ter uma contração do PIB projetada pela organização em 2,8% este ano.

Ressalva
Ainda assim, a organização alertou que a “qualidade” dos ajustes ainda precisa de ser melhorada, mensagem que vários responsáveis ​​do FMI têm repetido.

“São necessários esforços contínuos para melhorar a qualidade e a equidade da consolidação fiscal, refinar os quadros de política monetária e cambial, bem como resolver os estrangulamentos ao crescimento”, completou o comunicado do fundo.

A número dois do FMI, Gita Gopinath, que esteve em Buenos Aires, elogiou o progresso do governo Milei, mas também pediu “planos para aprofundar o progresso” do programa e ainda proteger os cidadãos mais vulneráveis – mensagem que também vem do Tesouro dos Estados Unidos.

Fonte: Veja

Opinião dos leitores

  1. É o mesmo que correr gastos essenciais dentro de casa. Menos feijão e arroz. AGUENTA POVO ARGENTINO. É nessas horas que o povo mais uma vez paga a conta. Superávit cortando na raíz. Ultraliberais felizes . Bancos felizes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *