Bolsonaro diz que ONGs podem estar por trás de queimadas na Amazônia

FOTO: REUTERS/Adriano Machado

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que organizações não-governamentais podem estar por trás das queimadas na Amazônia por terem perdido recursos e estarem querendo atingi-lo.

Ele não apresentou evidências das alegações e, indagado se tinha provas do que afirmava, disse que não existem planos escritos nesses casos.

“O crime existe. Isso temos que fazer o possível para que não aumente, mas nos tiramos dinheiro de ONGs, 40% ia para ONGs. Não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro. Então pode, não estou afirmando, ter ação criminosa desses ongueiros para chamar atenção contra minha pessoa, contra o governo do Brasil”, disse o presidente em entrevista ao sair do Palácio da Alvorada.

Em seguida, Bolsonaro afirmou que “tudo indica” que pessoas se preparam para ir à Amazônia filmar e então “tocaram fogo” na floresta.

Questionado se tinha provas ou indícios das acusações que fazia, o presidente afirmou que isso “não tem um plano escrito” e “não é assim que se faz”.

Desde o início deste ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora os focos de queimadas no país, já detectou mais de 72 mil pontos, especialmente nos Estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas. O número é 83% maior que no mesmo período de 2018 –um ano atípico por ter sido muito úmido– e o maior dos últimos sete anos.

Terra

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. João Pombão disse:

    É período seco em varias regiões cansei de ver queimadas atrevem BSB. Mais hj tudo a imprensa imputa ao presidente

  2. J. Dantas disse:

    Temos quase 1 milhão de ONGs e 20 mil sindicatos atuando no Brasil, só oerdem para funcionários públicos quando a matéria é trabalho, dedicação e comprometimento com a causa da sociedade… Será que o Brasil é realmente um paraíso para tanta abnegação??? Será que só o Brasil está precisando de tanta ajuda e de tantas ONGs???

  3. Ustra disse:

    Engole o choro, esquerdinhas derrotados!!!! kkkkkkkkkkkkkk

  4. Maria disse:

    Vinte anos de Governos deitando e rolando na Amazônia e o povo sequer tocava no assunto. Graças a estupidez de Bolsorano o povo acordou para os problemas da Amazônia.

  5. Carlos disse:

    Se fala, de certo que tem informações de serviços de inteligência. Divulga dessa forma para que os que estão fazendo isso saibam que estão monitorados. Parabéns Presidente.

  6. Bento disse:

    E eu nem tinha pensado nessa possibilidade.
    Nosso Presidente tem toda razão, cortou a mamatinha, e a quem interessa essas queimadas.
    Fazem o crime, filmam e soltam para o mundo.
    Países inocentes cortam a ajuda e eles vão por trás e negociam por fora para ter a ajuda de volta.
    Para salvar quem??? O bolso deles é claro
    Pelo dinheiro tem gente que é capaz de tudo
    Nosso Presidente tem razão em levantar tal suspeita. Muito suspeito, bota suspeito nisso.

  7. Martha disse:

    Bolsonaro é um IRRESPONSÁVEL! Como ele pode sair propagando isso sem qualquer prova do que está falando? Se fosse só sobre esse tema, mas ele dá pitaco em tudo e faz suas ilações sobre qualquer assunto, sem provar NADA!

    • Chato disse:

      Você leu a matéria? Você é cria do PT. Não sabe, ao menos, interpretar um texto simples! Segue trecho da fala do presidente: "Então pode, NÃO ESTOU AFIRMANDO, ter ação criminosa…"

  8. Marcos disse:

    Nem merece meu comentário!!!

  9. Luiz Antônio disse:

    É muita leviandade uma acusação dessa.

    É muito baixo nível

  10. Rick disse:

    Faz sentido. Deve ter muito agricultor na Europa preocupado com a facilitação do comércio, em decorrência do acordo Mercosul com a UE. Eles só querem um pé para botar areia.

    • Amo os Minions disse:

      Adoro essas teorias da conspiração.

    • Rick disse:

      Amo gente que acha que o Mundo é governado pelos ursinhos carinhosos.
      Que fofo! cute-cute-cute!

    • Luladrão Encantador de Asnos disse:

      Igual aos que acreditam que Lula é inocente.

COMENTE AQUI