Segurança

Brasil volta ao Conselho de Segurança da ONU após 10 anos; mandato é de dois anos

Foto: Reprodução/ONU

A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) elegeu a Albânia, Brasil, Gabão, Gana e os Emirados Árabes Unidos para o Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta sexta-feira (11) para um mandato de dois anos a partir de 1º de janeiro de 2022.

Todos os cinco países concorreram sem oposição a uma vaga no órgão de 15 membros, encarregado de manter a paz e a segurança internacionais. Eles substituirão Estônia, Níger, São Vicente e Granadinas, Tunísia e Vietnã.

Para garantir a representação geográfica, os assentos são atribuídos a grupos regionais. Mas mesmo que os candidatos estejam concorrendo sem oposição em seu grupo, eles ainda precisam ganhar o apoio de mais de dois terços da Assembleia Geral da ONU.

Gana recebeu 185 votos, Gabão, 183 votos, Emirados Árabes, 179 votos, Albânia, 175 votos e Brasil, 181 votos.

O Brasil volta à cadeira após dez anos longe do conselho. Será o 11º mandato do país, o que o torna um dos mais frequentes ocupantes das cadeiras rotativas, ao lado do Japão.

O Conselho de Segurança é o único órgão da ONU que pode tomar decisões juridicamente vinculativas, como impor sanções e autorizar o uso da força. Tem cinco membros permanentes com poder de veto: Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, China e Rússia.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que o país “tentará traduzir em contribuições tangíveis a defesa da paz e da solução pacífica das controvérsias”, além de “fortalecer as missões de paz da ONU e defender os mandatos que corroborem a interdependência entre segurança e desenvolvimento”.

Para a pasta, a eleição “reflete o reconhecimento da histórica contribuição brasileira para a paz e a segurança internacionais”.

Leia a nota na íntegra:

O Brasil ocupará, no biênio 2022-2023, assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). Será a 11ª vez que o País integrará o mais importante órgão responsável pela segurança coletiva internacional.

Nas eleições ocorridas hoje, em Nova York, durante a 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o Brasil recebeu 181 votos. O resultado reflete o reconhecimento da histórica contribuição brasileira para a paz e a segurança internacionais.

No Conselho de Segurança, o Brasil buscará traduzir em contribuições tangíveis a defesa da paz e da solução pacífica das controvérsias, dentre outros princípios inscritos na Constituição Federal de 1988 e na Carta das Nações Unidas. O País pretende, ainda, fortalecer as missões de paz da ONU e defender os mandatos que corroborem a interdependência entre segurança e desenvolvimento.

O Brasil estará em posição privilegiada para atestar seu compromisso com a reforma do CSNU, para resguardar a legitimidade da atuação das Nações Unidas diante dos múltiplos e complexos desafios enfrentados pela comunidade internacional.

O governo brasileiro aproveita a oportunidade para cumprimentar Albânia, Emirados Árabes Unidos, Gabão e Gana, que também foram eleitos na ocasião.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Obviamente Sr. Igor vai passar alguns anos para o país voltar a respirar, e vc errou a conta, está no terceiro ano desse novo governo, os outros dois foram de temer, ex amigo do presidiario, que lhe passou a perna e continuo com as mesmas práticas, JBS, conversas na surdina, encontros as escondidas, na calada da noite, Sérgio Machado, Porto de Santos, Rocha Loures, sabe o que acho ruim, os brasileiros, não sei se por interesses escusos ou mesmo burrice, tem memória curta e acham que as coisas caem do céu para todos, ledo engano, só caia pata os malas que ficam ricos e tem filhos Ronaldinhos, que só sabiam limpar esterco de rinoceronte.

  2. Em compensação, caiu mais uma posição e agora é a 13ª economia do mundo (Com Lula era a 6ª)…….Pahhhhhhhh

    1. Fruto da falência ocorrida quando era a sexta, recuperar o que vcs fizeram da trabalho, coisa aí para uns 8 ou 12 anos, vcs vão ter de aguentar. O sexto era de mentira, fantasia pura.

    2. Se eu fosse você evitava um comentário desses. Por acaso Bolsonaro tá no poder há 10 anos? Acabou de confessar as merdas que a esquerda vinha fazendo. Mas esquerdistas são assim mesmo. Quando atiraram sai pela culatra.

    3. De qual “falência” o senhor está falando? Aquela que a gente podia colocar gasolina no carro ou aquela que o pobre comia carne? hummm…deve ser aquela outra que tinha emprego (desemprego de 5%) ou aquela acolá…quando as empregadas iam de avião para a Disney…Já sei…era aquela do “caos” aéreo, com os aeroportos cheios de pobres voando (isso deixou a direita enlouquecida mesmo…)…e os apartamentos que milhares de pobres receberam do minha casa minha vida e que pagam R$50,00 de prestação…
      Tá vendo, vcs já acabaram com tudo…nem foi tão difícil assim destruir o país…

    4. Bons tempos, João…bons tempos.
      Há quase 6 anos a esquerda saiu do poder…e tudo só piora… especialmente para o pobre.

    5. O Brasil vivia nas nuvens, como todo sonho que tem preço, acabou, a Venezuela estava bem próxima, só os idiotas não viam, e o Brasil dos sonhos, que inclusive quero, tem que ser real, palhaçada não bota comida na mesa de ninguém, faliram nosso pais e a conta está aí, basta ler um pouco.

    6. Pois é João a conta chegou. De onde se tira e não se repõe termina acabando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] PROTESTO: Panelaço pede saída de Moraes horas antes de julgamento no STF

Um panelaço pedindo a saída do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) foi registrado na noite desta segunda-feira (14), em São Paulo (SP).

Vídeos publicados nas redes sociais mostram moradores batendo panelas e gritando palavras de ordem contra Moraes. O protesto ocorreu por volta das 20h30 nos bairros de Santa Cecília e Higienópolis, na região central da capital paulista.

O ato foi divulgado como uma manifestação contra a “corrupção no STF” e aconteceu horas antes da sessão extraordinária desta terça-feira (15), que decidirá se Moraes será investigado pelas mensagens com Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

Com informações da CNN Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] “NÃO QUERO PETISTA”: MP aciona PF após influenciador Rico Melquiades ameaçar demitir funcionária por apoio ao PT

Reprodução

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de Alagoas acionou a Polícia Federal para investigar o influenciador Rico Melquiades por possível coação eleitoral. A apuração começou após ele publicar um vídeo ameaçando demitir uma funcionária por sua preferência política.

“Você vai ser PT, Manuela? Tá demitida. Traga sua carteira. Quem paga não é o PT. Vai para o PT. Vai para a rua”, afirmou Rico na gravação, depois de perguntar às trabalhadoras quem pagava os salários delas.

O MPE avalia se a conduta se enquadra no artigo 301 do Código Eleitoral, que considera crime usar violência ou grave ameaça para obrigar alguém a votar ou deixar de votar em candidato ou partido. A pena pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa.

O Ministério Público do Trabalho também abriu uma investigação por possível assédio moral. Rico, que chegou a anunciar uma pré-candidatura a deputado federal pelo PSDB neste ano, ainda não havia se pronunciado sobre as apurações.

Com informações do Congresso em Foco

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

MEDO DE RETALIAÇÃO: Delegados disseram a Mendonça que temiam virar alvo de Moraes por relatório da PF

Foto: Mateus Bonomi/Folhapress

Delegados da Polícia Federal relataram ao ministro André Mendonça que se sentiam pressionados e temiam virar alvo do inquérito das fake news caso produzissem um relatório sobre Alexandre de Moraes. A conversa ocorreu por videochamada em 7 de março de 2026.

De acordo com relatos obtidos pelo UOL, o chefe da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da PF, Dennis Cali, havia orientado a equipe a não produzir relatórios sobre Moraes sem autorização judicial. Ele também teria determinado a exclusão de qualquer material que estivesse sendo preparado.

No dia seguinte à conversa com Mendonça, os investigadores enviaram ao gabinete do ministro um HD criptografado e lacrado com a cópia dos dados do celular de Daniel Vorcaro. Uma parte dos envolvidos diz que o envio foi espontâneo, mas integrantes da cúpula da PF e um delegado afirmam que houve solicitação do gabinete.

Mendonça declarou que nunca acessou o conteúdo, que permanece lacrado. O ministro pediu a Edson Fachin que ouça os delegados para esclarecer as circunstâncias da entrega e os possíveis constrangimentos sofridos durante a investigação.

Com informações do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

CRISE NO STF: Filho de Fux esteve em almoço com Vorcaro em Nova York em 2024, apontam mensagens em poder da PF

Getty Images

Mensagens em poder da Polícia Federal indicam que o advogado Rodrigo Fux, filho do ministro Luiz Fux, participou de um almoço com Daniel Vorcaro em Nova York, em 14 de maio de 2024, durante a Brazil Week.

Os registros não revelam o assunto discutido nem o restaurante onde ocorreu o encontro. Na mesma data, Rodrigo também participou de uma degustação de uísque patrocinada pelo ex-dono do Banco Master, com cerca de 40 convidados.

O nome do filho de Fux também apareceu anteriormente entre os convidados do camarote VIP de Vorcaro na Sapucaí, durante o carnaval de 2025. Os episódios são usados por aliados de Alexandre de Moraes para questionar a participação de Luiz Fux na sessão do STF sobre o caso Master.

A assessoria de Rodrigo Fux afirmou que ele não almoçou sozinho com Vorcaro nem se sentou à mesma mesa que o banqueiro. Disse ainda que o advogado teve participação breve na degustação e não manteve contato com o ex-dono do Master. Luiz Fux não se manifestou.

Com informações da Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PGR cobra Mendonça e quer saber se ele autorizou PF a acessar pagamentos de Vorcaro

Foto: Luiz Silveira/STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, informações sobre uma autorização que teria sido solicitada ao ministro André Mendonça pela Polícia Federal.

Em março, a PF pediu aval para acessar dados sobre pagamentos de Daniel Vorcaro a uma pessoa com foro privilegiado. Nos documentos divulgados nesta segunda-feira (14), porém, não aparece se André Mendonça autorizou ou deixou o pedido sem resposta.

Também não foi revelada a identidade da autoridade citada pela PF. A dúvida surgiu após Mendonça retirar parcialmente o sigilo da investigação sobre repasses feitos pelo ex-dono do Banco Master a entidades e associações.

A divulgação parcial aumentou a disputa dentro do STF. O grupo de Alexandre de Moraes acusa Mendonça de esconder informações do caso Master, enquanto a PGR busca esclarecer quais medidas foram formalmente autorizadas no processo.

Com informações de O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

ACESSO CONTROLADO: Gabinetes do STF restringem dados do celular de Vorcaro a poucos servidores

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Os gabinetes dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que receberam cópias do celular de Daniel Vorcaro decidiram limitar o acesso ao material a poucos servidores. A ordem é redobrar o cuidado com informações pessoais e dados sem relação com as investigações.

As cópias foram entregues pela Polícia Federal aos gabinetes de Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. O material original continua sob a guarda da PF, com os lacres preservados e a integridade digital verificada.

De acordo com o jornal O Globo, a preocupação é impedir vazamentos e evitar a exposição indevida da vida privada do ex-dono do Banco Master e de terceiros citados no aparelho. Os gabinetes devem separar apenas o conteúdo relevante para a análise do caso.

A íntegra dos dados foi solicitada às vésperas da sessão desta terça-feira (15), quando o STF decidirá se autoriza uma investigação sobre Moraes a partir das mensagens encontradas pela PF ou se anula o relatório produzido pela corporação.

Com informações O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Rogério Marinho afirma que oposição quer tirar do presidente do Senado o poder de engavetar impeachment de ministros do STF

 

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), defendeu uma mudança no regimento da Casa para obrigar a análise de pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que tenham apoio de pelo menos 49 senadores.

Hoje, cabe ao presidente do Senado decidir se aceita ou mantém parados os pedidos. Para Rogério, o regimento dá um “poder desmedido” ao chefe da Casa. A proposta retiraria essa decisão das mãos do atual presidente, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

“Na hora em que 49 senadores formulem o pedido da abertura de um inquérito por crime de responsabilidade, isso seja feito automaticamente, independentemente da vontade do presidente da Casa”, afirmou Rogério.

A articulação ganhou força com a crise envolvendo o STF e o caso Banco Master. As 49 assinaturas, porém, serviriam apenas para abrir o processo. Para afastar um ministro, seriam necessários os votos de 54 dos 81 senadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa Metadata/Dial mostra Zenaide empatada tecnicamente na liderança para o Senado

 

A senadora Zenaide aparece em empate técnico com Styvenson Valentim na liderança da disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte, segundo pesquisa Metadata/Grupo Dial divulgada nesta segunda-feira (14). Na soma do primeiro e do segundo voto, Styvenson registra 18,4% e Zenaide 14,4%. A diferença de quatro pontos está dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, o que coloca os dois tecnicamente empatados.

Na sequência aparecem Samanda, com 11%, Rafael Motta, com 9,6%, e Coronel Hélio, com 6,5%. O resultado considera conjuntamente as duas intenções de voto de cada entrevistado. Em 2026, cada eleitor poderá escolher dois candidatos ao Senado, já que duas das três cadeiras do Rio Grande do Norte estarão em disputa.

A pesquisa Metadata/Grupo Dial ouviu 1.536 eleitores em 63 municípios do Rio Grande do Norte, entre os dias 10 e 12 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números RN-02543/2026 e BR-03830/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

APURAÇÃO: Cenipa investiga causa do acidente em avião de Rey Vaqueiro em Parelhas

Reprodução

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), prossegue nesta segunda-feira (14) com os trabalhos de investigação do acidente envolvendo o avião que transportava o cantor Rey Vaqueiro, ocorrido em Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

O acidente aconteceu na madrugada de domingo (13), com a aeronave Cessna 550 Bravo de 2006 (matrícula PP-WMO), pertencente ao empresário irmão do cantor Wesley Safadão. A bordo estavam o artista, cinco integrantes de sua equipe, o piloto e o copiloto — todos conseguiram escapar a tempo e foram encaminhados para avaliação médica sem ferimentos.

O Corpo de Bombeiros trabalhou por cerca de cinco horas para extinguir as chamas que destruíram totalmente o avião, enquanto os investigadores focam agora na identificação de fatores contribuintes e na emissão de futuras recomendações de segurança.

Com informações da Tribuna do Norte

Leia também:

[VÍDEO] Avião de Rey Vaqueiro saí da pista e pega fogo em Parelhas

FOTOS: Vejam como ficou o avião de Rey Vaqueiro após acidente em Parelhas-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

DIA D: STF define rito de sessão que pode abrir investigação sobre Moraes no caso Vorcaro

Foto: Montagem/STF/CNJ

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu o rito da sessão extraordinária desta terça-feira (15), que analisará as mensagens trocadas entre Alexandre de Moraes e o ex-d dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. O julgamento está previsto para começar às 10h.

Presidente da Corte e relator do caso, Edson Fachin apresentará o relatório e definirá o que será julgado. Depois das manifestações da Procuradoria-Geral da República (PGR) e de eventuais sustentações orais, Fachin dará o primeiro voto. Flávio Dino será o próximo, com a votação seguindo até o decano Gilmar Mendes.

O caso chegou ao plenário por decisão de André Mendonça, relator das investigações do Banco Master. Ele pediu autorização dos demais ministros para abrir uma apuração sobre Moraes a partir das informações encontradas pela Polícia Federal.

O relatório da PF aponta 187 interações entre Moraes e Vorcaro, além de referências a encontros e pedidos do banqueiro. A PGR questiona a validade do documento e alega que a PF apurou fatos envolvendo uma autoridade com foro no STF sem autorização prévia da Corte.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *